segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Maricá cria 175 postos de trabalho no mês de outubro em meio à pandemia


 Os programas de suporte à economia como o Renda Básica de Cidadania (RBC), o Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT) e o Programa de Amparo ao Emprego (PAE), têm sido fundamentais para equilibrar a economia nestes tempos de pandemia da Covid-19. Segundo os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED) do Ministério da Economia referentes ao mês de outubro, Maricá obteve um saldo mensal de 175 novos empregos por carteira assinada, resultado de 601 admissões e 426 desligamentos. Com isso, mais uma vez a cidade conquista o topo da tabela entre os municípios do Estado do Rio de Janeiro com mais de 150 mil habitantes, que mais geraram empregos.

“Conseguimos amenizar os impactos da crise com os programas emergenciais, o que garantiu ao município gerar mais empregos do que demissões ao longo desse período. Aproveitando ainda o período de fim de ano e das festividades, acreditamos que teremos um saldo favorável na geração de empregos, garantindo que mais maricaenses tenham acesso ao mercado de trabalho, gere renda e tenha melhor qualidade de vida”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos, Magnun Amado.

Em relação ao estoque total, Maricá encerra o mês com 18.856 vagas de empregos celetistas, obtendo uma variação de 0,9% em relação ao mês anterior. Já sobre o saldo acumulado desde janeiro, Maricá obteve o segundo melhor resultado dentre os municípios fluminenses com saldo de 668 vagas de empregos celetistas. Isso representa um crescimento de 3,7% em relação ao estoque total em 1º de janeiro de 2020. O município ficou atrás somente de São Francisco de Itabapoana, que possui pouco mais de 42 mil habitantes e um estoque de aproximadamente três mil vagas de empregos por carteira assinada.

O estado do Rio de Janeiro também obteve um saldo positivo em outubro. Com 16.271 vagas criadas por carteira assinada, este resultado é considerado o maior de 2020 e o segundo saldo mensal positivo, indicando uma recuperação. Porém, no acumulado de janeiro a outubro, o estado tem uma perda de quase -166 mil vagas de empregos celetistas, o que representa uma variação de -5,1% em relação ao estoque total registrado em 1º de janeiro de 2020.

Também o conjunto do país obteve saldo positivo, de 394.989 mil vagas de empregos por carteira assinada no mês de outubro, sendo o maior resultado mensal no ano. Após quatro meses de saldos positivos crescentes, o estoque de empregos celetistas brasileiro está voltando a patamares anteriores à pandemia de Covid-19. No acumulado de janeiro a outubro, o saldo é de -171 mil vagas, sendo uma variação de apenas -0,4% em relação ao estoque de empregos em 1º de janeiro de 2020.

domingo, 29 de novembro de 2020

VIRADA HISTÓRICA EM SÃO GONÇALO: CAPITAL NELSON VENCE MÁQUINA PETISTA E PEDETISTA

 


Capitão Nelson terminou o primeiro turno em São Gonçalo em segundo lugar, com chances remotas pelo que mostrava o resultado das urnas, de ser eleito prefeito de São Gonçalo. Dimas Gadelha, impulsionado pela super máquina petista (maricaense) e pedetista (niteroiense) terminou o primeiro turno com 117.346 votos, contra apenas 85.399 do Capitão Nelson, conhecido como homem justiceiro, que não gosta de malandros e vagabundos fazendo "desordem" em São Gonçalo.

Foram 31947 votos a favor de Dimas Gadelha, que somados às máquinas petista e pedetista, vencedoras em suas cidades com larga margem, viriam com tudo se dedicando a fazer Dimas o prefeito de São Gonçalo.

O povo de São Gonçalo é claro que precisa de muitas coisas: saúde, educação, saneamento básico e segurança, muita segurança e foi aí que nos parece, Capitão Nelson deixou seu recado e acabou recebendo apoio dos demais candidatos (a exceção do atual prefeito José Luiz Nanci que apoiou Dimas) e a questão SEGURANÇA com certeza, fez o povo optar. A música tocada por "sereias" falando de transporte público gratuito, não seduziu o sãogonçalense, que tem outras prioridades antes de pensar em transporte gratuito, que pode funcionar relativamente bem numa cidade de 160 mil habitantes (e mesmo assim após o início do sistema de fretamento após a autarquia de transporte da cidade ter definhado e ter ficado em situação caótica, precisando da ação do MP estadual para colocar a casa em ordem) e que com certeza seria muito diferente em uma cidade de 1,5 milhão de habitantes, ou seja, dez vezes mais habitantes.


