sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

BARÃO DE INOHAN COMPLETA 16 ANOS

 O BARÃO DE INOHAN COMPLETA 16 ANOS


 Cada vez mais querido e cada vez mais junto da população maricaense, o Barão de Inohan que nasceu em 02 de janeiro de 2008 como um jornal de bairro, atuando em Inoã, Itaipuaçu e São José de Imbassai, em menos de um ano passou a ser O JORNAL DO MUNICÍPIO DE MARICÁ. 

Sinônimo de credibilidade, cada vez a população pede a intervenção do jornal nos problemas diários e nas soluções que só o jornal do Barão de Inohan tem conseguido nestes últimos anos.

PR PRODUÇÕES COMPLETA 29 ANOS

28 anos fazendo eventos culturais, esportivos, sociais e sempre valorizando e destacando os jovens, os empresários e todos aqueles que servem de exemplos para seus semelhantes aqui em Maricá e região. Descobrimos nomes, realizamos sonhos, fazemos aparecer!

A PR Produções, criadora e realizadora dos grandes eventos de Maricá - Festival Nacional de Voz e Violão, Garota Maricá, A Mais Bela Estudante, Miss Maricá, Miss Maricá Teen, Miss Maricá Plus Size, Maricá Kids, Musa de Maricá, Gata Verão, Gata Verão Plus Size, Miss Maricá Sênior, Miss Maricá Inclusiva, Miss Estado do Rio Novo Mundo, Miss Brasil Novo Mundo, Miss Brasil Top Cult, Garota Completa, Garota da Capa, Top Mix Bazar, Maricá Mix Negócios, Expo Festas Noivas, Expo Festas Kids, além de vários eventos e concursos de beleza nas cidades da região dos lagos, região metropolitana do Rio de Janeiro, toda Baixada Fluminense, Angra dos Reis, Petrópolis e Nova Friburgo.

Começamos em 2015 a versão NOVO MUNDO onde podemos finalmente dar voz à todas as jovens que querem realizar o sonho de ser Miss. Solteiras, casadas, divorciadas, viúvas, com o u sem filhos, usando piercings e/ou tatuagens, agora podem participar de um concurso de beleza, a nossa primeira Miss Brasil Novo Mundo foi Aniely Andrade. Monica Brione conquistou o título nacional na categoria Sênior em 2017, seguida por Priscila Silva em 2019 e por Fernanda Brasil em 2021 e 2022.   

CULTURARTE COMPLETA 20 ANOS

Nascido em 16 de dezembro de 2004, o CULTURARTEEN apareceu por um desejo e pedido dos jovens de Maricá (na época onde as redes sociais não existiam e apenas o e-mail ainda engatinhava) que queria um porta-voz e algum veículo que pudesse trazer informação sobre trabalho, vida, cultura, educação esportes e lazer.

Com o tempo, se solidificando, virou marca e passou além de ser o Informativo Oficial da Juventude de Maricá, passou ser o informativo da família maricaense. E o Culturarteen, agora CULTURARTE, chega aos 19 anos, muitos daqueles jovens hoje são chefes de família tem seu negócio próprio e cresceram junto do CULTURARTEEN, sempre valorizando pessoas e contado boas histórias de vida. Ele já mudou o visual, de CULTURARTEEN para CULTURARTE, cada vez mais voltado à família, mas sem esquecer os jovens, mas sempre com a preocupação de VALORIZAR PESSOAS e procurar bons exemplos que sirvam de motivação.



OS 16 ANOS DO BARÃO DE INOHAN

Nascido em 02 de janeiro de 2008, o Barão veio revolucionar o jornalismo impresso e posteriormente o jornalismo online. Justo, contundente, ao lado da população, não tem meias palavras, mas não é hipócrita. Denuncia os erros, mas aponta soluções e com os problemas resolvidos, APLAUDE!

Temporariamente, parou a publicação em revista eletrônica que voltará em breve.

