segunda-feira, 31 de julho de 2023

LOUCURA: Jovem é estuprada após ser deixada desacordada na calçada de casa (vídeo)

 Suspeito foi preso na noite do domingo (30/7). Vítima foi levada por um homem que passava pela rua após ser deixada desacordada na porta de casa por motorista de aplicativo.


O homem suspeito de estuprar uma mulher, de 22 anos, durante a madrugada do domingo (30/7), no bairro Santo André, Região Noroeste de Belo Horizonte, foi preso na noite do mesmo dia.

A jovem esteve em um show do cantor Thiaguinho realizado no sábado (29), no Mineirão, com amigos e colegas de trabalho. Segundo relatos da jovem, ela ingeriu grande quantidade de bebidas alcoólicas e, na hora de ir embora, um amigo chamou um carro de aplicativo usando o celular dela e compartilhou o trajeto da viagem com o irmão da mulher, que estava em casa.

Segundo a Polícia Militar, câmeras de segurança registraram o momento em que o carro chegou ao endereço da vítima. Depois de um tempo, o motorista desceu e tocou o interfone, mas ninguém atendeu. Ele ligou no celular do irmão dela e tocou novamente a campainha, sem ter retorno. Depois de um tempo, ele voltou e chamou no prédio, mas ainda não foi atendido.

Por volta das 3h, um homem passou e o motorista pediu ajuda para retirar a jovem do carro. Ela foi colocada sentada na calçada do prédio e o motorista de aplicativo foi embora depois que o irmão da vítima ignorou os chamados do motorista de aplicativo para receber sua irmã.

Minutos depois, as câmeras registraram um homem andando pela rua. Ele se aproximou da mulher, a carregou pelas costas como quem carrega um "saco de batatas" e saiu do local levando-a. 

A vítima foi acordada na manhã do domingo, por socorristas do Seviço de Atendimento Móvel (Samu), que foram chamados por moradores da região após sofrer segundo relatos estupros por parte do suspeito, que a deixou semi nua no campo de futebol.

Vítima foi deixada em campo de futebol

A mulher estava coberta por um pano, mas com a calça e calcinha abaixadas até o joelho, em um campo de futebol no bairro Santo André. Naquele momento, a jovem relatou que não sentia dores, que aparentemente estaria tudo bem e que não se lembrava de nada. Ela voltou para a casa ainda tonta, mas relativamente bem para quem fora estuprada durante algum tempo e posteriormente foi até o Hospital Odilon Behrens, no bairro São Cristóvão, Região Noroeste de BH.

Na unidade de saúde, após a realização de exames, os médicos constataram que a vítima sofreu abuso sexual. O motorista de aplicativo foi localizado. O irmão da vítima contou aos policiais que dormiu antes da irmã chegar, por isso não atendeu ao interfone.

Graças às imagens de câmeras de segurança, o suspeito de cometer o crime foi localizado pela polícia e preso na noite de domingo. Vídeos mostram ele saindo sozinho do campo, por volta das 7:08 h da manhã, onde supostamente teria estuprada a menina por algumas horas.

À polícia, ele disse que viu a moça desacordada e sozinha na rua e quis levá-la para um local seguro. Ele negou o crime e contou que ela vomitou na roupa durante o trajeto em que foi carregada. As vestimentas que ele usava serão periciadas.

Em nota, a Polícia Civil de Minas Gerais disse que o suspeito prestou depoimento e foi preso em flagrante por estupro de vulnerável. Ele foi encaminhado para o sistema prisional e segue à disposição da justiça. O caso será investigado.

Assista o vídeo a seguir:





GATED demole 25 construções irregulares no mês de julho. Família são reassentadas.

AÇÕES ACONTECERAM EM ITAIPUAÇU, PONTA NEGRA, MUMBUCA E ARAÇATIBA

Gated demole últimos cinco imóveis irregulares em terreno de Itaipuaçu

No total, grupo retirou 11 construções ilegais erguidas em área pública de cerca de 8 mil metros quadrados próxima à Estrada dos Cajueiros


O GATED - Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições, finalizou na quinta-feira (27/07) as ações de demolição na área pública que fica entre as ruas 75 e Henriqueta Rios Rosa (antiga Rua 74), próximo à Estrada dos Cajueiros, em Itaipuaçu. A equipe retirou, com o uso de uma máquina retroescavadeira, os últimos cinco imóveis irregulares que haviam sido construídos no local.