SEGUNDO TURNO

As apurações começaram com Dimas Gadelha sempre na ponta, mas sem deslanchar e se afastar muito do Capitão Nelson, o que já preocupou as lideranças com o resultado final, mas ainda acreditando que o candidato fabricado pelo PT e PDT seria vencedor. Mas no final das apurações, uma virada histórica e heroica, deu a vitória ao Capitão Nelson por apenas 5.908 votos, dando fim na construção do cinturão petista pedetista na região metropolitana II, onde em Niterói o PDT venceu no primeiro turno e em Maricá e Itaboraí (o candidato fabricado pelo PT e egresso de Maricá - Marcelo Delaroli) fizeram seus prefeitos.



sábado, 28 de novembro de 2020

CONFIRMADO CRESCIMENTO DE CASOS EM MARICÁ DE ACORDO COM NOTA TÉCNICA, MAS PREFEITURA DIZ QUE É FAKE NEWS


• A Nota Técnica semanal divulgada na sexta-feira (27/11) pela Secretaria 
de Saúde de Maricá mantém a cidade na Bandeira Amarela estágio 2 e reforça as medidas de segurança e protocolos sanitários na cidade. Foi observado um aumento dos indicadores do comportamento da pandemia.

• Baseado na Nota Técnica, a Prefeitura de Maricá adotou várias ações como a distribuição de máscaras à população, agentes da Seop orientando os comerciantes sobre a importância das medidas de proteção, como uso do álcool em gel, verificação da temperatura dos clientes e instalação de barreira em Ponta Negra para a fiscalização de ônibus de turismo não autorizados.

• A taxa de ocupação de leitos disponíveis para Covid-19 no período de 20/11 a 26/11 dos hospitais Conde Modesto Leal e no novo hospital municipal de Maricá foi de 83,4%, sendo 21,5% de pacientes de outros municípios. Na semana anterior a taxa era de 61.9%, sendo 3,6% de pacientes de outras cidades;

• Maricá registra, até esta o sábado (28/11), 4.626 casos confirmados e 149 óbitos por Covid. Os novos óbitos deste boletim são de um homem de 63 anos, de Itaipuaçu; um outro homem de 61 anos, de Araçatiba; uma mulher de 71 anos, do Barroco e outra mulher de 73 anos, de Itaipuaçu. Estão curadas da doença 4.372 pessoas e há no momento 61 casos ativos, além de 34 óbitos em análise pela Secretaria de Estado de Saúde;

Maricá também está dentro da região Metropolitama II, que voltou para a bandeira vermelha, com o crescente aumento de casos nas cidades da região (Itaboraí, Tanguá, Rio Bonita, Silva Jardim, Niterói, São Gonçalo e Maricá).

APESAR DA NOTA TÉCNICA CONFIRMANDO AUMENTO DO NÚMERO DE CASOS, PREFEITURA SOLTA TÉCNICA DIZENDO QUE INFORMAÇÕES NÃO PASSAM DE FAKE NEWS

Comunicado da Prefeitura de Maricá sobre Fake News

A Prefeitura de Maricá veio a público na quarta-feira (25/11) alertar que são completamente falsas as informações e áudios que circulam através de aplicativos de mensagens, indicando a superlotação do novo Hospital Municipal de Maricá e a ocorrência de vários óbitos no mesmo dia.

Os dados sobre a pandemia coletados pela Secretaria de Saúde, divulgados diariamente há mais de quatro meses pela Prefeitura, apontam para uma condição de estabilidade da pandemia na cidade. Diferente do ocorrido na Região Metropolitana II e na cidade do Rio de Janeiro.

A taxa de ocupação média semanal de leitos de Covid-19 nos dois hospitais da cidade igualmente confirma a estabilidade. Nesta semana, a taxa média calculada a partir dos mapas de controle dos hospitais Conde Modesto Leal e no novo hospital municipal de Maricá  foi de 61%.

Vale ressaltar que o município vem mantendo o estágio Amarelo 2 há mais de um mês e tem liberado diversas atividades dentro desse estágio sem que isso tenha se refletido em um aumento de casos na cidade.

Recuperação

O prefeito Fabiano Horta divulgou em sua rede social um vídeo onde afirma que está bem e se recuperando plenamente dos sintomas leves da Covid-19. “A saúde está evoluindo e o tratamento sendo bem feito. Tem alguns vídeos alarmistas e áudios dizendo que estou para ser internado, não tem nada disso. Tenho despachado de casa”, explicou.

