sábado, 17 de maio de 2025

O SUCESSO DO 2º ENCONTRO DE SANFONEIROS DE MARICÁ, EM ITAIPUAÇU


O 2º Encontro de Sanfoneiros de Maricá, em Itaipuaçu, no domingo 11 de maio (Dia das Mães) superou as expectativas.

Segundo a musicista e empresária Wanessa Esquerdo (do Tempero do Forró) "foi só benção, maravilhoso!!! Agradeço à todos os músicos convidados e todos que marcaram presença, estou muito feliz com o carinho de vocês; Toda família Coutinho, amo vocês. 

A chuva foi apenas Nosso Senhor Jesus Cristo limpando todas as energias ruins para nossa festa ficar maravilhosaaa!!!

Nosso Forró Pé de Serra está cada vez melhor. O Tempero do Forró  botando 'pra torar'!

Obrigado à toda direção do Bar Ponto Bom Messias Lima", declarou e agradeceu Wanessa à todos que participaram e compareceram.

O próximo encontro (sempre no segundo domingo de cada mês), será no dia 08 de junho, no Bar Ponto Bom, em Itaipuaçu.








MARICÁ 211 ANOS: 10 Novos Ônibus Escolares enviados pelo governo federal através do

 


A Secretaria de Educação segue seu compromisso de assegurar o acesso ao Transporte Escolar aos estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino e segue ampliando a frota de ônibus. 

'São mais 10 novos Amarelinhos para os estudantes' enviados pelo governo federal através do FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação) e reflete o compromisso do Governo Municipal com a qualidade da educação e o bem-estar dos alunos. 

Além disso, a frota segue sendo revitalizada. São 24 ônibus sendo reformados para garantir mais conforto, segurança e acessibilidade para os nossos estudantes.  

O transporte escolar gratuito oferecido pela SEDUC é destinado a estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino que cumpram determinados requisitos, como residir a uma distância considerável da escola, onde não haja alternativa pública de transporte, ou ter deficiência ou doença crônica, entre outros critérios específicos, atendendo especialmente às regiões desassistidas pelo transporte público regular.








sexta-feira, 16 de maio de 2025

CANDIDATURA DO PREFEITO DE MARICÁ À PRESIDÊNCIA NACIONAL DO PT CAUSA REBULIÇO NO PARTIDO


 A disputa pela presidência nacional do PT vem causando um enorme rebuliço depois de Washington Siqueira (o Quaquá), prefeito de Maricá se candidatou, desistiu, desistiu da desistência e confirmou sua candidatura em 13 de maio passado no Rio de Janeiro, no Circo Voador (com enorme claque de funcionários da prefeitura) e sem a presença do ex-prefeito Fabiano Horta, confirmando o 'racha' entre os dois, embora mantenham teatral aproximação. Inclusive, segundo informações, quando o atual prefeito citou o nome de Fabiano, o grande público presente 'ovacionou' o ex-prefeito o que não agradou por completo Siqueira, que aproveitou a ocasião para lançar o seu filho 
Diego Zeidan, para a presidência estadual, jogando também para escanteio o atual presidente e vice-prefeito de Maricá (que tem andada bastante fora dos holofotes), João Maurício (Joãozinho).

A candidatura do vice-presidente nacional do PT, presidente da ABM e prefeito de Maricá à presidência nacional do partido, em confronto direto com Edinho Silva (nome apoiado pelo presidente Lula), demonstra uma força política considerável e um desafio direto à influência do atual governo dentro do partido.

Dizem alguns apoiadores que essa movimentação sugere que Quaquá busca posicionar Maricá como o novo centro de poder do PT, sinalizando que a “era Lula” está terminando e permitindo o surgimento de uma nova liderança partidária, não apoiada pelos ainda caciques da legenda: Lindebergh, Haddad e Gleise.