A PR Produções, agradece o apoio e o carinho de todos os leitores, apoiadores, patrocinadores e amigos, e promete continuar na luta pela valorização do ser humano, sem credos, sem gêneros, sem partidos, pois somos todos iguais. 

São 16 anos, um jovem, mas com muita vontade de crescer e estar cada vez mais a serviço da comunidade maricaense. Gratos aos anunciantes e aos leitores pela confiança!  








MISSÃO MARICÁ conhece planta de dessalinização na Espanha

 Projeto será estudado como alternativa para melhorar abastecimento de água na cidade que é precaríssimo


Uma comitiva integrante da Missão Maricá, que acontece em países da Península Ibérica, visitou a planta de dessalinização de Alicante, na Espanha. A estrutura transforma água do mar em água potável e é tida como uma alternativa para melhorar o abastecimento de água nos bairros da cidade que é precaríssimo.

A comitiva contou com o secretário Executivo de Gestão de Governo, Arlen Pereira; com o presidente da CODEMAR - Companhia de Desenvolvimento de Maricá, Hamilton Lacerda; e o deputado estadual Renato Machado. Ficará a cargo da Codemar a realização de estudos de viabilidade econômica, técnica e financeira sobre a tecnologia para a cidade.

“A Espanha é um país que utiliza muito a dessalinização de água do mar para produzir água potável para as pessoas e também para as indústrias. Aproveitamos a nossa estada aqui para ir até Alicante, na costa do Mediterrâneo, onde conhecemos usinas para este fim. A água processada é injetada na rede pública da cidade de cerca de 400 mil habitantes. A gente precisa ter uma fonte abundante de água potável para promover o desenvolvimento econômico da nossa cidade”, explicou Lacerda.

A avaliação da comitiva é a de que uma planta de dessalinização pode ser uma alternativa para solucionar, de maneira definitiva, o problema histórico de abastecimento de água no município.

Assim como Maricá, Alicante é uma cidade litorânea. A cidade espanhola tem cerca de 400 mil habitantes (enquanto a cidade brasileira tem aproximadamente a metade da população) e faz da tecnologia um catalisador da segurança hídrica da região.




quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

BENEFICIÁRIOS DO PPT CONVOCAM OUTRA MANIFESTAÇÃO DIA 31 ÀS 16 HORAS


 A concentração será em frente ao Santa Mônica Centro Educacional na avenida Vereador Francisco Sabino da Costa, próximo do horário de saída escolar

Ainda não atendidos pela prefeitura no pagamento da parcela do mês de dezembro que deveria ter sido paga no mês de janeiro e até o fechamento desta matéria às 23 horas do dia 30/01, nada tinha sido depositado, beneficiários do PPT agora oficialmente extinto pelos vereadores em sessão extraordinária em 22 de janeiro, estão marcando uma nova manifestação às 16 horas do dia 31 (sexta feira), em frente ao Santa Mônica Centro Educacional próximo ao horário de saída dos alunos.

Na convocação, os manifestantes chamam alguns beneficiários de programas que já foram pagos.





CONFORME BARÃO INFORMOU, MUMBUCÃO ESTÁ NA CONTA

 


Conforme o jornal Barão de Inohan publicou com exclusividade na segunda feira 27 de janeiro (PETS E PROTETORES PASSANDO FOME: MUMBUCÃO AINDA NÃO FOI PAGO  https://obaraoj.blogspot.com/2025/01/pets-e-protetores-passando-fome.html), o MUMBUCÃO que seria pago até o final de janeiro, já está na conta dos beneficiários, para alívio de centenas de protetoras e dos seus pets.

O depósito começou a ser feito no final da tarde da quinta feira 30/01.

É bom lembrar que assim como os demais benefícios, haverá RECADASTRAMENTO no MUMBUCÃO e a secretaria também já começou a visitar as residências dos protetores para verificar a qualidade do local e como estão os animais que são beneficiados com o Mumbucão.

