terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

DENÚNCIA DO BARÃO: COMEÇOU MUTIRÃO DE LIMPEZA NO CONDADO, MAS OS PROBLEMAS SÃO MUITOS

 


Após matérias do jornal Barão de Inohan falando do teto do ponto de ônibus na pracinha do Condado que havia desabado colocando em risco usuários e pedestres (https://obaraoj.blogspot.com/2024/02/teto-de-ponto-de-onibus-desaba-e-coloca.html) e resolvido dois dias após a publicação (https://obaraoj.blogspot.com/2024/02/dois-dias-apos-denuncia-do-barao-ponto.html), na mesma matéria denunciamos a falta de limpeza tanto na pracinha como em outros pontos do Condado e o tema virou palco de discussão nos dois grupos do Whatsapp no bairro.

Um morador felicitou a presença de equipes de varrição já na manhã da segunda feira 19, porém reclamou da falta cuidados na rua Ipê, penúltima rua da Alameda Maricá : "Bom dia grupo !!! Hoje temos felizmente uma grande equipe de varrição na entrada Condado de Maricá varrendo a rua principal. Os moradores da Rua Ipê ficariam imensamente felizes se um pequeno contingente dessa grande equipe fosse deslocada para lá, pois há semanas não há essa prestação de serviço público. Quem puder, por favor faça chegar esse apelo ao responsável da varrição no bairro!!! Desde já muito obrigado e excelente dia para todos!!!"

Outro morador denuncia a divisão no bairro: "O que tenho percebido é que as ruas após a praça, me parecem não pertencer ao bairro, pois quem passa da pracinha a realidade é um bairro totalmente diferente. Só gostaria de entender o motivo, uma vez que tbm pagamos impostos. E temos total direito aos serviços públicos."

Mais moradores lamentaram: "Esquecidos da praça pra cá, não existimos"

"Desde o ano passado que não tem varrição, não tem poda dos matos, o lixeiro passa qnd quer, já chegamos ficar mais uma semana sem coleta."

"O engraçado que da praça pra lá tem tudo né!!!", citando a parte inicial do Condado, da entrada até a ponte, marco divisor do bairro.

Em cima destas denúncias, a reportagem do jornal Barão de Inohan, andou POR TODAS AS RUAS DO CONDADO na manhã da segunda feira após conferir a troca do teto do ponto de ônibus e limpeza do entorno, mas já, em frente ao local, se deparou com um enorme FOCO DE DENGUE. Segundo moradores, essa poça em frente ao ponto (ao lado dos brinquedos da pracinha do Condado), só seca com semanas de sol intenso, pois não existe escoamento no local.

Andamos pelas ruas após a ponte e verificamos graves problemas na coleta de lixo na Rua Hibiscos (local inclusive onde existe uma casa de idosos), vimos problemas nas ruas Ipê, Jacarandá, Lobélia, onde moradores afirmam que chegam a ficar sem coleta por até duas semanas e não existe varrição nestas ruas. 

Vimos também um bolsão de água na rua Ipê, que com certeza também é um grande foco de dengue.

Saindo das ruas após a ponte, entramos pela rua 6 (ruas de várias casas de festas e de uma conhecida pousada) e andamos nas ruas 3 e 4,onde também vimos total falta de coleta de lixo e entulho.

Solicitamos a direção da SOMAR que providências sejam tomadas de forma emergencial no bairro, largado pela atual administração da autarquia de obras e serviços de Maricá.


Confira mais fotos: