quarta-feira, 24 de junho de 2026

ANTHONY GAROTINHO E FABIO SAPO DESCONSTROEM O PREFEITO DE MARICÁ


No podcast PODE GAROTINHO (edição nº 40) , o ex-governador e jornalista Anthony Garotinho recebe Fabinho Sapo e os dois abrem o verbo sobre as aberrações do utópico prefeito de Maricá Washington Nova York Lisboa Siqueira (o Quaquá - OLHA A FACA!!!).

Confira:








A GRANDE OBRA DO MESTRE OSIAS SILVEIRA: QUE MARICÁ CRIE O MUSEU ÀS MARGENS DO PARQUE NANCI


Ele chegou em Maricá no início da década de 90 e se instalou no Parque Nanci (na época, um local ainda rural, a beira da RJ 106 na altura do quilômetro 25), onde construiu sua vida e seu atelier.

Um dos maiores nomes das artes plásticas (ou visuais como alguns gostam de chamar), o também (e muito) artesão OSIAS SILVEIRA chegou por aqui com uma história e uma bagagem de fazer inveja.

Foi amigo pessoal de Raul Seixas (muito mais do que Paulo Coelho que acabou levando a fama de 'grande amigo do Malucos Beleza') como disse em várias entrevistas e ocasiões Kika Seixas, viúva de Raul. A filha do casal Seixas - Vivi - tinha por Osias um padrinho 'postiço'.

Foi Osias e sua mãe que abrigaram por algumas vezes o 'falido' Raul em sua residência do Jardim Botânico no Rio de Janeiro.

Mas Osias não era só o amigo do Maluco Beleza. Ele era modelo (desfilou em muitas passarelas da moda nas décadas de 70, 80 e até 90). Foi um grande vitrinista (quando essa profissão era valorizada) e criou peças famosas para lojas tradicionais como a LA MOANA e a Kahlil M. Gebara, maior reduto dos 'surfistas e bichos grilo do Rio de Janeiro, com diversas filiais pela zona sul carioca.

Osias Silveira é um artista plástico nato e grande vitrinista

Afro-descendente, nascido em 1946, cresceu no complexo comunitário no Horto - Jardim Botânico (RJ). 

De origem simples, ajudava a família desde a pré adolescência; aos doze anos ele vendia laranjas na feira e levava o dinheiro para a sua mãe. 

Aos dezessete anos, trabalhava como office boy numa Loja de Roupas de Moda em Ipanema. Nos intervalos, ele oferecia assistência e observava o trabalho do vitrinista conceituado no mercado da moda carioca dos anos sessenta, Jorge Moase, que viajou para a Europa. Surgiu a demanda para desmontar e remontar a vitrine, e Osias convence o chefe Kahlil que ele sabia fazer. 

A vitrine ficou tão bem montada, que Kahlil convida Osias a montar outras vitrines, e logo, recomenda seu trabalho a outros amigos, incluindo um fornecedor, que contrata Osias com ganhos extremamente polpudos para a época e sua fama cresce no mercado da moda. 

Nas décadas de 70 e 80, Osias se torna responsável pela criação e montagem das vitrines mais expressivas da Zona Sul Carioca. Com os lucros, ele compra um apartamento na rua Assis Brasil em Copacabana e esbarra com o novo morador do prédio, Raul Seixas e se tornam amigos, e Raul passa a frequentar o apartamento de Osias. 

Nos anos 80, Raul conhece um momento difícil da vida de Osias, que após uma briga séria com sua esposa, levanta a moral do amigo, e saem juntos para a noite de Copacabana para se distrair. 

No inicio dos anos noventa, Osias conhece Maricá e se apaixona pela vista dos lagos e da cidade. Desde a sua chegada, o artista se transformou numa referência cultural, montou uma casa no interior do Parque Nanci onde morou com sua segunda família, e teve mais dois filhos, ganhou de presente um ateliê na beira da estrada, onde vivia até o seu desencarne, e consolidou sua arte ecológica, aproveitando materiais inservíveis da natureza com folhas de palmeiras, coqueiros, cocos, madeiras, galhos, materiais naturais e reciclados.

Fez inúmeras exposições em Maricá (onde junto com o então amigo Sérgio da Porto das Tintas e do também amigo, produtor e jornalista Pery Salgado, criaram o projeto ARTE IN NATURA  que posteriormente viraria ARTE NA ESTRADA (com teve dez edições), em galerias, no GAM (Grupo de Artistas de Maricá) e em outros locais, sempre pelas mãos do então seu maior divulgador, o jornalista Pery Salgado.