Mais uma 'bola dentro' do Barão!!!





A importância de crianças e adolescentes de 10 a 16 anos completarem a vacinação contra a dengue

 Imunização inclui duas doses com intervalo de três meses entre elas, e acontece nas 27 Unidades de Saúde da Família de Maricá

A Secretaria de Saúde, segue com a vacinação contra a dengue de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, nas 27 Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade, direcionada às crianças e adolescentes de 10 a 16 anos. A imunização é feita em duas doses, com intervalo de três meses entre elas, por isso é fundamental que o público-alvo da campanha retorne às USF para completar o esquema vacinal, garantindo proteção às formas graves da dengue entre o grupo com risco mais elevado de hospitalizações pela doença.

Para receber a vacina, é necessário que os pais ou responsáveis apresentem documento de identidade e caderneta de vacinação da criança ou adolescente na USF escolhida.


O secretário de Saúde, Marcelo Velho, ressaltou o papel da vacinação em duas doses para evitar agravos pela dengue.

“A vacinação contra a dengue é uma ação fundamental para garantir proteção à doença ao grupo de 10 a 16 anos, que possui mais risco de hospitalizações. Por isso, é essencial que o público-alvo da campanha retorne após três meses para receber a segunda dose, finalizando o esquema vacinal contra a dengue e garantindo proteção completa aos casos graves”, afirmou.

Endereços das Unidades de Saúde da Família

Segunda a sexta-feira

USF Central: Rua Clímaco Pereira, 241, Centro. (8h às 19h)
USF Jardim Atlântico: Rua 36 (esquina com a Rua 53), lote 01, quadra 206. (8h às 19h)
USF Marinelândia: Rua 09, quadra 15, Cordeirinho. (8h às 17h)
USF Chácara de Inoã: Rodovia Amaral Peixoto, km 16, ao lado do Polo Mania, Inoã. (8h às 17h)
USF Inoã 1: Rua Caio de Figueiredo (travessa CIEP), s/n. (8h às 17h)
USF Inoã 2: Rodovia Amaral Peixoto, km 14 (ao lado do DPO). (8h às 19h)
USF Mumbuca: Rua Hipólito de Abreu Rangel, s/n. (8h às 19h)
USF Santa Paula: Estrada de Cassorotiba, s/n. (8h às 17h)
USF Carlos Alberto Soares de Freitas: Rua 23, quadra 29, lote 06, Bosque Fundo, Inoã. (8h às 17h)
USF Carlos Marighella: Rua Áustria, s/nº, condomínio MCMV de Itaipuaçu. (8h às 17h)
USF Santa Rita: Rua 36, quadra 433 (esquina com Rua 83), Jardim Atlântico Leste, Itaipuaçu. (8h às 17h)
USF Recanto: Rua Engenheiro Domingos Barbosa, s/n, Itaipuaçu. (8h às 17h)
USF São José 1: Rua 18, s/n, loteamento Jardim Ouro Mar. (8h às 17h)
USF São José 2: Estrada da Cachoeira, s/n. (8h às 19h)
USF Elenir Umbelino de Mello (Enfemeira Billú): Rua Ary Spindola, quadra A, lote 352, Flamengo. (8h às 17h)
USF Itaipuaçu (Barroco): Rua Getúlio Vargas (antiga Rua 2), lote 13, quadra 4, casa 2, Itaipuaçu. (8h às 19h)
USF Bambuí: Avenida do Contorno, s/n. (8h às 17h)
USF Retiro: Estrada do Retiro, s/n. (8h às 17h)
USF Ponta Grossa: Rua Irineu Ferreira Pinto, s/n. (8h às 17h)
USF Bairro da Amizade: Rua Eliete Rocha Santos (Rua 53), lote 31, quadra 91. (8h às 17h)
USF Guaratiba: Estrada Beira da Lagoa, s/n. (8h às 17h)
USF Barra: Rua Ernani Manoel Soares (antiga Rua 04), lote 03, quadra 0, Divineia. (8h às 17h)
USF Espraiado: Rua Gualberto Batista de Macedo, s/n. (8h às 17h)
USF Ubatiba: Avenida Niterói, s/n. (8h às 17h)
USF ACS Nathan da Silva Noronha Figueiredo (Saco das Flores): Rua 75 (esquina com a Rua 73), Saco das Flores. (8h às 17h)
USF Itaocaia Valley: Rua Tocantins, s/n, próximo à Escola Municipal Rita Sampaio Cartaxo, Itaipuaçu. (8h às 17h)
USF Ponta Negra: Estrada Um, s/n, Ponta Negra. Próximo à Ponte Senador Paulo Duque. (8h às 17h)


