sexta-feira, 31 de maio de 2019

Fim de semana com atrações nas Lonas Culturais de Itaipuaçu e da Barra de Maricá


Neste fim de semana, sábado (01/06) e domingo (02/06), a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura, vai levar para as recém-inauguradas Lonas Culturais Beth Carvalho, em Itaipuaçu e Marielle Franco, na Barra de Maricá, atividades culturais gratuitas para a população de ambos os bairros.

A programação que conta com música e dança, além de cinema, começa a partir das 15 h e tem censura livre. Ou seja, é um ótimo programa para curtir com toda a família e os amigos.

Veja abaixo a programação completa:

Lona Cultural Beth Carvalho – Itaipuaçu

Sábado (01/06)
15h Cinema: “Os Porralokinhas”
19h Espetáculo de Dança “Exposições”
Cia de Dança: Ligia Maria

Domingo (01/06)
15h Cinema: “Eu e Meu Guarda Chuva”
19h Mariana Cunha
Endereço: Esquina da Avenida Zumbi dos Palmares (antiga Avenida Um) e com a Rua Antônio Marques Mathias (antiga Rua 36)

Lona Cultural Marielle Franco – Barra de Maricá

Sábado (01/06)
15h Cinema: "Os Porralokinhas"
18h Música: Mariana Cunha

Domingo (02/06)
15h Cinema: “Eu e Meu Guarda Chuva"
18h Música: Banda Sala Cult
Endereço: Junção da Rua João Frejat (antiga Rua 13) com a Avenida João Saldanha   

quinta-feira, 30 de maio de 2019

DEPOIS DE DENÚNCIA DO VEREADOR RICARDINHO NETUNO, Drone da Prefeitura de Maricá flagra traineiras em prática de pesca predatória em Itaipuaçu


O Vereador Ricardinho Netuno fez a denúncia na sessão da Câmara de 22 de maio e após sua fala, o líder do governo numa fala infeliz, disse que o vereador tinha olhos potentes que conseguiam ver as traineiras em alto mar fazendo este tipo de pesca predatória. O presidente da Casa de Leis interveio, dando razão ao vereador Ricardinho Netuno, dizendo que realmente as traineiras passam muito perto da orla maricaense, arrastando tudo o que vem pela frente, deixando assim o líder governo - Fabrício Bittencourt - extremamente sem graça pela sua intervenção equivocada.

E na quinta feira 30 de maio, um drone da Prefeitura, utilizado pela autarquia de Serviços e Obras de Maricá (Somar) para acompanhamento e fiscalização de projetos, flagrou na Praia do Recanto, em Itaipuaçu, pelo menos 10 (DEZ) traineiras equipadas com redes de arrasto, em prática clara de crime ambiental.

Alguns dos barcos que pescavam próximos a Pedra do Elefante puderam ser identificados pelas imagens como as embarcações "Carlos Telles" e "S. Trindade", ambas do Rio de Janeiro, e "Luiz Paulo II", de origem não identificada. Ao serem flagrados, os barcos fugiram do local. A pesca com redes de arrasto só é permitida em áreas que não sejam de preservação e com profundidade superior a 5 mil metros.

Segundo pescadores artesanais da região, a presença de traineiras pescando com redes de arrasto tão perto é comum em praticamente todas as praias do município e alguns relatam já terem visto até 30 traineiras em um único dia. Nesta quarta-feira, moradores do Recanto disseram que ao amanhecer o número de barcos passava de 20 no local.


De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Júlio Carolino, a Prefeitura vem sistematicamente cobrando uma maior fiscalização junto à Capitania dos Portos e denunciando a pesca predatória que afeta um importante setor da economia local.

“Estamos fazendo tudo que está ao alcance da Prefeitura. As redes de arrasto causam prejuízos incalculáveis ao meio ambiente. Nos preocupa muito a presença dessas traineiras”, afirma Júlio Carolino. “Essas embarcações não respeitam o limite mínimo para a utilização de suas redes e isso prejudica muito a nossa vida marinha, não apenas os peixes, mas tartarugas, a fauna e tudo mais que as redes encontram pela frente”, alertou.


