sexta-feira, 31 de maio de 2024

SUELEN PAULINO DESAPARECEU EM ITAIPUAÇU. FAMÍLIA PEDE AJUDA!


Na noite da sexta feira 31/5,  Josefa Paulino da Silva (mais conhecida como Suelen Paulino), após um surto psicótico, saiu da residência de sua mãe na rua 36 (entre as ruas 52 e 53, no Jardim Atlântico em Itaipuaçu e não foi mais vista. O fato ocorreu segundo informações de sua filha Myriam, por volta das 19:30 horas.

"Ela teve um surto e tomou uma remédios controlados da minha vó e saiu de casa. Quando meu padrasto foi atrás logo depois, ele já não achou ela. Desde então estamos rodando Itaipuaçu inteiro. Ela saiu de blusa preta e bermuda sem documentos e sem celular.

Nosso medo é que ela mora muito perto da praia. Ela cuida da minha vó que tem Alzheimer e essa semana foi complicado com os problemas da minha vó", informou Myriam

"Ela nunca teve nada disso. Ela não bebe, não faz uso de remédios", concluiu.

Ainda segundo Myriam, sua mãe estaria trajando blusa preta e short, e só teria saído com a roupa do corpo, sem nada mais levar.

Quem tiver alguma informação, entre em contato com Myriam 21 99962-1561 ou através da redação do Barão de Inohan 21 99556-9567.




AO LADO DO DPO, TOCA DO VOVÔ É FURTADA E TEM GRANDE PREJUÍZO


O tradicional restaurante TOCA DO VOVÔ localizado na rua 13, na entrada da ponte da Barra, sentido Guaratiba e localizada ao lado do DPO da Barra, foi ARROMBADO na noite/madrugada da quinta para a sexta feira dia 30/31 de maio.

Segundo informações da proprietária (nossa amiga e querida por todos da região e inúmeros clientes, Teresa), os meliantes levaram 5 (cinco) botijões de gás, 10 (dez) engradados de cerveja de 600 ml, todos os packs de refrigerantes, todo o estoque de cigarros que foram adquiridos para o feriado prolongado de Corpus Christi, bebidas finas, uma peça com cerca de 5 (cinco) quilos de carne seca e inúmeras cervejas geladas.

Segundo a proprietária e várias pessoas que colocaram em redes sociais as postagens sobre o absurdo furto, os meliantes ficaram no local por razoável tempo (para poderem subtrair tão grande quantidade de mercadorias) e com certeza, não foram moradores em situação de rua ou viciados em drogas que frequentam o local, pois para subtrair tal quantidade de produtos, quem o fez, com certeza utilizou uma pick-up ou um caminhão baú, e com certeza, não foi uma única pessoa.

A proprietária e moradores do local tentam imagens de câmeras de vizinhos e solicitam imagens de possíveis câmeras do CIOSP.

Também segundo informações o DPO estaria vazio em função das ações no Risca Faca em Inoã, em função do policial sequestrado no local.

A reportagem do Barão estará entrando em contato com o Major Yeddo para possíveis esclarecimentos dos fatos.

MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO



quinta-feira, 30 de maio de 2024

ATIVISTA DENUNCIA CAOS NO CONDE MODESTO LEAL

Luana Gouvêa, ativista, líder comunitária e uma das fundadoras do magnífico grupo SIMPLIFICA DOWN em um texto contundente, denuncia descaso e 'caos' no Conde Modesto Leal e supostos favorecimentos no hospital municipal de São José do Imbassai  


"O Hospital Municipal Conde Modesto Leal é uma vergonha! Não existe um sistema funcional ali dentro das maquinas operacionais ao centro cirúrgico. São inúmeras pessoas aguardando por uma internação ou exames nos corredores, sem o mínimo de dignidade! Enquanto o "chegueDor" dos políticos, aquele hospital na RJ 106, com nome de assassino virou área VIP de políticos (só funciona para eles) tem estrutura para internar e fazer qualquer procedimento cirúrgico mas não fazem! Como disse, o hospital que foi construído com muito custo, na base de escândalos por corrupção... hj, não serve a população como foi prometido quando criado o projeto. O hospital "chegueD'or" serve bem e muito bem, apenas quem está "na bolha" do sistema! 

