terça-feira, 18 de julho de 2023

Depois de cobrança do Barão, Prefeitura e Polícia Civil promovem criação de NIAM em Maricá

Implantação será possível por meio do Regime Adicional de Serviço (RAS), solicitação feita pelo vereador Ricardinho Netuno em 2018

Depois que o município vizinho (Itaboraí), saiu na frente, inaugurando o NIAM - Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher na 71ª DP (https://obaraoj.blogspot.com/2023/06/itaborai-passa-contar-com-nucleo.html) e o jornal Barão de Inohan cobrar a mesma ação, lembrando que a solicitação vem acontecendo pelo CCS Maricá (Conselho Comunitário de Segurança), através da então presidente Anna Maria Quintanilha desde 2012, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, se reuniu na segunda-feira (17/07) com o delegado da 82ª DP (Maricá), Rafael Barcia, para tratar da implantação do RAS - Regime Adicional de Serviço (https://obaraoj.blogspot.com/2023/07/assim-como-o-proeis-marica-assina.html), que tem como finalidade, aumentar o efetivo de policiais civis na cidade. Em maio de 2018, o vereador Ricardinho Netuno fez uma INDICAÇÃO PARLAMENTAR solicitando a implementação do RAS.


FINALMENTE UM NIAM

Com a implementação do RAS em Maricá, a delegacia poderá finalmente criar um Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM), cuja proposta é prestar atendimento célere e efetivo, em apoio a rede municipal de apoio e defesa à mulher demanda solicitada desde 2012 pelo CCS Maricá.

O convênio assinado entre a Prefeitura de Maricá e a Secretaria de Estado da Polícia Civil no último dia 03 de julho, já está em funcionamento. No acordo, a prefeitura irá custear o programa, que ao todo disponibiliza 180 vagas por mês, para meses com 30 dias, e 187 para meses com 31 dias, para unidade policial. Os agentes atuarão em uma escala com turnos de 12 horas, sem prejuízo da escala regular de serviço.  

O prefeito Fabiano Horta ressaltou que o convênio faz parte do Programa “Maricá mais segura”, cujo objetivo é propor ações para salvaguardar a população.

“Com a chegada dos novos agentes, a população será melhor atendida. Saber que a Polícia Civil está atuante e investigando, faz com que os crimes na cidade, por óbvio, diminuam. Nosso objetivo é melhorar ainda mais a segurança na cidade, já investimos no Programa de Integração na Segurança (Proeis) com a Polícia Militar e agora com a RAS, da Polícia Civil.  Isso é um marco importante para cidade”, explicou.

O delegado da 82ª DP (Maricá), Rafael Barcia, destacou o convênio como essencial no trabalho da distrital, para propiciar melhores condições de trabalho para os servidores e para a população.

“A parceria com a Prefeitura de Maricá irá agregar ainda mais a atuação da Polícia Civil na cidade. A cidade se desenvolve a cada dia e atualmente temos um efetivo de apenas 18 policiais. Com a implantação do RAS, poderei tirar um policial do plantão para o expediente, o que ajudará nas investigações, além de reforçar o plantão nos horários de maior movimentação. Temos muito trabalho para ser realizado, iremos produzir mais e isso, sem dúvidas, beneficia a população, com mais celeridade nos atendimentos”, disse.

O delegado ainda reforçou a importância da criação do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM) na 82ª DP (Maricá).

“Agora com o RAS será possível a inauguração do Núcleo de atendimento à mulher, precisávamos desse efetivo para fazer com que ele funcione efetivamente, pois a cidade possui um número muito grande de registros de violência contra a mulher. A contribuição da Prefeitura com a 82ª DP é de suma importância para todos”, finalizou.

O convênio será gerido pela Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Integrado, que também é responsável pelo repasse do Programa de Integração na Segurança (PROEIS) no município.

Fotos: Evelen Gouvêa