quarta-feira, 13 de março de 2024

MARICÁ RECEBE PELA 1ª VEZ ENCONTRO NACIONAL DE INSTITUIÇÕES DE PESQUISA

 Evento reunirá principais órgãos que se dedicam à pesquisa e produção do conhecimento a partir da coleta de dados

Nos dias 26 e 27 de março, a cidade de Maricá será palco do XXV Encontro da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (ANIPES), organizado pelo Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR). O evento acontecerá no auditório do Campus II da Universidade de Vassouras.

Nesta edição do encontro, o tema central será “Produção de dados para subsidiar políticas públicas: desafios e inovações", que vai promover a reflexão sobre a importância da produção e análise de dados para embasar decisões políticas e sociais.

O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, é um dos nomes confirmados para o evento. Diversos órgãos de pesquisa, como o Instituto Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP) e Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), confirmaram presença.

Durante o encontro, haverá mesas-redondas, debates e momentos dedicados à troca de experiências, metodologias e capacitação de equipes técnicas. O evento proporcionará um ambiente propício para a discussão de temas relevantes e o fortalecimento das parcerias entre as instituições associadas.

“Maricá valoriza o planejamento e a metodologia científica na construção de dados para a gestão governamental. Esse encontro será uma oportunidade de compartilhar com as outras instituições o trabalho que temos desenvolvido, além de provocar reflexões acerca dos desafios diante do rápido avanço tecnológico”, destaca o presidente do IDR, Romário Galvão.

Para participar do encontro, os interessados devem acessar o formulário disponível no site idr.marica.rj.gov.br/anipes, onde há também a programação completa. Nesta edição, haverá também uma assembleia geral da ANIPES, com as instituições filiadas.

Criada em 1999, a ANIPES tem como missão congregar instituições brasileiras envolvidas com atividades de planejamento, estatística e pesquisas sociais, econômicas e geoambientais. Com mais de 30 instituições filiadas, a associação tem ampliado sua abrangência por todo o território nacional, incluindo diversos órgãos governamentais e organizações não-governamentais.

Serviço:

Datas: 27 e 28 de março de 2024.

Local: Auditório do Campus Maricá 2 da Universidade de Vassouras (Avenida Roberto Silveira, n. 2082 — Flamengo, Maricá)

Inscrição e programação completa: idr.marica.rj.gov.br/anipes