Fez também diversas exposições no Rio de Janeiro e em outras cidades (inclusive fora do Brasil), atendeu várias pessoas famosas, como Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho (de quem era também amigo intimo) e Beth Carvalho, e acabou desenvolvendo ao máximo sua verve sambista, mas era no rock (inspirado por Raulzito) que seguia em frente, criando suas peças, fazendo seus eventos musicais, criando o 'Boteco do Raul' e criando no Parque Nanci às margens da RJ 106, a praça Raul Seixas (não reconhecida ainda oficialmente pela prefeitura de Maricá, mas um marco na cultura maricaense).

Querido por todos, sempre cercado de amigos e admiradores, nunca foi devidamente reconhecido em Maricá pelo poder público.

Em 2004, entregou nas mãos do produtor e jornalista Pery Salgado, um peça dizendo que gostaria que fosse um dos troféus do V FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃO e a partir dai, suas produções ficaram conhecidas dos músicos e do mundo festivaleiro, sendo destaque em todas as edições do festival, com o TROFÉU RAULZITO!

Sofreu o 'pão que o diabo amassou' no período pandêmico e foi novamente o jornalista Pery Salgado (com apoio inicial do também artista plástico Valdo Lima) quem abraçaram Osias no momento de sufoco.

Foi finalmente aparecendo, passou (mesmo que por questões políticas nas eleições de 2024) a ser mais reconhecido e reverenciado e em 26 de maio, pelas mãos da vereador Andrea Cunha, FINALMENTE depois de décadas, recebeu o título de Cidadão Maricaense, na festa dos 212 anos da cidade, pouco menos de um mês da sua passagem para um outro plano, mas... foi (finalmente) reconhecido!

ÚLTIMA GRANDE EXPOSIÇÃO

Quando completou 80 anos, o Museu Casa Darcy Ribeiro em Corderinho abriu a exposição "Osias 80", uma homenagem ao artista. 

A mostra ficou em cartaz por apenas um mês (deveria ter um espaço eterno na Casa de Cultura de Maricá ou mesmo na Casa Darcy Ribeiro, assim como no GAM e em outros espaços.

A exposição dos 80 anos de OSIOSVISKI como os amigos o chamavam apresentou três núcleos principais:

"Guerreiros, Santos, Loucos e Amigos” – Uma série de esculturas que celebraram figuras icônicas e personagens do imaginário popular, refletindo a forma como Osias enxerga o mundo.

“Contrariando o fim, o infinito potencial” – Obras que exploraram o reaproveitamento de materiais, desafiando a lógica do descarte e transformando resíduos em arte.

“A vitrine é uma cena, a oficina é um ensaio” – Um olhar sobre sua trajetória como vitrinista e cenógrafo, onde a estética e a narrativa caminham juntas.

Um pouco mais de Osias Silveira

Reconhecido por sua trajetória singular, Osias Silveira nunca se prendeu a rótulos. Sua relação com a arte começou quando era vitrinista no Rio de Janeiro, criando cenários inovadores que despertavam o interesse dos passantes. Ao longo da vida, transitou por diferentes áreas, passando pela moda e pelo carnaval, até encontrar sua verdadeira expressão na 'Arte in Natura', onde transformava folhas de Palmeira Imperial e outros elementos naturais em esculturas detalhadas, muitas em tamanho natural.

Amante de rock e amigo de inúmeros grupos de motociclistas, criou motos em tamanho natural com sua arte, que recebiam duas pessoas tranquilamente na sua carenagem de produtos inservíveis da natureza.

Para além da arte, Osias Silveira também tem uma forte ligação com a cultura popular. Criador do lendário bar Candongueiro, referência do samba de raiz em Niterói, já reuniu em suas rodas de música nomes como Nelson Sargento, Beth Carvalho e Zeca Pagodinho. No Carnaval, colaborou com a Escola de Samba Porto da Pedra, ajudando a desenvolver o enredo de 1997.

Sua oficina, localizada às margens da RJ 106, sempre foi um reflexo de sua visão de mundo. Em meio ao concreto da estrada, um pequeno portal de verde e criatividade se abre: pneus viram bancos, cipós formam balcões, garrafas de vidro decoram móveis e adesivos de motoclubes cobrem as paredes, formando um mosaico de experiências vividas. Ali, entre esculturas e lembranças, Osias recebia visitantes, amigos e curiosos, sempre disposto a contar histórias e compartilhar um copo de cerveja ou de vinho nestes últimos anos de existência.

Que Maricá (como sempre acontece na cultura brasileira) reverencie Osias em seu desencarne, que perpetue suas obras e que seu espaço vire um MUSEU DEDICADO AO NOSSO MALUCO BELEZA, AMIGO DE OUTRO MALUCO BELEZA!

