sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

CENTRO DE MARICÁ FECHARÁ PARA VEÍCULOS NO DOMINGO APÓS ÀS 17 HORAS

Prefeitura de Maricá alerta para o fechamento de ruas no Centro no próximo domingo
 Devido ao ensaio técnico da GRES Grande Rio – que vai homenagear na Sapucaí os 200 anos de Maricá – do próximo domingo, dia 02/02, a secretaria municipal de Trânsito e Transportes divulga o esquema de trânsito para o evento, que implicará no fechamento de diversas ruas no Centro da cidade a partir das 17h. Para o ensaio, que será realizado na Avenida Francisco Sabino da Costa e na extensão das ruas Abreu Rangel e Domício da Gama, está prevista a participação de, aproximadamente, três mil componentes da agremiação, dentre ritmistas e passistas, vindos Duque de Caxias em 50 ônibus. 
A secretaria recomenda que se evite a circulação de veículos no Centro a partir desse horário, com o uso do acesso pelo Flamengo (Avenida Roberto Silveira) ou pela Rua Antônio Machado (ao lado do restaurante Mumbuca) passando pelas Ruas Abreu Sodré, Joaquim Eugênio dos Santos, Eugênia M. da Silva e Prefeito Hilário Silva e Costa. 
Os ônibus de todas linhas entrarão e sairão do centro de Maricá pela Avenida Roberto Silveira.
Esperamos que prefeitura já tenha solicitado ao BATALHÃO DE POLÍCIA RODOVIÁRIA, auxílio no cruzamento da RJ 106 com RJ 124 (Avenida Roberto Silveira e Estrada de Ubatiba), pois este é o último domingo de férias escolares e o trânsito com certeza será intenso na rodovia neste horário.
Confira as ruas que serão fechadas a partir das 17h do próximo domingo: 
- Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa até a Rua Domício da Gama - esquina com a Rua Alferes Gomes;
- Rua Ribeiro de Almeida, próxima aos Correios;
- Avenida Nossa Senhora do Amparo – esquina com a Rua Alferes Gomes;
- Rua Álvares de Castro - esquina com a Rua Fernando Henrique Assumpção;
- Rua Barão de Inoã - esquina com a Rua Pefeito Hilário Silva e Costa;
- Rua Barão de Inoa – esquina com a Rua Senador Macedo Soares;
- Rua Athayde Parreira – esquina com a Praça Conselheiro Macedo Soares.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

CONCIT SOLICITA A AMPARO ALGUMAS MUDANÇAS

Na tarde desta quarta feira - 29 de janeiro, o CONCIT - Conselho Comunitário de Itaipuaçu esteve reunido com a direção e a gerência de tráfego da Viação Nossa Senhora do Amparo na garagem de Rio do Ouro afim de solicitar algumas possíveis mudanças em horários e trajetos das linhas que servem aquele distrito.
O presidente Maués e o presidente de honra Beto Lima, enviaram as solicitações explicando a gerência de tráfego as necessidades dos moradores locais.
Esta gerência mostrou aos membros do CONCIT o quanto a Viação Nossa Senhora do Amparo tem investido da região.
Servindo ao terceiro e quarto distrito (Inoã, Santa Paula e Itaipuaçu), existem hoje circulando 97 ônibus (quase 1/3 da frota da Viação Nossa Senhora do Amparo).
Segundo dados do mês de dezembro, estes ônibus rodaram cerca de 41.000 quilometros.
Somente dentro de Itaipuaçu, a empresa tem 29 linhas de ônibus servindo a população local.
Em algumas, a gratuidade chega a 45% do total de passageiros.

O gerente de tráfego, Sr. Claudio, aproveitou também a ocasião para avisar da mudança de itinerário que a linha 34 e suas alimentadoras sofrerão mudanças a partir desta quinta feira 30 de janeiro passando a ter o seguinte trajeto:
SENTIDO RUA 128 - saindo da Rua 01, passando pelas ruas 35, 66, 36, 83, voltando para a 35 até a 128.
SENTIDO TERMINAL RODOVIÁRIO DE ITAIPUAÇU - Saindo da rua 128, passando pelas ruas 35, 83, 36, 66, 35 em direção a rua 1 entrando no terminal rodoviário.



A DIFERENÇA DE CUSTOS ENTRE BRASIL E CHINA

O governo da China inaugurou a ponte da baía de Jiaodhou, que liga o porto de Qingdao à ilha de Huangdao. Construído em quatro anos, o colosso sobre o mar tem 42 quilômetros de extensão e custou o equivalente a R$ 2,4 bilhões.

O DNIT escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba, em Ponte Alegre, uma das mais vistosas promessas da candidata Dilma Rousseff. Confiado ao Ministério dos Transportes, o colosso sobre o rio deverá ficar pronto em quatro anos. Com 2,9 quilômetros de extensão, vai engolir R$ 1,16 bilhões.