“Já mandamos ofícios para a Marinha, para a Capitania, para o Ibama, enfim, todos os órgãos competentes já foram comunicados a respeito dessa pesca predatória”, garantiu o secretário. A Capitania dos Portos havia feito uma blitz na véspera, em Ponta Negra, mas não atuou contra esses barcos.

“As traineiras arrebatam todos os cardumes que chegam à nossa costa. Hoje o pescador artesanal de Maricá não captura quase nada”, lamenta Paulo Cardoso, de 70 anos, pescador desde 2004 e atual presidente da Associação Livre de Aquicultura e Pesca de Itaipuaçu.


“A pesca industrial tem grandes embarcações com aparelhagem moderna e redes imensas que cercam os cardumes antes mesmos deles chegarem aqui. Os que chegam, as traineiras absorvem, pois embora sejam barcos menores possuem redes imensas. Nós temos apenas uma redinha pequena para tirar nosso sustento”, acrescenta. “A Marinha deveria fiscalizar a turma do arrasto que pega a criação, o peixe ainda pequeno, tudo incluindo os filhotes que ficam no fundo", completa.

Muitas vezes quem pesca de forma predatória observa a atuação dos pescadores artesanais ou amadores para planejar a ação em larga escala. "Se a gente pesca num dia um bocado de xerelete ali, por exemplo, no dia seguinte o lugar está coalhado de traineiras. Depois a não conseguimos pescar mais nada", diz Joel Miler, de 61 anos, que mora em Teresópolis e pesca por hobby em Maricá há mais de 30 anos.

É importante destacar que pescadores que realizam pesca predatória estão sujeitos a penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais. Em caso de flagrante, a embarcação e o pescado são apreendidos, o responsável é multado e responde por crime ambiental podendo ser punido com pena de um a três anos de reclusão.

PONTE DA 83 EM ITAIPUAÇU COMEÇA A CEDER E É INTERDITADA

Colapso na estrutura causou interdição da ponte da Rua 83, em Itaipuaçu

O intenso movimento de veículos de passeio e pesados fez com que a ponte sobre o Canal da Costa em frente à Rua Douglas Marques Rienti (antiga Rua 83) iniciasse um processo de colapso, o que motivou a sua interdição pela Prefeitura para automóveis e caminhões desde quarta-feira (29/05).


O diagnóstico foi feito por engenheiros da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), ao constatar que uma das vigas de sustentação no lado da praia criou uma espécie de “barriga” por conta do peso. Na superfície, é possível observar falhas no asfalto provocadas pelo problema estrutural.


A mesma ponte, em março de 2012, ruiu parcialmente quando um caminhão a serviço das obras do emissário de efluentes do Comperj que trafegava com 47 toneladas de carga, mais de 20 acima da capacidade do veículo e muito além do que a estrutura suportava. Na ocasião, a empresa responsável pelo veículo realizou os reparos.  

Pedestres e ciclistas têm circulação liberada sobre a antiga peça viária, construída há mais de 50 anos. Para os motoristas, porém, a opção mais próxima de acesso à praia é a ponte da Rua 70, além da passagem da Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) e a da Avenida Zumbi dos Palmares (antiga Avenida Um).  Segundo a Somar a ponte ficará fechada de forma definitiva e uma nova via, semelhante à que foi erguida ao lado da Praça dos Gaviões, também será construída no local. 

“Publicamos a licitação neste mês e ela deve acontecer em junho. Além da Rua 83, haverá pontes novas em outros cinco locais só em Itaipuaçu, mas há outras previstas em partes diferentes da cidade também”, disse o presidente da Somar, Renato Machado, citando como contempladas as ruas 53, 128 e a Estrada dos Cajueiros, no trecho sobre o rio Bambú.

Prefeita Manoela Peres se reúne com líderes do Governo do Estado

PÉSSIMO SERVIÇO DA ENEL FOI UMA DAS PAUTAS


A Prefeita Manoela Peres, juntamente com a Presidente da Câmara de Vereadores, Adriana Pereira, e o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Antônio Peres, estiveram na tarde desta quarta-feira, 29, na cidade do Rio de Janeiro para reuniões com o Presidente da ALERJ, deputado André Ceciliano, o líder do governo, deputado Marcio Pacheco, e com o Secretário Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Bornier. Entre as pautas discutidas, temas importantes como a recuperação da RJ 128 (Estrada de Latino Melo), a prestação de serviços da ENEL e o Mundial de Surfe da WSL.