O velório de Osias começará às 14 horas da quarta feira 24/6 (capela 3) e o sepultamento acontecerá às 15 horas no Campo Santo Cônego Batalha.






terça-feira, 23 de junho de 2026

ESTUDANTE CRIA CADEIRA DE RODAS PARA PRAIA PARA PCDS

 


Estudante do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, desenvolveu uma cadeira de rodas adaptada movida a energia solar. O projeto foi criado após os estudantes ouvirem o relato de um colega PCD sobre as dificuldades de mobilidade que descreveu as barreiras enfrentadas desde os calçadões até a areia fofa da praia. 

O protótipo recebeu o nome de CRAB, a palavra em inglês que significa caranguejo, que em referência à habilidade do caranguejo a andar na areia.

O funcionamento é simples e brilhante, um carrinho motorizado que atravessa a areia sem esforço, permitindo que o usuário participe de momentos de lazer ao lado dos amigos. 

Apresentado no Brasil e no exterior, o projeto Crab recebeu prêmios na feira brasileira de ciência e engenharia, em São Paulo, e na mostra internacional de ciências e tecnologia, no Rio Grande do Sul, além de garantir a primeira colocação na Infomatrix, feira realizada no México.   

Agora, o objetivo dos estudantes é encontrar parceiros e investidores para transformar o protótipo em realidade, com a ideia de criar pontos de empréstimo gratuito em praias, ampliando o acesso e a inclusão. 






MAIS UMA GRANDE PERDA PARA MARICÁ E PARA A CULTURA BRASILEIRA: MORRE OSIAS SILVEIRA AOS 82 ANOS.

 Vitima de um infarto fulminante, faleceu no início da tarde da terça feira 23 de junho, o artista plástico OSIAS SILVEIRA, o maior nome das artes plásticas de Maricá.

Sepultamento acontecerá às 15 horas da quarta feira 24/6 no Cemitério Municipal de Maricá


Osias teve um primeiro infarto na manhã do domingo 21 de junho (próximo ao horário do infarto que levou a óbito o músico e jornalista Marcelo Bessa (https://obaraoj.blogspot.com/2026/06/morre-o-musico-e-jornalista-marcelo.html) e foi internado no hospital municipal Conde Modesto Leal, onde desde a sua entrada precisou ficar entubado e em estado grave.

No início da tarde da terça feira 23, Osias teve um novo infarto, dessa vez fulminante e mesmo com todos o aparato médico (massagens cardíacas), nosso grande artista não resistiu. Conheça mais detalhes da vida e da bela história de Osias Silveira, acessando https://obaraoj.blogspot.com/2026/06/a-grande-obra-do-mestre-osias-silveira.html

As informações foram passadas por Raquel Simões (ex-presidente do Fórum Permamente de Cultura de Maricá) que está cuidando do velório e sepultamento de Osias, uma vez que o mesmo só tem um filho (Fábio Braga, outro grande artista plástico, criador do símbolo de Maricá, a GARCINHA MARACÁ e que está desolado).

A comunidade cultural do Brasil perde um grande artista, único em suas criações, um dos primeiros no país a usar restos inservíveis da natureza para criar e dar vida aos seus personagens, a maioria inspiradas no grande amigo RAUL SEIXAS, o RAULZITO.

Osias foi por vários anos o responsável pela criação do Troféu Raulzito que virou marca no Festival Nacional de Voz e Violão.

Com jeito e estilo único, o jovem de 82 anos deixa uma marca indelével nas artes plásticas brasileiras, onde foi um nome respeitado e renomado, mas que nunca teve o merecido reconhecimento na terra que ele escolheu para viver e produzir suas obras.

Somente neste último ano (2026), a vereadora Andrea Cunha, entregou o título de cidadão maricaense ao grande Osias.

SEPULTAMENTO

O velório de Osias começará às 14 horas (capela 3) e o sepultamento acontecerá às 15 horas no Parque Santo Cônego Batalha.

Descanse em paz grande Osias e que sua obra se perpetue!

Conheça mais detalhes da vida e da bela história de Osias Silveira, acessando https://obaraoj.blogspot.com/2026/06/a-grande-obra-do-mestre-osias-silveira.html





SUSPEITA DE FRAUDE NO PROGRAMA BALCÃO DO CONSUMIDOR DO GOVERNO DO ESTADO


Uma auditoria realizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro colocou sob suspeita um contrato de R$ 52 milhões destinado ao programa Balcão do Consumidor. Após apontamentos da Controladoria Geral do Estado (CGE) e da Auditoria Geral do Estado (AGE), o governador em exercício Ricardo Couto determinou a suspensão cautelar de novos repasses ao projeto, que também passou a ser investigado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

Segundo os órgãos de controle, foram identificadas fragilidades na prestação de contas, ausência de documentação considerada suficiente para comprovar despesas realizadas e riscos de dano ao erário. O relatório também cita falhas nos mecanismos de controle, monitoramento e fiscalização da parceria.

