terça-feira, 23 de junho de 2026

SUSPEITA DE FRAUDE NO PROGRAMA BALCÃO DO CONSUMIDOR DO GOVERNO DO ESTADO


Uma auditoria realizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro colocou sob suspeita um contrato de R$ 52 milhões destinado ao programa Balcão do Consumidor. Após apontamentos da Controladoria Geral do Estado (CGE) e da Auditoria Geral do Estado (AGE), o governador em exercício Ricardo Couto determinou a suspensão cautelar de novos repasses ao projeto, que também passou a ser investigado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

Segundo os órgãos de controle, foram identificadas fragilidades na prestação de contas, ausência de documentação considerada suficiente para comprovar despesas realizadas e riscos de dano ao erário. O relatório também cita falhas nos mecanismos de controle, monitoramento e fiscalização da parceria.

Dos R$ 52 milhões previstos no contrato, cerca de R$ 17 milhões já haviam sido liberados quando a auditoria concluiu haver riscos relevantes relacionados à execução do projeto. De acordo com os auditores, o Procon-RJ não apresentou elementos considerados suficientes para demonstrar adequadamente a aplicação dos recursos já executados.

Outro ponto que chamou a atenção dos órgãos de controle foi a contratação da entidade responsável pela execução do programa. A ONG Contato, posteriormente rebatizada como Centro de Pesquisas e de Ações Sociais e Culturais (CPASC), já havia sido alvo de alertas emitidos pela CGE em razão de questionamentos envolvendo parcerias anteriores.

Em parecer citado pela reportagem, a Controladoria destacou o risco de reincidência em futuras contratações e classificou o histórico da entidade como um fator crítico que deveria ser considerado. Mesmo assim, a contratação foi autorizada seis dias depois pelo então governador Cláudio Castro.

O caso agora também é analisado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. A representação que motivou a abertura do procedimento classificou o Balcão do Consumidor como um possível “novo Ceperj”, em referência ao escândalo envolvendo contratações e pagamentos realizados pela fundação estadual.








segunda-feira, 22 de junho de 2026

Camarote Favela anuncia sua estreia no Rock In Rio Lisboa. DE ONDE VEM TANTOS RECURSOS??? (vídeo)


Foi com esse chamamento que o Camarote Favela da esposa do prefeito utópico Washington Nova Iorque Lisboa Siqueira (o Quaquá - OLHA A FACA!!!) 'conclamou' os lisboetas à participarem do ROCK IN RIO LISBOA.

"O Camarote Favela desembarca no Rock in Rio Lisboa levando uma experiência exclusiva para um dos maiores festivais de música do mundo.

Estamos prontos para viver esse momento histórico. E você, está pronto(a)?

Do Rio para Lisboa, o Camarote Favela chega ao Rock in Rio Lisboa.

Um novo palco. A mesma essência. Nos vemos hoje (sábado 20/6)."

Famosos marcam presença na estreia do Camarote Favela no Rock In Rio Lisboa

No sábado 20/6, celebridades prestigiaram a estreia do Camarote Favela no Rock In Rio Lisboa. Vanessa Giácomo, José Condessa, Matilde Reymão, Tiago Teodonio Pereira e Rita Patrocínio marcaram presença no evento musical em Portugal segundo informou a revista CARAS.

E prosseguiu a matéria (com inserções do Barão de INohan): Após se consolidar como referência ao longo de cinco edições na Marquês de Sapucaí, o Camarote Favela, espaço sob o comando da empresária Gabriela Lopes (primeira dama de Maricá e uma das maiores empresárias da cidade na atualidade quiçá a maior), realiza sua primeira operação fora do Brasil no Rock in Rio Lisboa. O festival escolhido para essa projeção internacional ocorrerá nos dias 20, 21, 27 e 28 de junho no Parque Tejo, em Lisboa, Portugal, com a presença do prefeito de Maricá (vice-presidente nacional do PT, presidente da Associação dos Municípios Brasileiros dentre outros 'atributos'), da empresária (óbvio) e da filha do casal.

A iniciativa marca a expansão da marca para o mercado internacional de grandes festivais. O projeto vai manter os mesmos pilares de sua atuação no Rio de Janeiro, oferecendo uma estrutura com visão privilegiada para os palcos, além de serviços como open bar e open food.

