No final da tarde da terça feira 04 de fevereiro, o prefeito Washington Siqueira (o Quaquá) foi para suas redes sociais para informar que estava liberando o COTA 10, compromisso assumido, e que quase R$ 30 milhões estavam sendo entregues aos beneficiários, ou seja, R$ 30 milhões circulando na economia da cidade de uma única vez, para salvar aquele que segundo vários comerciantes, foi o pior natal e ano novo, além de pior janeiro desde antes da pandemia.
Além disso, e como fator principal, uma injeção para os beneficiários do PPT, que estavam no sufoco e passaram também segundo eles, o pior final de ano, com uma grande baixa de vendas e para alguns, o término de sonhos, uma vez que o PPT foi extinto em duas tumultuadas sessões extraordinárias na Câmara de Maricá em meados de janeiro.
COTA 10 LIBERADO, MAS E O PPT DE DEZEMBRO?
O Cota 10 finalmente foi liberado, mas para surpresa e insatisfação de todos os cerca de 20 mil beneficiários do PPT, a parcela de dezembro (direito adquirido do benefício, uma vez que a extinção foi em janeiro) que deveria ter sido paga em janeiro, ainda não foi liberada.
Em função disso, muitos já dizem que está havendo um confisco e já começam a se mobilizar em novas manifestações e em até um panelaço sem data e local para acontecer, lembrando que a última manifestação programada por milhares de beneficiários, reuniu apenas 12 pessoas, no dia 31 de janeiro (um verdadeiro fiasco - https://obaraoj.blogspot.com/2025/02/manifestacao-do-dia-31-foi-um-fiasco.html)
Além do não pagamento da parcela do PPT de dezembro, muitos beneficiários informam que o COTA 10 veio cheio de irregularidades, faltando dinheiro e com muitas dúvidas.
FRUSTRAÇÃO NOS MERCADOS
Assim que o COTA 10 foi liberado, muitos beneficiários correram para mercados e atacadões, mas foram surpreendidos com instabilidade do aplicativo E-Dinheiro, e a grande maioria não conseguiu concluir suas compras, abandonando os carrinhos nas filas dos caixas.
O Banco Mumbuca até o fechamento desta matéria não informou se o aplicativo estará funcionando perfeitamente na quarta feira 05/2.
PREFEITO DEIXA RECADO
Em sua redes sociais, o prefeito falou de novos programas sociais, e também deixou claro que quem tiver irregular, ou que tenha praticado alguma fraude nas informações dos programas, terá que prestar contas com a justiça.