O Ministério da Cultura, fez um balanço da Lei Paulo Gustavo, com uma amostragem dos recursos destinados e utilizados por Estados e Municípios e infelizmente Maricá foi extremamente mal avaliado, o segundo pior município entre os 92 do estado do Rio de Janeiro (e um dos piores do Brasil), com uma média de 76% por cento dos recursos utilizados e tendo devolvido a União, mais de R$ 312 mil reais no final da gestão do prefeito Fabiano Horta (2024). Dinheiro esse que ajudaria a realização de vários projetos Culturais e artistas dentro do município.
O desempenho de Maricá só não foi pior do que da cidade de Arraial do Cabo, que não utilizou nenhum um real dos mais de R$ 300 mil destinados ao município.
"Leandro DaSilva se despede da secretaria levando além da soberba,.um péssimo desempenho à frente da pasta. Não vai deixar Saudades!!!", comentou um conhecido agente cultural do município que pediu para não ser identificado. " A LPG começou com um edital confuso, sem transparência, perdas de documentos e atrasos de pagamentos e encerra com devolução de dinheiro dos nossos artistas para união. Lamentável!" concluiu.
Confira abaixo, parte do gráfico onde mostra os valores recebidos e devolvidos por Maricá:
Para maiores informações, acesse o portal do Ministério da Cultural - Lei Paulo Gustavo https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/lei-paulo-gustavo/acesso-a-informacao/painel-de-dados.