terça-feira, 30 de junho de 2020

Aeroporto de Maricá inicia operação do balizamento noturno e funcionamento poderá ir até meia noite


A Prefeitura, através da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), completa mais uma etapa no processo de modernização e transformação do aeroporto de aeródromo em um terminal de aviação civil. 

Na quarta-feira (01/07), às 18h, será iniciada a operação do sistema de balizamento, permitindo que o aeroporto possa funcionar com pousos e decolagens noturnas. A operação noturna funcionará 24 horas por dia, porém os voos após 22h somente serão autorizados mediante agendamento prévio.

Para o presidente da Codemar, José Orlando Dias, a possibilidade de operação noturna representa uma importante oportunidade de negócios para toda a Região dos Lagos e o Leste Fluminense. 

“É mais um passo dado no sentido de colocar o aeroporto dentro do cenário nacional. O balizamento nos proporciona a vinda de uma série de atividades para dentro do aeroporto, que serão importantes para o desenvolvimento da economia do município de Maricá”, avalia. 

Entenda o que é o balizamento noturno

O balizamento noturno é um sistema composto por luzes específicas que servem para direcionar os pilotos nas operações de voos. Cada item implantado obedece a um padrão internacional no qual são especificadas as  curvas, cabeceiras, as pistas de pouso e de taxiamento (taxiways), além do indicador de percurso de aproximação de precisão (Precision Approach Path Indicator, ou Papi), um conjunto com quatro luzes vermelhas e brancas que ficam do lado esquerdo da pista de pouso e indicam aos pilotos se estão com o alinhamento e o nivelamento corretos na rampa de aproximação. 

Com o novo sistema, o horário de funcionamento do aeroporto, que ia das 6 h às 18 h, será ampliado inicialmente para 22 h e, posteriormente, será de 24 h, o que com certeza poderá trazer vários incômodos para os moradores das áreas próximas ao aeroporto, em especial os moradores do parque Eldorado. 

“Esse novo implemento é importante para todo aeroporto de ponta e serve para facilitar decolagens de aeronaves-ambulâncias que atendem as atividades offshore”, acrescenta o consultor aeronáutico da Codemar, Valdir Lemos Padilha, destacando uma importante aplicação do terminal, que recebe neste dia 01/07 a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). 

Aeroporto de Maricá

Vale lembrar que o aeroporto de Maricá está situado a 200 km de distância, em linha reta, dos principais campos em operação do pré-sal da Bacia de Santos. O trajeto a partir de Maricá reduz em aproximadamente 150 km o percurso necessário para um voo de resgate, por exemplo. No segundo semestre, estão previstos também a entrada em operação do Serviço de Salvamento e Combate a Incêndios (Sescinc), na categoria 3 – para aeroportos que processam entre 400 mil e 999 mil passageiros por ano – o sistema de auxílio ao pouso por instrumentos (Instrumental Landing System – ILS) para helicópteros, além de melhorias no terminal de passageiros e a construção de um lounge – moderna área de convivência com dois bistrôs, na área externa ao TPS.

Já na fase três do programa de ampliação, o aeroporto terá facilidades e serviços para helicópteros – centro de manutenção, treinamento e resgate – em parceria com o conglomerado aeroespacial italiano Leonardo SPA; mais vagas para helicópteros e aviões – comerciais e cargas de pequeno e médio porte –, mais hangares, um terminal de cargas, hotel quatro estrelas, centro empresarial, mini mall e dois terminais de passageiros, sendo um ampliado para offshore e outro para o público comercial e executivo, além do acesso direto à RJ 106. 

SERVIÇO
Quarta-feira (01/07), 18h
Início da operação do balizamento noturno
Aeroporto de Maricá
Rua Jovino Duarte, s/nº - Araçatiba

JUNHO TERMINA COM 1343 CASOS CONFIRMADOS E 53 VITIMAS DA COVID 19 EM MARICÁ


A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vem por meio de boletim divulgar diariamente as informações a respeito das medidas de prevenção quanto à propagação do novo coronavírus, mesmo não tendo caso confirmado na cidade.

Vale ressaltar que a Prefeitura criou uma área específica no site com todas as informações referentes ao Novo Coronavírus. 

O jornal Barão de Inohan e o Informativo CulturarTEEN estão juntos com a prefeitura nesta luta, pelas informações corretas e VERDADEIRAS, sem promover pânico desnecessário.


• Maricá registra, até esta terça-feira (30/06), 1.343 casos confirmados de Covid-19, com 53 óbitos e 1.088 pacientes curados da doença;

• A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro informa que registra, até esta terça-feira (30), 112.611 casos confirmados e 10.080 óbitos por coronavírus no estado. Foram descartados 294 casos e 93.423 pacientes se recuperaram da doença.

