GRAÇAS AO BOM DEUS, NENHUM ACIDENTE ACONTECEU COM NOSSAS CRIANÇAS. ÔNIBUS ESCOLARES ALUGADOS ERAM TOTALMENTE IRREGULARES E POUQUISSIMOS PODERIAM FAZER TRANSPORTE ESCOLAR
Contrato de locação de ônibus escolares é interrompido pela Cooperativa Mundial. Empresa que está sendo investigada por fraudes e corrupções, recebeu R$ 43 milhões em 2024 da SEMED.
Um ofício expedido na quarta feira 22 de janeiro deixou parte da população maricaense em polvorosa. O responsável pelo setor de transporte da SEMED - secretaria municipal de educação, Sr. Vagner Martins, informava que a COOPERATIVA MUNDIAL responsável pelos ônibus escolares (não confundir com os AMARELINHOS) alugados pela secretaria no astronômico valor de R$ 43.906.801,03, estaria encerrando o contrato com a SEMED.
O que poucos sabem, é que essa cooperativa está sendo investigada pelo DECCOF - Departamento Estadual de Combate à Corrupção e Fraudes de Minas Gerais, também por irregularidades no contrato na cidade de Caratinga.
Outra grande irregularidade, é que os mais de 50 ônibus alugados pela empresa à serviço da SEMED, tinham mais de 10 anos de uso, não eram adaptados para transporte escolar (muitos eram ônibus de turismo - rodoviários, de apenas uma porta, onde em um possível acidente traria grande impacto às crianças transportadas, e vários eram ônibus de transporte de urbano adquiridos em diversas cidades de Minas e São Paulo), E TODOS ELES SEM O LICENCIAMENTO ANUAL tão rigoroso feito pela secretaria de transporte de Maricá, questionamento feito em matéria do jornal Barão de Inohan e jamais respondido (ÔNIBUS ESCOLARES IRREGULARES, PERIGOSOS E SEM LICENCIAMENTO ANUAL https://obaraoj.blogspot.com/2024/10/onibus-escolares-irregulares-perigosos.html).
Na penúltima sessão legislativa da Casa de Leis maricaense (09/12), o jornalista Pery Salgado, após a sessão, arguiu o vereador André Casquinha (ex-secretário de transporte) sobre o fato, e este (por desconhecimento ou querendo sair de 'fininho' na situação), disse que os licenciamento dos ônibus escolares é um convênio feito com a DETRAN. Sim, perfeito, é mesmo, mas apenas no caso dos AMARELINHOS (foto abaixo) gerenciados pela SEMED - secretaria municipal de educação (foto abaixo). Os demais deveriam sim ter passado pela rigorosa vistoria da secretaria de transporte que não sabemos o porque, fez 'olhos moucos e ouvidos de mercador para o assunto', conforme relatamos na matéria publicada em 02 de outubro (https://obaraoj.blogspot.com/2024/10/onibus-escolares-irregulares-perigosos.html).
AGRAVANTES
Os coletivos, em sua maioria ônibus com 10 anos ou mais de uso, não tem ar condicionado, não eram adaptados para o transporte escolar (sem nenhuma acessibilidade para o uso de pcds), mas resolveu o transporte de estudantes nas diversas escolas municipais, desafogando os ônibus vermelhinhos, que ainda assim, andavam lotados de estudantes nos horários de entrada e saída dos turnos.
A prefeitura, até o momento, não se pronunciou oficialmente sobre o encerramento do contrato. Já a SEMED em seu ofício (acima) informa que está empenhada em buscar a solução mais rápida e eficiente para regularizar o atendimento.
COOPERATIVA INVESTIGADA POR CORRUPÇÕES E FRAUDES
A cooperativa COOTRANSMUNDI, responsável pelo aluguel de mais de 50 ônibus utilizados no transporte escolar de Maricá (não confundir com os AMARELINHOS gerenciados diretamente pela SEMED) está sendo investigada pelo DECCOF - Departamento Estadual de Combate à Corrupção e Fraudes de Minas Gerais. A investigação apura possíveis fraudes em contratos públicos e denúncias de condições precárias tanto para os veículos quanto para os funcionários, principalmente na cidade Caratinga.