quarta-feira, 13 de março de 2024

CAPS III: UM ANO DE FUNCIONAMENTO E QUASE 30 MIL ATENDIMENTOS

900 pessoas com sofrimento psíquico grave ou persistente são atendidos do espaço


Após um ano de funcionamento o CAPS 3 - Centro de Atenção Psicossocial Gilberto Silva dos Santos, realizou 29.700 atendimentos em saúde mental, acolhendo pessoas com sofrimentos psíquicos graves ou persistentes por livre procura, sem necessidade de agendamento. O espaço foi entregue em março de 2023 e fica na Rua Clímaco Pereira, 259, no Centro, próximo a garagem da Viação Nossa enhora do Amparo. A estrutura é uma expansão do antigo Caps 2, passando a receber os usuários todos os dias da semana, 24 horas.

CAPS 3

O Caps 3 conta com uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, médicos, oficineiros, fisioterapeutas, cuidadores, farmacêuticos, auxiliares de farmácia, acompanhantes territoriais e redutores de danos. Atualmente, 64 profissionais atuam no local, representando um crescimento de 166% em comparação ao Caps 2, que tinha 24 colaboradores.

A assistência em saúde oferecida pela equipe do Caps 3 inclui diversas atividades, como atendimento individual; em grupos; oficinas terapêuticas; visitas domiciliares; atendimento à família; além de ações comunitárias e territoriais com o objetivo de reinserir o usuário no meio familiar e social. Dessa forma, é fortalecida a autonomia, o protagonismo e o empoderamento do sujeito para a execução das atividades cotidianas, o que faz parte de um cuidado humanizado e que leva em conta o cotidiano e o contexto familiar de cada um.

Franciny Azevedo, coordenadora do Caps III, destacou a importância dos serviços oferecidos no local e como a expansão dos atendimentos trouxe impactos positivos.

“O Caps III funciona 24 horas diariamente, incluindo nos feriados e fins de semana, o que dinamiza a assistência em saúde mental, principalmente através do acolhimento noturno. Com a chegada de novos técnicos, reorganizamos a configuração dos atendimentos, diversificamos as oficinas terapêuticas e fortalecemos a ação territorial e com os familiares, trabalhando de forma mais abrangente”, ressaltou.

Números reforçam o papel do Caps 3

O Caps 3 é a retaguarda para a rede de saúde mental, recebendo também usuários acompanhados pelos Caps Álcool e outras Drogas (Caps AD); Infantojuvenil (Capsi), Unidades de Saúde da Família (USF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Equipes Multidisciplinares de Atenção Psicossocial (Emap). Para casos específicos e mais graves, a referência para a retaguarda à crise é o Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro.

Atualmente, 900 pessoas são acompanhadas no espaço, um crescimento significativo em relação ao Caps 2, que continha 743 prontuários ativos no momento anterior à implementação do novo serviço. O atendimento às crises também evoluiu, passando de 423 em 2022 para 1386 em 2023, quando houve a inserção de mais profissionais na equipe técnica e a aquisição de ferramentas de trabalho fundamentais, proporcionando dinâmicas mais abrangentes.

O acolhimento noturno também foi um ponto central de avanços no projeto terapêutico singular de cada usuário. Através dessa abordagem, cerca de 70 pessoas puderam ser acompanhadas pela equipe multiprofissional com cuidado monitorado e observado. É importante lembrar que no Caps 3 há camas direcionadas ao pernoite dos usuários que necessitem de assistência noturna pontual, além de armários, espaço para alimentação, banheiro e lavanderia.

Saúde mental em toda a rede

No município, a Atenção Psicossocial possui uma rede de cuidados integrada e qualificada, que inclui diversos outros serviços. As Equipes Multidisciplinares de Atenção Psicossocial (EMAP) atuam nas USF, atendendo pessoas com transtornos mentais moderados, incluindo questões ligadas à ansiedade, ao humor e à dependência química. Há uma equipe em cada distrito, composta por psiquiatra, psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional. Os atendimentos são por encaminhamento da USF, do Nasf, de outros serviços da rede ou de forma intersetorial.

Já o Caps AD atende todas as faixas etárias e é direcionado a transtornos pelo uso de álcool e outras drogas. O espaço fica na Rua Eugênia Modesto da Silva, 107, no Centro, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os atendimentos são por demanda espontânea (livre procura) ou por encaminhamento de outros serviços da rede.

Em outra frente, há o Capsi, que conta com assistência multiprofissional a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive por conta do uso de substâncias psicoativas e o público dessa faixa etária com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O serviço fica na Rua Eugênia Modesto da Silva, 363, lote 01, quadra H, no Centro, e também atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, tanto por livre procura ou encaminhamento.

Como parte do compromisso com a política antimanicomial, a cidade também possui os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRD), que são moradias ou casas para cuidar de pacientes com transtornos mentais que passaram por internações psiquiátricas de longa permanência e foram desinstitucionalizados.