quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Vereadores participam de inauguração de posto de saúde em Santa Paula

EMOCIONADO, VEREADOR TATAI FALA DA CONQUISTA DA POPULAÇÃO DE SANTA PAULA

O tão esperado posto de saúde da Santa Paula, em Maricá, foi inaugurado nesta terça-feira. Alguns vereadores participaram da inauguração e parabenizaram a Prefeitura de Maricá pela boa estrutura da unidade de Saúde da Família. Estiveram presentes os parlamentares, Aldair de Linda (PT), Robgol (PT), Ismael Breve (DEM), Marcus Bambam (PV), Tatai (PTB) e Fabrício Bittencourt (PTB). O presidente, Aldair de Linda, parabenizou a prefeitura pelas obras. Ele explicou que tem orgulho de fazer parte de um ato tão importante. O evento contou com a presença do prefeito, Fabiano Horta; da primeira-dama, Rosana Horta e da secretária de Saúde, Simone Costa.
“Participei nesta terça-feira da inauguração do posto de saúde e fiquei muito feliz em poder participar desse momento marcante para a população daquela região. As pessoas aguardaram ansiosamente pela inauguração do posto. Fico admirado com a preocupação do prefeito em melhorar a saúde da nossa cidade. Esse legado foi iniciado pelo ex-prefeito, Quaquá, e agora está sendo conduzido pelo atual prefeito, Fabiano Horta”, disse Aldair.

O posto promete beneficiar centenas de famílias da localidade. A Secretaria de Saúde acredita que serão realizados aproximadamente 400 atendimentos por mês. No local serão oferecidos serviços de acolhimento, pré-natal, exames laboratoriais, vacinação, medicação e planejamento familiar, além de cadastro e visitas domiciliares a moradores das comunidades, realizadas por sete agentes de saúde. O posto de saúde contará com dois médicos, uma enfermeira e uma técnica em enfermagem, além de pessoal de administração e limpeza. Quatro módulos metálicos foram montados para receber o novo espaço. 

“Há 17 anos a gente vem lutando pelo posto onde já passamos vários momentos difíceis ali e brigando intensamente pedindo que olhassem com carinho e é uma grande realidade”, disse Tatai.


EMOÇÃO NA TRIBUNA

Na sessão da quarta feira 30 de agosto, durante sua fala na tribuna, o vereador Tatai falou da satisfação e do sentimento de realização. "Nosso posto de saúde é uma mini UPA... agradeço ao prefeito Fabiano Horta e a secretaria Simone Costa ... agora a população de Santa Paula e Cassorotiba serão atendidos com dignidade", falou feliz e mostrando-se emocionado o vereador Tatai, morador da região e por quem tanto lutou para a construção deste posto de saúde.

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Lula pode estar fora do jogo em 2018

Caso seja de fato candidato, Lula pode ir para o segundo, mas dificilmente vencerá

 

Com 20% a 30% de preferências nas pesquisas sobre o voto para a Presidência em 2018, Lula começou a assustar os que temem sua volta ao poder. Não se pode, é certo, desprezar o carisma e a capacidade do ex-presidente de conquistar mentes menos informadas.
Mesmo assim, Lula já não é tão competitivo. Para o cientista político Cláudio Couto, o petista voltou a ser o que era antes de 2002: “um candidato de piso alto e teto baixo”. O piso alto lhe dá um lugar no segundo turno; o teto baixo lhe retira chances de vitória.
Lula pode tornar-se inelegível caso a sentença do juiz Sergio Moro, que condenou o ex-presidente à prisão, seja confirmada em segunda instância. A análise a seguir considera uma decisão que preserve seus direitos políticos.
A sua vitória de 2002 muito deveu a três mudanças. Primeira, a da imagem, conduzida pelo marqueteiro Duda Mendonça. O mote “Lulinha paz e amor” foi reforçado por filmes plenos de alegria e bom humor exibidos no horário eleitoral. Agora, Lula voltou ao modo radical. Denominou-se “jararaca” quando o juiz Sergio Moro decretou sua condução coercitiva para depor em inquérito policial.
Segunda mudança: atrair um empresário de prestígio, José Alencar, para vice na sua chapa. Isso dissipava o medo de um governo guiado pelas ideias inconsequentes do PT. Para reforçar a mudança, veio a Carta ao Povo Brasileiro, em que Lula afirmava estar comprometido a manter compromissos internacionais (que se interpretou como o acordo com o FMI), cumprir contratos e preservar metas de superávit primário.
O PT conquistou, assim, apoio de parte do empresariado e financiamento de campanha. Agora, Lula tenta repetir o gesto com o filho de Alencar, Josué, filiado ao PMDB. Não se sabe a reação ao convite, mas parece natural que ele se negue a aceitá-lo. Em 2002, havia chances de vitória. Agora, há incertezas, a maior delas se Lula será candidato. Mesmo que o convite seja aceito, dificilmente isso conquistará apoio do empresariado. E dificilmente será possível mobilizar recursos para repetir a rica campanha de 2002.
Terceira e mais importante mudança: parte considerável da classe média, incluindo as do Sul e Sudeste, decidiu dar uma chance a Lula, o que foi crucial para a sua vitória. Agora, essa mesma classe média tem alta rejeição a ele. Segundo a pesquisa do Datafolha de junho passado, Lula era rejeitado por 46% do eleitorado, mas por 56% no Sudeste e 51% no Sul. A rejeição mais baixa ocorria no eleitorado mais fiel, o do Nordeste, com 26%.
Um presidente nunca se elegeu com rejeição superior a 40%. O percentual pode cair na campanha, mas dificilmente ficará muito abaixo do registrado pelo Datafolha para o Sul e o Sudeste. Assim, caso consiga de fato candidatar-se, o prognóstico de Cláudio Couto tende a ser confirmado: Lula pode ir para o segundo turno, mas dificilmente vencerá.