No áudio, Horta anunciou que iria se reunir com Comitê Epidemiológico para discutir as medidas que serão adotadas, inclusive com a expansão da rede de atendimento hospitalar, a reinstalação de uma tenda de atendimento em Itaipuaçu para fazer a testagem e o diagnóstico imediato. “É uma dinâmica para recrudescer o cuidado do enfrentamento da doença”, concluiu.



CORPOS CARBONIZADOS EM VÁRZEA DAS MOÇAS, SÃO DE CASAL DO MCMV DE INOÃ

 IDENTIFICADOS OS CORPOS ENCONTRADOS EM VÁRZEA DAS MOÇAS


O casal desaparecido desde a quinta-feira 26/11 foi identificado como sendo os mesmos corpos encontrados carbonizados na sexta-feira, num terreno baldio, em Várzea das Moças (Niterói). 

Segundo informações, Helio Araújo dos Santos (40) e Luciana de Oliveira Lopes (37), eram moradores do condomínio 'Minha Casa, Minha Vida', de Inoã (Maricá). A Polícia está investigando o caso.

Rio já tem fila de espera de dias por UTI para Covid-19 e está à beira de novo colapso

 Número de pacientes que aguardam leito triplicou em duas semanas, e alguns são transferidos para o interior

Foram registradas 54 mortes e 1324 casos nas últimas 24 horas. Média móvel de casos tem queda após 10 dias subindo, mas de óbitos segue em crescimento. Ocupação de leitos de Covid-19 no SUS no Rio chegou a 94%; na rede privada, já está em 90%.



O estado do Rio de Janeiro chegou nesta sexta-feira (27) a 22.448 óbitos e 347.348 casos confirmados de Covid-19, segundo balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde. Em relação ao balanço da véspera, foram 54 óbitos a mais e 1.324 casos.

Depois de dez dias de aumento na média móvel de mortes e casos, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), o estado do Rio teve uma queda na média móvel de casos nesta sexta.

A média móvel de mortes ficou em 73, um aumento de 35% em relação a duas semanas. Já a média móvel de casos desceu para 1.490, ou -8%, em comparação a 14 dias.

Na sexta-feira (27/11), a ocupação de leitos atingiu 94% no SUS. Na rede privada, o percentual já é maior que 90% dos disponíveis.

Principais números
22.448 mortes
347.348 casos
mais 54 mortes e 1.325 casos
318.771 recuperados

Região Metropolitana II do Rio recebe classificação de bandeira vermelha com alto risco para a Covid-19. Maricá tem explosão de casos!

PREFEITURA DE NITERÓI INTERDITA PRAIAS


 A Região Metropolitana II do Rio de Janeiro recebeu a classificação de bandeira vermelha, de alto risco para a Covid-19. A informação é 10ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada na quinta-feira (26).

Ao todo, 12% dos moradores do estado vivem na região, que abrange sete municípios: Itaboraí, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá.

Outras três regiões do estado estão em bandeira laranja, de risco moderado: Metropolitana I, Baía da Ilha Grande e Médio Paraíba. 

Até o último dia 04, nenhuma região apresentava alto risco e apenas uma das nove áreas do estado, a Baixada Litorânea, apresentava risco moderado.

Na bandeira vermelha, está prevista a suspensão das atividades econômicas não essenciais.

Afim de evitar aglomerações, prefeitura de Niterói interditou todas as praias do município.

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

CULTURARTEEN 227 - novembro de 2020

 CULTURARTEEN 227 - novembro de 2020


- ROBERTA MARQUES, A DIVA DAS MAKES EM MARICÁ E REGIÃO: das pistas de dança  e patins, para seu atelier na área de estética e beleza
- Coronavirus pode passar de mãe para filho pela placenta
- Os falsos padrões e beleza das redes sociais
- O que a vida espera de você?
- Mulher, permita-se não se dar conta
- Tenhamos orgulho dos nossos corpos
- Procura por cirurgia plástica aumenta durante isolamento social: o depoimento de Altina Pimentel
- Uma guerreira com "Mãos de Ouro": a história de D. Edith, a "Menina do Crochê"

EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE DURANTE O PERIODO DA PANDEMIA DO COVID 19 E ENQUANTO DURAREM AS DETERMINAÇÕES DA PREFEITURA DE MARICÁ NA PREVENÇÃO DA PANDEMIA.