ATENÇÃO: Maricá altera locais de aplicação da vacina BCG para os recém-nascidos

 Vacinação acontece às segundas-feiras na USF Elenir Umbelino de Mello no Flamengo ao lado do CDT, às quartas no Núcleo de Imunização em São José e às quintas na USF Inoã 2.

 

A Secretaria de Saúde, alterou os polos de aplicação da vacina BCG, que oferece proteção às formas graves da tuberculose. O imunizante é aplicado em bebês logo após o nascimento e, no município, está disponível nos seguintes dias e locais:

- às segundas-feiras na Unidade de Saúde da Família (USF) Elenir Umbelino de Mello, 

- às quartas-feiras no Núcleo Municipal de Imunização, em São José do Imbassaí, 

- às quintas-feiras na USF Inoã 2. A vacinação está disponível nesses dias e locais das 8 às 11 horas.

Anteriormente, a vacina BCG era aplicada somente nas USF Elenir Umbelino de Mello, no Flamengo, e Inoã 2. Com a adição do Núcleo de Imunização, os moradores de São José do Imbassaí e regiões próximas contam com uma opção próxima às suas residências para proteger os pequenos da tuberculose.

A vacina BCG faz parte do calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde e é essencial para as crianças, sendo a única forma de prevenção aos quadros mais graves da tuberculose. É importante lembrar que o público infantil que ainda não recebeu a dose da BCG pode regularizar a vacinação até os quatro anos de idade em um dos polos de imunização.

O secretário de Saúde, Marcelo Velho, reforçou o impacto da vacina BCG para o bem-estar das crianças.

“É fundamental que os pais e responsáveis se conscientizem sobre a importância da vacina BCG para o público infantil. A tuberculose é uma doença perigosa e a vacina é a única forma de prevenir os casos graves. Por isso, pedimos que todos se unam a nós nessa corrente de bem-estar e levem às crianças até o polo mais próximo”, afirmou.


Locais de aplicação da vacina BCG

Horário: 8 às 11 horas

Segundas-feiras: USF Elenir Umbelino de Mello – Rua Ary Spindola, quadra A, lote 352, Flamengo.

Quartas-feiras: Núcleo Municipal de Imunização – Rua Um, n° 50, lote 0l, quadra 02, loteamento Las Palmas – São José do Imbassai (próximo ao Hospital Dr. Ernesto Che Guevara).

Quintas-feiras: USF Inoã 2
– Rodovia Amaral Peixoto, km 14 (ao lado do DPO).





quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

CCS FAZ REUNIÃO NO CONDADO E CONVOCA EXTRAORDINÁRIA EM ARAÇATIBA, DIA 04/02


 Na terça feira 21 de janeiro, o CCS MARICÁ (Conselho Comunitário de Segurança, ligado ao ISP - Instituto de Segurança Pública) presidido por Anna Maria Quintanilha, realizou a primeira reunião do ano. Anteriormente marcada para a sede da associação do bairro (ao lado da Creche Tia Lú), em função do forte calor, a reunião foi transferida em cima da hora para a MR PREMIUM (casa de festas na Alameda Maricá) e teve a presença do comandante da 6ª Cia (Major Yedoo), da nova comandante da Guarda Municipal de Maricá (Inspetora Ana Aretuza), do coordenador do CIOSP (Inspetor Jean Medeiros) e do coordenador do PROEIS.

Após a apresentação dos componentes da mesa, aconteceu uma longa e detalhada apresentação dos números de 2024 dos bairros limítrofes do Condado (Marques, Ubatiba, Flamengo e Centro), o Major Yedoo falou da importância dos registros de ocorrências ou de forma on line ou diretamente na 82 DP, que não enviou nenhum representante.

Abrindo a fala aos participantes (infelizmente mais uma vez em número bastante reduzido de moradores, que pedem as reuniões do CCS mas no dia não comparecem), o Sr. Misael falou do absurdo uso de fogos em todos os locais do município e agora com a participação do Maricá F.C. no Cariocão 2025, ao lado do estádio, onde leva moradores à loucura trazendo consequências a animais, crianças autistas e idosos, em flagrante desrespeito. Misael lembrou das leis sobre som excessivos nas praias e locais públicos com as famigeradas caixinhas de som e dos fogos sem barulho, ambas não respeitadas na cidade, lembrando que várias cidades já usam esses fogos sem barulho em suas festividades, e sobre as caixas de som, a repressão e apreensão pelas guardas municipais e polícia militar daqueles que abusam e acabam com a paz nas praias e locais de lazer.

Falando a seguir, o jornalista Pery Salgado (jornal Barão de Inohan - única mídia presente e diretor de comunicação da AIM - Associação de Imprensa de Maricá), voltou a falar das bandalhas que alguns moradores do Condado insistem em fazer para acessarem o mercado e a padaria na entrada do bairro, lembrando que acessam o local na contra mão e que agora, depois da conclusão das obras de duplicação da RJ 106, oito linhas de ônibus passam pelo local, e entram com certa velocidade, e as bandalhas podem ocasionar um sério acidente.

O jornalista que é morador do bairro, solicitou mais uma vez ao comando da GM e à coordenação do CIOSP, que as câmeras existentes na sede distrital da GM na entrada do bairro, notifiquem e em caso de reincidência, multem os 'fazedores' das bandalhas.

Lembrou também, que com a conclusão das obras de duplicação da RJ 106, nos 14 meses de obras, não houve nenhuma previsão de construção de uma passarela no local, para facilitar a travessia dos moradores do Marques e do Condado na rodovia (agora com 4 pistas de alta velocidade) e ressaltando que a partir do dia 05 de fevereiro, com a volta das aulas, mães com crianças de colo e da primeira infância que frequentam a creche Tia Lú na rua Babaçu dentro do bairro, terão enorme dificuldade na travessia.

Como não foi feita uma passarela, solicitou a colocação urgente de um traffic calming no local afim de num futuro breve não lamentarmos mortes de mães e crianças.

Aproveitou para mais uma vez lamentar a ausência dos secretários convidados pela diretoria do CCS (trânsito, transporte, postura e direitos da mulher).

Após a reunião, um lanche foi servido aos participantes.

A próxima reunião acontecerá no dia 18 de fevereiro em Ponta Negra.

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA EM ARAÇATIBA

Moradores de Araçatiba através da AMAR - Associação de Moradores de Araçatiba, solicitaram uma reunião urgente e extraordinária do CCS Maricá para tratar de graves problemas na região, que tem sofrido com assaltos, invasões à residências e até um grande tiroteio na madrugada do dia 21 de janeiro. A reunião acontecerá dia 04/02, às 17 horas no GAM.

Em carta, a AMAR solicitou:

Objetivo da Reunião:

Debater e buscar soluções para os problemas de segurança pública que têm afetado a comunidade de Araçatiba.

Pauta da Reunião:

1. Abertura 

• Contextualização sobre a necessidade da reunião extraordinária.

