quinta-feira, 27 de julho de 2023

Secult recebe capoeiristas da cidade para ouvir suas demandas e fará Fórum


 Um encontro memorável e esperado há muito tempo. Na quinta-feira (20/7), o secretário de Cultura Leandro Dasilva recebeu, em seu gabinete, representantes de 16 grupos de capoeiristas da cidade, com mestre Dico, o mais antigo de Maricá, à frente do encontro. Na pauta da conversa, a importância dessa manifestação cultural e os caminhos que podem ser trilhados para valorizá-la ainda mais.

“A capoeira é tão rica, traz elementos que mesclam de maneira genial a luta com a dança, a música com movimentos ginásticos e em nosso município há muitas associações. A intenção da secretaria é se aproximar dos mestres e contramestres a fim de, juntos, pensarmos políticas públicas para a capoeira enquanto ativo cultural da cidade”, afirmou o secretário.

Já o pioneiro mestre Dico se mostrou bastante satisfeito com a reunião: “Foi muito proveitosa, o Leandro nos ouviu e acolheu nossas demandas, se comprometendo a fortalecer os capoeiristas e alinhavar nossas ideias com a gente. Em breve devemos ter um próximo debate provavelmente no CEU”, adiantou.


Fórum Municipal de Capoeira vai reunir todos os grupos da cidade dia 3 de agosto

Mestres capoeiristas de Maricá realizam, na quinta-feira (03/8), o Fórum Municipal de Capoeira, que terá início a partir das 17h na Praça Orlando de Barros Pimentel, com término previsto para 19h. Associações ligadas a essa expressão cultural de toda a cidade vão estar reunidas para mostrar ao público seus movimentos, sua dança, sua arte originária dos escravos africanos nos quilombos. O secretário de Cultura, Leandro Dasilva, que tem se encontrado com representantes da capoeira desde que assumiu a pasta, já confirmou presença no evento. 

“O apoio da secretaria a iniciativas que enriqueçam a cultura do município deve sempre acontecer. E, para tanto, precisamos escutar os agentes de expressões culturais em suas diversas demandas e expectativas, disponibilizando ferramentas para ajudá-los a se posicionar cada vez melhor na sociedade”, comenta Leandro.   

É o que pensa também Ricardo Cobrinha, professor de capoeira no Barroco. Para ele, a promoção de ações que reúnam os capoeiristas não só fortalece a cultura, como também aumenta o respeito aos mestres como os profissionais que são. Já mestre Dico, o mais antigo de Maricá, reforça dizendo que esse respeito tende a crescer ainda mais ao se apostar nas crianças: “Vamos abrir a roda do fórum com elas, com as crianças, que são o futuro da capoeira”, diz. 

Serviço 

Fórum Municipal de Capoeira
Quinta-feira (03), das 17h às 19h
Praça Orlando de Barros Pimentel