quarta-feira, 27 de março de 2024

ABSURDO: FUNCIONÁRIOS DA SOMAR ESTÃO PASSANDO FOME

 


Em 26 de janeiro, o jornal Barão de Inohan fez a primeira matéria de denúncia sobre o descaso e desrespeito à dezenas de funcionários da empresa GREEN (https://obaraoj.blogspot.com/2024/01/empresa-terceirizada-da-somar-nao-paga.html), terceirizada pela SOMAR através da diretoria de obras indiretas, que estariam trabalhando, porém ser receber devidamente seus salários desde agosto de 2023, assim como férias, 13º e outros benefícios.

Esta empresa já realizou obras significativas em Maricá, dentre elas o Teleporto e a reforma da Praça Orlando de Barros Pimentel (que atrasou mais de um ano a sua conclusão).

Atualmente esta realizando uma grande obra em Itaipuaçu, e ainda tenta concluir as obras da praça do Skate no Boqueirão (conclusão prevista para meados de 2023) e a lona cultural Mariele Franco na Barra de Maricá (conclusão prevista para dezembro de 2023).

Segundo mais denúncias desde a primeira matéria, os proprietários da empresa já informaram aos seus funcionários que estão passando por uma série de problemas financeiros e que teriam dispensado seus contratados paralisando obras aguardando que uma luz apareça no caminho da empresa.

Enquanto isso, seus funcionários literalmente PASSAM FOME. Alguns estão há quase cinco meses sem receber, conforme informação enviada abaixo à nossa redação.

Um dos funcionários que obviamente pediu para não ser identificado, escreveu: "...eu presto serviço pra empresa Green energy que fez a obra da praça Orlando de Barros a obra das antenas 5G no retiro, o skate Park no boqueirão e no momento estão fazendo a obra na lona Mariele na barra e na sub prefeitura em itaipuaçu. Estamos 4 meses sem receber, décimo terceiro recebemos só a primeira parcela, se vc poderem ajudar um pai de família que está sem saber o que fazer pq não dão nenhuma satisfação pra nós trabalhadores, nosso FGTS não é pago desde de novembro não recebemos contra cheque se vcs poderem fazer essa reportagem ficarei muito grato Deus abençoe o trabalho de vcs".

Além dos funcionários, a empresa também está devendo a vários fornecedores e não dá nenhum prazo para concluir estes pagamentos.

Em janeiro, a reportagem do jornal Barão de Inohan entrou em contato com a prefeitura que emitiu nota que na verdade NADA RESPONDE e apenas informa o que já imaginávamos: que a SOMAR através da diretoria de obras indiretas, já fez o devidos repasses, nada devendo à empresa, que simplesmente usou o dinheiro sem realizar os devidos pagamentos aos seus funcionários e fornecedores. Mas na nota, a secretaria de comunicação da prefeitura, deixa a entender que a empresa NADA DEVE AOS SEUS FUNCIONÁRIOS E FORNECEDORES, o que é uma grande falácia!

Diz a nota: "A Prefeitura de Maricá informa que a SOMAR é uma autarquia que tem autonomia administrativa e financeira, que cumpre um papel estratégico para o município na sua modernização e logística. Na contratação de empresas prestadoras de serviços, são exigidos documentos para comprovação da condição jurídica e financeira para contratar com o Poder Público, conforme determina a Lei. Quando o serviço é prestado, também há exigência de todas as certidões que comprovem que a empresa está apta a manter o contrato com o Poder Público.

A SOMAR realiza esse procedimento em todos os contratos e pagamentos. Quando existem problemas, cumprindo a Lei, o pagamento não é efetuado até que tudo esteja regularizado.

No momento, a SOMAR tem registrado que todas as comprovações da referida empresa foram demonstradas, por isso os pagamentos estão cronologicamente em dia. Será mantida essa rotina que a lei exige de averiguação dos prestadores de serviço."

Att Equipe Secom

Enquanto isso, funcionários e fornecedores ficam esperando a boa vontade da empresa em questão, e literalmente PASSAM FOME, com contas e compromissos pessoais atrasados.

Lembramos que se a empresa não honrar seus compromissos com funcionários e fornecedores, a SOMAR deverá faze-lo cobrando depois da empresa, afinal, é uma questão de RESPONSABILIDADE COMPATILHADA, uma vez que a SOMAR quem contratou a empresa através de uma licitação ou chamamento público (assim cremos).

Mais uma vez entraremos em contato com a prefeitura para tentar dirimir estas dúvidas e resolver os problemas de dezenas de funcionários e fornecedores da empresa GREEN e desde já, o Jornal Barão de Inohan DISPONIBILIZA O ESPAÇO QUE FOR NECESSÁRIO para que a empresa através de seus representantes legais, expliquem o que está acontecendo e informem as ações que irão realizar para RESOLVER TAIS PROBLEMAS.