Com o presidente da ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), deputado André Ceciliano, e o Líder do Governo, deputado Marcio Pacheco, a Prefeita Manoela apresentou diversas demandas junto ao Governo do Estado. Prioritariamente, foi solicitado o recapeamento da Estrada de Latino Melo, rodovia estadual que corta o município de Saquarema e se encontra em estado deplorável.

“Solicitamos aos deputados que nos apoiem e solicitem ao governo do Estado a recuperação imediata da rodovia. A Estrada de Latino Melo é uma das principais entradas de nossa cidade e merece total atenção. Solicitamos o recapeamento completo, bem como a sinalização desta importante via”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

Outro ponto abordado durante o encontro com os deputados foi o serviço ofertado pela ENEL na cidade. Alvo de várias reclamações de moradores e turistas, além de cobranças da Prefeitura de Saquarema, a concessionária de energia não vem prestando um serviço, no mínimo, satisfatório para os clientes, com vários relatos de picos de luz, falta de energia e prejuízos com alimentos ou eletrodomésticos estragados.


Já na Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, a comitiva saquaremense tratou da etapa brasileira do Mundial de Surfe. Juntamente com membros organizadores da WSL (World Surf League), foram tratadas ações para o campeonato, que será realizado entre os dias 20 e 28 de junho na Praia de Itaúna.

“Considerada o Maracanã do Surfe, Saquarema se consolidou como um dos principais destinos do esporte no planeta. Estamos trabalhando para levar, ainda mais, o nome da cidade para o mundo, expandindo o turismo e, consequentemente, gerando mais emprego e renda para a população”, concluiu a Prefeita Manoela Peres.

“Tivemos reuniões muito produtivas e que trarão inúmeros benefícios para a nossa cidade”, afirmou a Presidente da Câmara de Vereadores, Adriana Pereira.

O Secretário de Educação e Cultura, Antônio Peres, também elogiou as reuniões: “Fomos bem recebidos pelo presidente Ceciliano e pelo líder Márcio Pacheco. Na Secretaria de Esporte, tivemos uma reunião muito produtiva. Temos certeza de que o Governo do Estado atenderá nossas demandas”, concluiu.

A agenda de reuniões com representantes do Governo do Estado seguirá nas próximas semanas. Além de estreitar a parceria entre os governos municipal e estadual, o objetivo dos encontros continuará sendo a melhoria dos serviços já prestados – e a chegada de novos – para beneficiar a população saquaremense.


Polícia investiga suspeita de estupro na UFF, em Niterói

Estudante contou que desmaiou ao ser golpeada no banheiro. Quando acordou, a vítima disse que estava com os seios descobertos.



A polícia investiga um caso de suspeita de estupro na Universidade Federal Fluminense (UFF). O ataque, segundo a vítima, aconteceu esta semana no campus Gragoatá da instituição de ensino, que fica em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

A vítima contou que desmaiou no banheiro quando foi golpeada pelas costas e, ao acordar, estava com os seios descobertos. Ela foi ajudada por uma estudante de nutrição.

A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) solicitou imagens das câmeras de segurança e vigilantes também serão ouvidos. Os agentes também tentam localizar a aluna que socorreu a vítima para ajudar na investigação.

Em nota, a UFF informou que está prestando auxílio à vítima, que foi acolhida pelo Programa de Atendimento às Vítimas de Violência do Hospital Universitário Antonio Pedro.

A universidade comunicou que uma sindicância interna foi aberta por orientação da Procuradoria Federal para apurar o crime e tomar as medidas administrativas necessárias.

DER inicia obras nas RJs 100, 104 e 106 nas próximas semanas

Foto: João Henrique - MaricáInfo
Dentre as rodovias estaduais que serão beneficiadas com R$ 120 milhões transferidos para o DER-RJ, para obras, estão as RJs 100, 104 e 106. Esses recursos estão sendo disponibilizados pelo Detran, em parcelas, ao longo do ano. À medida em que o valor for sendo liberado, as obras serão executadas, em ordem a ser definida pela diretoria de obras do órgão.

