Terça feira, 13 de fevereiro (sempre o emblemático dia 13) e Maricá VOLTOU A SORRIR. Este dia foi marcado pelo retorno do desfile das escolas de samba de Maricá, após uma ausência de 16 anos. Sete agremiações (três do grupo de acesso e quatro do Grupo Especial) cruzaram a passarela Adélia Breve, no Centro, para um grande público que prestigiou o evento.
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, e a primeira-dama, Rosana Horta, assistiram animados, sambando e aplaudindo a cada escola que passava. A primeira dama, sem cerimônias, pedia uma camisa de cada escola para desfilar junto com a agremiação.
São Pedro colaborou, o povo estava animado, e apesar de todos os problemas que aconteceram no decorrer do ano passado para liberação das subvenções, tudo deu certo (mesmo sem os tradicionais enfeites do Maricarnaval, que cá entre nós, NÃO FIZERAM FALTA NENHUMA, pois quase ninguém notou, apenas lamentamos a falta da corte de momo e até mesmo a ausência da última corte - 2023 - abrindo os desfiles) e o mais importante - O VERDADEIRO SAMBA E CARNAVAL DE MARICÁ VOLTOU, gerando empregos nas sete escolas participantes (só faltou a Araçatiba).
OS DESFILES
Pelo grupo de acesso cruzaram a avenida a Herdeiros de Maricá, Acadêmicos do Caxito e Flor do Imbassaí (com até 30 minutos de desfile), seguidas pelas escolas do Grupo Especial: Império da Camisa Azul e Branco, Unidos do Saco das Flores, Tradição de Maricá e Inocentes de Maricá (com 45 minutos cada). Nas laterais e arquibancadas lotadas, o público aplaudia com animação e emoção a passagem de cada uma das agremiações.
Fabiano Horta avaliou a volta dos desfiles como um reencontro de Maricá com sua forte identificação com o Carnaval. “Maricá tem uma cultura de Carnaval muito viva, e é com muita alegria e satisfação que trazemos este evento de volta, reforçado pela presença da União de Maricá na Sapucaí. A movimentação das comunidades é grande na preparação e as escolas estão passando com toda a garra e euforia, e torcemos para que isso cresça porque cria vínculos sociais. Para nós, é o resultado de um trabalho de nossa gestão desde 2009 e também é um legado que deixamos”, ressaltou o prefeito que garantiu que NINGUÉM MAIS TIRA AS ESCOLAS DE MARICÁ!
De acordo com secretário de Turismo de Maricá, Robson Dutra, o gostinho de Carnaval retorna em maio, mês de aniversário da cidade, que terá em seus festejos a segunda edição da ‘Maricareta’. Ele fez um rápido balanço sobre a folia deste ano: “Só de ver a felicidade do povo nas ruas nos mostra que investimos de forma correta na festa popular. Esse desfile que volta hoje é outro exemplo, e a alegria de quem veio ver já nos gratifica. Tem gente de todas as idades aqui curtindo”, pontuou Dutra.
O desfile foi comemorado pelos foliões com o mesmo entusiasmo das autoridades e as escolas comemoraram a geração de empregos que pode ser cada vez maior a cada ano, ligada ao verdadeiro mundo do samba em Maricá.
"Como eu estava com saudade disso! É uma tradição da cidade que precisava ser resgatada, e o público mostra o quanto queria de volta marcando presença, lotando a avenida”, observou a jornalista Roselly Pelegrino, que cobriu desfiles anteriores ao hiato.
Para a educadora popular Day Andrade, o governo Fabiano Horta teve sensibilidade ao trazer o espetáculo de volta. “É um importante momento para a cultura da cidade. Curti os blocos também, mas faltava esse investimento maior e ele veio”, exaltou ela, que torcia para a Flor do Imbassaí, escola de São José de Imbassaí, bairro onde mora.
O resultado da disputa foi conhecido na noite da quarta-feira de cinzas (14/02), quando aconteceu a apuração dos votos dos jurados, também na passarela do samba.
O RESULTADO
Infelizmente, toda a organização da noite anterior não foi vista na noite das apurações, onde até mesmo mesa e cadeiras faltaram e foram conseguidas em cima da hora. Mas, vida que segue, os envelopes foram abertos e as notas foram lidas, para alegria de muitos e frustração de alguns.
Ao final, a TRADIÇÃO foi a grande campeã do Maricarnaval, com a SACO DAS FLORES conquistando o vice-campeonato, INOCENTES DE MARICÁ em terceiro e a CAMISA AZUL E BRANCO em quarto lugar.
Pelo grupo de acesso, a FLOR DO IMBASSAI fez um desfile magnífico e conquistou não só o título, como garantiu sua vaga no grupo especial em 2025. Vale lembrar que tanto a Tradição, quanto a Saco das Flores e a Flor de Imbassai, tem MULHERES na presidência!!!
Em segundo lugar ficou a Acadêmicos do Caxito e em terceiro a Herdeiros de Maricá.
A redação do Barão de Inohan e do CULTURARTE estão aguardando o envio da planilha de notas para informamos a pontuação de cada escola.
Parabenizamos a LACAM através do presidente Gilson, a secretaria de turismo através do secretário Robson Dutra e do subsecretário Thiago Medina e a prefeitura de Maricá por resgatarem e trazer de volta nosso verdadeiro carnaval, gerando empregos, oportunidades e ALEGRIA que o povo maricaense precisa e MERECE.
OS DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA DE MARICÁ VOLTARAM E AGORA, NINGUÉM MAIS TIRA!
Matéria em atualização