Intrigado, o matemático gaúcho Gilberto Flach resolveu estabelecer algumas comparações entre a ponte do Guaíba e a chinesa. O jornal Zero Hora publicou o espantoso confronto numérico resumido no quadro abaixo:


Os números informam que, se o Guaíba ficasse na China, a obra seria concluída em 102 dias, ao preço de R$ 170 milhões. Se a baía de Jiadhou ficasse no Brasil, a ponte não teria prazo para terminar e seria calculada em trilhões. Como o Ministério dos Transportes está arrendado ao PR, financiado por propinas, barganhas e permutas ilegais, o País do Carnaval abrigaria o partido mais rico do mundo.

Corruptos existem nos dois países, mas só o Brasil institucionalizou a impunidade. Se tentasse fazer na China uma ponte como a do Guaíba, Alfredo Nascimento daria graças aos deuses se o castigo se limitasse à demissão.


Dia 19/07/11, o Tribunal chinês sentenciou a execução de dois prefeitos que estavam envolvidos em desvio de verba pública.

(Adotada esta prática no Brasil, teríamos que eleger um Congresso por ano)

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

BILHETAGEM ELETRÔNICA ENTRA NA ERA DA BIOMETRIA

Se em algumas redes bancárias o uso da impressão digital para realização de transações em caixas eletrônicos vem se tornando algo comum na vida do brasileiro, uma parcela considerável da população do estado do Rio já está convivendo com esta novidade também no transporte público. Aproximadamente 390 mil beneficiários de GRATUIDADES residentes em Niterói, São Gonçalo e Maricá, utilizarão essa tecnologia para embarcar em quase 3 mil ônibus que circulam por estes municípios.
Em Maricá, o cadastramento dos usuários já foi concluído, mas para aquele que ainda não pode fazer ou que tenha algum problema no seu cartão de acesso, o posto de cadastramento está funcionando normalmente em horário comercial na Avenida Nossa Senhora do Amparo quase em frente ao colégio Joana Benedicta Rangel.
Maricá foi o primeiro município a empregar o sistema biométrico em seus ônibus, hoje já utilizado em outros municípios.
Em Niterói e São Gonçalo, o cadastramento deverá ser concluído até o meio do ano.
A gerente de Gratuidade da RioCard Cartões, Renata Faria explicou os motivos do investimento na tecnologia: “O objetivo é assegurar que a gratuidade seja dada a quem realmente tem direito. Com a biometris não vai ser possível uma pessoa passar na roleta com um cartão que não seja dela”. Dessa forma será viável dimensionar o volume de viagens gratuitas que acontecem onde o sistema está instalado e consequentemente, reduzir a incidência de fraudes.

COMO USAR A BIOMETRIA
Como a biometria está em uso, o procedimento de embarque mudou um pouco. O usuário apresenta o cartão no validador como sempre fez e em seguida o usuário colocará o dedo indicado no visor, no leitor biométrico. O usuário deverá retirar o dedo “escorregando” ele para fora do aparelho. Com isso, o aparelho fará a leitura da impressão digital e a conexão de dados com as informações registradas pelo validador, liberando a roleta posteriomente.

Nesta fase inicial pode haver alguma demora e o usuário não ser identificado por algum erro de uso logo na primeira tentativa, mas o motorista estará pronto para auxiliar o passageiro.

CCS FAZ REUNIÃO EM SANTA PAULA

O Conselho Comunitário de Segurança de Maricá fez mais uma de suas reuniões itinerantes na tarde desta terça feira 28 de janeiro, no condomínio Santa Paula I.
Com a presença do Comandante da 4ª Cia do 12º BPM - Maricá, do comandante da UPPAM - Unidade de Polícia de Preservação ao Meio Ambiente baseada na Serra da Tiririca, do Secretário Municipal de Defesa Civil, representantes do INEA (Maricá, unidade de preservação da Serra da Tiririca) e membros do Viva Rio Sócio Ambiental, além do presidente do condomínio Santa Paula e membros do CCS, foram discutidos diversos assuntos polêmicos em relação ao local e outros bairros de Maricá.

O assunto mais polêmico foi justamente o primeiro da pauta do dia, onde foi discutido alegalidade ou não da pedreira do SPAR.
Segundo a presidente do CCS Sra. Carla, a pedreira tem diversas pendências fiscais e irregularidades em sua documentação, porém, segundo o comandante da UPPAM a pedreira tem todos os certificados e documentos ligados ao meio ambiente em dia e regularizados.

Todos reclamaram das ondas sísmicas que afetam toda a região após cada explosão. Informaram que quase todas as casas da região tem rachaduras e correm risco.
Foi citado também o possível desvio de água da LAGOA AZUL (formada por uma nascente no alto do morro onde está situada a pedreira), onde o comandante da UPPAM se comprometeu com os presentes e o CCS ir ao local para detectara possível irregularidade.

Foi também discutido junto ao comandante da 4ª Cia, a possibilidade da volta das blitizes para apreensão e repressão de motos e veículos irregulares e conduzidos por menores.
Esclareceu o comandante que hoje as blitizes foram suspensas pois embora prometido pelo atual governo há três anos, Maricá ainda não possui um depósito público. 

O crescimento de drogas com usuários de menor idade também foi discutido e o comandante prometeu agir nesse sentido, assim como na volta aos aulas, onde nos colégios da região e principalmente em Inoã, jovens (inclusive e principalmente meninas) tem brigas constantes e até marcam sexo grupal no condomínio Alphaville segundo denúncias dos presentes.