SAIU ANTES DE ENTRAR: Decotelli pede demissão do cargo de ministro da Educação

Antes mesmo de entrar definitivamente e tomar posse, Decotelli pede para sair.


Carlos Alberto Decotelli que havia sido definido como novo ministro da Educação na última quinta-feira (25), pediu demissão do cargo na tarde desta terça (30). Nos últimos dias, vieram à tona acusações sobre informações falsas a respeito de seus títulos acadêmicos e suspeita de plágio na dissertação de mestrado.

O motivo de sua saída, oficializada nesta terça-feira (30), foi o desgaste sofrido por conta dos erros e inconsistências presentes em seu currículo. Carlos Decotelli entregou uma carta de demissão a Bolsonaro. O próprio presidente teria convencido ele a não tomar posse do cargo.

A decisão ocorre antes mesmo de ele assumir oficialmente a pasta, já que sua posse, que estava marcada para as 16 horas desta terça, foi cancelada. O primeiro apontamento da crise de Decotelli no MEC veio do reitor da Universidade Nacional de Rosario, na Argentina, onde ele havia afirmado ter realizado o doutorado. A direção da unidade revelou que ele foi reprovado na defesa da tese e não obteve o título de doutor. Há ainda sinais de plágio na dissertação de mestrado dele.

Bacharel em Ciências Econômicas pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e ex-presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Decotelli foi o nome escolhido para suceder Abraham Weintraub, que pediu demissão da pasta após 14 meses no cargo ao ser indicado para um posto de diretor representante do Brasil no Banco Mundial, cargo que não deverá exercer por pressões politicas internacionais.

FINALMENTE ÁGUA PARA PONTA NEGRA

Prefeitura e Cedae entregam sistema de abastecimento em Ponta Negra 

Fotos: Evelen Gouvea

Uma das demandas históricas do município, o fornecimento de água potável, começa a ser concretizada apesar das restrições impostas pela pandemia, que não impediram a cidade de manter as suas prioridades. As obras do Sistema de Abastecimento de Água de Ponta Negra, iniciadas há cerca de um ano, às margens da Rodovia RJ-118, que liga Ponta Negra a Jaconé, serão entregues à população nesta quarta-feira, 01/07, às 10h.

A Estação de Tratamento, que fará a captação de água direto do Rio Badeco, irá beneficiar cerca de seis mil moradores não só de Ponta Negra, mas também do Bananal e parte de Cordeirinho.

A estação de tratamento recebeu investimento na ordem de mais de R$ 5 milhões, conta com um reservatório com capacidade de armazenar até um milhão de litros d'água. Ao todo serão extraídos 37 litros de água por segundo, cerca de três milhões e duzentos mil litros por dia. O aparelho contará ainda com uma rede de 26 km de extensão, que vai captar 100 litros de água por segundo do Rio Tanguá, localizado entre os limites de Maricá e Rio Bonito. A implantação desta adutora era uma luta antiga da Prefeitura de Maricá junto à Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae). Em 2018 foi fechado um acordo entre o município e a estatal para a realização da obra. Pela Parceria Público Público (PPP) o tesouro municipal custeou o projeto, ficando a cargo da Cedae a execução.

"Este sistema teve início de construção entre 2007 e 2009 e foi paralisado por falta de verbas. Graças aos esforços conjuntos da prefeitura e da Cedae, pode ser retomado e finalizado. O início de operação do sistema de abastecimento de água de Ponta Negra representa uma vitória para a população daquela região. Maricá é uma cidade, que cresceu mesmo não tendo em seu território mananciais que pudessem abastecer o município. Este sistema é local e representa muito para os residentes da região", afirmou Edes Oliveira, presidente da Empresa Municipal de Saneamento (Sanemar), autarquia da prefeitura.

A estação tem potencial para atender até  18 mil pessoas, e poderá  beneficiar ainda mais o município com a parceria entre a Prefeitura e a companhia. “A parceria entre a Prefeitura e a Cedae não para por aí. Com investimentos da Prefeitura, a Sanemar irá conduzir as obras do novo sistema de abastecimento que trará água do rio Tanguá para beneficiar cerca de 40 mil pessoas em Maricá. As obras devem começar ainda este ano", anunciou Edes Oliveira.

De acordo com a Cedae cerca de 600 instalações já haviam sido feitas e, agentes da companhia seguem trabalhando diariamente para a realização de novos cadastros e consequentemente novas instalações que incluem a disponibilização gratuita de caixa protetora, hidrômetro e a devida ligação.

“Estamos fazendo um trabalho de assentamento de rede juntamente com a distribuição de água. O cliente está tendo direito a ligação sem nenhuma cobrança. Estamos começando as instalações e em até 15 dias os primeiros moradores já terão o fornecimento de água. Acreditamos que em um prazo máximo de até dois meses todos os moradores atendidos já estejam usufruindo deste fornecimento em suas respectivas casas”, garante Jerfferson Bertu, coordenador da Cedae.