 

Informativo Culturarteen, edição de novembro de 2020, já circulando nas versões on line e revista eletrônica.













quinta-feira, 26 de novembro de 2020

EX-PREFEITO WASHINGTON SIQUEIRA (O QUAQUÁ) CONTINUA INTERNADO COM COVID


 Segue internado no novo hospital municipal de Maricá o ex-prefeito Washington Siqueira (o Quaquá).

Internado há 4 dias, Siqueira foi transferido após 7 dias de confirmação da Covid-19, ovbiamente contraída nas aglomerações pelas quais participou durante as campanha eleitorais em vários municípios, em especial Itaboraí e São Gonçalo.

Em rede social, o ex-prefeito informou: "Mais uma sessão de fisioterapia com os capacetes respiradores aqui no novo Hospital Municipal de Maricá. Indo pro 11º dia com Covid e terceiro de internação aqui no novo hospital"

E aproveitou para falar da excelência do novo hospital municipal de Maricá (que nossa redação se recusa a divulgar o nome, por ser um genocida reconhecido mundialmente):

"Quarto dia de internação no novo Hospital Municipal de Maricá para tratar do Covid. Não se trata só do melhor prédio e a melhor construção e acabamento fino, que não deve nada a nenhuma Rede Dor da vida...

Não se trata só das camas de primeira linha; dos equipamentos novos e modernos; dos remédios mais sofisticados; das inovações como os capacetes respiradores;

Se trata também da questão essencial: a questão humana... Uma equipe de médicos e médicas, enfermeiras e enfermeiros; técnicos de enfermagem; essenciais fisioterapeutas; nutricionistas; psicólogos; assistentes sociais; limpeza; manutenção... Todo mundo vestindo a camisa do novo hospital e vibrando a cada paciente curado ou que sai da UTI!

Se trata do direito a uma saúde pública de excelência que vira realidade e muda a cultura de um povo!

Orgulho em ser tratado no nosso HOSPITAL MUNICIPAL DE MARICÁ!"



terça-feira, 24 de novembro de 2020

BARÃO DE INOHAN 214 - 24 de novembro de 2020

BARÃO DE INOHAN 214
24 de novembro de 2020


- Povo aprova Fabiano. Reeleito com 88% dos votos válidos, Fabiano pode ser candidato a governador em 2022 fazendo dobradinha com Rodrigo Neves e o povo maricaense ficará na mão do vice-prefeito Diego Zeidan (filho do ex-prefeito Washington Siqueira, o Quaquá), na época com apenas 23 anos. Que Deus nos proteja!
- Cinco meses depois de inaugurado, Parque a Céu Aberto no Parque Nanci, já está com uma série de problemas.
- Conde Modesto Leal tem nova unidade trauma
- Nova explosão de casos de Covid em Maricá, preocupa!
- Câmara tem 40% de renovação e com a provável dança das cadeiras, poderá chegar a 60% de renovação.
- PDT sem representantes desde 2006, retorna com 3 vereadores
- Republicanos, o partido que não disse para que veio!
- E o gigante PSD, implodiu?
- Artistas de Maricá tem novidades na lei Aldir Blanc
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO JORNAL BARÃO DE INOHAN ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID 19 E ENQUANTO DURAREM AS DETERMINAÇÕES DA PREFEITURA DE MARICÁ NA PREVENÇÃO DA PANDEMIA.

Jornal Barão de Inohan, edição de 24 de novembro de 2020, já circulando na versão on line e revista eletrônica.










O GIGANTE PSD EM MARICÁ IMPLODIU? COM 4 VEREADORES NA DISPUTA, APENAS UM FOI REELEITO.


 Durante os dois últimos anos, articulações trouxeram grande nomes para o PSD Maricá, para faze-lo se não o maior o partido do município, mas pelo menos, o segundo maior, só perdendo em força e tamanho para o PT, mandatário da cidade nos últimos 12 anos, seguindo para mais 4.

O Vereador Dr. Felipe Auni, vice-presidente da Câmara sempre aparecia como o grande nome do partido, ancorando quem chegasse. Muita conversa, muitas promessas, e o partido trouxe o ex-secretário de turismo Robson Dutra para ser o segundo grande nome do partido. E as articulações continuavam e mais dois nomes entraram para o PSD: Alberto da Maricaense e Fabiano Novaes, que vinha se destacando pelos seus trabalhos na Câmara.