No Rio de Janeiro, a disputa pela presidência estadual entre Diego Zeidan e o deputado federal Reimont confirma essa luta de poder, uma vez que Reimon é apoiado por figuras tradicionais do PT como Lindbergh Farias, Anielle Franco e André Ceciliano e representa a resistência das lideranças estabelecidas ao avanço de Maricá. Quaquá, por sua vez, defende a candidatura de Diego como a vitrine de um modelo de gestão que, segundo ele, representa o futuro do partido.

A força de Maricá, evidenciada pelo crescente número de filiados (segundo muitos do próprio partido, obtidas de maneira irregular) e pela influência política de Quaquá, coloca em xeque a estrutura tradicional do PT, até porque, o prefeito de Maricá não tem limites e desafia o regimento interno do partido além de confrontar a executiva federal sem sofrer maiores sanções.

A eleição para a presidência nacional e estadual do PT, portanto, não é apenas uma disputa por cargos, e sim, é um confronto entre duas visões de futuro para o partido. De um lado, a tradição representada pelas lideranças estabelecidas pelo legado de Lula, ainda a grande coluna de sustentação do partido e do outro lado, a ascensão de Maricá e a ambição de Quaquá de remodelar o PT à sua imagem, muitas vezes autoritária e até vingativa. 

Tenham certeza que o resultado dessas eleições partidárias não só definirá o futuro da legenda petista mas também a força e o papel de Maricá no cenário político nacional e a própria sobrevivência de Quaquá na cidade e no cenário político nacional.







CIDADE DAS UTOPIAS: AONDE VÃO COLOCAR MAIS DE 8 MIL COMPUTADORES???

É uma farra com o dinheiro da nossa cidade. Tantos computadores assim, que não tem nem aonde colocar. Qual é a finalidade desse contrato?”, questionou o vereador Ricardo Netuno, cobrando apuração e transparência no processo licitatório.

 Em meio a um cenário político local  conturbado e com uma transição que para muitos ainda não acabou e tem sido a mais traumática de toda a história recente de Maricá, o vereador Ricardinho Netuno (PL) colocou mais lenha na fogueira ao fazer uma grave denúncia de possível superfaturamento na compra de computadores pela prefeitura e pela CODEMAR (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) que deverá ter em breve a troca de comando, com a saída de Hamilton Lacerda e a entrada de Celso Pansera, primeiro presidente do ICTIM (quase - pessoa não grata no FINEP) e que tem denúncias de assédio moral, profissional e psicológico às funcionárias do instituto, hoje presidido por Claudio Gimenez (que segundo funcionárias, procede da mesma forma).

A acusação do vereador Netuno (PL), feita durante a sessão da Câmara de Vereadores da segunda-feira (12/05), aponta para um provável prejuízo milionário aos cofres públicos.

De acordo com o parlamentar, a prefeitura estaria adquirindo computadores por R$ 13 mil cada unidade quando o valor dos mesmos no mercado ficaria em torno de R$ 6 mil.

A prefeitura pagou mais do que o dobro. Eu denunciei, já existe uma investigação no Ministério Público com inquérito aberto”, informou Netuno, detalhando que a compra envolveu 75 unidades do tipo 1 e mais de 800 do tipo 2.

+ 8.218 computadores e notebooks

O vereador também lançou suspeitas sobre um novo contrato firmado pela Codemar, ainda presidida por Hamilton Lacerda, que prevê a aquisição de uma quantidade expressiva de equipamentos de informática.

Segundo Netuno, o contrato inclui a compra de 2.453 computadores tipo 1, 5.065 computadores tipo 2, 7.517 nobreaks e 700 notebooks, além de outros itens não especificados.

Ele tá fazendo um novo contrato milionário, que tudo indica estar sendo direcionado para empresas amigas”, declarou o vereador na tribuna (conforme vídeo abaixo), levantando questionamentos sobre a necessidade de um volume tão grande de equipamentos e a destinação dos mesmos.