Segundo o presidente do DER-RJ, Uruan Cintra de Andrade, o objetivo com as intervenções nas estradas é torná-las mais seguras para motoristas e pedestres, reduzindo as estatísticas de acidentes:

“Além do repasse do Detran, estamos licitando novos contratos de manutenção para nossas rodovias. Após anos sem conservação adequada nas estradas, a atual gestão investirá, de início, R$ 120 milhões na malha rodoviária estadual. Serão utilizados, num segundo momento, recursos próprios do DER e de outras destinações para a continuação das obras”.

Fonte: MaricáInfo

ERROS E ACERTOS DA NOVA AVENIDA: COMERCIANTES RECLAMAM DE ESCASSEZ DE CLIENTES


Inaugurada oficialmente em 24 de maio (sexta feira), abrindo as comemorações dos 205 anos de Maricá, a duplicação da avenida Vereador Francisco Sabino da Costa, tem gerado controvérsias. 
Quanto ao trânsito, se não ficou 100%, melhorou bastante, mas a rotatória (também duplicada), é o grande problema, até por que o brasileiro não sabe usar uma rotatória, e enquanto a rua Abreu Sodré (que passa pelo estacionamento do Hiper Princesa), não voltar a ser mão única, o gargalo no centro (praça Senador Macedo Soares, não diminuirá.


Outro fator também é vir com duas pistas (tanto na volta à mão única da Abreu Sodré), e de repente, como no acesso à RJ 106, se deparar com um afunilamento de pista, e com o agravante de ter uma cabeceira de ponte em curto espaço de trecho, o que retém o trânsito, causando tumulto no horário do rush. Enquanto não for feita uma terceira faixa na ponte (sentido Saquarema) em frente ao Green Park, tudo o que foi feito na avenida vereador Francisco Sabino da Costa não terá muito resultado.

Outro problema que tem gerado desconforto e alguns incidentes e prejuízos em pneus e suspensões, são os tachões colocados próximos as faixas de pedestres, dividindo a pista. Quem precisa por algum motivo subir em um deles, acaba passando em mais três ou quatro, danificando os veículos, além de assustar e fazer com que alguns motoristas troquem de faixa repentinamente (qual foi o gênio que sugeriu isso, sabe dizer "Eng. Vitor"?)


COMERCIANTES RECLAMAM DE QUEDA DO MOVIMENTO

A avenida Vereador Francisco Sabino da Costa é sabidamente uma avenida de carros, de veículos. A circulação de pedestre é pequena, e apenas de passantes, diferente das ruas realmente centrais do município, próximo ao grande comércios e área bancária. Com isso, os comerciantes locais contavam com diversas vagas ao longo dos dois lados da via, mas após a duplicação da avenida, todo o lado sentido RJ 106, teve suprimida cerca de 60 vagas e no lado sentido centro, forma suprimidas outras 50.

Em frente a uma conhecida academia do local, onde existiam aproximadamente 30 vagas, agora só exitem 7, normalmente ocupadas pelos alunos desta academia, impossibilitando que clientes acessem com tranquilidade às lojas.


Em frente a loja de materiais de construção Pizzo, uma baia que segundo informações será destinada a carga e descarga rápida, veículos que deveriam parar AO LONGO DA VIA, acabam parando em espinha de peixe (30 ou 45° em relação a calçada, fazendo com que fiquem com a traseira totalmente dentro de uma das faixas de circulação.

Carro a serviço a secretaria de saúde para com rodas em cima da calçada, mas
ainda assim, fica com a traseira ocupando uma faixa da via

Comerciantes afirmam que os prejuízos e queda nas vendas já é sentida e bastante grande e pedem uma solução urgente para o problema.

"Se o cliente não tem como parar para fazer suas compras, ou ao menos para fazer um carregamento rápido (logo aparece um guarda municipal pedindo para retirar o veículo do local), eles vão para outros locais com mais conforto e segurança", afirmou um comerciante do local que pediu para não ser identificado.

Outro comerciantes temem com a queda do movimento, que tenham que fazer dispensa de funcionários.