Desde o início de junho, o grupo demoliu um total de 11 construções erguidas irregularmente neste mesmo terreno, que tem aproximadamente oito mil metros quadrados, a partir de uma ação impetrada pelo Ministério Público Estadual. Participaram da ação as secretarias de Urbanismo e de Trânsito e Engenharia Viária, a autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), além da Guarda Municipal e de policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).

A Secretaria de Assistência Social cadastrou as famílias que ocupavam os imóveis e a de Habitação e Assentamentos Humanos providenciou a inscrição no programa Locação Social, pelo qual os ocupantes dos imóveis demolidos já haviam sido realocados. De acordo com a Secretaria de Urbanismo, o terreno vai receber um equipamento público nos próximos meses.

Construção irregular é demolida pelo Gated em Ponta Negra

Imóvel havia sido construído em cima da rede de dutos que leva óleo extraído do mar para a refinaria Gaslub, em Itaboraí

O GATED, derrubou na terça-feira (25/07) uma construção irregular erguida às margens da rodovia RJ-118, na altura de Ponta Negra. O imóvel havia sido construído em cima da rede de dutos que leva óleo extraído do mar para a refinaria Gaslub, em Itaboraí. No local, que vai servir ao futuro porto de Jaconé, foram construídas fundações ao lado e em cima da tubulação subterrânea que estava, inclusive, marcada por totens com a logomarca da Petrobras.

Participaram da ação as secretarias de Urbanismo e de Trânsito e Engenharia Viária, juntamente com a autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar) e agentes da Guarda Municipal e do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).

De acordo com a Secretaria de Urbanismo, a rede de tubos tem uma faixa marginal de proteção que deve ter entre 20 e 50 metros. O imóvel estava sendo construído ao lado e em cima da tubulação, portanto dentro desta faixa.

Ao lado da obra, foram instalados dois postes prontos para receber um aparelho de marcação de energia elétrica. A Secretaria de Urbanismo informou que a concessionária Enel terá que dar explicações sobre a falta de critério para colocação dessas peças. Será movida contra a empresa uma ação do Ministério Público Estadual. Além do imóvel demolido, uma outra construção próxima teve sua obra interditada pelos agentes por estar sem documentação.

GATED retirou 10 residências irregulares construídas na faixa de proteção ambiental

O GATED, derrubou na sexta-feira (21/07) oito construções irregulares que ficavam na Rua Rinalda Rodrigues da Silva e outras duas casas na Rua Beira Rio, todas no bairro Mumbuca. As 10 residências estavam na Faixa Marginal de Proteção (FMP), considerada área não edificante, o que caracteriza crime ambiental. No trabalho, foram utilizados caminhões para retirar os entulhos e uma retroescavadeira para derrubar os imóveis, além de equipamentos como pá e enxada.


A operação foi uma continuação da ação iniciada no dia 14/07, que atende ao inquérito civil do Ministério Público Estadual (n° 70905, de 2010), determinando a retirada dos imóveis da faixa marginal de proteção. As oito famílias que ocupavam as construções receberam novas casas no bairro Pindobas, por meio do programa municipal Habitar Reassentamentos da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos.


Após a limpeza do local, a autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) vai construir um enrocamento (conjunto de blocos de pedra ou de outro material lançados uns sobre os outros dentro da água para servir como proteção contra a erosão), será aberto o acesso de uma rua, feita a urbanização à margem do rio e recuperada a mata ciliar.


Três Imóveis em área de risco geológico no Beco do Dantas já estavam desocupados e interditados pela Defesa Civil

O GATED, executou na terça-feira (18/07) a derrubada de três casas que estavam erguidas de forma irregular, em área de risco geológico no Beco do Dantas, em Araçatiba. Os imóveis já estavam desocupados e interditados pela Defesa Civil Municipal.


Em razão da dificuldade de acesso, não foram utilizadas máquinas na demolição e os operários da Somar derrubaram as três casas utilizando somente marretas. As famílias que ocupavam os imóveis serão reassentadas através do programa Habitar Reassentamentos. De acordo com o grupo, outras três casas na mesma localidade serão derrubadas, em razão do mesmo risco geológico.


Participaram da ação as secretarias de Urbanismo, Habitação e Assentamentos Humanos e da Cidade Sustentável, além da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar) e Guarda Municipal.

