segunda-feira, 4 de março de 2024

MOM FAZ RODA DE CONVERSA SOBRE DIA MUNDIAL DA OBESIDADE


 O MOM - Movimento Obesos Maricá estará realizando no final da tarde da segunda feira 04 de março, uma roda de conversas com profissionais de várias área sobre o DIA MUNDIAL DE OBESIDADE.

Diferente da maioria das datas que são COMEMORADAS, o Dia Mundial da Obesidade não é para ser comemorado, mas sim LEMBRADO, RESPEITADO e ser um elemento motivador para que hoje, boa parte dos obesos, possam ter uma melhor qualidade de vida.

A roda de conversa acontecerá na Casa dos Conselhos na rua José Custódio Soares, 175 no bairro Boa Vista, próximo ao hospital Conde Modesto Leal, das 17 as 19 horas com entrada franca.

OBESIDADE NO MUNDO

As taxas de obesidade quase triplicaram desde 1975 e aumentaram quase cinco vezes entre crianças e adolescentes. Afeta pessoas de todas as idades e de todos os grupos sociais nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, alcançando 650 milhões de pessoas em todo o mundo.

A obesidade é um dos principais fatores de risco para várias doenças não transmissíveis (DNTs), como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral e várias formas de câncer.

Pessoas com obesidade são constantemente envergonhadas e culpadas porque muitos – incluindo médicos, formuladores de políticas e outros – não entendem completamente a obesidade, que, como todas as doenças crônicas, tem causas profundas e complexas provenientes de fatores dietéticos, de estilo de vida, genéticos, psicológicos, socioculturais, econômicos e ambientais.

Pela definição da Organização Mundial da Saúde, obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Os indivíduos que possuem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados com sobrepeso e já podem ter alguns prejuízos com o excesso de gordura.

O tratamento inclui alimentação saudável com diminuição da ingestão de calorias e aumento da atividade física, podendo-se associar o uso de medicamentos. Em casos mais graves e refratários, pode ser indicado o tratamento cirúrgico.

O Dia Mundial da Obesidade (04 de março) incentiva soluções práticas para ajudar as pessoas a alcançar e manter um peso saudável, realizar tratamento adequado e reverter a crise da obesidade. Há muito a fazer, incluindo restringir a comercialização de alimentos e bebidas com alto teor de gorduras, açúcar e sal para crianças; tributar bebidas açucaradas e proporcionar melhor acesso a alimentos saudáveis; abrir espaço para caminhadas, ciclismo e recreação seguros nas cidades; ensinar às crianças hábitos saudáveis ​​desde a infância.