quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Pré-estreia de documentário sobre Leonel Brizola lota Cine Henfil

 Exibição contou com a presença do cineasta Silvio Tendler

O Cine Henfil localizado na Rua Alferes Gomes, 390 (Centro), foi cenário de uma noite histórica, na quarta-feira (22/01), quando recebeu a pré-estreia de “Brizola – Anotações para uma História” - novo documentário do renomado cineasta Silvio Tendler, que marcou presença no cinema. A produção emocionou o público ao mergulhar na vida e nas batalhas de Leonel Brizola (1922-2004), um dos líderes políticos mais marcantes e controversos do Brasil no século XX, além de ter construído uma trajetória marcada pela luta por justiça social e educação.

Após a exibição, o público presente foi brindado com um bate-papo especial com o diretor Silvio Tendler, que compartilhou detalhes sobre o processo criativo e as escolhas narrativas da obra e agradeceu a presença. Tendler, conhecido por documentários icônicos como “Os Anos JK – Uma Trajetória Política” (1980), “Jango” (1984), “Retrato Falado do Poeta Castro Alves” (1997), “Marighella – Retrato Falado do Guerrilheiro” (2001), “Glauber o Filme, Labirinto do Brasil” (2003), “Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá” (2006), “Utopia e Barbárie” (2009) e “Nas Asas da Pan Am” (2020), destacou a importância de revisitar a história para compreender o presente e projetar o futuro.

Agradeço imensamente à presença de cada um que está aqui. Hoje é um dia muito especial, um dia de mostrar o Brizola que foi e é um baita ser humano, um lutar. Espero que gostem do documentário”, disse Tendler.

O documentário ofereceu um retrato profundo e reflexivo da trajetória de Brizola, abordando desde sua luta por justiça social até seu papel como defensor incansável da educação pública. Repleto de imagens de arquivo, entrevistas e depoimentos inéditos, o filme não apenas resgatou a memória de um grande líder, mas também suscitou reflexões sobre os desafios e transformações do Brasil ao longo do século XX.

Entre os cerca de 150 espectadores presentes, havia três gerações de uma mesma família. O aposentado Ricardo Cavalcanti (60), levou para ver o filme a esposa, Márcia (58), a filha Priscila (31) e o neto Gabriel (4). O intuito foi mostrar aos mais novos o que os pais chamaram de ‘energia empolgante’ que Leonel Brizola emanava.

Trabalhei no Detran-RJ quando ele era governador do Rio e vi por dentro como era o jeito dele administrar. Eu e minha esposa o conhecemos como gestor e político, e achei que seria bom trazer minha filha e meu neto para verem. Ele ainda vai ter tempo para conhecer melhor, mas o filme é bom e explica bem quem Brizola foi”, avaliou Ricardo.

A pré-estreia foi também um marco para o Cine Henfil, reafirmando seu papel como um espaço de valorização cultural e de memória histórica em Maricá.

Novas exibições

Quem perdeu a primeira exibição e quiser assistir, terá mais duas oportunidades na sexta-feira (24/01) e no domingo (26/01), sempre às 19 horas. Os ingressos gratuitos podem ser reservados pelo link https://abre.ai/iN6Z. Para garantir a entrada, é necessário chegar antes da sessão para validar o ticket.

Fotos: Clarildo Menezes