terça-feira, 12 de março de 2024

NÃO CABE MAIS VIAS DE MÃO DUPLA NO CENTRO DE MARICÁ

Foto: LSM

 Um incidente com um vermelhinho na manhã da terça feira 12/03, causou um verdadeiro nó no trânsito do centro de Maricá, onde mais uma vez comprova o que lutamos e denunciamos há anos: NÃO CABE MAIS VIAS DE MÃO DUPLA NO CENTRO DE MARICÁ!!!

Assim que saiu do terminal do centro no sentido RJ 106, um vermelhinho teve um dos seus pneus estourado (fato que infelizmente pode acontecer com qualquer veículo - o pneu deste coletivo era novo, com apenas três meses de uso) . O incidente aconteceu em frente ao CIEP 250 (ao lado do terminal) às 8:30 da manhã.

Devido ao grande fluxo de veículos na cidade, um grande congestionamento se formou na região. Os orientadores de trânsito rapidamente seguiram até o local e tentaram controlar a via que tem mão dupla e recebe TODAS AS LINHAS DE ÔNIBUS MUNICIPAIS, INTERMUNICIPAIS e INTERESTADUAL, além de enorme fluxo de veículos pesados que alimentam os comércios do centro da cidade e grande parte de veículos de passeios, uber e táxis que rumam para o centro da cidade, ou em sentido contrário saem do centro rumo a RJ 106 e demais bairros.

Não cabe mais ruas e avenidas de mão dupla no centro de Maricá. Nossa reportagem já denuncia isso há décadas e o problema vem se potencializando nos últimos 5 anos. Em encontro com o prefeito Fabiano Horta e o secretário de governo Joãozinho, em 2019 no aeroporto de Maricá, o jornalista Pery Salgado sugeriu que a avenida Roberto Silveira (onde aconteceu este incidente na manhã da terça 12), deveria ter sentido único do centro até a Arena Flamengo (acabando inclusive com o congestionamento desta avenida com a rua Ary Spindola - rua do cemitério) e da Arena Flamengo para o centro, o fluxo deveria trafegar pela Rua Uirapurus, que tem a mesma largura da avenida Roberto Silveira. Com isto, os ônibus entrariam pela parte traseira do terminal. O PREFEITO ACHOU A IDEIA ótima, porém os "engenheiros" da SECTRAN ainda não conseguiram enxergar isso. Vamos ver como ficarão as mudanças previstas no trânsito do centro (boa parte delas sugeridas pelo jornalista e pelo Guarda Municipal Lopes, em 2018 para o então secretário de segurança e trânsito Celso Netto).

Sobre o incidente, um guincho da empresa foi acionado e removeu o ônibus para a garagem da empresa antes das 9 horas liberando o trânsito na avenida, porém o furdunço já estava formado. Por volta das 9:30 horas, o trânsito no local e no centro se normalizou.

Que sirva de lição!!!!