O jornal Barão de Inohan esteve nos apartamentos que a prefeitura entregou aos novos moradores do Condado que fazem parte do projeto Habitar. A entrega foi feita em grande solenidade em no dia 30 de novembro (https://obaraoj.blogspot.com/2023/12/prefeitura-entrega-30-novas-casas-do.html), e de lá pra cá, alguns problemas e também soluções aconteceram no período, e fomos conferir:
PROBLEMAS
Alterações nos apartamentos
Alguns moradores do condomínio denunciaram que obras estão sendo feitas por outros moradores, alterando o formato original do apartamento entregue. E o Barão de Inohan gostaria de saber se isto é previsto!
Lixo e material para recolhimento
Os apartamentos não comportaram todos os móveis de alguns dos moradores e desde a chegada deles, restos de móveis estão aguardando a coleta seletiva da SOMAR, além de lixo advindo das unidades residências que não estão sendo devidamente recolhidas. O Barão de Inohan gostaria de saber quando farão o recolhimento!
Transporte
Conversando com uma moradora, mãe de três filhos em idade escolar, para ela tudo está perfeito, a não ser, a grande distância do condomínio para a Alameda Maricá (via por onde passa o vermelhinho da linha E17 Centro x Condado via Marquês), onde precisam andar mais de um quilômetro. Idosos, portadores de deficiência e crianças são as mais prejudicadas, e com o começo das aulas, o problema se potencializará. O Barão de Inohan gostaria de saber se é possível a EPT colocar uma van ligando o condomínio até a pracinha na Alameda Maricá, fazendo este transporte de ligação e alimentação para o vermelhinho, facilitando a vida dos moradores do condomínio e de muitos outros do entorno.
Transformador
Um único transformador na região, atende dezenas de moradores da região da rua Eucalipto, que aumentou em 17 unidades com este novo condomínio, já ocupado por 15 novos moradores do projeto Habitar. Segundo informações, os picos de luz são constantes, já queimando aparelhos e quando falta luz, a demora no restabelecimento é grande. O Barão de Inohan gostaria de saber quando a ENEL irá colocar um novo transformador para atender este condomínio e os moradores do entorno no final da rua Eucalipto.
Funk e pagode no condomínio
Moradores do entorno (e até mesmo) do condomínio, denunciaram o som excessivamente alto de aparentemente um morador do bloco 2, que passa os finais de semana até altas horas com funk e pagode, atrapalhando o sossego e descanso dos demais. O Barão de Inohan gostaria de saber com a SEOP se isto é possível?
SOLUÇÕES
Urbanização
As ruas do entorno do condomínio e da praça na rua Eucalipto (a principal da região), estão sendo urbanizadas, já com caixas de coleta de águas pluviais construídas, meio fios colocados para o asfaltamento na região, que segundo previsões da Land (responsável pela obra), deverá ser concluída antes do carnaval. O Barão de Inohan irá conferir!
Praça
A pracinha no final da Rua Eucalipto, está em fase de terraplanagem e preparação de níveis.
Ela terá dois platôs, mas o responsável da empresa Land (responsável por essa fase da obra), não soube informar se na praça haverá algum aparelho esportivo, equipamentos para ginástica, brinquedos ou se será apenas uma área de convivência. Também não soube informar o prazo da conclusão da praça. O Barão de Inohan estará acompanhando!
Estaremos acompanhando o desenrolar dos problemas e a concretização das soluções, aguardando respostas dos setores mencionados.