É uma farra com o dinheiro da nossa cidade. Tantos computadores assim, que não tem nem aonde colocar. Qual é a finalidade desse contrato?”, questionou o vereador Netuno, cobrando apuração e transparência no processo licitatório.

Editorial de Ricardo Cantarele da TV Copacabana

"A nova denúncia de Ricardinho Netuno ocorre em um contexto peculiar para Maricá.

Nos últimos tempos, a cidade tem sido associada a um discurso de diferenciação em relação ao restante do país, impulsionado pelo jargão 'Maricá é meu país'. Essa expressão, adotada pelo líder revolucionário Washington Quaquá, tem sido interpretada por muitos como um símbolo de uma suposta autonomia local, marcada por homenagens a figuras históricas estrangeiras em nomes de hospitais, ruas e edificações, como o Hospital Ernesto Guevara e a Rua Carlos Marighella.

Essa atmosfera de 'independência' de Maricá levanta questionamentos sobre a aplicação efetiva das leis brasileiras no município, especialmente diante de denúncias recorrentes de irregularidades que, segundo relatos da população, nem sempre encontram respostas adequadas.

A atual denúncia de possível superfaturamento e direcionamento de contratos na Codemar reacende o debate sobre a gestão dos recursos públicos em Maricá e a necessidade de fiscalização e transparência, em um momento em que a frase 'Maricá é meu país' parece ecoar com uma conotação cada vez mais controversa.

Comprovando autonomia do prefeito onde destinou 8 MILHÕES para um projeto pessoal a Escola de Samba União de Maricá sem a devida contrapartida ao povo do município uma atitude já feita no passado que não deu em nada abrindo espaço para ser feita novamente aos olhos da LEI.

A população aguarda respostas das autoridades competentes para saber se, de fato, a lei brasileira prevalece em Maricá".

Ricardo Cantarele é jornalista da TV Copacabana









Lançado o livro "Maricá Cidade da Gente"

 


Na quinta feira, dia 15/05 à 18:30h, a Secretaria Municipal de Educação, realizou o lançamento do livro "Maricá Cidade da Gente"  publicado pela Editora Didáticos, no CEPT Leonel Brizola em Itaipuaçu. 

Foi um dia de renascimento, gratidão e celebração para a autora Alessandra Honorata e sua família, que vão retomando aos poucos, às suas atividades e à sua participação ativa no cenário literário de Maricá. Alessandra Honorata passou um período reclusão por conta da recuperação de seu filho.

Participaram  desse projeto literário os professores, escritores e pesquisadores sobre a história da cidade  Renata Gama, Renata Toledo, Ramirez Alvarenga, Marcus Lacerda, Alessandra Honorata e também coordenador do projeto Leonardo Gonçalves.

Os autores acima referidos apresentam os aspectos históricos e culturais da cidade em meio à esse período de desenvolvimento e crescimento que o município vivencia,  valorizando os patrimônios históricos, culturais e naturais da cidade.

Com noite de autógrafo recebendo amigos e autoridades, o evento aconteceu no auditório do Cine CEPT.

com fotos e baseado em informações da TVi (TV Itaipuaçu Web)



quinta-feira, 15 de maio de 2025

APÓS SUGESTÃO DO BARÃO, MARICÁ RECEBE NOVA VIATURA PARA OS BOMBEIROS


Após um grande incêndio em uma residência no centro de Maricá em 13 de fevereiro passado (INCÊNDIO NO CENTRO EXPÕE FRAGILIDADE DOS BOMBEIROS EM MARICÁ https://obaraoj.blogspot.com/2025/02/incendio-no-centro-expoe-fragilidade.html), onde o jornal Barão expôs (infelizmente), a fragilidade e a precariedade dos briosos Bombeiros do quartel da cidade e aproveitou para sugerir como solução que a unidade recebesse do governo do estado ou da prefeitura (como doação, sendo destinada à Defesa Civil, uma vez que incorporado ao quartel de Maricá, poderá a qualquer momento ser deslocado por alguma maior necessidade para qualquer outro qualquer do CBMERJ no estado), esta guarnição recebeu na quinta feira 15 de maio uma viatura ABT - (Auto Bomba Tanque como sugerimos na matéria (https://obaraoj.blogspot.com/2025/02/incendio-no-centro-expoe-fragilidade.html), para melhorar os atendimentos aos munícipes.