Liderado por Gabriela Lopes — empresária e produtora atuante no carnaval carioca —, o Camarote Favela alcança um novo patamar de mercado. Sendo um dos poucos camarotes comandados por mulheres, o espaço desembarca em Lisboa com a proposta de unir conforto, entretenimento, hospitalidade e imersão em território europeu, tendo as apresentações do Palco Mundo como protagonistas da experiência.

E a empresária e primeira dama comemorou o seu aniversário no dia 20 recebendo 'inúmeros' convidados com 'bocão livre', e saboreando o vinho (lusitano, da vinícola do seu esposo em Portugal) que leva o seu nome. Chique!!! (confira o vídeo acessando https://www.facebook.com/share/r/1DAGriTEg4/).

E para o povo de Maricá, sobrou o que???





Ministério das Mulheres, Fiocruz e UFPR promovem 1º Encontro Nacional das Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis

 Evento em Curitiba (PR) reunirá mulheres catadoras de todo o país para debater racismo ambiental, saúde no trabalho e fortalecimento de políticas públicas


Entre os dias 23 e 25 de junho de 2026, o Ministério das Mulheres, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizarão, em Curitiba (PR), o 1º Encontro Nacional das Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis: Racismo Ambiental e Saúde no Trabalho. O evento reunirá mulheres catadoras de diferentes regiões do país, organizadas em cooperativas, associações, fóruns e movimentos sociais, além de representantes do Governo Federal, universidades e instituições parceiras.

A iniciativa tem como objetivo aprofundar o diálogo intersetorial, ampliar a participação social e contribuir para o aprimoramento de políticas públicas voltadas às catadoras, com foco na autonomia econômica, na saúde, na proteção social e na garantia de direitos.

O encontro é resultado do processo de escuta e articulação promovido pelo Fórum para a Promoção da Autonomia e Inclusão Socioeconômica de Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis. Ao longo de 2025, o Fórum reuniu representantes do Governo Federal, movimentos sociais e instituições parceiras para debater os principais desafios enfrentados pela categoria e sistematizar propostas em sete eixos estratégicos: reconhecimento institucional, direitos previdenciários, cuidado, saúde, segurança alimentar, autonomia econômica, educação e enfrentamento às violências.

Programação

A abertura oficial será realizada no dia 23 de junho, às 13h, com a participação da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, além de representantes do movimento de mulheres catadoras, da Fiocruz, incluindo Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz), da UFPR e de instituições parceiras.

Ao longo dos três dias, a programação contará com mesas dedicadas ao debate sobre racismo ambiental, pesquisa e mudanças climáticas, georreferenciamento e cartografia social, além dos avanços e desafios das políticas públicas para as mulheres catadoras. Também será realizada a 3ª Reunião do Fórum Nacional para Promoção da Autonomia e Inclusão Socioeconômica de Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis, espaço de diálogo e construção coletiva entre governo e sociedade civil.

Além das atividades de debate e formação, o encontro contará com uma programação voltada à valorização da trajetória e do protagonismo das participantes. Entre as iniciativas previstas estão uma exposição fotográfica com registros dos territórios, processos de trabalho e vivências das catadoras; a exibição de documentário produzido em parceria entre o Ministério das Mulheres e a UFPR; e uma feira de artesanato organizada pelas próprias participantes, promovendo visibilidade, geração de renda e reconhecimento de seus saberes e práticas produtivas.

O encerramento será marcado pela leitura da Carta Compromisso das Mulheres Catadoras, documento que reunirá propostas e recomendações construídas durante o encontro para subsidiar o aperfeiçoamento das políticas públicas destinadas à categoria e ampliar sua participação nos espaços de formulação e controle social.

Inscrições

As inscrições para o 1º Encontro Nacional das Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis: Racismo Ambiental e Saúde no Trabalho estão abertas e podem ser realizadas por meio do formulário disponível neste link. 

Serviço

1º Encontro Nacional das Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis: Racismo Ambiental e Saúde no Trabalho

Data: 23 a 25 de junho de 2026

Local: SEPT – Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR. Rua Dr. Alcides Viera Arcoverde, 1225, Jardim das Américas – Curitiba/PR.

Realização: Ministério das Mulheres, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Inscrições aqui.





ARMAMENTO É COMPRADO PELO ESTADO COM RECURSOS RECUPERADOS DA CORRUPÇÃO


 O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou a compra de novos fuzis para as polícias Civil e Militar com recursos recuperados pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RJ) em investigações de corrupção. 