SERVIÇO
Quarta-feira (01/07), 10 h
Entrega do Sistema de Abastecimento de Água em Ponta Negra
Local: Às margens da Rodovia RJ-118, que liga Ponta Negra a Jaconé

segunda-feira, 29 de junho de 2020

PREFEITURA COMEÇA A PAGAR EMPRESAS QUE SE CADASTRARAM NO PAE. COMEÇA A FASE AMARELO 2


A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vem por meio de boletim divulgar diariamente as informações a respeito das medidas de prevenção quanto à propagação do novo coronavírus, mesmo não tendo caso confirmado na cidade.

Vale ressaltar que a Prefeitura criou uma área específica no site com todas as informações referentes ao Novo Coronavírus. 

O jornal Barão de Inohan e o Informativo CulturarTEEN estão juntos com a prefeitura nesta luta, pelas informações corretas e VERDADEIRAS, sem promover pânico desnecessário.


• Os aprovados no Programa de Amparo ao Emprego (PAE) começaram a receber nesta segunda-feira (29/06) a primeira das três parcelas do benefício concedido pelo programa. Lançado em maio pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos, o PAE prevê o pagamento de um salário mínimo (R$ 1.045) - durante o período de três meses - ao empregado vinculado a microempreendedor individual (MEIs) e a trabalhadores de micro e pequenas empresas instaladas na cidade com até 49 funcionários;

• Mais de 100 dias depois, período em que iniciaram as restrições devido à pandemia do novo coronavírus, os maricaenses voltaram nesta segunda feira (29/06) a frequentar bares e restaurantes da cidade. O estágio Bandeira Amarelo 2, previsto no decreto 544, permite que esses comércios realizem o atendimento presencial de clientes no período entre 11h e 22h, com capacidade máxima de 50% e tomando todos os cuidados sanitários previstos no decreto. Serviços públicos também passam a funcionar com 50% da capacidade e agendamento prévio;

• As regras específicas de funcionamento dos comércios são as seguintes: respeitar a distância mínima de 1,5 m (um metro e meio) entre as mesas e/ou fazer a utilização de barreiras físicas; as portas devem ser mantidas abertas em tempo integral; o salão de alimentação deve ser frequentemente limpo; turnos específicos de limpeza devem ser organizados, sem que haja contato com as demais atividades do estabelecimento. Deve-se também evitar a permanência de objetos na mesa e aumentar a higienização dos cardápios, que precisam ser revestidos de material que possibilite a higienização. A ocupação das mesas deverá ser feita individualmente ou por pessoas do mesmo núcleo familiar; os estabelecimentos deverão disponibilizar álcool em gel (70%) em cada mesa; o guardanapo de tecido deverá ser substituído por papel; música no interior dos estabelecimentos apenas som ambiente, não sendo permitido o uso de pistas de dança;

• É recomendada a instalação de correntes para evitar a entrada de clientes de maneira descontrolada. Bares e restaurantes com serviços de buffet e self-service continuam proibidos de funcionar conforme o decreto;

• Maricá registra, até esta segunda-feira (29/06), 1.274 casos confirmados de Covid-19, com 53 óbitos e 1045 pacientes curados da doença;

• A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro informa que registra, até esta segunda-feira (29), 111.883 casos confirmados e 9.848 óbitos por coronavírus no estado, e 92.161 pacientes se recuperaram da doença.

BARÃO DE INOHAN 209 - 29 de junho de 2020

BARÃO DE INOHAN 209
29 de junho de 2020

- Maricá perde grandes nomes no mês de junho
- Morre o cantor e compositor Claudinho Guimarães
- Morre o ex-vereador Paulo Maurício
- Morre Estinho
- Transsexual é mora a pauladas no Bairro Amizade
- Novo Hospital Municipal de Maricá é destaque na imprensa nacional e mundial
- Quem será o número 2 na chapa de Fabiano Horta nas eleições deste ano?
- PAT tem prorrogação de mais três meses
- Justiça derruba lei estadual de desconto nas mensalidades escolares
- São José é o novo epicentro da Covid em Maricá
Tudo isso e muito mais na edição de 29 de junho do jornal Barão de Inohan

EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO JORNAL BARÃO DE INOHAN, ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID 19 E ENQUANTO DURAREM AS DETERMINAÇÕES DA PREFEITURA DE MARICÁ NA PREVENÇÃO DA PANDEMIA.








MARICÁ DE LUTO: MORRE PAULO MAURÍCIO


Faleceu na madrugada da segunda feira 29/6 o ex-vereador Paulo Maurício.

