terça-feira, 26 de março de 2024

OBRAS DO CENTRO MATERNO INFANTIL AINDA NÃO COMEÇARAM.


 As obras do centro materno infantil, anunciados no final de 2022 e confirmado pelo prefeito Fabiano Horta em maio de 2023 em cerimônia realizada no Hospital Municipal de São José do Imbassai, sequer iniciaram. Segundo informações repassadas pela Secretária de Saúde, a abertura da unidade, que fica na antiga CMM (Clínica Médica Maricá), se dará em duas etapas por se tratar de duas unidades de saúdes distintas.

Segundo a ex-secretária da pasta, Solange Oliveira exonerada por desvios encontrados pela Polícia Federal no final de fevereiro (https://obaraoj.blogspot.com/2024/02/em-apenas-20-dias-2-secretarios-sao.html), foi aberto o atendimento ambulatorial, em que as crianças recebem atendimento agendado previamente pela central de regulação. Já em relação à unidade localizada na antiga CMM, que deverá ser um hospital separado (maternidade), não há data precisa para entrega, já que as obras sequer foram iniciadas mesmo o prédio já estando pronto e necessitando de poucas intervenções segundo informações de técnicos da própria secretaria.

De acordo com o prefeito Fabiano Horta, a obra para reforma e readequação será feita pela SOMAR e o restante por empresa contratada. Segundo o mandatário, técnicos da SOMAR já foram ao local avaliar estrutura e levantar quais obras serão necessárias. O prefeito Fabiano Horta foi questionado se conseguiria entregar a nova maternidade ainda no seu governo e o prefeito foi enfático a dizer que sim, porém (esperamos estar errados), DUVIDAMOS!

O crescimento populacional dos últimos anos fez a demanda por saúde e diversos outros serviços aumentar consideravelmente. A população saltou de 127 mil para 197 mil habitantes de acordo com o Censo do IBGE (embora hoje afirmem que Maricá já conta com 215 mil habitantes) e passa ser ainda maior aos fins de semana e feriados prolongados, quando Maricá chega a duplicar sua população flutuante.

baseado em informações do MaricáInfo, secretaria de saúde e FEMAR.