Habitar Reassentamentos

A política habitacional Habitar Reassentamentos foi criada com objetivo de realocar pessoas que viviam em áreas de risco (desabamento ou deslizamento) ou em terrenos públicos. Os cidadãos recebem aluguel social até que a nova residência fique pronta. Elas são realocadas em imóveis ociosos adquiridos pelo município, mas sem descartar a construção de novas unidades. O município mantém uma fila de prioridades no reassentamento, que caminha conforme a disponibilidade de novas residências.



Fiscalizações do Gated

Para evitar construções irregulares e em áreas públicas, a Prefeitura de Maricá vem intensificando desde 2022 as ações do Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (Gated), criado em 30 de novembro de 2021 por meio do decreto municipal nº 777. Ao longo deste ano, o Gated já executou 24 ações e realiza reuniões ordinárias de planejamento a cada 20 dias, para que as operações possam acontecer. Entre os bairros visitados estão Itaipuaçu, Spar, Jacaroá, Jardim Interlagos, Bambuí, Cordeirinho, Mumbuca e Condado.


O Gated é formado pelas secretarias de Urbanismo, Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Trânsito, Comunicação Social, Habitação e Assentamentos Humanos, Cidade Sustentável e Assistência Social; pela Procuradoria Geral do Município; pela autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar); e pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). As denúncias de irregularidades podem ser enviadas por meio dos telefones/WhatsApp 96812-2421 (núcleo Centro) e 97259-9213 (núcleo Itaipuaçu).

O que diz a legislação?

Pela legislação municipal, antes de iniciar a construção o proprietário precisa apresentar um projeto feito por um responsável técnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (código de obras, lei de uso e ocupação do solo, norma de acessibilidade, dentre outras, conforme a complexidade da obra). Em seguida, é necessário abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documentações do proprietário do imóvel e do responsável pela obra para a análise técnica. Com o projeto aprovado, são geradas as taxas de legalização para emissão do alvará de obras.

Em caso de legalização de obra já concluída ou solicitação de habite-se, é preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Imóveis (RGI), documentação do proprietário, comprovante de residência atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) ou Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).


Em caso de dúvidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Serviços Integrados Municipal (SIM): www.sim.marica.rj.gov.br

Fotos: Clarildo Menezes, Anselmo Mourão e Katito Carvalho





domingo, 30 de julho de 2023

FESTART segue até o dia 04/08 com inscrições online para a fase Distrital

 O 4º Festival Estudantil de Artes de Maricá reúne apresentações artísticas de música, dança, pintura e terá a final na Festa Literária de Maricá (FLIM)


A Secretaria de Educação, segue até o dia 04/08 com inscrições para a fase distrital do 4º Festival Estudantil de Artes de Maricá (Festart). O procedimento deve ser feito pelo formulário online: https://encurtador.com.br/inqyD com os estudantes classificados em primeiro lugar por modalidade/categoria (faixa etária).

Ao entrar no link, os participantes devem preencher as informações com o nome da escola, distrito, nome do aluno, idade, ano de escolaridade, categoria, modalidade, formato, nome do grupo ou dupla, título e autor da obra, tempo de duração da apresentação e qual é o professor/orientador.

O Festart reúne apresentações nas categorias de música (canto), dança, pintura, poesia, desenho, fotografia e vídeos curtos entre os alunos das escolas da rede de ensino público (municipal, estadual e federal) e particular de Maricá. Para ser campeão, o participante precisa vencer em três etapas: escolar e distrital até chegar a grande final que acontece na Festa Literária de Maricá (FLIM), em setembro. Todas as informações sobre o Festart constam no Jornal Oficial de Maricá (JOM) edição nº 1459 do dia 05 de junho de 2023.

Nesta etapa Distrital, o estudante só poderá se inscrever em uma única modalidade pela instituição de ensino onde esteja regularmente matriculado.  Os participantes inscritos nas modalidades deverão apresentar o mesmo trabalho artístico nas três fases do festival. As autorizações e os materiais das modalidades (fotos e vídeos curtos) deverão ser encaminhados para o e-mail: festartsmemarica@gmail.com. Na primeira fase, os artistas participaram de eventos seletivos internos e agora os campeões por modalidade e faixa etária seguem para a etapa distrital.

Na desistência do primeiro lugar de cada modalidade será automaticamente convocado o 2º lugar e assim sucessivamente, desde que a inscrição obedeça aos prazos e protocolos estabelecidos.