Mas uma grande nominata foi formada para garantir pelo menos três vagas na Câmara e dois suplentes fortes, mas não foi isso que aconteceu. Depois de 15 de novembro, foi constatado que o gigante tinha pés de barro.

Robson Dutra foi reeleito, mas sabemos muito bem que ele não depende de partido, pois tem seus correligionários fiéis e aonde estiver, a chance de ser eleito é enorme, conforme vemos desde 1996.

Felipe Auni não chegou a 1500 votos, ficando como o primeiro suplente do partido. Com certeza voltará para a Câmara (não mais como vice-presidente) pois Robson deve galgar uma secretária, até por que sabemos que ele gosta mesmo é do executivo, onde trabalha muito bem.

Alberto conquistou 1122 votos (o seu teto sem depender de qualquer partido e ai começaram algumas denúncias de que o partido não ajudou seus candidatos como prometera).

Fabiano Novaes não chegou aos 800 votos (mesmo que em 2016 quando ficou como suplente). E ai vem a grande decepção: assim como no Republicanos onde apenas os 4 primeiros garantiram bons votos, assim foi no PSD.

O mais votado após Fabiano Novaes foi o Sargento Wainer com apenas 273 votos, seguido de Messias do Mototáxi com 272 votos. Dr. Jairo Lima somou 264 votos, Waguinho da Máquina 260, Meg Gil Gil 185 (a mulher mais votada no partido), Araújo José 151, Pastor Marcelo Lessa 107, Epson Birinight 94, Márcio Mathias 88, Luan Rocha 54 eSheila Carvalho 44.

A grande aposta do partido em um nome representando a juventude, mulher e ligada a jogos eletrônicos GABI GEEKS, só conquistou 28 votos. Jevanna do Pastel somou 19 votos, Gil Oliveira 17, Otávio Oliveira 16, Weslley Mattos 13, Tia Dinha 9, DuSanjos 3, Pastora Renata de Jesus 3 (para onde foram suas ovelhas?) e Valéria Minha Prima 2.

O jornalista Marcelo Bessa (que muito reclamou não ter tido nenhum apoio do partido) teve seus 345 anulados sub judice.

E agora, qual será o futuro do então "gigante PSD de Maricá", agora um partido mediano que suará para retomar seu brilho?

Maricá vai fabricar aparelhos de ventilação não invasiva


 O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) assina nesta quarta-feira (25/11), às 10h, o primeiro contrato público de Encomenda Tecnológica, projeto que prevê a produção de aparelhos de ventilação não invasiva no município. 

A iniciativa tem o intuito de atender um pedido da equipe médica do novo Hospital Municipal de Maricá para produzir uma solução inovadora. Ao invés de ir ao mercado comprar um equipamento que só existe na Europa e com preços elevados, a ideia é desenvolver uma solução própria, mais barata e de melhor qualidade.

O projeto será avaliado pelos médicos do Comitê Científico do novo Hospital Municipal de Maricá, cadastrado na Plataforma Brasil, vinculada ao Ministério da Saúde, e ainda será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Serviço Assinatura do contrato de Encomenda Tecnológica para produção de aparelhos de ventilação não invasiva

Data: 25/11  Horário: 10h

Local: Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), na Rua Barão de Inoã n° 72, Centro.

EXPLOSÃO DE NOVOS CASOS: Brasil tem média móvel de 496 mortes por Covid a cada dia; 11 estados têm alta de óbitos

 País tem 169.541 óbitos e 6.088.004 diagnósticos pela Covid-19, segundo consórcio de veículos de imprensa.



O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta segunda-feira (23).

O país registrou 344 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 169.541 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 496. A variação foi de 51% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de alta nas mortes por Covid.

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 6.088.004 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 17.585 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 30.181 novos diagnósticos por dia, uma variação de 57% em relação aos casos registrados em duas semanas.

Onze estados apresentaram alta na média móvel de mortes: RS, SC, MG, ES, RJ, SP, GO, MS, AM, RR e CE.

A partir desta semana, é necessário relembrar o problema ocorrido no sistema nacional de registros de mortes e casos de Covid-19 do Ministério da Saúde, que teve início no dia 6 de novembro. Diversos estados relataram dificuldades de acesso ao e-SUS e divulgaram dados incompletos ou até mesmo ficaram sem atualizações diárias durante alguns dias. Foi o caso de SP, estado mais afetado pela pandemia em números absolutos, que não teve mortes registradas durante 5 dias seguidos.

Nos próximos dias, essa ausência de atualizações e os números incompletos terão reflexo nos percentuais indicativos de tendência de alta, estabilidade ou baixa nas mortes, nos estados afetados naquela semana, e consequentemente também nos percentuais da tendência nacional nas mortes e nos novos diagnósticos.

Também vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.

Brasil, 23 de novembro

Total de mortes: 169.541

Registro de mortes em 24 horas: 344

Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 496 (variação em 14 dias: 51%)

Total de casos confirmados: 6.088.004

Registro de casos confirmados em 24 horas: 17.585

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 30.181 por dia (variação em 14 dias: 57%)

(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou dois boletins parciais, às 8h, com 169.205 mortes e 6.071.584 casos; e às 13h, com 169.213 mortes e 6.073.058 casos confirmados.)


Estados

Subindo (11 estados): RS, SC, MG, ES, RJ, SP, GO, MS, AM, RR e CE

Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (6 estados): PA, RO, BA, MA, PB e PI

Em queda (10 estados): PR, DF, MT, AC, AP, TO, AL, PE, RN e SE

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).

Sul

PR: -37%

RS: +79%

SC: +58%

Sudeste

ES: +55%

MG: +80%

RJ: +186%

SP: +98%

Centro-Oeste

DF: -16%

GO: +142%

MS:+21%

MT:-24%

Norte

AC:-33%

AM:+27%

AP: -20%

PA:+6%

RO:-14%

RR:+500%

TO: -27%

Nordeste

AL: -18%

BA: +5%

CE: +39%

MA: -5%

PB: -4%

PE: -27%

PI: +11%

RN: -29%

SE: -17%

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Republicanos, o partido que não disse para que veio. Péssimo desempenho dos candidatos impedem segunda vaga na Câmara.

 

O Republicanos que no dia da convenção parecia mostrar grande força, teve desempenho pífio e seus candidatos decepcionaram na busca de votos. Apenas 4 candidatos tiveram mais de 400 votos.

Segundo lugar nas eleições em Maricá, Ciro Fontoura conquistou 5.183 votos (5,98% dos votos válidos) mas não tomou o resultado como uma derrota, mas como um grande aprendizado e início de uma grande caminhada podendo tornar-se um grande nome na política de Maricá para 2024.

Seu partido, o Republicanos confirmou Ricardinho Netuno como vereador (provavelmente o único de oposição ao governo de Fabiano Horta) ao se reeleger com 1.647 votos (mais do que o dobro dos votos recebidos em 2016).

O primeiro suplente do partido, é o presidente municipal, Pastor Mariano Santos que conquistou 1.132 votos. O segundo suplente é Gima com 875 votos, seguido de Fabinho Sapo (que decepcionou ao conseguir apenas 460 votos com todo o apoio explicito do Deputado Estadual Filippe Poubel).

O péssimo resultado dos candidatos do partido atrapalhou na conquista da segunda cadeira na Câmara. O quarto mais votado foi o Sub-oficial Pereira com apenas 88 votos, seguido de Evandro Costa com 74 votos, Darci Souza com 63 votos, Araújo 62, Magno Magneto 55, Seixas Maricá e Luiz Júnior com 46 votos.

A Pastora Janaina Nobre conquistou 44 votos (pára aonde foram sua ovelhas?), Jandyr da UPA 33, Big Dias 14, Fabio Ruperti 13, Cris Pinheiro 9, Humberto Sabino 8, Antonio Corretor, Sandra Roque e Erika Ferreira 7, Professora Márcia Cristina 5.

Ainda participaram Ki Delicia que não foi votado nem mesmo por ele, assim como Regina Nascimento que terminaram com ZERO VOTOS.

Em rede social, Ciro agradeceu e assumiu o compromisso do início de uma longa caminhada.

"Amigos e amigas, quero agradecer a todos que não mediram esforços para nos ajudar nessa caminhada e que com muito empenho e carinho acreditaram em nosso projeto. Agradeço pelos 5.183 votos de confiança no meu trabalho. Durante essa campanha, apresentei propostas, debati com a sociedade pautado na dedicação, ética e transparência.

Sei das responsabilidades e continuarei contribuindo com orgulho à luta contra a corrupção. Acredito na política mais íntegra e decisiva para liderar a transformação de Maricá. 

Levo comigo todos os sorrisos, abraços e o apoio que recebi durante essa jornada. Tenho compromisso em honrar cada voto dos meus eleitores e amigos. Somos 5183 soldados. O trabalho está apenas começando para alcançarmos a tão sonhada Maricá para os Maricaenses, transformarmos nosso município em um lugar de oportunidades!"