A solenidade de entrega do novo caminhão foi realizada nas instalações do Quartel de Maricá e contou com a presença de autoridades civis e militares. Entre os participantes estavam o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ - Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Tarciso Salles, o comandante do 3º Grupamento de Bombeiro Militar (Niterói) e o comandante local do Destacamento de Maricá.

Representantes do poder público também marcaram presença, como o deputado estadual Renato Machado, o vice-prefeito de Maricá, João Maurício, o presidente da Câmara Municipal, vereador Aldair de Linda, e o secretário municipal de Defesa Civil, Danilo Santos.

Com investimento de R$ 2,2 milhões, a nova viatura segue padrões internacionais e está equipada com reservatório de água, sistema de bombeamento e dispositivos voltados para ações de combate a incêndios, resgate e salvamento. Sua tecnologia avançada permitirá maior agilidade e eficácia no atendimento às ocorrências, fator essencial para uma cidade com a extensão territorial de Maricá, que conta com 46 km de litoral e múltiplas áreas urbanas e rurais.

O veículo foi adquirido por meio da arrecadação da Taxa de Incêndio e faz parte do maior processo de modernização da história do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, que vem recebendo investimentos superiores a R$ 1 bilhão.

Dentre os principais diferenciais do novo ABT está a capacidade de concentrar, em uma única viatura, funções que anteriormente exigiam o deslocamento de vários veículos. Essa multifuncionalidade otimiza os atendimentos e amplia a eficiência operacional.

HISTÓRIA

É bom lembrar que o primeiro ABT de Maricá, foi doado por uma sargento bombeiro que atuava no aeroporto Santos Dumont e tinha casa no bairro do Flamengo em Maricá, onde após conversas com o jornalista Pery Salgado, este o apresentou ao Coronel Machado, responsável pelo então aeródromo de Maricá em início da década de 90. O ABT doado era similar ao da foto, e ao chegar em Maricá foi recebido com uma grande festa sendo usado não só pelo aeródromo, mas também no combate de alguns incêndios na cidade.









LEI DO PARTO HUMANIZADO DARÁ GARANTIAS REAIS PARA AS MÃES DE MARICÁ


 Aprovado em segundo turno na Casa de Leis maricaense na segunda feira 12 de maio (um dia após o Dia das Mães), o jornalista Pery Salgado (responsável pela demanda do projeto de lei do Parto Humanizado após o ASSASSINATO do seu neto na maternidade do hospital Conde Modesto Leal em 08 de junho de 2024, por uma sucessão absurda de erros e procedimentos médicos) esteve com o vereador Júlio Carolino autor da lei e este falou da enorme importância da lei, um grande presente e uma grande conquista para mães, que deixarão de sofrer e crianças deixarão de morrer como mencionou o jornalista Pery Salgado, agradecendo a empatia do vereador com a causa.

Júlio declarou: "Com muita honra, informo que nosso Projeto de Lei do Parto Humanizado foi aprovado na Câmara Municipal!

Esse projeto é um passo essencial para garantir respeito, dignidade e acolhimento a todas as mulheres no momento mais sagrado da vida: o nascimento de um filho.

Esse é um passo fundamental para garantir às gestantes:

 • Respeito e dignidade durante o parto;
 • Direito à presença de acompanhante;
 • Escolha do tipo de parto sempre que possível;
 • Atendimento acolhedor e livre de violência obstétrica.

Seguimos firmes na luta por uma saúde pública mais humana, justa e respeitosa com as mulheres.

Seguimos lutando por mais direitos, mais cuidado e mais amor para todas as mães.

Vitória das mães de nossa cidade!"