sábado, 2 de março de 2024

2070 NOVOS UNIVERSITÁRIOS RECEBEM SEUS CERTIFICADOS

 Maricá finaliza entrega de 2.070 certificados do Passaporte Universitário. Evento aconteceu na quarta (28/02) e quinta-feira (29/02) e novos bolsistas estão classificados para 28 diferentes cursos

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação, realizou, na quarta feira 28 e na quinta-feira (29/02), as cerimônias de entrega de bolsas para diversas graduações aos contemplados pelo Programa Passaporte Universitário. A solenidade, que aconteceu no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, reuniu mais de duas mil pessoas com as letras, mil na quarta (agraciados com as letras 'A a K') e mil na quinta  (iniciais de ‘L a Z’) e também na quinta, entregou 70 bolsas especialmente para o curso de Medicina no mesmo local. Ao todo, o programa entregou em dois dias 2070 bolsas aos maricaenses.

“Hoje estamos vendo a presença da juventude nesse ciclo do passaporte e isso significa, para nós, a realização de algo que foi pensado no início, era preciso dominar o imaginário social com os meninos e meninas, crianças que percorriam a escola pública de Maricá, as escolas privadas de Maricá com a perspectiva de que a universidade não seria um lugar impossível, ao contrário, a universidade tornou-se um lugar possível na própria cidade de Maricá. Essa é a essência do passaporte universitário. São jovens que tem a tarefa de construir um mundo. Viva o Passaporte e viva os novos universitários!", disse o prefeito Fabiano Horta.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Formação, Adriana Costa, se emocionou novamente e mencionou a importância do programa na vida dos maricaenses. "Hoje é um dia muito especial, um dia de entrega. Um dia de realizar sonhos e entrar para a tão sonhada graduação. A juventude de Maricá aprendeu que é possível terminar o ensino médio e entrar para a faculdade. Aqui a faculdade está se tornando um sonho rotineiro na vida dos nossos maricaenses", expôs.

Os novos bolsistas estão classificados para 28 diferentes cursos, como Administração, Direito, Enfermagem, Odontologia e Medicina Veterinária.

Para Nayara Oliveira, de 18 anos, moradora de Itaipuaçu, o passaporte tornou possível a realização do sonho de ser a primeira pessoa a cursar o terceiro grau em sua família.

"Sou a primeira da minha família a conseguir entrar na faculdade, então o meu coração está cheio de alegria. A minha família também está super feliz. E é isso, estou transbordando de felicidade", comentou a nova estudante de psicologia.

Polyana Soares, de 20 anos, passou para o curso de Odontologia. "A prova foi muito difícil,  porque na primeira avaliação não enviaram intérprete de libra e eu tive que entrar no recurso. Diante disso, fiz  uma segunda prova com intérprete de libra e consegui passar. Estou muito feliz, emocionada e bem confiante com os próximos passos na faculdade", disse a moradora do Bananal.

Passaporte Universitário

O Passaporte é um programa de concessão gratuita de bolsas de estudos e qualificação para as modalidades de cursos livres, de extensão, técnicos, graduação e pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu. Até o momento, 8.499 bolsas de graduação e pós-graduação foram distribuídas desde o ano de 2019, quando teve início o Programa Passaporte Universitário.

Na lista de cursos de pós-graduação estão: engenharia, gestão estratégica de negócios, administração hospitalar, entre outras especializações. Em contrapartida, as universidades credenciadas se comprometem a criar, em até cinco anos, unidades de ensino universitário na cidade. Já dentre os cursos de graduação ofertados pelo programa na Universidade Estácio de Sá, UniLaSalle, Universidade Vassouras e Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) estão Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Farmácia, Fisioterapia, entre outros.