Em 2020 o hospital municipal cheguevara, foi inaugurado em Maricá, com o intuito de diluir os atendimentos do hospital municipal Conde Modesto Leal. Parece que esse, foi mais um plano de governo de faixada, pois a "rededor" do município, financiada com dinheiro público, não atende sua população!

https://www.instagram.com/reel/C7kMsYvPsPd/?igsh=b2d0Y2g3dzFwdm0w

Luana Gouvêa




CULTURARTE 269 - maio de 2024

CULTURARTE 269 - maio 2024



- Uma homenagem as nossas queridas MÃES
- Conheça as MUSAS DE MARICÁ DE 2024
- RAYSSA ANTUNES DE SOUZA SÁ é a MUSA DE MARICÁ 2024
- NATÁLIA RANGEL é a MUSA TEEN DE MARICÁ 2024
- ADRIANE CRISTINA MELO é a MUSA PLUS SIZE DEMARICÁ 2024
- MÔNICASAIONARA é a MUSASÊNIOR DE MARICÁ 2024
- MARCELA PORTO é a MUSA TRANS DE MARICÁ 2024
- Conheça AMANDA REGINA, uma jovem negra que vem superando vários desafios e deixando nossa cidade linda como ela
- Uma homenagem da PR PRODUÇÕES aos 210 anos de Maricá
Tudo na edição de maio do Informativo CULTURARTE, já circulando nas versões on line e revista eletrônica










quarta-feira, 29 de maio de 2024

'MULHERES POR MARICÁ' SE REÚNEM PARA GRANDE EVENTO SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES

 


Um grande momento de confraternização mas também de muita reflexão e discussão: o que estamos fazendo para ACABAR com a VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES?

Em Maricá, há cerca de 15 anos, começou uma árdua luta para termos na cidade uma DEAM - Delegacia Especializada de Atendimento às Mulheres. Nessa luta, várias figuras de peso e destaque no cenário municipal e estadual abraçaram a causa.

A delegada e deputada estadual Martha Rocha vem lutando por isso e em 2022 fez  lei criando uma NUAM (Núcleo de Atendimento à Mulher) em Maricá, mas até agora, nada aconteceu.
O município já sinalizou que poderá ceder o terreno e até construir o espaço, mas os servidores públicos estaduais e equipamentos, precisam vir do estado, que está deficitário tanto em recursos, quando em número de policiais para ocupar essas delegacias e núcleos.

Anna Maria Quintanilha, que desde 2015 abraçou a luta através do CCS Maricá (Conselho Comunitário de Segurança ligado ao ISP - instituto de segurança pública) onde é mais uma presidente, disse na última reunião do conselho, que somente na época do delegado José Mulatinho (82 DP), conseguiu que fosse instalada a 'Sala da Mulher', local para atendimento feito com inspetoras da polícia civil, mas depois de sua morte (pela covid-19), a sala não mais funcionou.

A prefeitura de Maricá tem hoje a Casa da Mulher, que acolhe e dá os devidos atendimentos à mulheres vitimas de violência principalmente doméstica, contando com o brioso auxílio da Guarda Municipal, através da Patrulha Maria da Penha. 
Mas isso ainda é pouco, a luta é a conquista pela DEAM, e no início deste ano, a inspetora de polícia Eva Vilma (lotada na 74 DP), moradora de Itaipuaçu, não só abraçou a causa, como também criou uma petição on line (hoje com mais de 1000 assinaturas) e foi para a rua, em diversos pontos de Maricá, para captar assinaturas e adesões de mulheres e de muitos homens para grata surpresa de todos.

