segunda-feira, 22 de junho de 2026

CASA CIVIL DECRETA AUDITORIA GERAL EM CONTAS DE 2025 E 2026 DE TODA ESTRUTURA DO RIO DE JANERIO.

 


O governo do Estado do Rio de Janeiro vai passar por um "pente-fino" integral em suas contas. O secretário de Estado da Casa Civil, Flávio Willeman, publicou no Diário Oficial uma resolução que estabelece regras rigorosas para uma auditoria ampla na gestão de todas as secretarias e entidades da administração indireta, incluindo empresas estatais dependentes e independentes.

O foco central do diagnóstico será a execução orçamentária dos exercícios de 2025 e 2026. A medida tem como objetivo fazer um levantamento detalhado para identificar riscos estruturais, fortalecer a governança e ampliar a eficiência dos gastos públicos fluminenses.

FORÇA-TAREFA TÉCNICA E ACESSO A SIGILOS

Para garantir a independência e o rigor técnico das investigações, a auditoria será conduzida por uma equipe mista especial. O grupo é composto por servidores técnicos cedidos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) e pelo Tribunal de Contas do Município (TCM-RJ), que foram colocados à disposição da Casa Civil.

A resolução confere superpoderes à equipe de auditores. O grupo terá acesso integral, em perfil de consulta, a todos os sistemas internos e bases de dados do governo do estado, incluindo documentos e processos classificados como sigilosos ou restritos. Caso o acesso a qualquer dado seja negado, os responsáveis pela restrição serão notificados para liberação imediata e prioritária, sob pena de responsabilização legal.

OS DOIS EIXOS DA FISCALIZAÇÃO

A fiscalização vai analisar de perto os contratos vigentes e a aderência dos programas governamentais às metas do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA). O plano de trabalho foi dividido em dois eixos principais:

● Diagnóstico da Execução Orçamentária e Governança do Gasto Público Estadual: Avaliação do cumprimento de metas e da eficiência dos recursos aplicados.

● Diagnóstico das Contratações Públicas: Análise que englobará contratos de grande relevância, licitações em andamento, dispensas, inexigibilidades e contratos celebrados sem a devida cobertura orçamentária ou que ainda não foram iniciados.

Por outro lado, as contratações diretas por valor e a estrutura geral de pessoal da administração foram mantidas fora deste escopo específico.

PRAZOS E ALERTAS URGENTES

Os trabalhos seguirão uma Estratégia Global do Diagnóstico (EGD), já aprovada pela Casa Civil, e terão um prazo inicial de execução de 120 dias — período que pode ser prorrogado caso haja solicitação fundamentada da equipe técnica.

A resolução cria ainda um canal de urgência: se os auditores identificarem situações graves ou de relevância crítica no decorrer das apurações, o secretário da Casa Civil e a Chefia do Poder Executivo deverão ser comunicados imediatamente. A medida entrou em vigor na data de sua publicação oficial.










domingo, 21 de junho de 2026

JORNALISTA MARCELO CERQUEIRA AFIRMA QUE PREFEITO E MARAEY MENTEM PARA A POPULAÇÃO

O jornalista Marcelo Cerqueira (Jornal Na Pauta) informa que o utópico prefeito de Maricá - Washington Siqueira (o Quaquá - OLHA A FACA!!!) e a MARAEY empresa responsável pela construção do complexo na Restinga de Maricá, ESTÃO MENTINDO para a população e que ele, irá apresentar em breve, documentos que irão comprovar juridicamente suas afirmações.

"Estamos apresentando a decisão da 2ª Vara Civil da Comarca de Maricá, datada de 8 de junho de 2026, que está sendo ocultada pelo prefeito Quá Quá e pela empresa Maraey.

Não existe obra a todo vapor, o que existe é um aberrativo projeto, que nem mesmo deveria ter discursão, em função de ser uma área de Proteção Permanente, projeto mirado em atacar 1.5 um bilhão e meio da cidade sem licitação, planejado pelo prefeito e pelos vereadores da cidade de Maricá.

Os indígenas estão sendo enganados, como também os Pescadores e os moradores centenários de Zacarias, que dizem que não foram recebidos pelo prefeito, que mente para ele mesmo.