2. Discussão sobre os temas de segurança

• Furtos no calçadão e na orla:

• Relatos de moradores e comerciantes.

• Análise de possíveis medidas de prevenção, como iluminação, câmeras de segurança e policiamento ostensivo.

• Tiroteios no Morro do Amor e na Rua Vinte e Um:

• Impacto na rotina e na segurança dos moradores.

• Demandas para operações de segurança na área.

• Disputas por território de facções criminosas (Rua Vinte e Um - parte alta):

• Relatos sobre os conflitos.

• Discussão sobre estratégias de policiamento e inteligência para reduzir a violência.

• Insegurança dos moradores na Rua do Canal:

• Relatos sobre assaltos e falta de policiamento.

• Solicitação de reforço na segurança para a área.

• Tráfico de drogas:

• Localização de pontos críticos.

• Propostas para atuação conjunta com as autoridades e ações preventivas para a juventude local.

3. Encaminhamentos

• Levantamento das demandas prioritárias da comunidade.

• Elaboração de ofício com as principais solicitações e entrega oficial ao CCS.

• Definição de prazos para acompanhamento das ações propostas.

4. Encerramento

• Agradecimentos aos participantes.

• Próximos passos e data para retorno dos resultados ou nova reunião, se necessário.

Observação: Incentivar os moradores a participarem da reunião para dar voz às suas preocupações e propor soluções conjuntas.

A reunião extraordinária do CCS acontecerá no dia 04 de fevereiro - terça feira, às 17 horas, no GAM - Grupo de Artistas de Maricá, na rua Álvares de Castro 1277.

O ônibus da linha E11 (Centro x Araçatiba), passa em frente ao local.

A entrada é franca, com limite de lugares.



"MISSÃO MARICÁ" CONHECE 'FUNDÃO' EM PORTUGAL EM BUSCA DE MAIS OPORTUNIDADES

 Prefeito de FUNDÃO em Portugal vê semelhanças com Maricá. Comitiva chefiada pelo prefeito Washington Siqueira (o Quaquá), está em Portugal percorrendo cidades com grande potencial de turismo e de negócios


A ‘Missão Maricá’ segue em busca de boas experiências na Europa para gerar mais empregos e renda para a população maricaense. E as iniciativas adotadas pelo prefeito Washington Siqueira (o Quaquá) foram destacadas pelo presidente da Câmara Municipal de Fundão (equivalente ao cargo de prefeito no Brasil), Paulo Alexandre Bernardo Fernandes. A comitiva de Maricá visa estreitar laços comerciais e prospectar novos negócios e investimentos, além de colher experiências que podem ser replicadas no município.

SEMELHANÇA

O alcaide português ressaltou que as medidas atualmente adotadas em Maricá têm semelhanças com o processo vivido por Fundão, que conseguiu se destacar no ramo da inovação e tecnologia.

Apesar de Maricá ser um município com muita densidade relativa ao número de pessoas, com uma economia do petróleo, na visão das coisas não é tão diferente. Aqui, somos completamente orientados para a economia, para a inovação. Seguimos este caminho há dez anos (e somos um caso europeu). Hoje, temos aqui mais engenheiros informáticos per capita do que no Vale do Silício. Há dez anos, tínhamos três engenheiros informáticos que trabalhavam na prefeitura. Não havia uma única empresa tecnológica. E as crianças, agora, estão estudando programação e inteligência artificial nas escolas. É incrível”, contou Paulo Fernandes.

O presidente da Câmara de Fundão deu sugestões para que Maricá possa atrair novos empreendimentos e dinamizar a economia de forma perene – garantindo a geração de emprego e renda para a população local. “É preciso ter gabinetes de apoio ao investidor, com pessoas que falem bem inglês, que consigam perceber as necessidades e fazer bem a interligação dos setores, entre o ordenamento e o licenciamento, entender algo de economia. Isso é, para nós, uma porta de entrada espetacular”, orientou.

