No momento, 13 pessoas estão acolhidas no abrigo temporário no Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, no Centro
Maricá segue em estágio de Alerta desde as 12h de sexta-feira (22/03) devido à previsão de pancadas de chuva fraca a moderada. O município registrou nove ocorrências até a manhã deste sábado (23), mas sem gravidade ou feridos. Ao todo, 13 pessoas pertencentes a três famílias que residem no Vale da Figueira e em São José do Imbassaí permanecem no abrigo temporário instalado no Centro Educacional de Maricá(CEM) Joana Benedicta Rangel, no Centro.
Até o momento, o maior volume de chuva foi de 110,72 mm, registrado na estação Espraiado, zona rural da cidade, seguido de Inoã, com 71,64mm. Na estação da Mumbuca foram registrados 57,40mm e em Itaipuaçu 24,21mm. O tempo permanece instável no município devido ao transporte de umidade do oceano para o continente. O céu estará nublado a encoberto, com previsão de chuva fraca a moderada, em pontos isolados ao longo do período. Os ventos estarão com intensidade fraca a moderada. A temperatura máxima prevista é de 26°C e a mínima de 22°C.
A Prefeitura de Maricá mantém o plano de contingência para reduzir o impacto e eventuais consequências do mau tempo na cidade, com atuação de todos os órgãos e secretarias envolvidos nessa integração para dar o suporte necessário à população. A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá está com equipes de plantão 24h para atender chamados de emergência pelos telefones 199 e (21)2637-1999 ou pelo WhatsApp (21)98294-3235 /(21) 98263-0048.
O prefeito Fabiano Horta monitora toda a situação da cidade no Centro de Operações de Maricá (Comar) e na sede da Defesa Civil.
"É importante que a gente tenha todos os cuidados possíveis para prevenir os locais de enchentes. Fiquem atentos às nossas recomendações postadas nas redes sociais. Se as sirenes tocarem nas suas áreas, por favor, se desloquem para lugares seguros. A chuva pode ser intensa. Isso é para que a gente tenha de fato a segurança e a tranquilidade para passarmos juntos por esse final de semana", orientou o prefeito.
Ocorrências na cidade
De acordo com a Secretaria de Proteção e Defesa Civil, foram registradas, até o momento, nove ocorrências, sendo duas quedas de árvore em Guaratiba e Bambuí, dois riscos de desabamento e uma rua com rachaduras em Jacaroá; deslizamento de encosta no Bairro da Amizade; risco de escorregamento de encosta com possíveis rachaduras na Rua Uruguai; alagamento e possíveis descargas elétricas no túnel de Inoã, e verificação de situação do rio Camburi. Não há mais registro de bolsões d'água na rodovia RJ 106, na altura do Parque Nanci, sentido Niterói, e em Inoã, no sentido Maricá.
Secretário de Defesa Civil de Maricá, Fabrício Bittencourt destacou o planejamento da cidade para reagir com rapidez as ocorrências causadas pela chuva.
"A cidade está preparada, é resiliente porque existe um trabalho preventivo durante todo o ano. Nessa hora, temos uma resposta melhor que nos dá tranquilidade para trabalhar. Houve pontos de alagamento pontuais na sexta-feira, mas nossa resposta foi rápida. Os canais da cidade estão dragados, os rios estão limpos e a água escoou rapidamente. Os ônibus escolares amarelinhos, cedidos pela Secretaria de Educação, são os pontos de apoio móveis que circulam nos quatro distritos, além dos dez pontos de apoio fixos. As equipes operacionais e todas as nossas viaturas e embarcações estão à disposição, além das demais secretarias que também atuando para dar a resposta imediata", garantiu Bittencourt.
Serviços essenciais e pronta-resposta
Os serviços essenciais de saúde funcionarão normalmente, com atendimento 24 horas, incluindo o Hospital Conde Modesto Leal (Centro), a UPA de Inoã, o Pronto Atendimento Santa Rita (Itaipuaçu) e o SAMU 192. As Unidades de Saúde da Família (USF) e da atenção especializada também funcionarão, mantendo as consultas e procedimentos agendados dentro do possível.
A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) e a autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) estão com todo o maquinário preparado para atuar na desobstrução de vias caso seja necessário. Agentes da Seop, Guarda Municipal, Trânsito, além de equipes da Empresa Pública de Transportes e secretarias de Assistência Social, Educação, Iluminação Pública, Habitação, Proteção Animal, Agricultura e Cidade Sustentável também estão mobilizadas para assegurar os diversos serviços públicos e prestar auxílio aos moradores.
A população conta com dez pontos de apoio estratégicos em diferentes bairros da cidade, que foram definidos pela prefeitura em caso de necessidade de suporte, além de dois abrigos temporários, que serão instalados em escolas municipais do Centro e de Itaipuaçu, conforme plano de contingência e locais relacionados abaixo.
Pontos de apoio:
EM Amanda Pena
Rua Ermínio Ferreira da Silva
EM. Joaquim Eugênio
Rua Ledo Barroso Bittencourt
Centro Evangelistico (IDE)
Av. Carlos Marighella, esquina com Rua 44
EM. Aniceto Elias
Rua Leonardo José Antunes
EM Marcos Vinícius C. Santana
Avenida Três
Igreja Evangélica Independente
Avenida Antônio Carlos Jobim
EM. Carlos Magno Legentil de Mattos
Rua Barão de Inoã, 100
Primeira Igreja Batista
Rodovia Amaral Peixoto, 21
EM. Maurício Antunes
Rua 63, Estrada do Boqueirão
Escola de Samba União de Maricá
Rodovia Amaral Peixoto, km 28,5
Pontos de apoio móveis:
Os ônibus escolares amarelinhos estarão circulando nos quatro distritos da cidade, além do Vale da Figueira.
CENTRO
Centro Educacional Joana Benedicta Rangel
Rua Nossa Senhora do Amparo, 240
CEPT Leonel Brizola
Av. Jardel Filho (antiga Av. Dois), esquina com Rua Alice Maximiliano de Souza