Outros assuntos foram tratados na reunião que terminou com o gerente do Viva Rio Sócio Ambiental - Maricá, apresentando o trabalho que está sendo feito em Maricá e que em breve será oferecido aos moradores do condomínio Santa Paula.

Faltaram à reunião, embora tenham sido convidados, representantes da 82DP, Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro para tratar dos explosivos usados na pedreira.

CONSELHO COMUNITÁRIO DE ITAIPUAÇU CONSEGUE CANAL PARA RÁDIO COMUNITÁRIA

Exigências estão sendo cumpridas e ainda neste semestre a rádio A VOZ DE ITAIPUAÇU estará no ar

Fundado em 25 de novembro de 2012, sob a denominação de Conselho Comunitário de Itaipuaçu - CONCIT - é um órgão representativo das comunidades que compõem o distrito de Itaipuaçu. Localizado na rua 65 lote 46, esquina com rua 35, o CONCIT estará cuidando dos interesses dos moradores da região.
Realizará ações politico-sociais, culturais, educativas e recreativas, nas comunidades visando à construção e fortalecimento da cidadania, bem como a integração dos moradores e do progresso do bairro.

Presidente Raymundo Maués
Fazem parte da diretoria do CONCIT:
Presidente: Raymundo Adilson Maués
Vice-Presidente: Maychel Jeferson Farias da Silva
Secretário Geral: Fabiano Veloso
Secretária Adjunta: Priscilla Max Veloso
Diretor de Eventos: José Glauber Cartaxo Junior
Diretor de Finanças: Roberto Elias Santos
Conselho Fiscal:
Presidente: Sérgio Roberto Santos
1º membro: Wagner da Silva
2º membro: Alessandro Coutinho

O CONCIT já nasce com uma série de projetos. O primeiro deles é ter o mais rápido possível sua sede social devido a necessidade de prestar atendimento aos diversos segmentos da população da área que compõe o 4º distrito do município de Maricá.

Iniciando os trabalhos todos cantaram o Hino Nacional
O endereço provisório do CONCIT é rua 65 esquina com rua 35, e neste local já existe a administração do CONCIT, a contadoria, em breve estará sendo instalado o atendimento social, uma biblioteca e a rádio comunitária A VOZ DE ITAIPUAÇU.
Outro grande projeto é a criação de uma Cooperativa de Catadores e reciclagem de lixo não orgânico. Segundo o presidente do CONCIT, Adilson Maués, esta cooperativa promoverá uma distribuição justa das receitas aos cooperados criando melhorias nas condições de vida da população em geral, além de contribuir com os poderes públicos para resolver o problema do lixo, de capital importância para a saúde dos municípios.
Serão criados um centro de coleta para recebimento dos resíduos sólidos, separação e acondicionamento destes resíduos e posterior venda para empresas recicladoras.
Um projeto que já foi enviado à prefeitura mas que apesar da importância ainda não teve a devida resposta e atenção é a urbanização da lagoa de São Bento no bairro de Costa Verde.
No projeto haverá a drenagem e pavimentação das ruas do entorno da Lagoa, urbanização da área com construção de uma praça com quadra poliesportiva, anfiteatro, rampa de skate e área de lazer para idosos, crianças e mulheres grávidas, além de estacionamento no entorno. O pedido foi protocolado na prefeitura em 12 de maio de 2013.


SHOWS TAMBÉM SERÃO MARCA DO CONCIT

Na diretoria de artes, João Rock conhecido promoter da região, já programa um evento Gospel ainda para este mês, o Festival de Música de Verão em fevereiro, três edições do consagrado projeto ROCK  CONTRA  A  FOME  onde gêneros perecíveis são doados para  comunidade carente local e outras atividades durante o ano.
Na parte de esportes, Glauber fará um evento de confraternização e graduação de faixas de diversas categorias de artes marciais, participação em rodadas do campeonato estadual e interação com campeonatos municipais.
Na parte social, foi realizado em 22 de dezembro a grande festa de natal para as crianças do Barroco, com participação da Cruz Vermelha e Assesi, além da festa de Natal para crianças de Itaocaia Valley.

RÁDIO COMUNITÁRIA A VOZ DE ITAIPUAÇU É AUTORIZADA

A solicitação do CONCIT para uma rádio comunitária foi aprovada pelo Minsitério das Comunicações e incluída no Plano Nacional de Outorga do MinC em 15 de outubro de 2013, através do aviso nº 12 de 2013. O canal concedido foi o de nº 253 e o presidente do CONCIT foi a Brasília cumprir as exigências finais para o recebimento da frequência de operação em FM.
“Nossa rádio não terá dono. Ela será realmente da comunidade”, concluiu Maués.

Outra conquista do CONCIT é o serviço que uma unidade móvel do TRE prestará nos finais de semana, possibilitando a emissão e as transferências de títulos eleitorais. Essa conquista veio através de Gilson Araújo, responsaével pela conexão do CONCIT com a ALERJ, junto ao Deputado Domingos Brazão.
“A união de todos é muito importante. Não estamos aqui para fazer política e já deixamos claro que qualquer poderá seguir seu caminho, mas qualquer diretor ou conselheiro que vier adentrar para a política deverá deixar o CONCIT pois não temos bandeiras partidárias. Queremos sim ser um canal de diálogo com os governos municipal, estadual e federal, independente se são bons ou não, mas precisamos deles e temos que tentar ter um bom relacionamento com todos. Essa a meta e a visão de trabalho do CONCIT que conta com colaboração de todos”, finalizou Maués.