Figura notória e de grande relevância na vida recente de Maricá ele teve um AVC hemorrágico, no sábado (27) fez uma cirurgia de alta complexidade e retirou o excesso de sangue da cabeça. Paulão como era conhecido estava em coma induzido para reagir melhor aos medicamentos. 

Seu quadro se estabilizou na manhã do domingo 28, mas durante o dia seu organismo não respondeu aos medicamentos e teve três paradas cardíacas e veio a óbito no final da noite, no Hospital Azevedo Lima em Niterói.

Paulo Maurício Duarte de Carvalho foi Secretário de Transporte em São Gonçalo e entrou para a vida pública em Maricá trazido pelo ex-prefeito Uilton Viana, no governo Luciano Rangel, onde foi secretário de transporte e depois ocupando também a pasta de obras.

Se elegeu vereador em 2000, na avalanche Ricardo Queiroz e por três mandatos foi um dos líderes da política maricaense. Foi presidente da Câmara de Maricá de 2001 a 2004, líder de governo e forte opositor ao governo de Washington Siqueira - o Quaquá, ao qual fez graves denúncias. 


Paulão participou de uma sessão solene da ALERJ realizada na Câmara Municipal de Maricá presidida pelo Deputado Estadual Tucalo Dias e secretariada pelo então vereador Fabiano Horta que coordenou os trabalhos da solenidade que realizou a entrega da maior comenda da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro ao vereador Paulo Maurício Duarte de Carvalho, a Medalha Tiradentes.

Em 2008 foi reeleito com grande número de votos, mas segundo ele, foi traído pelo seu partido o PDT (ao qual tanto se dedicou) e perdeu o mandato em 2012 para o então vereador Claudio Ramos. Segundo o PDT Paulão foi expulso por infidelidade partidária. 

Após sua saída foi justamente Washington Siqueira (segundo o próprio Paulão como era carinhosamente conhecido) que vendo seu enorme potencial político, lhe estendeu a mão e o colocou em destaque novamente da vida política maricaense sendo um dos responsáveis por grandes obras na época, no quarto distrito (Itaipuaçu) onde morou os últimos anos e conheceu seu novo grande amor e companheira Nilda Araújo.


Mas novamente se sentindo traído pelo ex-prefeito de Maricá que acabou colocando Paulão novamente no ostracismo, se aliou a Marcelo Delaroli nas últimas eleições para prefeito em Maricá, em 2016.

Nos últimos anos Paulão ficou mais recolhido em sua casa, se dedicando à família, a esposa e suas netas. Segundo Capitão (seu filho), em recente conversa com o jornalista Pery Salgado, Paulão estava respeitando a quarentena, mas sua saúde não estava boa, com problemas de diabetes, pressão alta e muito chateado pela reclusão imposto pela pandemia. Paulão, conhecido pela sua garra e amor à Maricá, era também chamado de TRATOR devido ao seu tamanho e determinação nas coisas que fazia. Seu sepultamento será na tarde da segunda feira 29 às 15 horas no cemitério municipal de Maricá.

Em rede social, o atual presidente da casa de leis, Aldair de Linda lamentou o ocorrido: "Lamento, profundamente, o falecimento do ex-vereador, Paulo Maurício. Meus mais sinceros sentimentos para os familiares e amigos".

Maricá agradece pela sua vida de intensos trabalhos e dedicação ao município.


domingo, 28 de junho de 2020

MARICÁ ENTRA NA FASE AMARELO 2

A partir da segunda-feira (29/06), Maricá entra na fase Amarelo 2. A reabertura gradual abranda algumas restrições. Permite, principalmente, funcionamento com atendimento presencial de bares, restaurantes e similares, que só podiam atender na fase anterior em sistema de delivery, e também atendimento nos serviços públicos com 50% de capacidade e agendamento prévio.

A decisão da mudança do estágio da bandeira amarelo um para amarelo dois foi tomada na quinta-feira, 25/06, após reunião do Gabinete de Ação na sede administrativa da Prefeitura em Itaipuaçu comandada pelo prefeito Fabiano Horta.

De acordo com o prefeito, a decisão segue o parecer da Secretaria de Saúde conforme prevê o decreto 544 que estabeleceu a política de retomada gradual. “O parecer sinalizou que nós podemos avançar uma bandeira. No estágio Amarelo 2, a gente agora permite a abertura de bares e restaurantes com nível de restrição estabelecida em decreto. O que a gente precisa chamar a atenção principalmente é para a proteção, um metro e meio de distância entre as mesas, e acima de tudo com capacidade máxima de 50% de ocupação”, explicou Fabiano Horta.