Dos R$ 52 milhões previstos no contrato, cerca de R$ 17 milhões já haviam sido liberados quando a auditoria concluiu haver riscos relevantes relacionados à execução do projeto. De acordo com os auditores, o Procon-RJ não apresentou elementos considerados suficientes para demonstrar adequadamente a aplicação dos recursos já executados.

Outro ponto que chamou a atenção dos órgãos de controle foi a contratação da entidade responsável pela execução do programa. A ONG Contato, posteriormente rebatizada como Centro de Pesquisas e de Ações Sociais e Culturais (CPASC), já havia sido alvo de alertas emitidos pela CGE em razão de questionamentos envolvendo parcerias anteriores.

Em parecer citado pela reportagem, a Controladoria destacou o risco de reincidência em futuras contratações e classificou o histórico da entidade como um fator crítico que deveria ser considerado. Mesmo assim, a contratação foi autorizada seis dias depois pelo então governador Cláudio Castro.

O caso agora também é analisado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. A representação que motivou a abertura do procedimento classificou o Balcão do Consumidor como um possível “novo Ceperj”, em referência ao escândalo envolvendo contratações e pagamentos realizados pela fundação estadual.








segunda-feira, 22 de junho de 2026

Camarote Favela anuncia sua estreia no Rock In Rio Lisboa. DE ONDE VEM TANTOS RECURSOS??? (vídeo)


Foi com esse chamamento que o Camarote Favela da esposa do prefeito utópico Washington Nova Iorque Lisboa Siqueira (o Quaquá - OLHA A FACA!!!) 'conclamou' os lisboetas à participarem do ROCK IN RIO LISBOA.

"O Camarote Favela desembarca no Rock in Rio Lisboa levando uma experiência exclusiva para um dos maiores festivais de música do mundo.

Estamos prontos para viver esse momento histórico. E você, está pronto(a)?

Do Rio para Lisboa, o Camarote Favela chega ao Rock in Rio Lisboa.

Um novo palco. A mesma essência. Nos vemos hoje (sábado 20/6)."

Famosos marcam presença na estreia do Camarote Favela no Rock In Rio Lisboa

No sábado 20/6, celebridades prestigiaram a estreia do Camarote Favela no Rock In Rio Lisboa. Vanessa Giácomo, José Condessa, Matilde Reymão, Tiago Teodonio Pereira e Rita Patrocínio marcaram presença no evento musical em Portugal segundo informou a revista CARAS.

E prosseguiu a matéria (com inserções do Barão de INohan): Após se consolidar como referência ao longo de cinco edições na Marquês de Sapucaí, o Camarote Favela, espaço sob o comando da empresária Gabriela Lopes (primeira dama de Maricá e uma das maiores empresárias da cidade na atualidade quiçá a maior), realiza sua primeira operação fora do Brasil no Rock in Rio Lisboa. O festival escolhido para essa projeção internacional ocorrerá nos dias 20, 21, 27 e 28 de junho no Parque Tejo, em Lisboa, Portugal, com a presença do prefeito de Maricá (vice-presidente nacional do PT, presidente da Associação dos Municípios Brasileiros dentre outros 'atributos'), da empresária (óbvio) e da filha do casal.

A iniciativa marca a expansão da marca para o mercado internacional de grandes festivais. O projeto vai manter os mesmos pilares de sua atuação no Rio de Janeiro, oferecendo uma estrutura com visão privilegiada para os palcos, além de serviços como open bar e open food.

Liderado por Gabriela Lopes — empresária e produtora atuante no carnaval carioca —, o Camarote Favela alcança um novo patamar de mercado. Sendo um dos poucos camarotes comandados por mulheres, o espaço desembarca em Lisboa com a proposta de unir conforto, entretenimento, hospitalidade e imersão em território europeu, tendo as apresentações do Palco Mundo como protagonistas da experiência.

E a empresária e primeira dama comemorou o seu aniversário no dia 20 recebendo 'inúmeros' convidados com 'bocão livre', e saboreando o vinho (lusitano, da vinícola do seu esposo em Portugal) que leva o seu nome. Chique!!! (confira o vídeo acessando https://www.facebook.com/share/r/1DAGriTEg4/).

E para o povo de Maricá, sobrou o que???