PRAZO PARA REGULARIZAR SIMPLES NACIONAL TERMINA SEXTA

Maricá: Prazo final para cumprimento de exigências para o Simples Nacional termina nesta sexta-feira

A secretaria municipal de Fazenda está convocando empresas de Maricá que aderiram ao Simples Nacional e tiveram seus pedidos de enquadramento negados devido a pendências com o município para que procurem o atendimento montado pela secretaria. O prazo vai até esta sexta-feira (31/01). 
Para atender os interessados, a secretaria informa que o plantão fiscal de tributos funciona das 9h às 17h, de segunda a sexta, no Paço Municipal (Rua Álvares de Castro, 346, térreo, Centro). Todas as eventuais exigências (regularização de alvará, escrituração, pagamentos, entre outros) serão informadas no atendimento presencial e deverão ser cumpridas até 31/01/2014, sob pena de indeferimento da opção para o exercício de 2014. 
Desde o dia 2 de janeiro, quando começou o cadastramento, 843 empresas estabelecidas na cidade já foram liberadas para o enquadramento ao Simples e estão com a documentação em dia.  
Mais informações sobre o regime diferenciado de tributação podem ser obtidas na endereço eletrônicohttp://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA CORTE DE MOMO

Abertas inscrições para concurso de Rei Momo e Rainha do Carnaval de Maricá 

Estão abertas as inscrições para a eleição do Rei Momo e Rainha do Carnaval de Maricá, realizada pela secretaria Municipal de Turismo e Lazer. Beleza, simpatia, e, claro, samba no pé são os principais requisitos do concurso que vai premiar com R$ 2 mil os vencedores da categoria Rei Momo e Rainha e com R$ 1 mil a categoria Princesa. As inscrições seguem até o dia 13/02.
Como pré-requisito imprescindível para a participação no concurso é necessário ser brasileiro nato ou naturalizado, ter mais de 18 anos, morar em Maricá e não ser funcionário público municipal (nem concursado e nem comissionado).
O secretário municipal de Turismo, Amaury Vicente, fala sobre a importância desse evento. "Nosso objetivo é manter a tradição e valorizar em Maricá os grandes símbolos do Carnaval", destacou o secretário.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 13 de fevereiro. Serão oferecidas 10 (dez) vagas para candidatos a Rei Momo e 15 (quinze) vagas para candidatas a Rainha e 1ª Princesa. Os interessados devem comparecer pessoalmente na sede da secretaria municipal de Turismo e Lazer, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O endereço é Praça Conselheiro Macedo Soares, s/nº - Centro. Para outras informações, basta ligar para o número (21) 3731-5094 ou entrar em contato pelo e-mail turismo.novamarica@gmail.com.
No ato da inscrição deverão preencher uma ficha e apresentar os seguintes documentos: original e cópia de documento de Identidade ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação); original e cópia do comprovante de residência (conta de luz, água, telefone ou contrato de aluguel) no próprio nome do candidato ou no nome do pai/mãe ou contrato de aluguel (não será aceito nome de terceiros sem a declaração com firma reconhecida); do CPF (Cadastro de Pessoa Física); cópia do PIS/PASEP ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador) e da cópia da Certidão Negativa da Receita Federal. Esses três últimos documentos são necessários para efetuar o pagamento da premiação, em caso de eleito, e deverão estar atualizados.
Concurso e Premiação
Os candidatos que preencherem os requisitos exigidos antes do preenchimento do número de vagas disponíveis serão convocados para a eleição da Corte do Carnaval Maricaense de 2014, que vai ser realizada no dia 15/02 (sábado), a partir das 21h, na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro da cidade. O encerramento da festa contará com a apresentação da Banda Nosso Bloco.
Haverá uma comissão julgadora composta por cinco membros, que irão julgar os candidatos. Com notas de cinco a dez, os jurados irão avaliar dois quesitos: comunicação (o candidato deverá fazer uma apresentação pessoal e falar sobre o carnaval de Maricá) e apresentação de samba (durante cinco minutos, o candidato deverá executar passos de samba).Para esse julgamento, os candidatos deverão se apresentar em traje fantasia; sendo a feminina composta de biquíni e sandália de salto alto. Não haverá remuneração com transporte e alimentação. 
Os vencedores serão os que obtiverem o maior número de pontos. Para a categoria Rei Momo, haverá um prêmio de R$ 2.000,00 para o primeiro colocado. Já na categoria Rainha, serão distribuídos prêmios para os dois primeiros lugares: R$2.000,00 para a vencedora da categoria e R$ 1.000,00 para a Princesa do Carnaval, com a segunda maior nota.
O resultado será apresentado oficialmente no mesmo dia da eleição e os prêmios serão pagos pela prefeitura após o Carnaval, sem data definida.
MUITA POLÊMICA EM 2013
A escolha da Rainha do Carnaval de 2013 foi cercada de problemas.
Algumas candidatas denunciaram previlégios justamente para aquela que seria considerada a vencedora (irmã da atual secretária de Saúde Sra. Bárbara e cunhada so secretário de Turismo Amaury Vicente.
Duda Jantorno com muito mais samba no pé foi escolhida a princesa.
Flávia Morais que na época tinha 34 anos foi impedida de se inscrever pois havia ultrapassado a idade limite de 33 anos, porém a princesa eleita apesar de todo samba no pé tinha na época 42 anos de idade.
Para minimizar o impacto, Flávia Morais será condecorada eterna Rainha do Carnaval de Maricá neste ano. Ela é a Musa do tradicional bloco carnavlesco do Rio, o Cacique de Ramos.
Já para a escolha do Rei Momo, João Bonfim Junior conquistou sem nenhuma dúvida e com total merecimento seu sétimo título. Será que ele para o oitavo?