FAKE NEWS? Prefeitura amplia programa Renda Básica e Cidadania, porém matéria não foi votada na Câmara

SE MATÉRIA FOR APROVADA, IRÁ GERAR ACRÉSCIMO DE ATÉ R$ 120 MILHÕES NAS DESPESAS MUNICIPAIS, COM FLAGRANTE FAVORECIMENTO EM VÉSPERAS DE ELEIÇÕES

Suplicy esteve em Maricá
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Economia Solidaria, anunciou no sábado (25/05), em cerimonia realizada no Cineteatro Henfil, no Centro, a ampliação do seu programa “Renda Básica e Cidadania”.

A ação oferece apoio econômico as famílias de Maricá com renda de até três salários mínimos. De acordo com o secretário Diego Zeidan, com a ampliação cada membro da família beneficiada passará a receber uma ajuda 130 Mumbucas (R$ 130).

“Hoje Maricá é o único município do Brasil que segue a lei de autoria do senador Suplicy, que implantou um programa de renda básica na prática”, afirmou Diego Zeidan. “Como todos sabem Maricá possui a Moeda Mumbuca, que utiliza o cartão Mumbuca como ferramenta de pagamento e que atualmente atende a 14 mil famílias do município”, destacou. 

“Atualmente temos duas modalidades de programa, o “Renda Básica e Cidadania” e o “Renda Mínima Mumbuca”, com essa ampliação passaremos ter somente a modalidade “Renda Básica e Cidadania que irá absorver a outra modalidade”, detalhou Diego.

“Maricá com suas políticas sociais e seus programas de Renda Básica tem todas as condições para ser um exemplo para o estado, para o Brasil e para o mundo. Sempre que venho ao município fico animado com as iniciativas da gestão municipal que entende a necessidade de levar dignidade para a sua população”, disse o vereador de São Paulo, Eduardo Suplicy, presente à cerimônia.

“Sugiro que a prefeitura faça uma pesquisa para saber dentro do município se o fato das pessoas estarem dentro de um programa de renda básica fez com que elas parassem de trabalhar. Em meus estudos identifiquei justamente o contrario. Pessoas que não trabalhavam passaram a trabalhar a partir do momento que tiveram condições mínimas de sobrevivência”, sugeriu Suplicy.

“É importante que a população de Maricá conheça o Banco Mumbuca, abra a sua conta e utilize a moeda local, pois isso ajuda a movimentar a economia de Maricá”, afirmou a deputada estadual Rosângela Zeidan. “Os críticos ao programa Renda Básica e Cidadania pensam assim porque desconhecem o quanto esse programa é importante para a dignidade da população mais carente de recursos do nosso município”, avaliou a deputada.

“Precisamos ter em mente que a distribuição de renda de forma direta ou de forma indireta que a prefeitura de Maricá tem feito é muito importante inclusive do ponto de vista da inteligência econômica dentro do capitalismo, onde temos uma sociedade, mesmo que de forma mínima, pode fazer uso do consumo e com isso ajudar a girar a roda da economia local”, concluiu o vice-prefeito Marcos Ribeiro.

N.R.: Ok, vice-prefeito, legal incrementar a economia e ajudar a quem mais precisa, mas seria interessante duas coisas serem pensadas: 1º, fazer novo recadastramento do Cartão Mumbuca, pois muitos que o tem, não precisam. 2º tomar cuidado com o TRE e o TSE, pois parece ser um flagrante favorecimento em épocas eleitorais. 

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Quadro de Serguei piora e ele é transferido para CTI em Volta Redonda: 'não reconhece ninguém', diz médico

Músico de 85 anos apresentou arritmia severa e insuficiência respiratória aguda na noite de segunda-feira (27), segundo o médico. Ele estava internado em hospital de Saquarema, RJ, desde o início deste mês.



O quadro de saúde do cantor Serguei piorou e ele foi transferido do Hospital em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, para um Centro de Tratamento Intensivo (CTI) no Hospital Zilda Arns, em Volta Redonda, no Sul do Rio de Janeiro, por volta das 16h desta terça-feira (28).

Segundo o geriatra, Rodrigo Lima, que cuida do músico há quatro anos, ele apresentou arritmia severa e insuficiência respiratória aguda na noite de segunda-feira (27).

"O quadro dele hoje é preocupante, mas era esperado. Agravou devido ao evento cardiológico e é delicado, devido à idade avançada e à fragilidade do paciente. Ele vai precisar fazer cateterismo, avaliar melhor a parte cardiológica, precisa agora de um suporte melhor", disse Dr. Rodrigo ao G1.

