domingo, 26 de janeiro de 2025

CARTAS MARCADAS? EXCLUSIVIDADE COM O CARNAVALESCO? UNIÃO REBATE!

 Jogo de cartas marcadas: União de Maricá sobe no Carnaval 2026 (?)


Apesar de Tsunami ser o apelido do Maricá F. C. (que aliás faz bonito na estreia do Cariocão 2025, onde há quatro rodadas lidera sozinho o campeonato), uma gigantesca TSUNAMI se abateu no carnaval carioca, depois que no dia 23 de janeiro, o PORTAL LEODIAS DENUNCIOU um provável jogo de cartas marcadas no carnaval carioca. Diz a matéria:

"Portal LeoDias descobriu que já há acordo para a escola da Grande Niterói participe dos desfiles do Grupo Especial em 2026

O portal LeoDias descobriu bastidores polêmicos do Carnaval do Rio de Janeiro. Nossa reportagem ouviu de pessoas ligadas a escolas de samba que agremiações estariam revoltadas com um acordo feito entre representantes da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), responsável pelo desfiles do Grupo Especial, e da LigaRJ, responsável pela Série Ouro, a “2ª divisão” do Carnaval. Fontes afirmaram que já um acordo entre as duas ligas pelo acesso da escola União de Maricá ao Grupo Especial de 2026.

O portal LeoDias procurou a Liesa para se pronunciar, mas não obteve respostas até o fechamento desta matéria (em 23/01/2025). O espaço segue aberto para futuras manifestações.

O acordo teria sido costurado entre Sandro Avelar, presidente da LigaRJ, e Capitão Guimarães, nome forte da Liesa. A diretoria de Carnaval da União de Maricá já estaria, inclusive, planejando a montagem de equipe para o desfile de 2026, contando com a permanência de Leandro Vieira, atual carnavalesco da escola.

Alto investimento e influência alavanca a União de Maricá no Carnaval do Rio 


A União de Maricá conta com apoio do deputado federal, vice-presidente do PT, e ex-prefeito da cidade, Washington Quaquá, que possui bom trânsito entre os padrinhos das escolas de samba. Para se ter ideia, o deputado e a prefeitura de Maricá investiram mais de R$ 8 milhões de dinheiro público na agremiação em junho no ano passado, segundo reportagem da revista Veja."

(https://portalleodias.com/carnaval/rio-de-janeiro/jogo-de-cartas-marcadas-uniao-de-marica-sobe-no-carnaval-2026)

É importante que o leitor do Barão de Inohan, note que a redação do PORTAL LEODIAS fala de Washington Siqueira (o Quaquá), fundador da União de Maricá junto com o finado Mauro Alemão como deputado federal e ex-prefeito. Uma enorme falha ao não saber que Quaquá é o atual prefeito de Maricá, me seu terceiro mandato.

Não satisfeitos, no mesmo dia (23/01), colocaram mais lenha na fogueira publicando outra matéria, envolvendo o CARNAVALESCO e outros membros da diretoria de carnaval.

Presidente da Imperatriz expõe que dirigente tentou mudar carnavalesco a 40 dias do Carnaval

União de Maricá estaria com acesso encaminhado após acordo entre LigaRJ e a Liesa. Leandro Vieira, carnavalesco da escola, estaria sendo pressionado a ficar na União de Maricá e abandonar a Imperatriz Leopoldinense

Uma bomba está prestes a explodir nos bastidores do Carnaval Carioca. O portal LeoDias ouviu de pessoas presentes na última plenária envolvendo as escolas de samba do Rio de Janeiro que a Imperatriz Leopoldinense estaria revoltada com um acordo feito entre representantes da LigaRJ, responsável pela Série Ouro (a 2ª divisão dos desfiles) e a Liesa para a promoção da Unidos de Maricá.

A revolta se dá porque Leandro Vieira, carnavalesco das duas escolas, também estaria sendo pressionado pelos representes da Liesa a ficar na escola de Maricá, em detrimento da tradicional agremiação de Ramos, a partir do Carnaval de 2026.