Abraçando a causa desde 2009, o jornalista Pery Salgado (Barão de Inohan), agora mais do que, hipotecou apoio e realizou em 20 de maio, um grande encontro com muitas mulheres na ACM - Associação Comercial de Maricá, lembrando que em ano de eleição, a união de mulheres que sejam ou não da política deve ser fundamental, pois a luta é pela CAUSA da DEAM e não por disputas partidárias.

Com isso, o grupo MULHERES POR MARICÁ que há vários anos já realiza magnífico trabalho em Itaipuaçu, não só abraçou a CAUSA como participou com brilhantismo da reunião do CCS no dia 22 de maio em Itaocaia Valley e está organizando um grande evento no sábado 1º de junho, a partir das 17 horas, em Itaipuaçu (ao lado do terminal rodoviário, no Espaço D. Jurema) onde o tema VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES será discutido, debatido e serão mostrados os desafios e perspectivas do enfrentamento à violência contra mulher e dos direitos das mulheres com captação de mais assinaturas.


A empresária e designer Gabrielle Gomes da agência Eight e uma das criadoras do grupo Mulheres por Maricá, aproveitará para falar do trabalho realizado pelo grupo para quem ainda não conhece, tendo como objetivo maior capacitar mulheres em várias áreas de atuação. Com projetos como o RESGATAR onde proporcionam o acolhimento e orientação para mulheres vítimas de violência doméstica, capacitam estas mulheres para um recomeço de vida e para o mercado de trabalho.

Também realizam encontros, cursos e palestras de capacitação na área de empreendedorismo para que mulheres alcancem a sua independência financeira e na política com mulheres que querem realizar mudanças na sociedade maricaense.


A presidente do movimento D. Cléa da Luz, informa também que acontecerão workshop e apresentação dos produtos Mary Kay e de outros participantes, além da presença de uma massoterapeuta que atenderá a quem precisar, ao som de música ao vivo.

O evento tem entrada franca e é um grande momento de abraço mútuo à CAUSA, confraternização e diversão.

Venha com sua família. 

Serviço:
Evento sobre a VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
Espaço D. Jurema
Rua 1, esquina com 33 (ao lado do terminal rodoviário de Itaipuaçu)
Organização: MULHERES POR MARICÁ



FINALMENTE OS ÔNIBUS TERÃO NOVA ENTRADA NO TERMINAL DO CENTRO, ALIVIANDO O TRÂNSITO

 


Em meados de 2019, o jornalista (e engenheiro) Pery Salgado indo fazer uma matéria na CODEMAR, encontrou o prefeito Fabiano Horta e o secretário de governo (na época recém empossado) no estacionamento do aeroporto municipal (em frente a sede da CODEMAR), e em rápidas conversas passou a ideia de que não caberia (isso em 2019, imagine hoje!!!) mais no centro de Maricá ruas com mão dupla.

E sugeriu que a avenida Roberto Silveira passasse a ser mão única do posto de combustível Ipiranga (hoje onde está localizado a drogaria Pacheco) até a ARENA FLAMENGO e a rua Uirapurus e vereador Luiz Antônio, passasse a ser mão única da Arena Flamengo até o centro de Maricá, com os ônibus entrando por trás do terminal, sem precisar dar a volta fazendo o retorno na praça Conselheiro Macedo Soares (praça do Turismo).

Com a conclusão do parque linear do Flamengo, o fluxo de veículos vindo da RJ 106 em direção ao centro, agora pode tranquilamente seguir em pista dupla, da Arena Flamengo até o Boulevard Shopping e rua Abreu Sodré, o que (finalmente) parece que a SECTRAN irá realizar, e TODOS os ônibus que vem da RJ 106 (sejam de linhas municipais, intermunicipais e interestadual) passarão a acessar o terminal por trás, através da rua vereador Luiz Antônio.

