EPT disponibiliza linha expressa de ônibus a partir da próxima semana. Ao todo, serão apenas 12 paradas, o que vai diminuir bastante o tempo de deslocamento de Itaipuaçu ao Centro
A EPT - Empresa Pública de Transportes, disponibiliza a partir da segunda-feira (11/03), em caráter experimental, a linha E30E (Itaipuaçu x Centro), que contará com apenas 12 paradas entre os terminais de Itaipuaçu e do Centro da cidade, nos horários de pico, entre 6h e 8h e entre 16h e 18h.
A linha será uma variante expressa da linha E30B (Terminal de Itaipuaçu x Terminal do Centro), porém, passando pelo Flamengo e não pela avenida Francisco Sabino da Costa.Com a iniciativa, o tempo da viagem que, atualmente é de uma hora e meia a duas horas, deve ser reduzido pela metade, melhorando significativamente a fluidez do trânsito e reduzindo o tempo gasto pelos moradores dentro dos coletivos.As saídas da Rodoviária de Itaipuaçu em direção ao Centro acontecem às 6h, 6h30, 7h, 7h30 e 8h. De lá, os coletivos param na Av. Carlos Mariguella, próximo ao Condomínio residencial Minha Casa Minha Vida; Av. Gilberto de Carvalho (loteamento Vivendas) e segue para a RJ 106. As demais paradas acontecem próximo às passarelas de Inoã, Manu Manuela, passarela de São José (DETRAN), Hospital Municipal de São José, Parque Nanci (ponto da nova passarela), Itapeba (passarela e na Maminha de Ouro) e na entrada do Flamengo (em frente a loja Primore), concluindo a viagem na Rodoviária do Povo, no Centro.
Na RJ 106, as paradas nos dois sentidos serão sempre nos pontos próximos as passarelas.Presidente da EPT, Celso Haddad, falou sobre o funcionamento da nova linha, em caráter experimental.“A gente avalia no município todo, melhorias na operação e na logística para que as pessoas e as 41 linhas possam fluir melhor. Então, a linha expressa é uma estratégia da Diretoria Operacional para diminuir o tempo do trajeto Itaipuaçu X Centro de Maricá, que hoje é o que demanda mais pessoas nas linhas 30, 30A e 30B. Se constatarmos que com esse experimento vai diminuir o tempo que as pessoas vão passar dentro dos ônibus e dar a elas mais tempo para os seus afazeres diários, pode ser que ela seja implementada para frente, não só nela como em outras linhas do município, como a E02 que faz o trajeto do Centro à Ponta negra e que tem sua demanda ampliada nos fins de semana”, explicou Haddad. Essa linha ABSURDAMENTE entra em Bambuí, perdendo quase meia hora do trajeto, quando poderia fazer o trajeto direto e ser alimentada por uma linha circular, conforme sugestão do jornalista Pery Salgado (Barão de Inohan), desde a sua implantação em 15 de novembro de 2019.
COMPARAÇÃO
A nova linha E30E terá apenas 12 paradas e fará um trajeto quase similar a linha E30B, com a diferença que esta última transita pela avenida Francisco Sabino da Costa e a nova linha E30E transitará pelo Flamengo (avenida Roberto Silveira).
Na linha E30B são 61 paradas e a duração da viagem é de aproximadamente 73 minutos. na linha E30E serão apenas 12 paradas com previsão de 40 minutos de viagem.