quarta-feira, 20 de março de 2024

FINALMENTE O FUMACÊ VOLTOU!


 A Secretaria de Saúde, está reforçando as medidas de combate à dengue na cidade e iniciará a utilização do veículo conhecido como “fumacê” a partir de quarta-feira (20/03). Este veículo percorrerá áreas com maior número de casos notificados, aplicando o inseticida de ultra baixo volume (UBV) para eliminar o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. É importante ressaltar que o uso do fumacê é recomendado apenas em situações epidêmicas ou com alto número de casos, sendo restrito a áreas específicas. As medidas preventivas continuam sendo a estratégia mais eficaz no combate a essas doenças.

No dia 20, a iniciativa será focada na área do Centro, com aplicação do produto nas localidades Parque Eldorado, Pedreiras e no entorno do Boqueirão. O fumacê retornará a essas regiões nos dias 27/03 e 03/04 para reforçar o combate. Na quinta-feira (21), será a vez de São José do Imbassaí receber o veículo, com dispersão do inseticida próximo à passarela principal do bairro e no Marine. O fumacê voltará ao bairro nos dias 28/03 e 04/04.

Na sexta-feira (22), as atividades do fumacê se estenderão aos bairros Jardim Atlântico Central, Jardim Atlântico Oeste e Praia de Itaipuaçu, percorrendo áreas de alerta, como as ruas Georgilei Rodrigues (antiga 33) e Governador Leonel de Moura Brizola (antiga 35). Devido à extensão do bairro, a ação retornará a esses locais nos dias 25, 29, 01/04, 05/04 e 08/04.

Em Itaipuaçu, a região do Barroco também receberá a aplicação do inseticida nos dias 26/03, 01/04 e 08/04, com foco nas proximidades da Rua São Martinho e da quadra poliesportiva. As aplicações do fumacê serão realizadas das 5h às 9h e das 17h às 21h nas áreas determinadas, por isso é recomendado que os moradores abram portas e janelas de suas residências durante esses horários, contribuindo para a eficácia do produto.

Micheli Ferreira, coordenadora de Vigilância em Saúde do município, destacou os critérios para a utilização do fumacê e enfatizou que as medidas preventivas continuam sendo as mais efetivas no combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

“O protocolo de uso do fumacê será dividido em 3 ciclos de aplicação, com 3 semanas sequenciais. Os locais que receberão essa ação são os com um quantitativo mais elevado de casos notificados e podem ser revisados. As áreas indicadas são pontos de referência, mas o trabalho será mais amplo, por não se limitar a essas ruas e pelo alcance do fumacê. Por isso, pedimos a compreensão e colaboração de todos, lembrando que o fumacê é pontual, mas a prevenção é o mais eficaz. Vamos eliminar os focos para mantermos todos seguros”, destacou.

Não foi informado datas de aplicação nos demais bairros. 

Segunda a prefeitura, a princípio só serão aplicados em locais com alto índice de infestação, o que nos causa espécie, pois o quadro é grave em todo o município. Diz a nota da prefeitura:

"A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o “fumacê” está percorrendo áreas com maior número de casos notificados, aplicando o inseticida de ultra baixo volume (UBV) para eliminar o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. É importante ressaltar que o uso do fumacê é recomendado apenas em situações epidêmicas ou com alto número de casos, sendo restrito a áreas específicas. Neste momento, as áreas divulgadas serão contempladas. Vale destacar que o município está utilizando um veículo próprio."

Atividades preventivas continuam

Em Maricá, as ações de enfrentamento ao Aedes aegypti são contínuas e em diversas frentes. Os agentes de combate às endemias intensificaram o ciclo de vistoria aos imóveis e atividades de conscientização; materiais multimídia da campanha “Maricá contra a Dengue” estão sendo divulgadas nas redes sociais institucionais progressivamente; e a Central 156 está de prontidão para receber denúncias de possíveis focos. Nas Unidades de Saúde da Família (USF), também são desenvolvidas dinâmicas de combate à dengue progressivamente e com a integração de profissionais de diversas áreas.

Além disso, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil disponibilizou um carro de som, que está percorrendo a cidade com o compartilhamento de indicações de atividades preventivas. A Defesa Civil também está enviando mensagens por SMS e WhatsApp direcionadas à prevenção e combate ao mosquito transmissor.

População deve evitar água parada

O apoio dos moradores é fundamental para que o enfrentamento ao Aedes aegypti seja efetivo. Por essa razão, é essencial manter: caixas d’água, galões, toneis, poços e tambores vedados; bandejas de geladeira e ar-condicionado sem água; pneus sem água e em locais cobertos; garrafas vazias e baldes virados para baixo; ralos limpos e com telas; vasos sanitários sem uso fechados; piscinas e fontes sempre tratadas; quintal sem lixo e/ou entulho; calhas totalmente limpas; além de ser recomendável eliminar os pratos dos vasos de plantas.

Polos exclusivos de atendimento à dengue

Na cidade, dois polos de atendimento para casos suspeitos de dengue oferecem a assistência necessária em todos os dias da semana, das 8h às 20h, incluindo clínica médica, pediatria e espaço para hidratação. No Centro, a tenda fica na Rua Álvares de Castro, 337, em frente à sede da Prefeitura e, em Itaipuaçu, os atendimentos acontecem na Rua Van Lerbergue (antiga 34), próximo à Rua Elisa Vieira Veras (antiga 52), no Jardim Atlântico Central.

É importante lembrar que são considerados sintomas de dengue: febre alta persistente (a partir de 39ºC); dor de cabeça ou no corpo; dor atrás dos olhos; aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo; enjoo e vômito; além de sangramento nasal, nas gengivas e presença de sangue nas fezes ou urina. Pessoas com sintomas gripais não serão atendidas nos polos e serão direcionadas a unidades de saúde da região.