Vejam o vídeo que acabei de publicar no You Tube, trazendo a público, a verdade em torno do assunto", informou Cerqueira.






MORRE O MÚSICO E JORNALISTA MARCELO BESSA


Após um infarto na sua residência em Itaipuaçu no dia 15 de junho, o músico e jornalista Marcelo Bessa foi transferido para o Hospital Municipal Oceânico Dr. Gilson Cantarino, localizado em Piratininga (Niterói) e ficou em tratamento intensivo, precisando inclusive ser entubado.

Os dias foram passando mas Marcelo não conseguia se recuperar e na manhã do domingo 21 de junho, segundo a família, a direção do hospital informou o óbito do nosso querido amigo.

Músico de coração e profissão, Marcelo com seu jeito sempre de 'garotão', animava as tardes e noites de diversos locais em Itaipuaçu.

Ativista, desde o primeiro governo de Washington Siqueira (o Quaquá), lutava contra os desmandos e falta de serviços principalmente no distrito de Itaipuaçu.

Foi expulso da quadra do Esporte Clube Maricá, quando durante o período de campanha eleitoral em 2013, foi fazer a cobertura de um comício do prefeito que tentava a reeleição.

Continuou ativo e lutador, criou a página 'Marcelo Bessa' e o conhecido ITAIPUAÇU SITE que marcou história no jornalismo de Maricá, sua segunda veia profissional, principalmente como o primeiro VIDEO MAKER da cidade.

Em 26 de janeiro de 2016, vence com Emira Ramos o XVII FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃO. Com composição de Emira a música 'SEI LÁ' teve o acompanhamento no violão de Marcelo Bessa, que também ficou em quarto lugar no mesmo festival com sua música autoral (QUANDO A NOITE) em parceria com Bena Barreto.

Saúde debilitada

Em 16 de abril de 2019, aos 62 anos, sofreu seu primeiro infarto e ficou por semanas internado, onde recebeu ajuda importante do seu "brother" (como costumava chamar), Adilson Pereira, se recuperando e voltando paulatinamente às atividades que sempre gostou.

Quando não estava com seu violão, estava junto com sua moto companheira percorrendo as ruas de Maricá, com ênfase em Itaipuaçu, mostrando os problemas e belezas do 4º distrito.

Em 2020, lançou-se na política vindo como candidato a vereador pelo PSD, onde infelizmente disse ter sido traído pelos amigos que lhe renderam pouco mais de 300 votos.

Durante o governo Fabiano Horta, Bessa teve alguns atritos no legislativo municipal, mas que foram resolvidos e apaziguados, trazendo benefícios para Itaipuaçu, período ao qual Bessa participou do governo do ex-prefeito.

Maricá se despede de mais um guerreiro, que muito lutou pela ordem e pelas demandas corretas em prol da população maricaense.

Ainda não há informações sobre velório e sepultamento

MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO






PREFEITO DE MARICÁ ROMPE COM BENEDITA (PT) E APOIA PEDRO PAULO (PSD) PARA O SENADO

Prefeito de Maricá sinaliza novo alinhamento político ao lado do deputado federal e amplia movimentações para a disputa eleitoral no Rio de Janeiro.


O prefeito de Maricá, Washington Siqueira (o Quaquá, aquele da faca!!!), tornou público seu apoio ao deputado federal Pedro Paulo (PSD), em mais um capítulo das articulações que antecedem as eleições de 2026 no estado do Rio de Janeiro.

A declaração ocorre após o afastamento político entre o prefeito de Maricá e vice-presidente nacional do PT (onde está cada vez menos querido e aceito) e a deputada federal Benedita da Silva, uma das principais lideranças históricas do Partido dos Trabalhadores no estado.

O gesto foi interpretado nos bastidores como uma sinalização clara de reposicionamento político e de construção de novas alianças para o próximo ciclo eleitoral.

A aproximação entre Quaquá e Pedro Paulo chama atenção porque reúne lideranças de diferentes grupos que vêm ampliando o diálogo em torno das disputas futuras no Rio.

Nos últimos anos, Quaquá consolidou sua influência política a partir da administração de Maricá, município que se tornou uma das principais vitrines de políticas públicas do PT no país. Já Pedro Paulo é considerado um dos nomes mais influentes da bancada fluminense em Brasília e figura frequentemente entre os possíveis protagonistas das eleições estaduais.