Serguei estava internado há 22 dias no Hospital Nossa Senhora de Nazaré, distrito de Bacaxá. Ele chegou à unidade com quadro de desidratação, pneumonia e infecção urinária. O médico também estava investigando as causas do emagrecimento do cantor.

De acordo com Rodrigo, a vaga em Volta Redonda foi disponibilizada pela Central de Vagas do Estado e ele foi transferido em uma UTI móvel.

O médico afirma ainda que o músico está debilitado, desorientando e não está reconhecendo ninguém. Ele acrescentou que a anemia persiste, mas que não há infecção e Serguei não está mais tomando antibiótico.

Dr. Rodrigo foi quem descobriu que Serguei tem quadro inicial de Alzheimer e é de confiança do músico.

Visitas
Na semana passada, Serguei recebeu amigos no hospital, cantou Rolling Stones, ouviu rock e conversou, segundo o médico.

Um dos visitantes foi o ator Carlos Loffler, que chegou a publicar a ida ao hospital em sua rede social. "Bom dia Saquarema!!! Já estou chegando para uma visita íntima com o meu querido Serguei".

Retiro dos Artistas
No hospital, Serguei manifestou o interesse em continuar vivendo em Saquarema, conforme revelou o médico.

Logo após a internação do cantor, o hospital entrou em contato com o Retiro dos Artistas para verificar a possibilidade da instituição recebê-lo, caso ele queira numa conversa posterior, após sua recuperação. Por causa da idade e dos cuidados que o cantor necessita, seria uma alternativa caso tivesse alta.

Ao G1, a administradora do Retiro dos Artistas, Maria Aparecida Cabral, disse que está à disposição, mas que isso depende fundamentalmente da vontade do Serguei e ressaltou que a instituição não tem condição de arcar com os custos de um acompanhante 24 horas por dia para ele, e que esse gasto deve ser de responsabilidade de alguém da família ou da própria Prefeitura de Saquarema.

Para o médico, o músico vai precisar de um suporte de enfermagem, porque está muito idoso e debilitado.

"Quando sair do hospital, ele vai precisar de cuidados, de ajuda para tomar banho, para usar os medicamentos", afirmou Rodrigo, acrescentando que apesar disso, ainda é cedo para falar sobre o assunto, uma vez que não há previsão de alta para o artista.

Perfil
Serguei é filho único de um executivo, Domingos Bustamante, e da dona de casa Heloísa Bustamante. Aos 12 anos foi morar com a avó materna, Lia Anderson, em Long Island, Nova York, onde participou de festivais estudantis.

Voltou ao Brasil em 1955, mas depois retornou aos Estados Unidos onde começou sua carreira musical. Esteve no Festival de Woodstock em 1969 e, no final deste ano, conheceu a cantora americana Janis Joplin, com quem teria tido relações e um dos motivos pelo qual ficou conhecido em todo o Brasil. Ele retornou ao país em 1972 indo morar em Saquarema.

Serguei foi um dos destaques da escola de samba Mocidade de Padre Miguel, em 2013, na Sapucaí. O enredo contava a história do Rock in Rio.

Em outubro de 2018, o artista participou da Caravana Digital da Inter TV divulgando a cultura do rock.

CÂMARA DOS VEREADORES REALIZA SESSÃO SOLENE COMEMORANDO OS 205 ANOS DE MARICÁ

Sessão solene reúne centenas de pessoas

CONFIRA TODOS OS AGRACIADOS


Mais uma sessão solene - tradição da Casa de Leis de Maricá nas comemorações do aniversário da cidade desde meados da década de 60 do século passado, foi realizada no domingo (26 de maio) na quadra do Colégio Cenecista, no Centro de Maricá, e reuniu centenas de pessoas dentre autoridades, convidados, agraciados e seus familiares e imprensa local. 


A festa ocorreu em comemoração ao aniversário de 205 anos de emancipação Político-administrativa da cidade. Os vereadores entregaram títulos de Cidadão Maricaense e Honra ao Mérito.