Dentro da nova fase, o atendimento presencial em bares e restaurantes será permitido no horário compreendido entre 11h às 22h. As regras específicas de funcionamento dos comércios, publicadas no Decreto 544, são as seguintes: deverá ser respeitada a distância mínima de 1,5m (um metro e meio) entre as mesas e/ou fazer a utilização de barreiras físicas; as portas devem ser mantidas abertas em tempo integral; o salão de alimentação deve ser frequentemente limpo; turnos específicos de limpeza devem ser organizados, sem que haja contato com as demais atividades do estabelecimento.

Deve-se também evitar a permanência de objetos na mesa e aumentar a higienização dos cardápios, que precisam ser revestidos de material que possibilite a higienização. A ocupação das mesas deverá ser feita individualmente ou por pessoas do mesmo núcleo familiar; os estabelecimentos deverão disponibilizar álcool em gel (70%) em cada mesa; o guardanapo de tecido deverá ser substituído por papel; música no interior dos estabelecimentos serão autorizadas apenas para som ambiente, não sendo permitido o uso de pistas de dança.

Além disso, é recomendada a instalação de correntes para evitar a entrada de clientes de maneira descontrolada. Bares e restaurantes com serviços de buffet e self-service continuam proibidos de funcionar conforme o decreto.

O novo estágio permite também o aumento do atendimento público nas repartições. “Vamos ter também um aumento de atendimento do serviço público que passa a atuar com 50% de capacidade com agendamento prévio, para que a gente possa ter uma dinamização dessas atividades”.

Aulas sem previsão de retorno

Ainda de acordo com o prefeito, as aulas não têm previsão de volta. “Ainda não acabou, as aulas não regressarão por hora. Essa discussão será feita mais a frente, a população precisa ficar em casa, cumprindo as normas de circulação. Nós temos a certeza que venceremos mais essa juntos”, completou.

A secretária de Saúde Simone Costa confirmou a manutenção dos testes com assintomáticos para identificar uma possível contaminação por Sars-CoV-2. “Inicialmente fomos testando os sintomáticos, agora estamos testando os assintomáticos. Começamos pelos idosos e depois vamos ampliar para outras pessoas, mas esses vão ser direcionados através de um estudo epidemiológico que vai identificar a melhor área”, disse.

A secretária de Saúde ainda alertou sobre a chegada do inverno, onde a atenção aos cuidados precisam ser redobrados.

“Nesse momento, principalmente, precisamos redobrar os cuidados. O inverno chegou, a gente precisa manter sempre os ambientes arejados, limpar bem os alimentos, lavar frequentemente as mãos e usar máscara. Precisamos cuidar da gente e do próximo também”, comentou.

FASE AMARELO 2: MARICÁ JÁ ESTÁ PREPARADA PARA UMA NOVA FASE DE FLEXIBILIZAÇÃO?


A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vem por meio de boletim divulgar diariamente as informações a respeito das medidas de prevenção quanto à propagação do novo coronavírus, mesmo não tendo caso confirmado na cidade.

Vale ressaltar que a Prefeitura criou uma área específica no site com todas as informações referentes ao Novo Coronavírus. 

O jornal Barão de Inohan e o Informativo CulturarTEEN estão juntos com a prefeitura nesta luta, pelas informações corretas e VERDADEIRAS, sem promover pânico desnecessário.



Maricá entra na fase Amarelo 2 a partir desta segunda (29)

A partir da segunda-feira (29/06), Maricá entra na fase Amarelo 2. A reabertura gradual abranda algumas restrições. Permite, principalmente, funcionamento com atendimento presencial de bares, restaurantes e similares, que só podiam atender na fase anterior em sistema de delivery, e também atendimento nos serviços públicos com 50% de capacidade e agendamento prévio.

A decisão da mudança do estágio da bandeira amarelo um para amarelo dois foi tomada na quinta-feira, 25/06, após reunião do Gabinete de Ação na sede administrativa da Prefeitura em Itaipuaçu comandada pelo prefeito Fabiano Horta.

De acordo com o prefeito, a decisão segue o parecer da Secretaria de Saúde conforme prevê o decreto 544 que estabeleceu a política de retomada gradual. “O parecer sinalizou que nós podemos avançar uma bandeira. No estágio Amarelo 2, a gente agora permite a abertura de bares e restaurantes com nível de restrição estabelecida em decreto. O que a gente precisa chamar a atenção principalmente é para a proteção, um metro e meio de distância entre as mesas, e acima de tudo com capacidade máxima de 50% de ocupação”, explicou Fabiano Horta.

Dentro da nova fase, o atendimento presencial em bares e restaurantes será permitido no horário compreendido entre 11 h às 22 h. As regras específicas de funcionamento dos comércios, publicadas no Decreto 544, são as seguintes: deverá ser respeitada a distância mínima de 1,5 m (um metro e meio) entre as mesas e/ou fazer a utilização de barreiras físicas; as portas devem ser mantidas abertas em tempo integral; o salão de alimentação deve ser frequentemente limpo; turnos específicos de limpeza devem ser organizados, sem que haja contato com as demais atividades do estabelecimento.

Deve-se também evitar a permanência de objetos na mesa e aumentar a higienização dos cardápios, que precisam ser revestidos de material que possibilite a higienização. A ocupação das mesas deverá ser feita individualmente ou por pessoas do mesmo núcleo familiar; os estabelecimentos deverão disponibilizar álcool em gel (70%) em cada mesa; o guardanapo de tecido deverá ser substituído por papel; música no interior dos estabelecimentos serão autorizadas apenas para som ambiente, não sendo permitido o uso de pistas de dança.

Além disso, é recomendada a instalação de correntes para evitar a entrada de clientes de maneira descontrolada. Bares e restaurantes com serviços de buffet e self-service continuam proibidos de funcionar conforme o decreto.

O novo estágio permite também o aumento do atendimento público nas repartições. “Vamos ter também um aumento de atendimento do serviço público que passa a atuar com 50% de capacidade com agendamento prévio, para que a gente possa ter uma dinamização dessas atividades”.

• Maricá registra, até este domingo (28/06), 1.219 casos confirmados de Covid-19, com 53 óbitos e 1006 pacientes curados da doença;

• A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro informa que registra, até este domingo (28), 111.298 casos confirmados e 9.819 óbitos por coronavírus no estado, e 91.106 pacientes se recuperaram da doença.

MORADORA DE ITAIPUAÇU FOI ESTUPRADA E MANTIDA EM CÁRCERE PRIVADO NA SUPOSTA ENTREVISTA PARA EMPREGO

Homem é preso suspeito de estuprar e fazer mulher refém por 48 horas em quarto de motel no RJ

Acusado teria oferecido oportunidade de emprego para atrair mulher, segundo investigadores. Vítima estava em estado de choque quando foi encontrada em Niterói.


Um homem foi preso na sexta-feira (26) acusado de estuprar e manter a jovem Wanessa Francisco (24) em cárcere privado por cerca de 48 horas dentro de um motel na Região Oceânica de Niterói, na Região Metropolitana do Rio. O suspeito teria oferecido à vítima, uma oportunidade de emprego para atraí-la.

O delegado Fábio Corsino, da Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG), afirmou que a vítima estava em estado de choque quando foi encontrada. O homem, de 45 anos, foi detido e já tinha passagens pela polícia por tentativa de estupro.


“Ela estava presa, mantida sob ameaças num quarto de motel há cerca de 48 horas. O autor é um conhecido dela das redes sociais, que prometeu conseguir uma vaga de figurante em uma novela e conduziu ela para um motel. Ela achou que era uma oportunidade de emprego e aceitou”, disse o delgado.

“Ela foi obrigada a ter relações sexuais com ele e o homem foi autuado por estupro e cárcere privado. Ele, inclusive, já tem anotação criminal por tentativa de estupro, quando usou o mesmo artifício para atrair a vítima”, completou Fábio Corsino.


O homem, segundo os investigadores, deixava o motel e retornava para ter relações sexuais com a vítima. No cativeiro, havia garrafas de bebidas alcoólicas e restos de cigarro. Ele foi preso e levado para a delegacia policial.

A vítima prestou depoimento, fez exame de corpo de delito no instituto Médico Legal (IML) onde foi constatado o estupro. A jovem está com a família desde sexta feira, ainda muito abalada com o fato.



PM MORRE CARBONIZADO EM JACONÉ


Um grave acidente ocorrido na orla de Jaconé na noite do sábado 27/6, matou o PM Cleyson da Costa Almeida.

Cleyson, que já foi guarda municipal e era muito conhecido na cidade, ficou preso às ferragens do seu veículo (uma aranha) após colidir com uma pickup chevrolet S10 e acabou morrendo, consumido pelas chamas.

O acidente aconteceu na Avenida Beira Mar, na altura da Rua 57, próximo ao ponto final dos ônibus "vermelhinhos".

Bombeiros do Destacamento de Saquarema chegaram ao local e controlaram o fogo. O corpo do militar foi removido do veículo e transportado para o IML do Barreto, em Niterói.

Cleyson morava em Jaconé e era lotado no 25° BPM, em Cabo Frio. 

Nossos sentimentos à família.

MARICÁ SE DESPEDE DE ESTINHO


Foi enterrado no início da tarde do sábado 27 de junho no cemitério municipal de Maricá, o ex-vereador por dois mandatos nas décadas de 70 e 80 ESTINHO. Estinho que também era conhecido corretor de imóveis principalmente nas décadas de 70, 80, 90 e nos primeiros anos do novo milênio, atuou muito junto aos governos de Uilton Viana (onde foi secretário de governo), Luciano Rangel e Odenir Costa.

Como vereador foi um dos mais atuantes em sua passagem pela Câmara. Estinho que já há alguns anos estava com a saúde debilitada, sofreu uma forte queda há cerca de dois anos após um avc, o que comprometeu mais ainda sua saúde e recuperação. 

Há cerca de 10 dias sofreu nova queda em casa, foi hospitalizado, mas não se recuperou vindo a óbito na manhã do sábado 27. Estinho faleceu com 81 anos deixando três filhos, uma advogada (Ivanna), um que seguiu seus passos na corretagem de imóveis (Marcos) e o mais velho (Sérgio) funcionário público e servidor da secretaria de turismo de Maricá e também corretor de imóveis.

sábado, 27 de junho de 2020

SECRETARIA DE SAÚDE NÃO ATUALIZA DADOS NESTE SÁBADO. NÚMEROS DE ITAIPUAÇU PREOCUPAM.


A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vem por meio de boletim divulgar diariamente as informações a respeito das medidas de prevenção quanto à propagação do novo coronavírus, mesmo não tendo caso confirmado na cidade.

Vale ressaltar que a Prefeitura criou uma área específica no site com todas as informações referentes ao Novo Coronavírus. 

O jornal Barão de Inohan e o Informativo CulturarTEEN estão juntos com a prefeitura nesta luta, pelas informações corretas e VERDADEIRAS, sem promover pânico desnecessário.


No boletim número 103, expedido neste sábado pela secretaria de comunicação com dados da secretária de saúde de Maricá, não houve nenhuma atualização, sendo apresentado os números referentes ao boletim da sexta feira 27/06 conforme pode ser conferido abaixo. Mas o que chama atenção no boletim dos casos confirmados e óbitos por bairros, são os números de Itaipuaçu. São José do Imbassai continua como epicentro da Covid em Maricá com 105 casos, seguido de Inoã com 102 e do Centro com 90 casos. Porém, o que chama atenção são números de Itaipuaçu, principalmente do Jardim Atlântico (maior loteamento do Brasil) sub dividido em três partes, onde no Jardim Atlântico Central foram registrados até a sexta feira 26/6 85 casos (sendo o bairro com o quarto maior número de casos em Maricá. Já o Jardim Atlântico Leste registrou 61 casos e o Jardim Atlântico Oeste 39 casos, totalizando 185 casos. Em termos de óbitos, São José, o epicentro da Covid em Maricá (por enquanto) tem 04 casos, enquanto o Jardim Atlântico Central tem também 04 óbitos, o Jardim Atlântico Oeste tem 3 e o Leste também tem 3 óbitos, totalizando 10 vitimas da Covid-19. Números que preocupam e devem ser bem acompanhados.

• Maricá registra, até este sábado (27/06), 1.169 casos confirmados de Covid-19, com 53 óbitos e 1001 pacientes curados da doença;

• A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro informa que registra, até este sábado (27), 108.803 casos confirmados e 9.789 óbitos por coronavírus no estado, e 88.784 pacientes se recuperaram da doença.




Vacinação contra a febre aftosa em Maricá termina dia 30/6


A campanha de vacinação contra a febre aftosa vai até o próximo dia 30 em Maricá. A principal estratégia para o combate à doença é a vacinação dos rebanhos, que vem acontecendo em todas as propriedades. As equipes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca já vacinaram cerca de 2000 cabeças de gado desde o início da campanha.

Segundo o secretário Carolino Santos, devem ser imunizadas aproximadamente 1800 cabeças de gado até o fim da campanha. “As vacinas são distribuídas pela Prefeitura para o pecuarista que tiver até 60 cabeças”, explica, lembrando que é de responsabilidade do proprietário que tem mais de 60 cabeças vacinar os seus animais.

Após a aplicação da vacina os criadores devem preencher uma ficha cadastral que está disponível no Posto Municipal de Defesa Agropecuária (PMDA) localizado na Rua Luiz Fernando dos Santos Caetano s/n, bairro do Caju, onde deve constar: nome do produtor com código, o nome e o endereço da propriedade, o número do CPF do produtor, telefone para contato, a quantidade de cabeças de gado divididos por sexo e idade de cada cabeça, além de um comprovante de imunização.

A doença é altamente contagiosa e se espalha rapidamente através de alimentos contaminados ou do contato com rebanho infectado. Os animais têm febre alta que diminui após dois a três dias. Em seguida, aparecem aftas na boca, laringe, narinas, tetas, entre as unhas, na pele que circunda os cascos e articulações, causando mal estar e dificuldade na mastigação. Eles se isolam dos outros, param de comer e beber e emagrecem rapidamente. Por isso, em caso de contaminação, a propriedade é embargada, a produção fica proibida e os animais são sacrificados.