 Fotos: Fernando Silva

AMPLA FAZ PODA EM ÁRVORES DO CENTRO DE MARICÁ

Prefeitura de Maricá fecha ruas do Centro para poda de árvores
 A secretaria de Trânsito e Transporte de Maricá irá interditar ruas do Centro nesta sexta-feira (31/01) para o serviço de poda de árvores solicitado a concessionária Ampla pela prefeitura. A partir das 8h, o trecho da Rua Álvares de Castro (em frente a Casa Sal da Terra) até a Rua Barão de Inoã (em frente ao Colégio Cenecista) estará fechado para que a Ampla retire os galhos próximos às redes de alta tensão. As vias serão abertas ao trânsito após o fim do serviço previsto para terminar no mesmo dia.
 A opção para os motoristas que precisarem acessar essa região é seguir pela Rua Fernando Henrique Assunção (rua do canal), Aloísio Costa da Silva, Prefeito Hilário da Costa e Silva até a Rua Senador Macedo Soares. A secretaria informa ainda que os galhos ficarão na calçada em frente ao Colégio Cenecista, mas sem atrapalhar o passeio público. A concessionária fará a limpeza da via na segunda-feira (03/02). 
 Rafael Zarôr
FSB COMUNICAÇÕES
Prefeitura de Maricá

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

BOMBAS NO CENTRO DE MARICÁ


No Centro de Maricá, camelos vendem livremente fogos de artifício enfrente a ex loja Muniz Móveis, dentre eles bombas de grande poder de explosão como as "malvinas" bombas utilizadas em balões (crime também soltar). Onde esta a fiscalização??

Este será um dos temas que serão tratados na reunião desta terça feira dia 28 de janeiro às 17 horas na Associação de Moradores de Santa Paula (Condomínio Santa Paula 1) - antigo Posto de Saúde.
Estarão presentes representantes da 82DP, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, UPPAM e exército brasileiro.

VIAÇÃO NOSSA SENHORA DO AMPARO INFORMA TRAJETOS PARA O RIO

Continua tumultado o trânsito no centro do Rio de Janeiro, hoje fluindo um pouco melhor do que nesta segunda feira onde o caos foi total.
Segundo a prefeitura do Rio de Janeiro, diversas mudanças ainda acontecerão até o dia 08 de fevereiro quando o mergulhão da Praça XV será fechado ao trânsito e aí outras grandes alterações estão previstas.

Entrando em contato com a Viação Nossa Senhora do Amparo, o chefe de tráfego responsável pelas linhas intermunicipais Sr. Claudio, informou que o trajeto alterado pela prefetiura do Rio na sexta feira dia 24 com inicio de operação no dia 26, ainda está em vigor, mas as alterações podem acontecer durante o dia.

Alerta o chefe de tráfego que para maior garantia e segurança, os melhores locais para pegar os coletivos que vem em direção à Maricá (incluindo Itaipuaçu, Rua 128 e Ponta Negra) são:
Terminal Menezes Cortes (ponto de partida)
Rodoviária Novo Rio 
INTO

Estes três locais os ônibus terão que passar obrigatoriamente. Os demais pontos embora continue em vigor as alterações propostas pela prefeitura do Rio, podem ser alterados sem prévio aviso, trazendo transtornos aos passageiros.

ITINERÁRIO A SER REALIZADO SENTIDO CASTELO:
- Acesso a Binário do porto - Rua Santo Cristo - Rua da América - Rua Barão da Gamboa - Rua da Gamboa - Rua Pedro Ernesto - Rua Sacadura Cabral – Rua Camerino - Avenida Passos - Avenida República do Paraguai - Rua Evaristo da Veiga - Rua Araújo Porto alegre - Avenida Presidente Antônio Carlos - Terminal Menezes Côrtes.

ITINERÁRIO A SER REALIZADO SENTIDO MARICÁ:
- Terminal Menezes Côrtes - Avenida Graça Aranha - Rua Araújo Porto Alegre - Avenida Presidente Antônio Carlos (pista lateral) - Rua Primeiro de Março - Rua Visconde de Inhaúma - Avenida Rio Branco - Avenida Rodrigues Alves - Rua Silvino Montenegro - Via Binário do Porto - Avenida Professor Pereira Reis - Avenida Rodrigues Alves (rod. Novo Rio) - INTO - Ponte

Obs. No sentido volta a mudança acontece apenas na saída do Menezes Côrtes, seguindo pela rua Araújo Porto Alegre e rua Primeiro de Março.





