segunda-feira, 18 de março de 2024

OBRA DO VIADUTO NA RJ 106; SONHOS DESFEITOS E DEMORA NAS INDENIZAÇÕES (vídeo)


 O jornal Barão de Inohan esteve visitando as obras do viaduto (que não precisava existir), na RJ 106 e desta vez, foi conferir a nova pista que dará acesso a Ubatiba, Saúde, IFF, Silvado, Lagarto e Itaboraí.

No dia da reportagem, quinta feira 14 de março de 2024, a pista estava já pronta para receber o asfaltamento (que começou na sexta feira dia 15), mas, NO SEU CAMINHO EXISTE UMA CASA, EXISTE UMA CASA NO SEU CAMINHO... 

Tal qual o célebre poema de Carlos Drumond de Andrade (Pedra no Caminho: "No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho...", uma das propriedades às margens da RJ 106, ainda não teve concluída sua negociação quanto a indenização, e uma casa e um sobrado (que hoje abriga uma famosa loja de motos - uma das melhores de Maricá) ainda estão de pé, aguardando a demolição para a passagem da estrada.

Ao lado deste sobrado, um ícone da gastronomia de Maricá - Mundico's Bar que ostentava o título de melhor Carne Seca no Feijão da cidade e depois de uma grande reforma virou o TOCA DA CORUJA (de propriedade dos filhos de Mundico), já foi demolido ficando os escombros apenas na memória daqueles que por ali passaram.

Da mesma forma, um grande prédio na esquina da RJ 106 com RJ 114 que abrigava diversas lojas (inclusive recentemente uma grande filial da Flaviense Material de Construção) e que foi sede da primeira Lambateria de Maricá na década de 90, já veio parcialmente ao chão mas as negociações sobre a indenização estão arrastadas e complicadas segundo informações.


Da mesma forma, a borracharia Velasco de propriedade do genro de Craveirinho (filho mais novo do velho Craveiro), teve grande parte de sua frente demolida e para que os clientes hoje acessem a loja com um mínimo de segurança, obras precisarão ser feitas (gastando quase a totalidade da indenização ainda não paga) para alargar as portas, e ainda assim, quando os clientes saírem da loja, precisarão ter um enorme cuidado, pois o trânsito (que será de fluxo intenso e de grande parte veículos pesados rumo a Itaboraí) terá que ser parado com enorme cuidado, para que colisões não aconteçam no local.

Fora isso, no decorrer da obra, várias lojas (diversos tipos de comércio), já sucumbiram. Vários sonhos oram desfeitos e continuamos a afirmar: NÃO HAVIA NENHUMA NECESSIDADE DO VIADUTO.