terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

EM APENAS 20 DIAS, 2 SECRETÁRIOS SÃO AFASTADOS. CRISE NO FINAL DO GOVERNO HORTA?

Ações da PF podem respingar no prefeito por responsabilidade compartilhada, o que seria péssimo, depois de 7 anos de bom governo

 


Exatos 20 dias entre uma operação e outra. No dia 07 de fevereiro a polícia federal fez TOC TOC em casas e locais de trabalhos do deputado estadual Renato Machado, um secretário de peso do governo Fabiano Horta - Leonardo de Oliveira (responsável pelas finanças do município) e mais 8 pessoas, fazendo busca, apreensões e tornando indisponíveis bens destes investigados, abrindo a primeira crise do ano no governo Fabiano Horta (https://obaraoj.blogspot.com/2024/02/deputado-secretario-de-marica-e-outras.html). Leonardo foi exonerado no mesmo dia pelo prefeito, mas veio o MARICARNAVAL e o assunto foi "esquecido".

Mas no início da manhã da terça feira 27 de fevereiro, exatos 20 dias da primeira ação da policia federal de 2024 em Maricá, outra grande ação desta vez em Maricá, Niterói e Rio de Janeiro na casa e locais de trabalhos dos envolvidos na busca e apreensão.

Em Maricá, a PF esteve primeiro no Hospital Municipal de São José (alvo das duas ações - N.R.: TROQUEM O NOME DO HOSPITAL, PORQUE O ATUAL, DO GENOCIDA RECONHECIDO PELA ONU, ESTÁ DANDO MUITO AZAR), depois esteve na sede da SANEMAR, na secretaria de saúde e no paço municipal, onde documentos, celulares, computadores e até carros foram apreendidos (um eles um Porsche).

MAIS UMA EXONERAÇÃO E RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA

Com mais este lamentável fato, a secretária de saúde Solange Oliveira foi exonerada com informou o Barão de Inohan na matéria postada às 07:12 h (primeira mídia de Maricá a noticiar mais essa ação da PF - https://obaraoj.blogspot.com/2024/02/pf-faz-busca-e-apreensao-em-marica-rio.html). Além da secretária, mais três funcionários da secretaria de saúde foram também afastados.

A Dra. Simone Costa, ex-secretária de saúde, que até o dia 22 de fevereiro ocupava o cargo de diretora comercial da SANEMAR (autarquia de saneamento básico de Maricá) e foi promovida a diretora do hospital de São José de Imbassaí, também foi afastada do cargo de direção.

O hospital de São José, também é alvo de uma série de denúncias de maus-tratos e até assédio moral e sexual por pessoas ligadas as empresas terceirizadas que atuam no hospital.

O fato de mais um secretário (o primeiro, responsável pelas finanças de Maricá, e a segunda, responsável pela secretaria com o maior orçamento do município) ter sido exonerado, macula o final do governo Fabiano Horta e cria um precedente perigoso, uma vez que os secretários, são cargos de confiança, pertencentes ao primeiro e segundo escalão (este dois são do primeiro escalão) e são escolhidos diretamente pelo prefeito, o que no "juridiques" é conhecido como RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA, o que não é nada bom para Fabiano.

Em nota, a prefeitura de Maricá informou que "tem total interesse em colaborar para o esclarecimento de quaisquer denúncias que envolvam a gestão, porque o princípio dessa administração é a aplicação correta dos recursos públicos. A determinação de afastamento dos servidores será cumprida e todos os novos pedidos de informações feitos pelos órgãos de controle serão atendidos."

No início da noite, uma nova nota foi emitida e veiculada pela prefeitura. Diz a nota:

"Em razão da enorme quantidade de informações absolutamente equivocadas divulgadas na imprensa, a Prefeitura de Maricá tem o compromisso público de reestabelecer a verdade dos fatos sobre o contrato firmado entre a Secretaria de Saúde e a OS Gnosis.

- A operação da PF não teve como alvo o Hospital Che Guevara.

- O Hospital Che Guevara não tem e nunca teve  qualquer vínculo com a OS Gnosis.

- Não é verdade que tenham ocorrido aditivos somando 151% no contrato da OS Gnosis com a atenção primária de Maricá.

- O único aditivo durante todo o contrato foi de 9,85% (em 2022), respeitando o limite da legislação de até 25%. 

- Em 2020, por exemplo, o município tinha 36 equipes de saúde da família e 7 de saúde bucal. Hoje, tem 57 de saúde da família e 30 de saúde bucal. 

- Com isso, também está errada a informação de que houve a contratação de 75 médicos para apenas uma unidade.

Por fim, reafirmando o compromisso com a verdade, o interesse da população e o zelo  no uso dos recursos públicos e sua correta prestação de contas, todos os esclarecimentos requeridos serão feitos, bem como o cumprimento de todas as determinações judiciais."

Aguardemos cenas dos próximos capítulos!