A prefeitura do Rio solicita que carros particulares não passem pelo centro do Rio e que a ligação da Zona Sul com a Zona Norte e vice-versa seja feita pelos túneis Santa Bárbara e Rebouças.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

RIO VIVE DIA DE CAOS. TRAJETOS DE ÔNIBUS SERÃO NOVAMENTE MODIFICADOS

Rio terá 'ajustes' para melhorar trânsito após interdição da Perimetral

No 1º dia útil de interdição completa do elevado, tráfego teve transtornos.
Segundo secretário, na volta para casa motoristas se orientaram melhor.


Confusão no trevo dos Marinheiros no final do Aterro

No primeiro dia útil de interdição completa da Avenida Perimetral, os transtornos no trânsito do Rio foram maiores pela manhã que no fim da tarde, conforme análise do secretário municipal de Transportes, Carlos Osório. Segundo ele, na volta para casa os motoristas se orientaram melhor. Ele destacou que ao longo da semana haverá melhora na sinalização das mudanças viárias, mas ressaltou que nos próximos dois anos a situação ainda poderá ser caótica. “Solução definitiva somente com as obras prontas em 2016”, afirmou.
Segundo o secretário, a compreensão e colaboração dos motoristas são fundamentais para minimizar o impacto das interdições e alterações no trânsito com o fechamento completo da Perimetral. Ele disse que ao longo dessa semana serão feitos ajustes na operação, como no tempo dos semáforos, melhor posicionamento das equipes de trânsito no Centro da cidade e melhorias na sinalização. “Nós esperávamos um dia difícil, mas esperamos uma semana de adaptações”, avaliou.
Osório reiterou que o envolvimento da população é indispensável para minimizar os impactos de tantas alterações viárias. “Esperamos uma melhora gradativa na questão do trânsito na chegada da cidade e por conta do melhor conhecimento da população e dos motoristas. Temos que alertar os cariocas que é muito importante o apoio da população, porque melhoria de fato só teremos com a conclusão das obras, em janeiro de 2016”, repetiu.
'Falta de conhecimento complica trânsito', diz chefe do Centro de Operações

O chefe-executivo do Centro de Operações da Prefeitura do Rio, Pedro Junqueira, afirmou ao G1nesta segunda-feira (27) que a falta de conhecimento dos motoristas complicou ainda mais o trânsito no primeiro dia útil do fechamento do Elevado da Perimetral, no Centro da cidade.

“Além disso, o número de veículos nas ruas ainda não está ajustado com a nova configuração da cidade. Os motoristas precisam se transformar em passageiros, esta será uma semana diferente para o carioca”, declarou Junqueira, que acrescentou ainda que o Centro de Operações orienta que as pessoas optem pelo transporte público.
Obra emergencial

Junqueira falou ainda sobre obra emergencial realizada na manhã desta segunda, em um canteiro central que separa a alça de saída da Linha Vermelha da saída do Mergulhão da Praça XV, cujo objetivo, segundo ele, é desafogar o trânsito da região.

"Ajustes operacionais são esperados e fazem parte do processo. O planejamento precisa caminhar com a realidade e, por isso, as operações são importantes, disse Junqueira, que garantiu que a obra, que é simples, pode terminar ainda nesta segunda.
Ainda de acordo com ele, motoristas que utilizavam o Centro do Rio como passagem, e não como destino final, devem evitar fazê-lo. "As melhores alternativas são a Via Binário e os túneis Santa Bárbara e Rebouças".
Cerca de 800 homens trabalham ao longo desta segunda nas alterações do trânsito e 54 painéis auxiliam os motoristas com informações.
Secretário admite problemas

O secretário municipal de Transportes, Carlos Osório, admitiu que houve problemas neste 1º dia útil. "Estamos em uma fase de adaptação, enfrentando uma manhã muito difícil e desafiadora por conta do fechamento da Perimetral. Estamos mexendo com a rotina dos cariocas. Mas estamos fazendo um grande esforço e contando com a colaboração da população", disse.

Por volta das 10h desta segunda, a Avenida General Justo, próximo ao Aeroporto Santos Dumont, no Aterro do Flamengo, continuava com trânsito congestionado no sentido Centro. Segundo motoristas que seguiam pela avenida no horário, o engarrafamento chegava a demorar 30 minutos.
"Já estou atrasado para ir ao trabalho. Não esperava encontrar isso assim. Está tudo congestionado", reclamou o contador Luiz Sodré.
Pontos de ônibus

A Prefeitura do Rio colocou placas indicando os novos pontos de ônibus na região. No entanto, pedestres ainda apresentavam dúvidas em torno das 9h40 sobre as linhas dos coletivos que passavam em cada local.

