terça-feira, 5 de março de 2024

CRAD inicia os atendimentos de reabilitação substituindo a REABILITAR que encerrou atividades em Maricá

 800 pacientes migraram para o espaço e serão acompanhados por uma equipe multiprofissional, dedicada na recuperação das condições físicas

Foto: Barão de Inohan

A Secretaria de Saúde e a Fundação Estatal de Saúde (Femar), migrou os serviços de reabilitação ambulatorial oferecidos no município para um novo local, garantindo a continuidade da assistência em um espaço qualificado. Desde a segunda-feira (04/03), cerca de 800 pacientes passaram a ser atendidos no Centro de Reabilitação Ambulatorial e Domiciliar (CRAD), localizado na Avenida Roberto Silveira, 2158, no Flamengo.

No CRAD, os pacientes agendados pela Central de Regulação contam com atendimentos realizados por uma equipe multiprofissional, que inclui profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, dentre outros. Dessa forma, é garantido o acesso da população a tratamentos importantes, que possibilitam a reestruturação de condições físicas com apoio psicológico, o que promove mais qualidade de vida e a manutenção de atividades diárias essenciais.

Anteriormente, os serviços relacionados à reabilitação ambulatorial eram realizados pela REABILITAR (foto acima), uma clínica privada que por não ter reajustes da tabela SUS (Sistema Único de Saúde) desde 2018 encerrou as atividades na quinta-feira (29/02), uma vez que também não interessou à prefeitura de Maricá, efetivar uma parceria com a clínica.

Cláudia Rogéria de Lima, diretora de Atenção à Saúde da Femar, ressaltou o impacto de integrar o serviço ao CRAD, atendendo às demandas e promovendo bem-estar.

“O CRAD oferecia a estimulação precoce das crianças de até três anos e, com o encerramento das atividades de uma clínica conveniada, vimos a necessidade urgente de migrar também os serviços de reabilitação para esse local. Com isso, não interrompemos o tratamento e garantimos a sua continuidade. Sabemos que a falta de acompanhamento pode levar a agravos e regressões, por isso assumimos esse compromisso e nos dedicamos para estruturar o espaço, acolhendo a todos”, destacou.

Wagner Francisco dos Santos, de 58 anos, foi um dos pacientes que migraram para o CRAD e ressaltou o papel do atendimento recebido.

“Fomos trazidos para passar pela reabilitação nesse espaço, um local com estrutura e atendimento excelente. Estou tratando o fêmur e o joelho e só tenho a agradecer por esse processo na minha reabilitação. Maricá está de parabéns e vou seguir com o acompanhamento contínuo”, pontuou.

Fluxo de atendimento

É importante lembrar que os atendimentos em reabilitação no CRAD são feitos de forma referenciada, ou seja, são atendidas somente pessoas encaminhadas. A demanda por esse tipo de assistência pode ser identificada em consulta na Unidade de Saúde da Família (USF) onde o usuário é cadastrado ou a partir de outros serviços da rede. Com a identificação da necessidade por um profissional, o paciente é inserido no sistema da Central de Regulação para agendamento, com marcação seguindo os critérios de classificação de risco do Sistema Único de Saúde (SUS), priorizando os casos mais graves ou urgentes. 

Estimulação precoce no CRAD

As atividades relacionadas à estimulação precoce das crianças é um dos focos do CRAD. Esses atendimentos foram iniciados em outubro de 2023 para os pequenos de até três anos de idade, contando com um espaço ampliado, o que permitiu dobrar a capacidade de atendimento em comparação ao antigo espaço do serviço, que funcionava no Centro Materno Infantil.

A assistência ao público infantil no CRAD abrange estímulos para contribuir com o desenvolvimento motor e cognitivo, através da atuação de uma equipe multiprofissional que utiliza abordagens lúdicas em conjunto a técnicas específicas. Essa abordagem é fundamental para a melhoria da qualidade de vida dessas crianças, além de reduzir possíveis sequelas no desenvolvimento.

A estrutura do CRAD inclui salas de atendimento, desenvolvimento infantil, estimulação precoce, multiprofissional, reabilitação motora, espera, reunião, espaço de aprendizado e comunicação, recepção, banheiros adaptados, além de locais direcionados à área administrativa e de convivência.

Fotos: Katito Carvalho, arquivo PR Produções e Jornal Barão de Inohan