Semanalmente os técnicos da secretaria percorrem uma localidade do município para imunizar o gado. O agendamento para a vacinação na propriedade deve ser feito pelo telefone (21) 99207-2388.

20 anos de estupro: homem teve quatro filhos com sua própria filha

A mulher, de 32 anos, contou para polícia que o pai a abusou sexualmente desde os nove anos



Um homem, identificado como Josef Fritzl, foi preso suspeito de estuprar a própria filha por 20 anos. O caso aconteceu na Argentina. De acordo com informações do portal Dailymail, os dois tiveram quatro filhos, com idades entre 11 e 19 anos. A mulher, de 32 anos, contou para polícia que o pai a abusou sexualmente desde os nove anos e que os filhos são fruto disso.

Segundo o Dailymail, o promotor de justiça Juan Pablo Banos confirmou que uma investigação está em andamento e disse que o pai suspeito estava sob custódia depois que sua filha o denunciou à polícia.

A polícia encontrou o suspeito em um bangalô degradado em Arequito, Santa Fé. No local, que foi classificado como "Casa de Horrores", os agentes encontraram duas armas.

Ainda conforme o Dailymail, a investigação aponta que as armas apreendidas eram utilizadas para intimdar a mulher e fazê-la atender seus desejos sexuais. Vão ser realizados exames de DNA para confirmar se o suspeito é o pai dos quatros jovens.

SOMAR APRONTA VIA SECUNDÁRIA DO CONDADO ATÉ UBATIBA


Depois de um ano e meio do início da obra que ficou por mais de de 14 meses paralisada, a SOMAR retornou ao local e aprontou no decorrer da semana o trecho entre o bairro do Condado de Maricá e o início da estrada de Ubatiba (RJ 114 Maricá x Itaboraí) a via secundária (com acostamento e locais para paradas em determinados comércios), que já faz parte do trecho que será duplicado prla prefeitura com autorização do DER entre a RJ 114 e o condomínio Bosque dos Lordes (logo após o Marques de Maricá e o Condado), o que acabará com o cruzamento existente na saída da avenida Roberto Silveira (RJ 114 trecho urbano) com a RJ 106.



As equipes da SOMAR estiveram durante toda a semana colocando pedras, britas, areia e fazendo a compactação do solo para receber asfalto, possivelmente ainda na tarde do sábado 27/06. Segundo o encarregado da obra, a corrida é para aproveitar o tempo bom e evitar a virada de tempo prevista para o final de semana. "Senão conseguirmos asfaltar até o final da tarde do sábado, acredito que até quinta feira da próxima semana tudo estará pronto, dependendo do tempo" garantiu.






sexta-feira, 26 de junho de 2020

MAIS TRÊS VÍTIMAS DA COVID EM MARICÁ, QUE REGISTRA MAIS DE MIL CURADOS.


A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vem por meio de boletim divulgar diariamente as informações a respeito das medidas de prevenção quanto à propagação do novo coronavírus, mesmo não tendo caso confirmado na cidade.

Vale ressaltar que a Prefeitura criou uma área específica no site com todas as informações referentes ao Novo Coronavírus. 

O jornal Barão de Inohan e o Informativo CulturarTEEN estão juntos com a prefeitura nesta luta, pelas informações corretas e VERDADEIRAS, sem promover pânico desnecessário.


• Maricá entra na fase Amarelo 2 a partir da próxima segunda-feira (29/06). A reabertura gradual permite, principalmente, funcionamento com atendimento presencial de bares, restaurantes e similares com 50% de capacidade;

• A decisão tomada após reunião do Gabinete de Ação segue o parecer da Secretaria de Saúde. O atendimento presencial em bares e restaurantes será permitido entre 11 h e 22 h, respeitando a distância mínima de 1,5 m entre as mesas e/ou fazer a utilização de barreiras
físicas, as portas devem ser mantidas abertas em tempo integral, entre outras medidas de proteção;

• Com exatos 21 dias de retomada de forma gradual das atividades econômicas, a taxa de ocupação de leitos disponíveis para Covid-19 caiu passando de 43,3% para 37,3% em uma semana, segundo levantamento da Secretaria de Saúde. A taxa de uso de respiradores também baixou passando 18,7% para 8,7%;

• Maricá registra, até esta quinta-feira (26/06), 1.169 casos confirmados de Covid-19, com 53 óbitos e 1.001 pacientes curados da doença. Os três novos óbitos foram de dois homens: um com 81 anos de idade e morador de Itaipuaçu e o outro de 62 anos e morador do Centro. O 53º óbito foi de uma mulher, de 67 anos, moradora de São José do Imbassaí;

• A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro informa que registra, até esta sexta-feira (26), 108.497 casos confirmados e 9.587 óbitos por coronavírus no estado, e 87.850 pacientes se recuperaram da doença.