Formato das categorias

O Festival de Artes de Maricá, na modalidade música, engloba três categorias por faixa etária: infantil (07 a 10 anos), infanto-juvenil (de 11 a 13 anos), juvenil (14 a 17 anos) e adulto (a partir de 18 anos). Todos os participantes terão até cinco minutos para se apresentar em solo, dupla, grupo/banda com até seis participantes. Caso a apresentação ultrapasse o tempo máximo, acarretará perda de um ponto a cada fração de minuto ou minuto ultrapassado.

Será permitida a apresentação individual, em dupla ou grupo, porém, em qualquer dos casos, os participantes deverão ser da mesma categoria, matriculados na rede de ensino e pertencer à mesma instituição. No formato dupla, será considerada a idade do músico mais velho.

As modalidades com o formato de exposição (desenho, pintura, fotografia e vídeos curtos) deverão ser elaboradas na presença do professor orientador. Em todas as fases, as apresentações serão feitas ao vivo perante o público. Na fase Distrital, as ordens das apresentações obedecerão ao critério adotado na ordem de inscrição ou conforme deliberações da equipe organizadora local.

Já na fase final, os estudantes poderão participar do evento fazendo apresentação em voz e utilizando instrumento(s) de sua preferência, desde que tocados pelos próprios alunos inscritos. Durante as apresentações, caso o equipamento de som apresente falhas, microfonias, queda de energia ou outros problemas técnicos, o competidor terá direito ao reinício da apresentação.

Do Julgamento

A comissão julgadora será composta por, no mínimo, três profissionais ligados à área de música e convidados em tempo hábil pela comissão organizadora. Os itens a serem julgados serão: dicção; afinação; ritmo; interação com o público; interpretação/performance.

As notas a serem atribuídas pelos membros da comissão julgadora serão de cinco a dez em cada quesito. Em caso de empate, os quesitos que serão utilizados como critério de desempate obedecerão à seguinte ordem: afinação; intepretação/performance; interação com o público; limpeza e organização do espaço em que a escola do participante estiver alocada. Caso permaneça o empate, o júri escolherá o vencedor.




sábado, 29 de julho de 2023

CULTURARTE 259 - julho de 2023

CULTURARTE 259 - julho de 2023


- MARIA FLOR, MUSA OUTONO INVERNO 2023
- O que é o "AMOR FATI"?
- Conheça Camille Monfort, a Vampira da Amazônia
- Maria Eduarda Brechane é eleita Miss Brasil Universo 2023
- Concurso histórico, começa a aceitar mulheres casadas e com filhos, uma grande vitória da PR PRODUÇÕES que ao lançar a categoria NOVO MUNDO em 2015 vem aceitando e defendendo a participação de mulheres casadas, solteiras, viúvas, divorciadas, com piercing, tatuagens, com filhos naturais ou adotados. Aniely Andrade foi a primeira Miss Brasil Novo Mundo, seguida por Mônica Brione, Priscila Araújo e Fernanda Brasil, atual Miss Brasil 2021/2022.
- Benvindo ao século XXI, onde tudo "parece permitido"
- Quem disse que fotografia na frente do espelho é coisa de hoje?
- Ser modelo: quais os caminhos e dificuldades?
Tudo isso e muito mais na edição de julho do INFORMATIVO CULTURARTE, já circulando nas versões on line e revista eletrônica.










COLMÉIA COMEMORA 5 ANOS

 Prefeito Fabiano Horta, esteve presente em evento de aniversário do coletivo de pequenas empresas comandadas por mulheres


O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, participou na quinta-feira (27/07) da comemoração de cinco anos da rede Colmeia, que é um coletivo de pequenas empresas comandadas por mulheres da cidade.

O evento, que aconteceu no Galpão Tecnológico em Inoã, reuniu mesas de atendimentos de programas da Prefeitura de Maricá, como Incubadora de Negócios, Programa de Proteção ao Trabalhador (PPT), Fomenta Maricá, Fórum Municipal de Economia Solidária, Pomar, Avança Maricá, Banco Mumbuca, Fábrica de Aplicativos e a Escola de Statup. Houve ainda uma palestra sobre gestão emocional com a psicanalista Lea Madureira.

"É muito importante termos uma rede que fomenta o empreendedorismo feminino em Maricá. A Colmeia representa um grande papel para a cidade pois é um grupo que desenvolve o senso protetivo e coletivo. Assim sendo, vamos realizar em Itaipuaçu a Feira Literária (FLIM), este ano, com participação da Feira da Colmeia", anunciou o prefeito Fabiano Horta.