Analistas políticos avaliam que a manifestação pública do prefeito fortalece a posição de Pedro Paulo no cenário estadual e demonstra que as articulações para 2026 já estão em curso, mesmo antes do período oficial de campanha.

O apoio também evidencia o distanciamento entre Quaquá e Benedita da Silva (mais um racha no PT estadual por influência do prefeito de Maricá), que nos últimos meses passaram a adotar posições divergentes em temas internos do PT fluminense.

Embora ambos continuem integrando a mesma legenda, as diferenças políticas se tornaram mais visíveis nas discussões sobre os rumos do partido e as estratégias eleitorais para os próximos anos.

Nos bastidores, lideranças petistas acompanham com atenção os desdobramentos dessa movimentação, considerada uma das mais relevantes dentro do campo progressista do estado.

A declaração de apoio ocorre em um momento de intensa reorganização política no Rio de Janeiro. Partidos e lideranças vêm ampliando conversas para definir alianças e projetos eleitorais que possam ganhar força na próxima disputa.

Para observadores da cena política, o gesto de Quaquá vai além de uma manifestação de simpatia pessoal e pode representar o início de uma frente política mais ampla envolvendo diferentes grupos do estado.




DICA PARA OS CRIMINOSOS: O CUIDADO DA MÍDIA COM DETERMINADAS MATÉRIAS


 Uma grande mídia de Maricá fez a seguinte publicação:

CONHECIDO COMO "GASPAR", SUSPEITO ESTÁ SOB CUSTÓDIA DESDE QUE FOI PRESO APÓS SOFRER UM ACIDENTE DE MOTO EM INOà

O homem apontado pela Polícia Militar como gerente do tráfico de drogas da comunidade do Risca Faca, em Itaipuaçu, e conhecido pelo vulgo "Gaspar", será transferido do Hospital Municipal em São José do Imbassaí, onde permanece internado sob custódia policial desde sua prisão.

Segundo informações apuradas pelo XXX, o suspeito deverá ser removido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bangu para continuidade do acompanhamento médico. Após receber alta, ele será encaminhado ao sistema prisional e ficará preso no Presídio José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Gaspar foi preso na tarde do último dia 9 após sofrer um acidente de moto na Avenida Carlos Marighella, próximo à Rua Q, na região da Chácara de Inoã, em Maricá.

De acordo com informações levantadas pelo XXX na ocasião, o suspeito perdeu o controle da motocicleta e caiu na pista, sofrendo ferimentos. O Corpo de Bombeiros de Itaipuaçu foi acionado para a ocorrência, enquanto uma ambulância que passava pelo local realizou os primeiros atendimentos até a chegada das equipes de resgate.

Após o socorro, ele foi encaminhado para o Hospital Municipal em São José do Imbassai. Com a identificação do paciente, equipes do Patrulhamento Tático Móvel (PATAMO) do 12º BPM, sob comando do Subtenente Cosme, realizaram diligências e seguiram até a unidade hospitalar, onde efetuaram a prisão.

Segundo a Polícia Militar, o suspeito é apontado como uma das lideranças do tráfico de drogas na comunidade do Risca Faca e possuía um mandado por descumprir a medida protetiva. 

Desde a prisão, o suspeito permanece sob vigilância policial no Hospital devido aos ferimentos sofridos no acidente. Com a evolução do quadro clínico, foi definida sua transferência para uma unidade de saúde sob custódia do sistema prisional, antecedendo o encaminhamento definitivo para o Presídio de Benfica.

O relato do fato foi perfeito, detalhado, explicativo, mas temos que tomar alguns cuidados nas informações para que não deixem brechas e/ou oportunidades para que os 'comparsas' dos criminosos possam desferir alguma ação de tentativa de resgate na unidade hospital após o término dos cuidados médicos e até mesmo durante a transferência para a unidade de saúde sob custódia so sistema prisional e durante o encaminhamento para o Presídio de Benfica.

Já vimos pelo Brasil e pelo mundo, várias ações destas de resgate de meliantes que proporcionaram algumas tragédias com mortes de pessoas inocentes que nada tinham a ver com os fatos e/ou marginais envolvidos.

