quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

BOMBA: SUBSECRETÁRIO DE CULTURA E CÚPULA DO PROAC SÃO AFASTADOS

 SECRETARIA DE CULTURA EMITE NOTA EM QUE POUCO ESCLARECE


Uma bomba caiu no colo de muitos artistas, fazedores de cultura e funcionários da secretaria de cultura de Maricá, ainda sem as devidas explicações ou informações: o subsecretário de cultura Paulo Reis, e a cúpula do PROAC (Programa de Auxílio à Cultura, do governo federal e criado em âmbito municipal pelo ex-secretário Sady Bianchin) foram afastados da secretaria, o que pode prejudicar o andamento do programa. O afastamento (não temos a certeza sobre exonerações e quem poderá ocupar o cargo de subsecretário) aconteceu na manhã da quinta feira 29/02.

No início da tarde, no grupo de whatsapp do PROAC, tanto o subsecretário quanto a cúpula do PROAC foram removidos do grupo (o que nós do Barão de Inohan achamos desnecessário e lamentável), expondo desnecessariamente estes profissionais que bem ou mal - não estamos aqui para nenhum julgamento - tocaram o programa desde março de 2023.

Afim de esclarecer e saber os reais motivos destes afastamentos, o jornal Barão de Inohan, solicitou a secretaria de comunicação no meio da tarde da quinta feira (29) informações a respeito. Até o fechamento desta matéria às 21 horas, ainda não havíamos recebido qualquer informação.

SECRETARIA DE CULTURA ENVIA NOTA EM QUE NADA ESCLARECE

Na manhã da sexta feira 01/03, a secretaria de comunicação da prefeitura enviou nota da secretaria de cultura, que em nada esclarece. Diz a nota:

"A Secretaria de Cultura de Maricá informa que o Programa Municipal de Arte e Cultura (Proac) é a mais importante ferramenta de fomento no município e vem sendo executado com empenho, transparência e respeito com todos os artistas que participam do projeto. 

Sobre a exoneração e nomeação de funcionários, cabe destacar que mudanças ocorrem exclusivamente por decisão do gestor e sempre na busca pelo aprimoramento dos processos internos de trabalho e das políticas desenvolvidas no município.

Por fim, informamos ainda que o Proac continuará sendo executado sem qualquer prejuízo aos participantes."

CONCLUSÃO

Após matéria publicada no Barão de Inohan, vários artistas e fazedores de cultura entraram em contato com nossa redação reclamando da falta de transparência e diversos outros problemas na execução do Proac, o que contradiz nota da secretaria sobre a TRANSPARÊNCIA E RESPEITO COM TODOS OS ARTISTAS QUE PARTICIPAM DO PROJETO.

No que diz respeito sobre a exoneração do subsecretário e da cúpula do PROAC, a secretaria de cultura informa ser uma decisão exclusiva do gestor da pasta, sem informar os motivos que levou a exoneração de quatro pessoas de grande importância dentro da secretaria, o que pode colocar em dúvida o trabalho e a transparência da pasta e dos seus trabalhos, o que lamentamos.

O jornal Barão de Inohan abre o espaço que for necessário para todos aqueles que foram aqui citados nesta matéria, deem os devidos esclarecimentos.