O pedido para manter Vieira na escola da Grande Niterói a partir de 2026 teria partido de Wilsinho Alves, diretor de Carnaval da escola, a Capitão Guimarães, ex-presidente e nome forte da Liesa.

Durante plenário realizado entre representantes das escolas nesta semana, a presidente da Imperatriz Leopoldinense, Cátia Drummond, demonstrou revolta com as investidas feitas para tirar Leandro Vieira da agremiação: 'há pessoas tentando, a apenas 40 dias do Carnaval, cavar profissionais de outras agremiações'.

Durante bate-boca, a presidente da agremiação de Ramos teria pedido para que representantes da Liesa não lhe dirigissem a palavra e teria classificado a atitude como 'falta de respeito e caráter'.

O portal LeoDias procurou a Liesa que não se pronunciou até o fechamento desta nota. Nossa reportagem também tentou, sem sucesso, entrar em contato com Leandro Vieira. O espaço segue aberto para todas as partes.

(https://portalleodias.com/carnaval/rio-de-janeiro/presidente-da-imperatriz-expoe-que-dirigente-tentou-mudar-carnavalesco-a-40-dias-do-carnaval)

NO MESMO DIA, DIRETORIA DA UNIÃO DE MARICÁ EMITE NOTA DE REPÚDIO

A União de Maricá vem a público repudiar veementemente a informação veiculada pelo Portal LéoDias, que sugere a existência de um possível favorecimento para o nosso acesso no Carnaval 2025.

Desde a sua fundação, a União de Maricá sempre pautou sua trajetória pelo profissionalismo, ética e respeito ao maior espetáculo da Terra. Contamos com a dedicação de grandes profissionais e realizamos diariamente um trabalho sério e transparente, com o objetivo de entregar um desfile que corresponda às expectativas de nossos torcedores e do público em geral.

Reafirmamos o nosso compromisso com a justiça e a lisura no Carnaval, além do respeito a cada agremiação, em especial à Imperatriz Leopoldinense e ao Acadêmicos do Salgueiro, cujos profissionais, como o carnavalesco Leandro Vieira, o coreógrafo Patrick Carvalho e o diretor de carnaval Wilsinho Alves, também integram nossa equipe, contribuindo com seu talento e dedicação em jornada dupla para abrilhantar o nosso projeto.

Ressaltamos ainda que o nosso foco está voltado exclusivamente na preparação para o Carnaval 2025. Nenhuma conversa para renovação ou não de qualquer profissional se dará antes do desfile do dia 28 de fevereiro. 

Seguiremos focados em nossa missão de exaltar a cultura popular e honrar nosso pavilhão, certos de que o reconhecimento será fruto do esforço coletivo e do talento de nossa comunidade.

A diretoria

Quem é Leandro Vieira e por que ele é tão cobiçado?

Leandro Vieira se notabilizou a partir do Carnaval de 2016, quando conquistou seu primeiro título à frente da Mangueira, com um desfile em homenagem à Maria Bethânia. Mas foi em 2019, com o enredo “História para ninar gente grande” que o carnavalesco passou a brilhar.

A partir daí, passou a ser cobiçado por todas as grandes agremiações. Na série Ouro, a divisão de acesso do Carnaval carioca, levou a Imperatriz Leolpoldinense ao título e ao acesso em 2020. Em 2022, foi a vez de levar o Império Serrano de volta ao grupo de elite. Em 2023, voltou a escola de Ramos e se consagrou campeão do grupo Especial pela terceira vez.

Atualmente, Vieira divide suas funções de carnavalesco na União de Maricá, que está na Série Ouro, e a Imperatriz Leopoldinense, escola do grupo especial.

E agora, como fica?

Depois da bomba lançada pelo jornalista e 'fofoqueiro' Leo Dias, mesmo com desmentido da diretoria da União, dos quiproquós na LIGARJ e na LIESA, se a escola de Maricá vencer muitos poderão 'afirmar' que realmente estava tudo combinado, apesar do enorme investimento e grande esforço de todos os membros da agremiação. Se não vencer, cai por terra a denúncia, virando uma 'fakenews'. Independente do resultado (e é claro que todos em Maricá torcem para que a escola suba para Grupo Especial), o estrago já foi feito. Lamentável!!!