Foram agraciadas autoridades policiais, políticas, moradores da cidade, funcionários da Administração Pública Direta e Indireta, entre outras. A população também marcou presença no evento. O vice-presidente da Câmara, Dr. Felipe Auni, presidiu a Sessão Solene e parabenizou a cidade por mais um aniversário (Confira ao lado na integra o discurso do Dr. Felipe Auni).
Além dos vereadores, da população e dos agraciados, diversos secretários municipais participaram da sessão.

Pela primeira vez, Maricá homenageia um Senador da República com o título de Cidadão Maricaense. Arolde de Oliveira do PSD (foto acima), discursou em nome de todos os agraciados, ressaltando o progresso de Maricá, e a boa administração pública exercida pelo prefeito Fabiano Horta que por motivo de cansaço devido as inúmeras atividades dos últimos dias, não esteve presente à cerimônia.

Dr. Felipe Auni presidiu a Sessão Solene dos 205 anos de Maricá. Em seu discurso, foi breve e sucinto e fez uma bela homenagem à cidade e ao povo maricaense. Segue o texto na integra: “É concebido que o município é a célula mater da nacionalidade, mas não lhe bastasse isso, o município é também a primeira escola de cidadania. De espírito público e civismo, dai a importância de ressaltarmos nessa passagem dos 205 anos de emancipação politico administrativa da nossa querida cidade, os valores e a coragem do nosso povo.


O aniversário de uma cidade, é muito mais do que um marco na vida de cada cidadão, é sim, uma página que viramos para conquistar novos sonhos, novas realizações, e continuar reescrevendo a história.

Aniversários são anos que refletem a permanência de algo que dura, por isso, com orgulho, comemoramos o aniversário do nosso município, e sinceramente, quem merece ser parabenizado, é povo maricaense em geral.


Maricá, cidade de povo ordeiro e trabalhador que vive o desenvolvimento com a expectativa de atingir cada dia mais, grandes vitórias. Compete a nós continuarmos lutando para que o avanço dos nosso município e os objetivos do nosso povo continuem assegurando à toda comunidade os direitos de desfrutarmos uma melhor qualidade de vida.


Desejamos que cada munícipe sejam um ponto de apoio nesta construção diária com valores sólidos que ajudem a preparar as crianças e os jovens para esse processo contínuo de transformação, semear ações e colher conquistas buscando no presente, o futuro, desejando que as conquistas da nossa comunidade sejam sempre crescentes, demonstrando quem nós somos, que fazemos o amanhã e a nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho rumo a um país mais justo.


Portanto, o dia do aniversário de Maricá é também o dia do aniversário de cada um de nós, é o dia de cada homem, cada mulher, cada criança maricaense, é o dia das pessoas de bem, honradas e guerreiras que aqui vivem. Parabéns á todos que diariamente cumprem com missão para o desenvolvimento do nosso município, buscando sempre novos projetos e aceitando desafios de fazer mais e melhor, não perdendo de vista os anseios da comunidade. 
Parabéns à nossa amada cidade de Maricá!”


Após sua fala, foram entregues os títulos de Cidadão Maricaense e de Honra ao Mérito aos agraciados e ao término da cerimônia, esposas dos vereadores e mãe do vereador Tatai, foram homenageadas. Além da bela cerimônia, o serviço de buffet esteve impecável. A nota triste foi o fraco desempenho do Mestre de Cerimônias, que se mostrou pouco preparado para um evento deste porte.

Confira todas as fotos e todos os agraciados, acessando:
https://www.facebook.com/BARAODEINOHAN/media_set?set=a.627619897707538&type=3

terça-feira, 28 de maio de 2019

BARÃO DE INOHAN 183 - 27 de maio de 2019

BARÃO DE INOHAN 183
27 de maio de 2019

Maricá comemora 205 anos
- Os 205 anos de Maricá de todos os Brasis
- Inaugurada a duplicação da avenida Vereador Francisco Sabino da Costa
- Felipe Araújo, Jota Quest, Davi Sacer e Gabriela Rocha lotam shows nos 205 anos de Maricá
- Tudo sobre a Sessão Solene dos 205 anos: os agraciados, os convidados, as gafes!
- Maricá comemora 205 anos com desfile cívico e inúmeras atividades no centro
Confira tudo isso na edição de aniversário de Maricá do seu jornal Barão de Inohan (183) de 27 de maio de 2019, já circulando nas versões impressa e on line