Nem sempre o total detalhamento de uma notícia é tão relevante para a sociedade, pois como todos sabem, criminosos também leem notícias.






sábado, 20 de junho de 2026

MONETIZAR A CULTURA: O que é economia criativa e por que estamos falando dela? (vídeo)

Em entrevista ao Fórum Permanente de Cultura de Maricá, a secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Claudia Leitão, compartilhou um pouco da visão que vem orientando a construção das políticas nacionais para o setor.

"De forma simples, economia criativa é entender que a cultura também gera trabalho, renda, oportunidades e desenvolvimento para os territórios. É reconhecer o valor econômico da criatividade sem perder sua importância social, cultural e humana", disse a secretária.

Durante o Seminário Internacional Brasil Criativo, realizado pelo Fórum Brasil Criativo, membros do Fórum Permamnente de Cultura de Maricá tiveram a oportunidade de acompanhar experiências, pesquisas e casos de sucesso que ajudam a pensar novos caminhos para o financiamento e o fortalecimento da cultura brasileira.

"O conhecimento só faz sentido quando é compartilhado. Por isso, queremos trazer para nossa base um pouco do que aprendemos nesses dias de diálogo e construção coletiva. Nosso agradecimento à todos os trabalhadores e trabalhadoras da cultura que diariamente constroem, fortalecem e mantêm viva a cultura em nossos territórios" declarou Rogério Brum, presidente do Fórum Permanente de Cultura de Maricá.









PREVISTO PARA O FINAL DO ANO, Centro Materno Infantil ampliará atendimento a gestantes e crianças

 Unidade que está em reforma há 4 anos, reunirá 17 consultórios e diversas especialidades em um único espaço, localizado na região central da cidade

A Prefeitura de Maricá segue com as obras do novo Centro Materno Infantil, equipamento que vai ampliar a assistência para mulheres, gestantes, puérperas e crianças na cidade. Localizada próximo ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, a unidade da Secretaria de Saúde tem entrega prevista para o fim deste ano (depois de quatro anos em obras) e foi planejada para fortalecer a rede municipal e facilitar o acesso da população a consultas e tratamentos especializados.

O Centro Materno Infantil representa mais um avanço para a nossa rede. O prédio levará assistência integral para diversos públicos, oferecendo mais acesso, acolhimento e qualidade no atendimento”, destacou o secretário de Saúde, Marcelo Velho.

A estrutura contará com 17 consultórios, sala de vacinação, farmácia e área para terapia ocupacional, além de setor administrativo, refeitório, copa e almoxarifados.

O local vai oferecer especialidades como pediatria, neuropediatria, endocrinologia pediátrica, cardiologia infantil, pneumologia, hematologia pediátrica, infectologia pediátrica, oftalmologia, ginecologia, mastologia, nutrição, psicologia, odontologia e pré-natal de alto risco, entre outros serviços.





SIM, O HINO NACIONAL BRASILEIRO É O MAIS LINDO DE TODOS E O NYT CONFIRMA!


 O hino nacional brasileiro recebeu um reconhecimento internacional de peso. Em um ranking publicado pelo The New York Times (NYT), que avaliou os hinos das 48 seleções participantes da Copa do Mundo, o Brasil ficou em primeiro lugar e foi apontado como dono do hino mais bonito da competição.

Segundo a análise, a composição brasileira se destaca por exaltar uma nação “amada, forte e bela”, sem recorrer a referências de guerras, batalhas ou conflitos, algo comum em diversos hinos nacionais ao redor do mundo. O jornal destacou o tom otimista e inspirador da letra como um dos principais diferenciais da obra.

Outro aspecto elogiado foi a introdução instrumental de 28 segundos que antecede o famoso trecho “Ouviram do Ipiranga”. Para os avaliadores, essa abertura cria uma atmosfera única e contribui para tornar o hino brasileiro um dos mais marcantes entre todas as seleções presentes no torneio.

O verso “Brasil, um sonho intenso, um raio vívido, de amor e de esperança” também recebeu destaque especial na publicação. Levando em conta critérios como emoção, entusiasmo e duração, o hino nacional do Brasil recebeu nota 9, a maior de todo o ranking, consolidando sua posição como o mais bem avaliado da Copa do Mundo.