"Confesso que estou meio perdido. A sinalização está certa, mas fico na dúvida sobre qual linha de ônibus passa aqui", declarou o comerciante Álvaro Silva, que seguia em direção ao trabalho, na Zona Sul, às 9h16.
Em relação à sinalização, o secretário afirmou que a prefeitura está passando as informações aos cariocas. "Colocamos faixas, letreiros e toda a sinalização para podermos passar as novas informações às pessoas. Estamos vivendo o clímax do impacto em áreas viárias", concluiu Osório.
Os motoristas que seguiam, por volta das 9h, para a Avenida Presidente Vargas a partir do Aterro do Flamengo, na Zona Sul, encontravam lentidão desde a altura da Marina da Glória, passando por toda a Avenida General Justo, próximo ao Aeroporto Santos Dumont, e o Mergulhão da Praça XV.
Para evitar o congestionamento, muitos decidiram seguir por vias internas e utilizaram as avenidas Beira Mar, Presidente Antônio Carlos e Primeiro de Março, que apresentavam trânsito intenso.
O Elevado 31 de Março também estava parado desde a Avenida Presidente Vargas para quem seguia em direção a Laranjeiras, na Zona Sul, por volta das 10h. Havia lentidão também na pista contrária do Sambódromo até a Avenida Presidente Vargas, segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio.
Estacionamentos fechados

Na região central da cidade, diversos estacionamentos foram fechados e proibidos. Segundo a Prefeitura, o Centro agora tem cerca de mil vagas de estacionamento a menos. A Rua das Marrecas com a Rua do Passeio foi um dos locais atingidos.

Com as mudanças no trânsito do Centro, os estacionamentos também foi proibidos nas ruas da Constituição, Sete de Setembro e Luís de Camões. O taxista Elson Longuinho ainda se acostumava, às 8h35, com as novas regras de estacionamento na região.
"Vou ter que tirar o carro dessa vaga e mudar o ponto onde costumava esperar passageiros, passar para o outro lado da rua", contou. Apesar dos transtornos iniciais, ele aprovou a mudança. "Isso é passageiro. Depois, o trânsito melhora", disse o taxista.


Ruas invertidas

Guardas municipais e operadores de trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeir (CET-Rio) orientavam pela manhã motoristas e pedestres sobre a inversão da mão da Rua Uruguaiana, entre as ruas Acre e Buenos Aires, no Centro.

A Avenida Marechal Floriano funcionava em mão dupla em toda a sua extensão. Cariocas aprovaram a sinalização. "Há placas luminosas, faixas penduradas e agentes da Prefeitura dando toda a explicação necessária", disse a professora Nilza Barbosa, de 43 anos.
Atrasos

Para evitar complicações no trânsito, a Prefeitura do Rio orientou que motoristas evitassem o uso do carro particular nesta segunda-feira. No entanto, pela manhã, os trens da SuperVia apresentaram atrasos de 15 minutos nos ramais Saracuruna e Belford Roxo, devido a um roubo de cabos em Triagem, na Zona Norte.

Em torno das 9h, problemas técnicos em um catamarã também causou atrasos na linha Charitas-Praça XV. Segundo a concessionária, por causa do problema, os intervalos passaram de 15 para 25 minutos.
ÔNIBUS PARA O RIO TEM TRAJETOS ALTERADOS DESDE DOMINGO E PODEM TER NOVOS TRAJETOS NESTA TERÇA FEIRA
A prefeitura do Rio ainda está fazendo uma série de ajustes.
Em reunião com as empresas de ônibus no final da tarde de sexta feira dia 24, foram divulgados os trajetos apenas para o domingo mas que permaneceram os mesmos nesta segunda feira.
Mas é muito provável que nesta terça feira haja algumas mudanças.
Os trajetos são os seguintes:

ITINERÁRIO A SER REALIZADO SENTIDO CASTELO:
- Acesso a Binário do porto - Rua Santo Cristo - Rua da América - Rua Barão da Gamboa - Rua da Gamboa - Rua Pedro Ernesto - Rua Sacadura Cabral – Rua Camerino - Avenida Passos - Avenida República do Paraguai - Rua Evaristo da Veiga - Rua Araújo Porto alegre - Avenida Presidente Antônio Carlos - Terminal Menezes Côrtes.

ITINERÁRIO A SER REALIZADO SENTIDO MARICÁ:
- Terminal Menezes Côrtes - Avenida Graça Aranha - Rua Araújo Porto Alegre - Avenida Presidente Antônio Carlos (pista lateral) - Rua Primeiro de Março - Rua Visconde de Inhaúma - Avenida Rio Branco - Avenida Rodrigues Alves - Rua Silvino Montenegro - Via Binário do Porto - Avenida Professor Pereira Reis - Avenida Rodrigues Alves (rod. Novo Rio) - INTO - Ponte

Obs. No sentido Maricá a mudança acontece apenas na saída do Menezes Côrtes, seguindo pela rua Araújo Porto Alegre e rua Primeiro de Março.

TRÂNSITO INTENSO E ACIDENTES ATRASAM VIAGENS DE ÔNIBUS

A tarde do domingo (26 de janeiro) foi caótica na RJ 106.
Enquanto na parte da manhã o trânsito fluiu com muita tranquilidade, o mesmo quadro não se repetiu à tarde.
Três acidentes entre o Calabouca e Tribobó retiveram o trânsito de Tribobó até a Serra de Mato Grosso na divisa de Maricá e Saquarema.
Foram 47 quilômetros de engarrafamentos, o que fez com que a viagem de Maricá ao Rio demorasse mais de 3 horas.

