Os pets e seus protetores em Maricá estão passando dificuldades com o grande atraso no pagamento do Mumbucão, benefício concedido pela Prefeitura através da Secretaria de Bem Estar Animal, agora sob o comando de ROBGOL, que assumiu em 02 de janeiro passado.
O benefício criado em dezembro de 2023 que serve para apoiar a causa animal, nunca teve nenhum atraso no pagamento. Segundo denúncias, a situação tem impactado diretamente com o cuidado com os bichos e até na ajuda direta na sobrevivência de muitos protetores, que por vezes passam fome para poder alimentar seus pets. O atraso do pagamento que normalmente é realizado entre os dias 15 e 18 tem deixado os voluntários sem recursos para alimentação, medicamentos e outros insumos básicos.
“Estamos desesperados. Sem o auxílio, não conseguimos garantir o bem-estar dos animais que dependem de nós”, declarou um dos protetores.
"Estou passando fome também, pois prefiro pegar o pouco que tenho para dar aos meus animais do coração. O que estão fazendo com nossos bichinhos é uma maldade, principalmente neste dias de enorme calor", declarou outra protetora.
A prefeitura emitiu nota informando que a secretaria passa por ajustes de transição e que os recursos do Mumbucão já estão sendo provisionados para pagamento que deverá acontecer até o final do mês.
A secretaria também já começou a visitar as residências dos protetores para verificar a qualidade do local e como estão os animais que são beneficiados com o Mumbucão.
O benefício, assim como os demais oferecidos pela prefeitura de Maricá, passará por recadastramento que em breve será informado.