MENOS DE CINCO MESES DA INAUGURAÇÃO, PARQUE A CÉU ABERTO JÁ TEM VÁRIOS PROBLEMAS

 POVO NÃO MERECE O MUNICÍPIO QUE TEM

A caríssima mesa de TECBALL em aço inox (que custou R$ 15 mil), já mostra sinais de deterioração no parque a Céu Aberto


Inaugurado em 03 de julho no meio da pandemia, o Parque a Céu Aberto localizado no Parque Nanci já apresenta diversos pontos de deterioração, falta de manutenção, mas principalmente, falta de respeito da população que mostra (infelizmente) que não merece todos os cuidados e belezas que a gestão de Fabiano Horta tenta trazer para a cidade.

A quadra poliesportiva tá tem vários pontos do alambrado estragado, alguns pontos onde existe a grama sintética, já apresenta deterioração, com o tapete rasgado, vários pássaros e redes que enfeitavam as árvores para que famílias pudessem tirar fotos, ou descansar à sombra de árvores frondosas foram furtados, mostrando total falta de respeito da população, mas mostrando também uma falta de cuidado com o patrimônio público por parte da prefeitura que deveria ter agentes 24 horas por dia no local, assim como em todos os grandes parques da cidade.

Até mesmo a carissima mesa de tecball  (que custou cerca de R$ 15 mil) já mostra sinais de deterioração.

Quando o povo tomará ciência que preservar, cuidar, é respeitar o próximo e a si mesmo?







Educação de Maricá divulga calendário escolar de 2021


 A Secretaria de Educação de Maricá divulgou na quarta-feira (04/11) o calendário escolar de 2021, com orientações para renovações de matrículas e ingresso de novos estudantes na rede. Na Resolução 12/2020, a secretária Adriana Costa fixa o início do próximo ano letivo em 8 de fevereiro de 2021 e esclarece que as crianças que já integram o sistema público municipal de ensino terão suas matrículas renovadas automaticamente, cabendo a cada escola fazer o levantamento dos alunos que pretendem continuar na unidade – os responsáveis deverão comparecer às escolas para assinar a ficha de matrícula e atualizar os dados do aluno, se necessário (veja datas abaixo). Para o ingresso de novos alunos na rede, os procedimentos serão realizados pelo site www.marica.rj.gov.br/matriculainteligente , com o preenchimento de um formulário, já a partir da sexta-feira (06/11).

O calendário com a renovação das matrículas de pré-escola, creche, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), desta sexta-feira (06) até o dia 30 deste mês, na própria escola. Os interessados nas novas vagas de algum destes segmentos devem acessar o site www.marica.rj.gov.br/matriculainteligente e fornecer os dados solicitados, também até o dia 30. 

As pessoas cadastradas no site receberão mensagem via celular (SMS) confirmando a inscrição. A relação dos novos alunos, já alocados nas unidades escolares, será divulgada no mesmo site, a partir do dia 21 de dezembro.

A Secretaria também estabelece as faixas etárias que terão preferência no preenchimento das vagas disponíveis na rede municipal: para a creche, alunos de 4 meses a 3 anos e 11 meses; pré-escola, de 4 a 5 anos; 1º ano do Ensino Fundamental, 6 anos; Educação de Jovens e Adultos (EJA), de 15 anos em diante. Vale destacar que a data limite para cada faixa etária é 31 de março de 2021. A Resolução não fixa critérios para o retorno das aulas presenciais, mas esclarece que o turno integral de ensino, nas escolas que o adotam, só será cumprido após o fim da pandemia de Covid-19. Também o turno parcial poderá sofrer alteração na carga horária diária, de acordo com as regras de prevenção ao contágio pelo coronavírus.

Calendário

1ª ETAPA - Renovação de Matrícula
Pré-Escola e Creche/ Ensino Fundamental/ EJA (1° sem./2021): de 06/11 a 30/11/2020, na unidade escolar onde o aluno está matriculado.


2ª ETAPA - Pré-Matrícula
Pré-Escola e Creche/ Ensino Fundamental/ EJA (1° sem./2021): de 06/11 a 30/11/2020, no site www.marica.rj.gov.br/matriculainteligente


Divulgação da alocação dos novos alunos: 21/12/2020, no site, por SMS e e-mail.
Matrícula: de 06/01 a 15/01/2021, na Unidade Escolar onde o aluno foi alocado.


