A União de Maricá fez um belíssimo, empolgante, luxuoso e perfeito desfile na madrugada do sábado 10 de fevereiro, fazendo usa estreia com chave de ouro na Marquês de Sapucaí, principal passarela do samba do país, que completa 40 anos e exaltou a vida e obra de Guaracy Sant'anna, o Guará, autor de sambas marcantes, como “Sorriso Aberto”, “Problema Social” e “Singelo Menestrel”.
A escola apresentou alegorias maiores e fantasias luxuosas do que de todas as agremiações da noite e sai como favorita para subir. A comissão de frente contou com um elemento cenográfico em forma de pandeiro onde componentes sambavam em cima que chamou a atenção do público.
Valéria Valenssa, a terna Globeleza, de quem se esperava muito brilho no desfile (ela foi nomeada embaixadora de Maricá), fez apenas uma participação simbólica e comportada na abertura do desfile da União de Maricá, frustrando muita gente.
Prevista para entrar na avenida por volta dos 45 minutos de sábado, a escola só entrou por volta das 02:20h e começou seu desfile somente às 02:40 h.
O enredo “O Esperançar do Poeta” é uma grande homenagem aos compositores que mudam vidas a partir de seus versos e melodias.
A escola trouxe muita exuberância em suas alegorias e fantasias, se destacando das demais agremiações do grupo. A comissão de frente surpreendeu o público com uma peça cenográfica em forma de pandeiro que se movia onde os componentes sambavam em cima dela.
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, desfilou pela escola e falou sobre a ansiedade da estreia no palco principal do carnaval carioca, a Marquês de Sapucaí. “Ansiedade de uma expectativa positiva. A comunidade construiu um belo carnaval, trouxe muita vibração acima de tudo. A escola vai passar pela Sapucaí levando muita energia de uma cidade que se reconhece na transformação, na afirmação da cultura popular do samba como valor identitário e vai chegar chegando. Vai levar esperança para outras cidades do Rio de que é possível transformar o território. Maricá é meu país, meu país é Maricá!", declarou o prefeito antes da escola entrar na avenida.
O presidente da agremiação, Tadeu Marinho, conhecido como Tadeuzinho, falou sobre a preparação da escola ao longo do ano para que a estreia na Sapucaí fosse surpreendente. “Estamos muito animados e com o coração acelerado. Com a certeza de que vamos passar nessa avenida pela primeira vez e fazer história. É um lugar que a gente vai pisar e espero nunca mais sair. Trabalhamos forte desde o começo do ano passado até agora para que esse momento acontecesse. Então, isso é fruto de muito trabalho, competência, amor, garra e vamos mostrar isso aqui”, declarou Tadeuzinho durante entrevista à TV Band.