Isso acontecendo, outro grande problema deverá ser solucionado: o fim do congestionamento da rua Ary Spindola no sentido cemitério x Flamengo, pois todos os carros terão que virar obrigatoriamente à direita seguindo pela Roberto Silveira. Quem desejar ir para o centro de Maricá, deverá acessar a rua João dos Santos Mendes (rua em frente aos condomínios), mas isso é apenas conjectura (embora o prefeito em 2019 tenha gostado muito da sugestão), pois depende dos "engenheiros de trânsito" de Maricá.

Mas só o fato da Roberto Silveira passar a ser mão única no sentido RJ 106 e a Uirapurus e Vereador Luiz Antônio também mão única no sentido centro, trarão um grande alívio ao caótico trânsito do centro de Maricá.

Infelizmente, não há data para o início das mudanças do trânsito no centro de Maricá, previstas para janeiro de 2024 !(!!???!!!)




DEPOIS DE 6 MESES, SECTRAN RETIRA POSTE COM PLACA DANIFICADA EM FRENTE AO CDT


 Olha, ainda bem que o poste tinha menos de três metros, pois se fosse maior, talvez tivéssemos que esperar por mais meses (e ainda reclamamos dos postes 'tortos' da ENEL).

Um poste que foi ATROPELADO por algum "mautorista" em uma madrugada de dezembro de 2023, deixou o 'poste em estado grave', em frente ao CDT (Centro de Diagnósticos e Tratamentos) no Flamengo, colocando em risco quem passava pela estreita calçada em frente ao local.

Em fevereiro, três meses depois do acidente, o Barão de Inohan fez uma matéria (https://obaraoj.blogspot.com/2024/02/placa-proxima-ao-cdt-espera-remocao-ha.html), sobre o poste e solicitou a secretaria de comunicação de Maricá, que visse com o setor de direito, quem iria resolver o problema retirando o 'enorme poste (!!!???).

Como resposta, a secretaria informou que a SECTRAN faria a retirada na semana seguinte, porém outros meses se passaram e o 'poste com a placa de identificação', foi finalmente removido no início da segunda semana de maio. SEIS MESES PARA RETIRAR UM POSTE DE 3 METROS!

Mas, enfim, problema resolvido, mas foi difícil, lembrando que na cidade, vários destes postes com essas plaquinhas de identificação que só conseguimos enxergar quando estamos a poucos metros delas, estão já danificados, com flagrante DESPERDÍCIO DE DINHEIRO PÚBLICO.



terça-feira, 28 de maio de 2024

ROBERTO SILVEIRA E ARY SPINDOLA RECEBEM ASFALTO NOVO

Logradouros passam por fresagem e recebem asfalto novo

 


Precisava, pois há anos que a principal entrada para o centro de Maricá (avenida Roberto Silveira), não recebia este devido tratamento, só passando por operações tapa buracos.

Com uma série de buraquinhos, buracões, crateras e bueiros desnivelados (isso quando tem bueiro), fazendo com que a Roberto Silveira, que recebe TODAS as linhas de ônibus intermunicipais, uma interestadual e quase a totalidade das linhas municipais que chegam ao centro da cidade, além de grande fluxo de veículos pesados que acessam o centro da cidade e os demais veículos de passageiros e serviços, desde o início de maio, a avenida passa por fresagem do asfalto antigo e posterior asfaltamento. 

O mesmo serviço vem sendo executado na rua Ary Spindola (conhecida como rua do cemitério), que recebe grande fluxo de veículos e faz a ligação do centro com o Boqueirão, bairro Amizade e bairros limítrofes. O serviço é feito à noite, a partir das 22 horas indo madrugada à dentro.

O asfaltamento na Roberto Silveira começou pelo centro da cidade e já está chegando ao colégio Domício da Gama. Já na Ary Spindola, o serviço começou na avenida Roberto Silveira e está próximo ao CDT.

A SOMAR não informou quando a hora será concluída, mas com certeza é muito bem vinda e torcemos que os tampões de bueiros, fiquem nivelados com o novo asfalto. Chega de rallye pela avenida!