3ª ETAPA - Alunos não alocados na 1ª etapa
Creche, Pré-Escola, Ensino Fundamental e EJA: de 18/01 a 24/01/2021, no site www.marica.rj.gov.br/matriculainteligente


Divulgação da alocação: 27/01/2021, no site, SMS e e-mail
Matrícula: de 29/01 a 03/02/2021, na Unidade Escolar onde o aluno foi alocado. 


domingo, 22 de novembro de 2020

Saúde tem live sobre a violência contra mulher


 O próximo 25 de novembro é o Dia Internacional de Enfrentamento à Violência contra Mulher. Para marcar a data e importância a essa causa, a Secretaria Municipal de Saúde de Maricá vai oferecer à população e aos colaboradores da saúde três palestras especiais no dia 23/11, às 14h, "Enfrentando à violência contra a mulher no município de Maricá", com Luciana Piredda, Sara Monteiro e Diana Diniz Castro. Cada uma terá 15 minutos para falar sobre seus temas e a live será feita através da plataforma Zoom, aberta para os moradores da cidade pelo link: https://bit.ly/35CiAXT

A cientista social coordenadora de Políticas para as Mulheres de Maricá, Luciana Piredda, vai falar sobre os índices de violência e sobre a Sala Lilás implantada no IML de Niterói para o atendimento às mulheres e meninas que necessitam realizar o Exame de Corpo Delito por conta da violência física e/ou sexual.

A psicóloga do Centro Especializado em Atendimento às Mulheres, Sara Monteiro, falará sobre esse equipamento (que chamamos carinhosamente de Casa da Mulher) e sobre a Rede de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência. Já a representante técnica do Núcleo de Violência da SMS Maricá, Diana Diniz Castro, vai apresentar o funcionamento e dinâmica de trabalho do núcleo onde atua.

Nesta quarta-feira (18/11), a Atenção Primária à Saúde (APS) da Secretaria de Saúde, através da Estratégia de Saúde da Família, realiza a live “Papo de Homem”, com Giovani Dimas, enfermeiro e coordenador estadual da Saúde do Homem e Felipe Fernandes, dentista de família, para celebrar o Novembro Azul.  A live será às 15h, pela plataforma Zoom, no link:  https://bit.ly/3l9EKGg

Serviço: Live sobre violência contra a mulher

Data: 23/11

Horário: 14h

Palestrantes: Luciana Piredda, Sara Monteiro e Diana Diniz Castro

Acesso: Plataforma Zoompelo link: https://bit.ly/35CiAXT

Pesquisa sobre Covid começa nova fase na cidade


 Começa na terça-feira (24/11) o 2º Ciclo Sentinela de Maricá- uma pesquisa realizada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), e a Secretaria de Saúde de Maricá, com moradores da cidade sobre a incidência de Covid-19. Ao todo, 384 domicílios, escolhidos de forma aleatória, serão visitados por agentes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) para coletar amostras e realizar o exame RT-PCR (Swab) e sorologia para a doença. Os estudos devem ser repetidos após 30 e 60 dias a fim de acompanhar a tendência dos números da COVID-19.

O primeiro Ciclo Sentinela, realizado no período de 06 a 23 de outubro, colheu 376 amostras em domicílios também escolhidos de maneira aleatória, baseado na classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na ocasião, as equipes atingiram 97% da meta de visitação, e desse número 8% apresentaram sorologia positiva.  O estudo apontou também que todas as amostras de sorologia positiva vieram do distrito de Inoã, revelando a área mais atingida pela pandemia, isso se comparado com outros bairros como o Centro, Manoel Ribeiro e Ponta Negra.

De acordo com Marcelo da Costa Velho, coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, os Ciclos Sentinelas são fundamentais para definir medidas cruciais para a continuidade ao enfrentamento à Covid-19. "Fazemos os ciclos para identificar a possível onda e ter precisão na hora de avaliar a incidência de casos, essa ação funciona como uma grande sentinela. Os dados coletados são importantíssimos porque embasam as próximas e importantes medidas no município", explicou.

Mesmo com o cenário epidemiológico favorável na cidade, não dá para relaxar. Ainda de acordo com o coordenador, a manutenção dos cuidados é fundamental. “As pessoas devem continuar adotando o comportamento de proteção, o uso de máscaras, tentar respeitar um certo distanciamento social, lavar as mãos e não colocar a mão na boca e nos olhos", comentou o médico.