Desde o fim de 2025, quase R$ 70 milhões foram devolvidos aos cofres públicos e serão destinados ao reforço da segurança pública. Segundo o governo, esta será a primeira aquisição de fuzis pelo estado em 26 anos. Os valores recuperados são resultado de acordos de colaboração premiada e leniência, alguns em andamento desde 2018. 

O procurador-geral Bruno Dubeux afirmou que a recuperação dos recursos é fruto de um trabalho contínuo da PGE-RJ voltado à recuperação de ativos para o estado.





MAIS R$ 19 MILHÕES COM DISPENSA DE LICITAÇÃO; AGORA PARA O FIPE REVER PROGRAMAS SOCIAIS

 Mais uma vez a prefeitura de Maricá AFIRMA que não existem profissionais com CAPACIDADE TÉCNICA no município para analisar e revisar programas adotadas pela mesma.

Mas é de suma importância que a FIPE veja e sinalize QUANTAS PESSOAS (e/ou famílias) INGRESSARAM NESTES PROGRAMAS SOCIAIS nas duas últimas eleições.


A prefeitura publicou na edição nº 65 do DOM - Diário Oficial de 22 de junho a autorização, por dispensa de licitação, da contratação da FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas para revisar e recertificar beneficiários dos programas sociais do município. O contrato foi firmado pela Secretaria de Economia Solidária e Empreendedorismo Social (secretário Matheus Gaúcho), no valor de R$ 18,826 milhões, usando o inciso XV do art. 75 da Lei 14 133/2021 e o Decreto Municipal n.º 78/2025 como base legal.

Objetivo da contratação

Segundo o extrato, o trabalho da FIPE será revisar e recertificar os beneficiários dos programas sociais e analisar as políticas públicas implementadas pela prefeitura, AFIRMANDO MAIS UMA VEZ QUE OS PROFISSIONAIS EXISTENTES NA CIDADE E EM ESPECIAL DA SECRETARIA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA E EMPREENDEDORISMO NÃO TEM CAPACIDADE PARA TAL.

O texto justifica a dispensa de licitação mencionando relatórios técnicos da Procuradoria-Geral do Município e da Assessoria de Conformidade Processual. A autorização foi assinada pelo secretário de Economia Solidária e Empreendedorismo Social, Matheus Silva do Amparo, em 18 de abril de 2026.

A FIPE, vinculada à Universidade de São Paulo, tem experiência na realização de diagnósticos socioeconômicos e em bases de dados complexas. Pela despesa anunciada, a Fundação deverá reunir informações sobre a rede de programas sociais maricaense, verificar se os beneficiários continuam atendendo aos requisitos legais e propor ajustes nas políticas públicas, O QUE PODERIA SER FEITO (E JÁ DEVERIA TER SIDO NOS RECADASTRAMENTOS) por funcionários da própria secretaria ou de outro órgão para não haver nenhum tipo de vício.

Contexto: cortes de programas e recadastramentos

A iniciativa se insere no contexto do terceiro mandato do prefeito Washington Siqueira (o Quaquá - OLHA A FACA!!!), iniciado em janeiro de 2025. Desde os primeiros atos, ele vem reavaliando e cortando programas sociais criados no governo anterior de sua criação e hoje desafeto - FABIANO HORTA.

Assim que o atual prefeito utópico extinguiu o PPT - Programa de Proteção ao Trabalhador, política implementada pelo ex‑prefeito Fabiano Horta e bastante aplaudida pelo atual prefeito à época, anunciou um megarecadastramento do RBC - Renda Básica de Cidadania, que em 2024 alcançou 93 mil beneficiários.

Na época, todas as mídias locais (sem exceção) informaram que agentes comunitários percorreriam as residências dos beneficiários para checar se cumprem critérios como residência em Maricá e renda familiar de até três salários mínimos. A secretária de Economia Solidária informou à época que as leis 3 391/2023 e 3 405/2023 alteraram os requisitos da RBC e que o recadastramento, previsto para 2025, excluiria quem estivesse fora das regras. Embora ainda não haja dados oficiais, vereadores da oposição e movimentos sociais temem que dezenas de milhares de famílias percam o benefício após a revisão.