CONTINUAM OS ABUSOS EM FRENTE AO BONANZA. SECTRAN, QUANDO COLOCARÃO UM AGENTE NO LOCAL?


 São inúmeras as reclamações e denúncias recebidas pelo Barão de Inohan na falta de respeito e bom sendo dos "maustoristas" que continuam parando em cima da faixa do traffic calming em frente ao supermercado Bonanza, no Flamengo, atrapalhando que o pedestre utiliza a faixa com total segurança.

O jornal Barão de Inohan além das várias matérias já publicadas, já fez uma série de solicitações para o então secretários de trânsito Marcinho da Construção (que está licenciado para concorrer novamente à vereador), pedindo um orientador de trânsito para o local e outro no traffic calming em frente ao campus do Flamengo da Universidade de Vassouras, mas a resposta sempre foi que "não haviam orientadores suficientes", embora em vários locais do centro, vemos dois às vezes até três juntos sem nada fazer (apenas um deles trabalha).

Porém, agora com o novo secretário (Dilson) e com chegada de mais de 70 agentes de trânsito, viemos novamente solicitar ao menos um para o local, para coibir os abusos, ajudar no trânsito em frente à universidade (principalmente a partir das 16 horas) e proibir que caminhões façam a descarga em frente a Lady Day, obrigando ao intenso fluxo no local, usar apenas uma das faixas da avenida Roberta Silveira no sistema pare e siga (dá licença por favor, já que não existem orientadores), causando por vezes vários incidentes no local.

Será que a SECTRAN conseguirá resolver ESTE ENORME PROBLEMA?



MARICÁ 210 ANOS: HASTEAMENTO ÀS BANDEIRAS E DESFILE CÍVICO ENCERRAM FESTIVIDADES

 Hasteamento às bandeiras e desfile cívico encerram comemorações de aniversário de Maricá


Já que as chuvas começaram no sábado e não deram trégua no domingo, adiando o principal evento do dia, o tradicional desfile cívico, marcado para o dia 27 (com chances de chuva e possível tumulto no trânsito, já que seria um dia normal para bancos, comércio e algumas escolas privadas), no domingo dia 26, data oficial dos 210 anos de emancipação político-administrativa de Maricá, até o hasteamento das bandeiras foi cancelado em frente à prefeitura, acontecendo apenas a tradicional Missa Solene na Matriz de Nossa Senhora do Amparo, a sessão solene da Câmara de Maricá e os últimos shows na Barra de Maricá.

Na manhã do dia 27 (segunda feira), com todos olhando para o céu (que estava muito carregado) e com os agentes e orientadores de trânsito se desdobrando em tentar colocar ordem no caótico trânsito do centro, potencializado com milhares de crianças e servidores da prefeitura em função do desfile cívico (que foi muito bonito), com alterações de linhas de ônibus, interdições de ruas atrapalhando o livre funcionamento e faturamento do já tão combalido comércio de Maricá e um gigantesco nó no trânsito, as festividades começaram em frente à prefeitura. 

Hasteamento das bandeiras

A solenidade de Hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado do Rio de Janeiro e de Maricá em a frente da Prefeitura, foi a primeira atividade da manhã da segunda-feira (27/05) - ponto facultativo - e contou com a participação dos secretários, de agentes da Guarda Municipal, policiais militares, alunos da rede pública e do passaporte e moradores.

"É sempre uma emoção muito grande. São 21 anos de instituição e todos os anos é uma sensação diferente. É motivo de muita emoção, gratificante fazer parte da história do nosso município", comentou o comandante da Guarda, Carlos Eduardo dos Santos.

DESFILE CÍVICO

Iniciativa aconteceu na manhã desta segunda-feira (27/05) e reuniu 85 escolas municipais, estaduais, particulares e órgãos da Prefeitura

Com o desfile marcado para a segunda feira dia 27 (decretada antecipadamente pelo prefeito como ponto facultativo e deixando a última semana de maio com apenas dois dias úteis, uma vez que dia 30 [quinta feira] é feriado nacional de Corpus Christi e na sexta feira também foi decretado ponto facultativo), todos olhando para o céu (que estava muito carregado) fizeram do desfile cívico uma grande festa de confraternização e congraçamento, onde eram nítidos a alegria do prefeito (até de roda de capoeira participou) e da primeira dama, saudados por todas as escolas participantes do desfile.