Estamos sempre a perguntar para os investidores o que mais eles precisam, se querem crescer, os desafios. Ele pode criar ali uma empresa. Por exemplo: se um integrante da comitiva chegar a esse gabinete para criar uma empresa, meia hora após tem uma empresa criada na nossa incubadora virtual, e já pode voltar para o Brasil em seguida”, completou Fernandes.

MISSÃO MARICÁ

Depois da Espanha, a comitiva chefiada pelo prefeito de Maricá está, atualmente, em Portugal, percorrendo cidades como Fundão, com grande potencial turístico e de negócios. A ideia é seguir o exemplo português, que está atraindo talentos e investimentos por meio de uma estratégia de longo prazo estas preveem o nascedouro e a expansão de empresas inovadoras, por meio de incubadora. Startups e empresas maiores que desejam se estabelecer na cidade recebem amplo suporte.

"Durante o conhecimento dessas cidades que se destacam com boas experiências na Europa, estamos fazendo também a internacionalização do nome de Maricá. Estamos apresentando a cidade para investidores que podem gerar postos de trabalho, melhorando a vida da nossa população. É uma via de mão dupla e que só contribui para a aceleração do desenvolvimento do nosso município", acredita o secretário de Relações Internacionais, Jorge Castor.






MARICÁ DEVOLVE MAIS DE R$ 300 MIL EM RECURSOS DA LPG QUE PODERIA TER IDO PARA OS ARTISTAS


O Ministério da Cultura, fez um balanço da Lei Paulo Gustavo, com uma amostragem dos recursos destinados e utilizados por Estados e Municípios e infelizmente Maricá foi extremamente mal avaliado, o segundo pior município entre os 92 do estado do Rio de Janeiro (e um dos piores do Brasil), com uma média de 76% por cento dos recursos utilizados e tendo devolvido a União, mais de R$ 312 mil reais no final da gestão do prefeito Fabiano Horta (2024). Dinheiro esse que ajudaria a realização de vários projetos Culturais e artistas dentro do município.

O desempenho de Maricá só não foi pior do que da cidade de Arraial do Cabo, que não utilizou nenhum um real dos mais de R$ 300 mil destinados ao município.

"Leandro DaSilva se despede da secretaria levando além da soberba,.um péssimo desempenho à frente da pasta.  Não vai deixar Saudades!!!", comentou um conhecido agente cultural do município que pediu para não ser identificado. " A LPG começou com um edital confuso, sem transparência, perdas de documentos e atrasos de pagamentos e encerra com devolução de dinheiro dos nossos artistas para união. Lamentável!" concluiu.

Confira abaixo, parte do gráfico onde mostra os valores recebidos e devolvidos por Maricá:


Para maiores informações, acesse o portal do Ministério da Cultural - Lei Paulo Gustavo https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/lei-paulo-gustavo/acesso-a-informacao/painel-de-dados.




terça-feira, 28 de janeiro de 2025

“Maricá Cidade Verão” promove proteção solar aos frequentadores das praias

 


A Prefeitura de Maricá iniciou na sexta-feira (24/01) a campanha “Maricá Cidade Verão”, com ações de proteção solar e reforço na segurança nas praias. A iniciativa abrange toda a orla, de Itaipuaçu a Jaconé, com equipes distribuindo protetor solar e conscientizando moradores e turistas sobre os cuidados com a pele. A mobilização, que segue aos sábados e domingos, inclui ainda atividades culturais e serviços para a população.

Segurança e serviços reforçados

O efetivo de guarda-vidas e guardas municipais foi ampliado para garantir maior segurança durante o verão. Além disso, a faixa de areia em Cordeirinho contará com piscinas, brinquedos, cadeiras de praia e distribuição de água até 30/03, aos fins de semana, das 9 às 18 horas.

Equipes estarão distribuindo protetor solar em diferentes pontos da cidade.

Previna-se!