quarta-feira, 27 de março de 2024

ENEL SE SUPERA NO ESPRAIADO. UM POSTE, SEGURA OUTRO QUE SUSTENTA OUTRO

 


Postes velhos, ainda da época da CERJ (década de 60 e 70), antecessora da AMPLA  são comuns em vários pontos de Maricá, sejam em bairros de maior poder aquisitivo, sejam em bairros rurais, como podemos conferir este poste na foto abaixo confeccionado na época da CERJ, quando do lançamento do então loteamento Condado de Maricá em 1978 (hoje, um dos bairros de maior valor de IPTU do município), postes estes feitos de eucalipto.


Este tipo de material era utilizado em postes, por serem na época abundantes e resistentes, tanto que este da foto acima, como já citamos, é de 1978, instalado pela CERJ na entrada do Condado e que ainda resiste firmemente até os dias de hoje (já são 46 anos).

Mas, em alguns locais, encontramos estes postes já deteriorados em sua base - foto acima - (por serem de madeira, vão apodrecendo), e que acabam tombando.


Vemos em vários locais de Maricá (e de outras cidades do estado e do país), postes tortos, prestes a cair e alguns deles, amarrados em outros postes e em outros locais, para que não caiam causando acidentes graves, embora, já tenhamos registrado em matérias, vários destes postes caindo sobre residências e carros como na foto abaixo.

Mas, a ENEL (sempre a ENEL) vem se superando no bucólico bairro rural do Espraiado. Na estrada que corta o bairro e liga a RJ 106 até as quedas d'água e cachoeiras, podemos observar DEZENAS de postes no meio da rua, postes estes que a antiga AMPLA e posteriormente a ENEL não retiraram ou deslocaram para o devido asfaltamento da estrada do Espraiado, fazendo com que os motoristas façam um verdadeiro rallye para transitar na via.

E para piorar, a reportagem do Barão de Inohan encontrou um poste com a base totalmente apodrecida, amarrado em outro poste de eucalipto que com o peso também está tombando e estes dois postes, aparecem amarrados em outro poste (este de concreto armado), ambos no meio da rua, ao lado do meio fio, em uma cena bizarra (por que os dois postes de madeira não foram removidos?), que só a ENEL poderia nos proporcionar.