O que pode mudar nos programas sociais

A contratação da FIPE se soma a outras ações da prefeitura que sinalizam mudanças nos programas de transferência de renda. Além do fim do PPT e do recadastramento da RBC, os critérios de outros benefícios — como o Auxílio Cuidar, Auxílio Mulher, Mumbucão e a moeda social Mumbuca — estão sendo reavaliados. A equipe técnica da Fundação deverá produzir relatórios que indiquem quantas famílias continuam elegíveis, quais ajustes serão necessários nas leis e como tornar mais eficazes as políticas de combate à pobreza.

Mas é de suma importância que a FIPE veja e sinalize QUANTAS PESSOAS (e/ou famílias) INGRESSARAM NESTES PROGRAMAS SOCIAIS nas duas últimas eleições.

Outro ponto que desperta atenção é o valor do contrato: R$ 18,826 milhões para uma dispensa de licitação, quase sete vezes superior ao investimento anunciado pela prefeitura para um show gospel (R$ 250 mil) no mesmo Diário Oficial. Vereadores da oposição já cogitam pedir esclarecimentos sobre o escopo dos serviços e sobre a necessidade de dispensa. Por sua vez, o governo argumenta que a revisão dos cadastros pode gerar economia e direcionar os recursos a quem realmente precisa, evitando pagamentos indevidos.

Próximos passos

Ainda não foram divulgados prazos para a conclusão da revisão. A Secretaria de Economia Solidária informou que o recadastramento da RBC deve ocorrer ao longo de 2026; espera‑se que os trabalhos da FIPE acompanhem esse calendário. Beneficiários serão convocados para atualizarem seus dados, e aqueles que não se adequarem às regras poderão ser excluídos dos programas. A população pode acompanhar o andamento da contratação e seus resultados por meio do Portal da Transparência do município.






CASA CIVIL DECRETA AUDITORIA GERAL EM CONTAS DE 2025 E 2026 DE TODA ESTRUTURA DO RIO DE JANERIO.

 


O governo do Estado do Rio de Janeiro vai passar por um "pente-fino" integral em suas contas. O secretário de Estado da Casa Civil, Flávio Willeman, publicou no Diário Oficial uma resolução que estabelece regras rigorosas para uma auditoria ampla na gestão de todas as secretarias e entidades da administração indireta, incluindo empresas estatais dependentes e independentes.

O foco central do diagnóstico será a execução orçamentária dos exercícios de 2025 e 2026. A medida tem como objetivo fazer um levantamento detalhado para identificar riscos estruturais, fortalecer a governança e ampliar a eficiência dos gastos públicos fluminenses.

FORÇA-TAREFA TÉCNICA E ACESSO A SIGILOS

Para garantir a independência e o rigor técnico das investigações, a auditoria será conduzida por uma equipe mista especial. O grupo é composto por servidores técnicos cedidos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) e pelo Tribunal de Contas do Município (TCM-RJ), que foram colocados à disposição da Casa Civil.

A resolução confere superpoderes à equipe de auditores. O grupo terá acesso integral, em perfil de consulta, a todos os sistemas internos e bases de dados do governo do estado, incluindo documentos e processos classificados como sigilosos ou restritos. Caso o acesso a qualquer dado seja negado, os responsáveis pela restrição serão notificados para liberação imediata e prioritária, sob pena de responsabilização legal.

OS DOIS EIXOS DA FISCALIZAÇÃO

A fiscalização vai analisar de perto os contratos vigentes e a aderência dos programas governamentais às metas do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA). O plano de trabalho foi dividido em dois eixos principais:

● Diagnóstico da Execução Orçamentária e Governança do Gasto Público Estadual: Avaliação do cumprimento de metas e da eficiência dos recursos aplicados.

● Diagnóstico das Contratações Públicas: Análise que englobará contratos de grande relevância, licitações em andamento, dispensas, inexigibilidades e contratos celebrados sem a devida cobertura orçamentária ou que ainda não foram iniciados.

Por outro lado, as contratações diretas por valor e a estrutura geral de pessoal da administração foram mantidas fora deste escopo específico.

PRAZOS E ALERTAS URGENTES

Os trabalhos seguirão uma Estratégia Global do Diagnóstico (EGD), já aprovada pela Casa Civil, e terão um prazo inicial de execução de 120 dias — período que pode ser prorrogado caso haja solicitação fundamentada da equipe técnica.