SITE DE NOTÍCIAS INFORMA QUE PASSAGEIROS TIVERAM DIFICULDADES NA VOLTA MAS NÃO EXPLICA O MOTIVO

Um site de notícias da região registrou a insatisfação de alguns passageiros da linha Inoã x Rua 126 via Cajueiros que deveria ter saído do ponto no Cajueiro às 21:20h, mas não informou os reais motivos.
Devido ao engarrafamento, este veículo chegou à Rua 126 às 21:40h (vinte minutos de atraso) com o seu condutor - Sr. Robson Gil - passando mal. O mesmo foi imediatamente levado para a UPA de Inoã onde foi atendimento e passa bem.
Às 22 horas, outro ônibus da mesma linha chegou ao local e fez o trajeto normalmente e às 22:20h já com outro motorista, o veículo anterior também o trajeto normalmente regularizando o atendimento.
Problemas e contratempos acontecem e devem ser evitados. 
Mas as informações devem chegar ao leitor de maneira simples e correta.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

TRANSPORTE ALTERNATIVO OU COMPETITIVO?

Maricá, segundo dados do IBGE de 2012, tem 135 mil habitantes.
Levando em conta que estamos já quase em fevereiro de 2014, ou seja, quase dois anos depois do último censo do IBGE, Maricá já deve estar com aproximadamente 150 mil habitantes. Levando também em conta que estamos nas férias, onde veranistas e turistas co-habitam em Maricá em grande número, chegamos a um número preocupante de quase 300 mil pessoas em nosso município.
Não que territorialmente Maricá não suporte, não absolutamente, fisicamente temos espaço, mas Maricá não tem infra-estrutura para suportar esse grande número de pessoas.
A ida e vinda do Rio e Niterói é bem atendida pela Viação Nossa Senhora do Amparo, que em determinados horários (do rush pela manhã e à noite) chega a ter ônibus circulando de 5 em 5 minutos, todos com ar-condicionado.
Mas a ligação entre bairros é sofrível aqui em Maricá.
O terceiro e quarto distrito os problemas não são tão grandes, uma vez que a própria Viação Nossa Senhora do Amparo serve estes distritos a partir do centro da cidade e com várias linhas internas, ligando os bairros e sub-bairros com várias linhas de ônibus e boa frequência (ainda não a ideal em alguns momentos) e existe também uma boa oferta de transporte alternativo feito por vans autorizadas pela prefeitura, que ligam Inoã a Itaipuaçu e a diversos bairros e sub-bairros da região. O problema passa a ser grande depois das 22 horas.
Mas os que sofrem mesmo são os moradores do 1º e 2º distrito que dependem dos ônibus da Viação Costa Leste e do transporte alternativo feito pelas vans regulamentadas.
Embora hoje existam mais de 80 vans, a secretaria municipal de transporte informou em meados de janeiro, que apenas 51 estão autorizadas e com a documentação regularizada.
Ainda assim, o que se vê é o descaso e o desrespeito para com o usuário.
Infelizmente somos sabedores dos problemas nos ônibus (em péssimo estado de conservação) e na frequência de horários da Viação Costa Leste, mas as vans que segundo a SECTRAN deveria ser um transporte COMPLEMENTAR, na verdade é um transporte COMPETITIVO, pois as vans ao invés de circularem entre os horários dos ônibus, saem do ponto cinco minutos antes dos ônibus na tentativa de recolher maior quantidade de passageiros.
Resultado; muitas vezes vemos vans circulando com passageiros em pé e sem cumprir a determinação de pelo menos uma gratuidade. O que mais assusta é que circulam com passageiros em pé em estradas estaduais.
CATA CATA E VERMELHINHOS
O cata cata é nítido, desde a saída do terminal, onde um "fiscal" dá a "largada" da van no momento exato que o ônibus da Viação Costa Leste abre as portas para seus passageiros.
A prefeitura veio com uma pseudo solução, ao comprar 27 ônibus (10 chegaram em final de outubro e estão estacionados ao tempo no aeródromo municipal, uma vez que a EMPRESA MUNICIPAL DE TRANSPORTE COLETIVOS não existe, não tem endereço, funcionários e linhas definidas e segundo o secretário Leandro Costa, em fevereiro chegam mais 17) do tipo urbano, todos com acessibilidade, e ar condicionado, mas sem câmeras de segurança, validadores para os cartões e outros itens de segurança que segundo o mesmo secretário estão sendo licitados.
Como a empresa ainda não contratou seus funcionários (motoristas, cobradores, fiscais, pessoal de apoio, manutenção e administrativo), não tem endereço fixo e ainda não definiu as linhas, os veículos ficam parados no aeródromo municipal, sem servir a população como estava previsto nas promessas do prefeito.
Conclusão: moradores do 1º e 2º distritos estão a mercê de um transporte regular de péssima qualidade, de vans autorizadas mas sem fiscalização que fazem o que querem e esperando os vermelhinhos entrarem em circulação. Quando será?
Será?