O Instituto Colmeia tem parcerias com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), o Banco Mumbuca, o Instituto de Ciência e Tecnologia de Maricá (ICTIM) e ainda com as secretarias de Economia Solidária e Promoções e Projetos Especiais.

A idealizadora da rede Colmeia, Thaisa Muniz, contou que a rede surgiu para conectar mulheres empreendedoras da região e que logo se tornou uma espécie de "ecossistema feminino" na cidade.

"É um momento muito importante para essa grande rede de mulheres. São cinco anos trabalhando e batalhando para dar visibilidade às mulheres empreendedoras do município. Hoje trouxemos representantes de programas da Prefeitura de Maricá para sanar dúvidas e prestar atendimentos para esse coletivo de mulheres", comentou. A rede tem foco no desenvolvimento feminino, moda, empreendedorismo, cultura, gastronomia e economia solidária.







sexta-feira, 28 de julho de 2023

NOVA DIRETORIA DO CCS MARICÁ TOMA POSSE. NOVO CTE. DA 6ª CIA É APRESENTADO!


 No final da tarde da terça feira 25/7, a nova diretoria do CCS Maricá (Conselho Comunitário de Segurança), tomou posse para o biênio 2023/2025.

Sem a passagem da antiga diretoria para a atual, Anna Maria Quintanilha retorna para a presidência da entidade. Fazem parte da diretoria:

Presidente: Anna Maria de Carvalho Quintanilha
Vice Presidente: Hélio Marcos Ferreira da Silva
1ª Secretaria: Anna Maria Rodrigues Cajueiro (AMASP -Associação Moradores Bairro Santa Paula)
2ª secretaria: Priscilla Portela Pereira Danilo
Diretor de Assuntos Comunitários: Marcos Pereira do Carmo (Associação Vivendas)

Conselho de Ética
- Misael Santos 
- Kátia Albuquerque
- Marcos Monteiro Luciano (Bosque Fundo)
- Lucileia Pereira Rosário (Parque da Cidade).


NOVO COMANDO DA 6ª CIA

Na ocasião, foi também apresentado o novo Comandante da 6ª Cia, Major David e o sub-comandante Tenente Braga.

Major David vem substituir o Capitão Nunes que fez ótimo trabalho à frente da 6ª Cia apesar de ter um contingente de praças mínimo (o mesmo número dos últimos 10 anos, apesar do crescimento enorme pelo qual tem passado Maricá, além do enorme crescimento da violência no município). Sempre muito solicito, Nunes fez o possível para atender da melhor forma a população maricaense, além de ser muito querido e respeitado na corporação.

Sua substituição se deve principalmente pelo fato de Maricá já estar se preparando para FINALMENTE receber a COMPANHIA INDEPENDENTE da Polícia Militar, o que aumentará o efetivo significativamente, sem mais depender do 12º BPM (Niterói e Maricá). As obras para a construção da Cia. Independente (que por acordo com o governo do estado, será totalmente custeada pela prefeitura de Maricá), já começou, e o trabalho de terraplanagem já está sendo realizado ao lado do condomínio Beverly Hills, no km 30 da RJ 106 (sentido Niterói).


DEMANDAS DA POPULAÇÃO

Aproveitando a ocasião, participantes da reunião, falaram do grande aumento da violência, com roubos e furtos em todos os bairros da cidade. Mas o que chamou atenção foram as denúncias feitas por moradores do bairro do Condado sobre furtos e roubos à qualquer hora do dia, tendo culminado com o furto de uma RETROESCAVADEIRA da SOMAR na madrugada da quinta feira 20/7, onde os ladrões que tiveram apoio de um Peugeot Prata e saíram TRANQUILAMENTE do espaço da SOMAR no bairro, passando pela frente da sede da Guarda Municipal sem serem molestados (https://obaraoj.blogspot.com/2023/07/video-mostra-trator-sendo-roubado-da.html).

Várias reclamações também sobre motos barulhentas, e sobre "motoqueiros" que empinam suas motos nas ruas da cidade, colocando suas vidas e as vidas de pedestres e outros condutores em risco.

Em todas as reclamações, foi informado que a Guarda Municipal voltará em parceria com a Polícia Militar, a realizar blitizes em todo município para diminuir os problemas com motos e carros irregulares, além do incremento de patrulhamento e motopatrulhamento (que dá mais agilidade a ação preventiva e corretiva) tanto da GM quanto da Polícia Militar.