segunda-feira, 25 de março de 2024

Projeto Baldinho do Bem é sucesso em Maricá e referência para outras cidades


A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, lançou na sexta-feira (02/02) o projeto de compostagem Baldinho do Bem, onde os voluntários cadastrados poderão retirar o recipiente na Praça Agroecológica de Araçatiba. Ao todo, serão disponibilizados cinco mil baldinhos para a população. No projeto de compostagem, iniciado experimentalmente há um ano, os voluntários trocam resíduos de preparo de alimentos por culturas colhidas na praça ou alimentos da Fábrica de Desidratados. A cada edição, novas inscrições são abertas para receber novos voluntários.

A iniciativa alcançou a marca de 3,19 toneladas de resíduos compostados em 2023, onde o material doado (cascas de legumes, frutas e cascas, borra de café, filtro de papel de café usado e casca de ovo) é transformado em adubo para produção de alimentos orgânicos nos jardins comestíveis de Maricá – unidades agroecológicas de Araçatiba, Guaratiba, Parque Nanci, Itapeba, Marine (São José do Imbassaí) e Flamengo, e na Fazenda Municipal Joaquin Piñero, no Espraiado. Nesses locais são produzidos alimentos sem agrotóxicos e que podem ser colhidos de graça por moradores e turistas. Para 2024, a meta é mais ambiciosa e o órgão espera atingir 45 toneladas de resíduos.

2023

“No ano passado, iniciamos o projeto piloto que se entendeu ao longo do ano e foi um grande sucesso. Agora estamos lançando o baldinho em sua plenitude neste ano e vamos manter a mesma mecânica. A cada 15 dias, quem quiser vai poder trazer seus resíduos à praça, e quem se inscrever ganha seu baldinho”, explicou a secretária de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento de Maricá, Mariana Principe, que fez a entrega simbólica do primeiro baldinho a Tânia Maria Rodrigues, de 71 anos, que participa do projeto desse o ano passado. “Trago sempre meus resíduos e queria muito um desses para mim. O projeto é muito bom, muito importante”, afirmou ela.

O procedimento inclui a troca dos resíduos pelas culturas colhidas na praça, como hortaliças, legumes, frutas, ervas e pimentas. Cerca de 400kg de alimentos agroecológicos das colheitas foram repassados aos participantes da iniciativa municipal. Em dias em que as culturas não estão adequadas para a colheita, os participantes do Baldinho do Bem recebem bananas desidratadas, além de aipim e batata doce minimamente processados que são feitos na Fábrica de Desidratados. Ao todo, a unidade contribuiu com 128 kg de banana, 264,25 kg de aipim e 52,5 kg de batata doce.

Os baldinhos serão utilizados em regime de comodato, ou seja, utilização exclusiva para participação no projeto. Em caso de desistência, o voluntário precisa devolver o balde. Para participar da iniciativa, os novos voluntários precisam preencher o link: https://abre.ai/iMpQ

Agricultura Circular

Desde janeiro de 2023, a Secretaria realiza às sextas-feiras na Praça Agroecológica de Araçatiba a Agricultura Circular, onde os voluntários levam os resíduos sólidos de alimentos, que são transformados em adubo para a produção de alimentos orgânicos. Em troca, recebem os itens produzidos na praça sem agrotóxico, que são colhidas semanalmente de acordo com o desenvolvimento das culturas.

Segunda edição

A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, realizou na sexta-feira (23/02) mais uma edição do projeto ‘Baldinho do Bem’, onde os voluntários cadastrados levaram resíduos orgânicos e em troca receberam alimentos como alface crespa, batata doce, berinjela, brócolis, entre outros. Também foram feitas inscrições de novos voluntários, que retiraram o recipiente na praça agroecológica. Ao todo, serão disponibilizados cinco mil baldinhos para os participantes.

Jardins comestíveis

O município se tornou referência em segurança alimentar ao implementar, em Araçatiba, o primeiro jardim comestível. Hoje, a cidade possui outras cinco praças agroecológicas (Guaratiba, São José do Imbassaí, Parque Nanci, Itapeba e Flamengo) e a Fazenda Municipal Joaquin Piñero, no Espraiado, onde os produtos são colhidos de graça pela população.

O projeto de jardins comestíveis é uma das iniciativas que colocou Maricá na rota internacional com a adesão em março de 2022 ao Pacto de Milão, o mais importante fórum mundial sobre segurança alimentar, sustentabilidade e combate ao desperdício. Essa iniciativa também foi incluída no relatório final do projeto “Diálogos União Europeia-Brasil”, que reuniu cinco cidades brasileiras, incluindo Maricá, e três europeias.

De janeiro a setembro de 2023, aconteceu uma troca de experiencias entre as cidades participantes para fortalecer os sistemas alimentares urbanos. O projeto foi desenvolvido pela Delegação da União Europeia no Brasil, em parceria com a Embrapa Alimentos, com apoio do Instituto Comida do Amanhã, da organização não-governamental Governos Locais para a Sustentabilidade – ICLEI América do Sul e a ONG WWF-Brasil.