Continua em ritmo frenético o Maricarnaval 2024, onde vários blocos já desfilaram por várias ruas de Maricá, que pela primeira vez está sem enfeites nas ruas e praças (não houve tempo hábil para a licitação da secretaria de turismo), e também sem a eleição da corte de Momo (essa por conta da LACAM - Liga das agremiações carnavalescas de Maricá, que devido à confusão na escolha da corte de momo de 2023, resolveu não realizar o concurso e manter a corte de 2023).
No sábado dia 10, 23 blocos animaram o Maricarnaval, com já tradicional bloco Garça da Manhã abrindo "oficialmente" os festejos de Momo em Maricá, na lagoa de Araçatiba desde às 7 horas da manhã, reunindo foliões e autoridades.
Saindo direto da Sapucaí, onde desfilou na União de Maricá, o prefeito Fabiano Horta chegou cedinho no Garça da Manhã: "Maricá vem construindo um referencial de carnaval matinal. Diversos outros blocos estão optando pela manhã como elemento dessa folia. E eu acho que esse é o segredo. Essa beleza do amanhecer, o sol nas pessoas e a segurança dos nossos foliões, independente do horário. A minha dica é: curtir Maricá, cidade de alegria, com responsabilidade. Carnaval é o momento em que todo mundo se encontra, é o momento de afirmarmos a cultura popular do Samba, mas também da responsabilidade, da paz”, disse o prefeito.
Além do “Garça da Manhã”, o “Barril”, o “Boa do Elefantinho”, “Diz que me ama”, “Vem pro neném”, “Guerreiros da Amizade”, “Jacarobloco”, “Samba da Mulher”, “Gaviões de Itaipuaçu”, dentre outros, atraíram adultos e crianças apaixonadas pelo Carnaval. Mais de 90 blocos estarão nas ruas e na terça feira à noite, acontecerá a volta dos desfiles das escolas de samba de Maricá, na passarela do samba Adélia Breve, no centro da cidade, também sem nenhum enfeite.
Na madrugada do sábado (10), a União de Maricá fez um belíssimo desfile estreando na Marquês de Sapucaí, sexta escola a desfilar com ótima transmissão da Bandeirantes e reprodução, aqui pelo Barão de Inohan. A escola com muita riqueza e muito samba no pé, está na disputa pelo título, onde a Estácio (quinta escola a desfilar), fez na opinião de especialistas, o melhor desfile da noite madrugada.
Já no segundo dia de desfiles, a Império Serrano, Unidos de Padre Miguel e União da Ilha foram os destaques, porém especialista do carnaval afirmar que o título será disputado pela Inocentes de Belfort Roxo, União de Maricá, Império Serrano e Unidos de Padre Miguel, uma vez que a Estácio estourou o tempo e já sairá com pontos a menos na apuração.
Mas o Maricarnaval continua neste domingo e blocos tradicionais como o bloco Tromba Nervosa, o Unidos de Ponta Negra, Pagodamas, Bloco da 90, Cachaça e Se Piscar eu Beijo animam as ruas de Maricá.
Confira a programação de blocos deste domingo (11) e da segunda feira (12):