O tradicional desfile cívico contou com 85 escolas municipais, estaduais, particulares e órgãos da Prefeitura, todas desfilando sob o tema: "Maricá, a nossa história a gente escreve aqui". O desfile, que aconteceu na Rua Abreu Rangel, no Centro, foi finalizado com a escola de samba União de Maricá que completou 9 anos de existência no dia 26 de maio.

"Hoje estamos finalizando as festividades de aniversário da cidade com o tradicional desfile cívico, que mais uma vez foi grandioso de se vê. Aqui, em Maricá, nós escrevemos a nossa história!", comentou o prefeito Fabiano Horta.

As baterias das escolas foram um show à parte, que empolgou e agitou a todos os presentes. O secretário de Educação, Márcio Jardim, destacou a importância da tradição na cidade.

"O desfile cívico serve para despertar nas nossas crianças e na população valores cívicos, de amor, de respeito e exaltação às nossas tradições, à nossa bandeira, à nossa cultura. E ele é parte da tradição já da cidade, todo mundo fica muito na expectativa esperando o desfile, que sempre é lindo de se vê. Foi tudo preparado com muita organização e carinho, porque sabemos de toda expectativa e emoção envolvidas neste momento", disse.

No local, a Prefeitura disponibilizou arquibancadas distribuídas nos dois lados da rua e que permaneceram cheias durante todo o desfile. Na passarela a presença de alunos, professores e diretores que esbanjavam criatividade sob uma variedade de assuntos sociais, culturais, históricos, ecológicos, entre outros.

De todas as escolas que se apresentaram magnificamente, temos que destacar a organização e a beleza do desfile do CEPT Leonel de Moura Brizola, de Itaipuaçu que levou um lindo desfile para avenida com o tema "Conectando culturas: celebrando 50 anos da relação de amizade  entre Brasil x China". A diretora geral Kátia Cruz veio à frente dos membros da maior instituição de ensino de Maricá.


"Mais um ano, mais um desfile cívico!! CEPT LEONEL DE MOURA BRIZOLA; Missão cumprida, gratidão a minha diretora Geral Kátia Cruz e equipe por confiarem no meu trabalho, agradeço também a minha parceira de criação e confecção do desfile Luciana Gonçalves. A toda equipe de funcionários e alunos da E. M. Anísio Teixeira que agregou para que o melhor fosse apresentado na avenida. Escola nota 10!" falou emocionado o produtor e carnavalesco Renato Rosa, responsável pelo desfile da instituição.

Para Mônica Azevedo, diretora adjunta da C.M  Estrelinhas do Amanhã, é de extrema importância fomentar a cultura dos desfiles para as crianças.

"É uma honra ver essas crianças tão pequeninas já escrevendo nossa história na nossa creche e na nossa cidade. Estamos bem felizes em estar participando dessa festa! Com certeza, eles terão grandes lembranças desse dia",

A ocasião foi um show de originalidade e animação com bonecos, maquiagens, robótica, livros gigantes e demonstração dos programas sociais, foram eles: os vermelhinhos e vermelhinhas, o cartão Mumbuca dentre outros.

O desfile foi encerrado com os órgãos da Prefeitura de Maricá e a Escola de samba União de Maricá (que completou 9 anos de existência em 26/5), agitando todos presentes com o samba-enredo “O Esperançar do Poeta” do carnavalesco André Rodrigues, quarto lugar na estreia da escola na Marques de Sapucaí no carnaval deste ano.

Uma coisa é certa; o 'santo' do secretário de educação Marcio Jardim é muito forte, pois, assim que o desfile cívico terminou, voltou a chover até o início da madrugada.