A resolução cria ainda um canal de urgência: se os auditores identificarem situações graves ou de relevância crítica no decorrer das apurações, o secretário da Casa Civil e a Chefia do Poder Executivo deverão ser comunicados imediatamente. A medida entrou em vigor na data de sua publicação oficial.










domingo, 21 de junho de 2026

JORNALISTA MARCELO CERQUEIRA AFIRMA QUE PREFEITO E MARAEY MENTEM PARA A POPULAÇÃO

O jornalista Marcelo Cerqueira (Jornal Na Pauta) informa que o utópico prefeito de Maricá - Washington Siqueira (o Quaquá - OLHA A FACA!!!) e a MARAEY empresa responsável pela construção do complexo na Restinga de Maricá, ESTÃO MENTINDO para a população e que ele, irá apresentar em breve, documentos que irão comprovar juridicamente suas afirmações.

"Estamos apresentando a decisão da 2ª Vara Civil da Comarca de Maricá, datada de 8 de junho de 2026, que está sendo ocultada pelo prefeito Quá Quá e pela empresa Maraey.

Não existe obra a todo vapor, o que existe é um aberrativo projeto, que nem mesmo deveria ter discursão, em função de ser uma área de Proteção Permanente, projeto mirado em atacar 1.5 um bilhão e meio da cidade sem licitação, planejado pelo prefeito e pelos vereadores da cidade de Maricá.

Os indígenas estão sendo enganados, como também os Pescadores e os moradores centenários de Zacarias, que dizem que não foram recebidos pelo prefeito, que mente para ele mesmo.

Vejam o vídeo que acabei de publicar no You Tube, trazendo a público, a verdade em torno do assunto", informou Cerqueira.






MORRE O MÚSICO E JORNALISTA MARCELO BESSA


Após um infarto na sua residência em Itaipuaçu no dia 15 de junho, o músico e jornalista Marcelo Bessa foi transferido para o Hospital Municipal Oceânico Dr. Gilson Cantarino, localizado em Piratininga (Niterói) e ficou em tratamento intensivo, precisando inclusive ser entubado.

Os dias foram passando mas Marcelo não conseguia se recuperar e na manhã do domingo 21 de junho, segundo a família, a direção do hospital informou o óbito do nosso querido amigo.

Músico de coração e profissão, Marcelo com seu jeito sempre de 'garotão', animava as tardes e noites de diversos locais em Itaipuaçu.

Ativista, desde o primeiro governo de Washington Siqueira (o Quaquá), lutava contra os desmandos e falta de serviços principalmente no distrito de Itaipuaçu.

Foi expulso da quadra do Esporte Clube Maricá, quando durante o período de campanha eleitoral em 2013, foi fazer a cobertura de um comício do prefeito que tentava a reeleição.

Continuou ativo e lutador, criou a página 'Marcelo Bessa' e o conhecido ITAIPUAÇU SITE que marcou história no jornalismo de Maricá, sua segunda veia profissional, principalmente como o primeiro VIDEO MAKER da cidade.

Em 26 de janeiro de 2016, vence com Emira Ramos o XVII FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃO. Com composição de Emira a música 'SEI LÁ' teve o acompanhamento no violão de Marcelo Bessa, que também ficou em quarto lugar no mesmo festival com sua música autoral (QUANDO A NOITE) em parceria com Bena Barreto.

Saúde debilitada

Em 16 de abril de 2019, aos 62 anos, sofreu seu primeiro infarto e ficou por semanas internado, onde recebeu ajuda importante do seu "brother" (como costumava chamar), Adilson Pereira, se recuperando e voltando paulatinamente às atividades que sempre gostou.

Quando não estava com seu violão, estava junto com sua moto companheira percorrendo as ruas de Maricá, com ênfase em Itaipuaçu, mostrando os problemas e belezas do 4º distrito.

Em 2020, lançou-se na política vindo como candidato a vereador pelo PSD, onde infelizmente disse ter sido traído pelos amigos que lhe renderam pouco mais de 300 votos.

Durante o governo Fabiano Horta, Bessa teve alguns atritos no legislativo municipal, mas que foram resolvidos e apaziguados, trazendo benefícios para Itaipuaçu, período ao qual Bessa participou do governo do ex-prefeito.

Maricá se despede de mais um guerreiro, que muito lutou pela ordem e pelas demandas corretas em prol da população maricaense.

O sepultamento de Marcelo Bessa acontecerá às 16 horas no Cemitério Municipal de Maricá, precedido do velório para familiares e amigos.

Nossas sinceras condolências à família e fica um abraço terno e fraterno pelo parceiro da imprensa de Maricá.