quarta-feira, 6 de março de 2024

DIA MUNDIAL DA OBESIDADE É LEMBRADO PELO MOM E POR PROFISSIONAIS DA ÁREA

 


Na noite da segunda feira 04 de março, Dia Mundial da Obesidade, o MOM - Movimento Obesos Maricá presidido por Luciana Pereira, reuniu seleto grupo de profissionais na Casa dos Conselhos no bairro Boa Vista em Maricá, não para comemorar a data (que não deve ser comemorada como a maioria das datas), mas sim, lembrada, discutida, e entendida como um momento de acolhimento e busca por uma melhor qualidade de vida.

Exatamente com essas palavras, o jornalista e futuro vice-presidente do MOM (Pery Salgado), deu início, falando do problemas pessoais pelo qual passou e ainda passa e afirmou que o encontro buscava mostrar que o obeso pode e deve lutar pela sua melhor qualidade de vida, mas que todos precisam entender, aceitar e acolher aqueles que lutam contra a obesidade mórbida, resultado de problemas neurológicos, psicológicos (advindo de ansiedade e depressões causadas por N fatores), e que não podem ser negligenciados.

A Psicóloga Andreia Levi seria a primeira falar, por videoconferência, pois estava em outras atividades em São Paulo, mas problemas de conexão infelizmente impediram sua participação, adiada para outra data. Com isso, a Nutricionista Priscila Nascimento deu início a roda de conversa que teve como tema É HORA DA VIRADA NA OBESIDADE, trazendo informações, motivações e dicas de alimentação regrada para um melhor controle da obesidade.

A seguir, a professora de educação física Gabriela Guimarães (secretaria de esportes), falou sobre os benefícios das atividades físicas para os obesos, destacando a hidroginástica por ser de baixo impacto mas grande resultado na perda de calorias. 

Gabriela que ministra essas aulas na Arena Flamengo (é também professora capacitada em exercícios adaptados para PCDs) destacou que as caminhadas são de grande importância e que a ociosidade precisa ser combatida e se colocou à disposição do MOM para fazer caminhadas na orla de Araçatiba com os membros interessados. Também presente, a coordenadora pedagógica de educação física Grazielle Ramos (também da secretaria de esportes) ratificou as colocações de Gabriela.

Quem também esteve presente e falou de sua trajetória dentro do universo de eventos plus size, foi a presidente da ONG Mulheres Plus Sizes do Brasil, Andrea Carneiro, que destacou que a aceitação é o fator de maior importância dentro do contexto, porém, ressaltou que a busca de uma melhor qualidade de vida é essencial, mas deu exemplos de várias modelos plus size do instituto que são felizes como estão e como são, vendendo beleza e saúde, embora saibamos que são pontos fora da curva.

Andrea aproveitou para falar do concurso organizado pelo instituto que enaltece as modelos plus size no carnaval, e que neste ano (2024) teve como vencedora uma moradora de Maricá - Kamila Silva, que esteve presente ao evento e recebeu do MOM um certificado de reconhecimento e aplausos pela sua conquista.

NOTA DE REPÚDIO AO DIRETOR DO COMDEF É TORNADA PÚBLICA NO EVENTO

Explicada pelo jornalista Pery Salgado, uma NOTA DE REPÚDIO foi lida e tornada pública durante a roda de conversa, lamentando uma fala totalmente equivocada dita pelo diretor do COMDEF (Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência), Sr. René (de tal), deficiente visual, que durante a reunião de fevereiro do conselho disse que obesidade não é deficiência e que BASTAVA QUE AS PESSOAS FECHASSEM A BOCA E FIZESSEM EXERCÍCIOS. Com assinatura dos presentes que lamentaram o acontecido, esta será entregue na secretaria der Assistência Social para ser encaminhada ao COMDEF e lida na reunião de março que acontecerá no dia 14.

Ao término da roda de conversa, as profissionais receberam certificados de participação. Com apoio da rede de supermercados Grand Marché (Centro, São José e Ponta Negra) e do Mercado Mari & Mari, um magnífico lanche foi servido ao término da roda de conversa.

O MOM estará presente nas comemorações do Dia Internacional da Mulher que será celebrado na praça Conselheiro Macedo Soares na manhã do dia 08 de março.