MAILSON DA NÓBREGA

sábado, 26 de agosto de 2017

EPT RECEBE 7 NOVOS ÔNIBUS. PREFEITURA COMPRARÁ MAIS 8

Chegaram na tarde da quinta feira 23 de agosto, os seis ônibus restantes do lote de 7 (sete) que foram comprados pela prefeitura de Maricá para compor a frota da EPT - Empresa Pública de Transporte, que faz transporte gratuito em linhas do 1º e 2º distritos de Maricá, substituindo a Costa Leste que abandonou o serviço de concessão de transporte público.
Um dos ônibus (o primeiro a chegar em 13 de agosto), já está emplacado e a reportagem do Barão de Inohan registrou o momento que ele saia da garagem no bairro do Caxito para fazer sua primeira viagem servindo o público maricaense.
Em conversa com o vice-presidente da EPT, Sr. Alexandre, este garantiu que a prefeitura autorizou a compra de mais 8 ônibus (do mesmo modelo afim de facilitar a compra de peças para manutenção) e que se correr bem, estes deverão estar sendo incorporados a frota da EPT até final de outubro, fazendo com que a empresa pública de transporte passe a ter 36 ônibus.
Falou também que estão sendo feitos estudos para criação de novas linhas alimentadoras das linhas principais. inclusive como alimentadora das linhas servidas hoje pela Nossa Senhora do Amparo.
Segundo informações, os outros seis ônibus que chegaram em 23 de agosto já estão sendo emplacados e começarão a servir a população, diminuindo o tempo de espera entre um ônibus e outro nas linhas servidas pela EPT.

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

QUAQUÁ RECORRE MAS TEM IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA CONFIRMADA

O presidente estadual do PT no Rio de Janeiro, Washington Quaquá, foi julgado na tarde da quarta feira  23 de agosto no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, em uma das ações que responde por improbidade administrativa.
Quaquá é acusado de firmar contratos superfaturados e não executados com empresas que resultaram em prejuízos ao erário público da Prefeitura de Maricá, inclusive, um deles assinado pelo próprio.
 O recurso da defesa de Quaquá foi analisado e seus advogados quiseram (sem exito)  eximir o ex-prefeito da responsabilidade dizendo não ter sido ele o responsável pela assinatura e fiscalização dos contratos.
No entanto, o Ministério Público estadual sustenta que, como chefe do Poder Executivo Municipal e ordenador de despesas, Quaquá não poderia se furtar das responsabilidades do cargo sob alegação de não ter ciência do modo como a contratação foi executada.

 IMPROBIDADE CONFIRMADA

O agravo da defesa foi negado na tarde da quarta feira 23 de agosto pela Justiça. Quaquá continua sendo réu no processo de improbidade administrativa.
O processo agora retorna à 1ª instância para julgamento e sentença.
“Restou fixado o entendimento de que o Prefeito, sob sua administração (inclusive tendo um dos contratos assinado por ele), não pode se furtar das atribuições e prerrogativas atinente ao cargo que ocupa, sob a alegação de não ter ciência do modo como a contratação foi realizada pelos seus secretários e a forma como foi executada, inclusive para fins fiscalizatórios, devendo responder de forma direta ou indireta pelos atos de seus subordinados”, diz a decisão.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Vereadores prestarão ajuda a jovem com Linfoma de Hodgkin

Vereador Marcus Bambam e Guilherme Andrade
O vereador Marcus Bambam subiu à tribuna na sessão ordinária desta quarta-feira (23) para pedir ajuda aos vereadores e à população para arrecadar fundos que custearão o medicamento de um jovem maricaense diagnosticado com um câncer raro chamado Linfoma de Hodgkin. O rapaz chamado Guilherme Augusto Andrade precisa de medicamentos caríssimos e que não são fornecidos pelo Sistema Único de Saúde. Sua história emocionou o vereador Marcus Bambam que levou a conhecimento dos presentes na sessão a necessidade de auxiliar o rapaz. Guilherme explicou que precisa de 20 caixas do medicamento Brentuximab.

Alguns outros parlamentares bem como o presidente da Câmara, Aldair de linda; o Dr. Richard, Rony Peterson, Ricardinho Netuno, Ismael Breve, Chiquinho e Robgol pediram a palavra e afirmaram que vão ajudar. O presidente da Casa, Aldair de Linda, se comprometeu em ajudar o jovem enviando um requerimento conjunto entre todos os vereadores à prefeitura para buscar meio legal de viabilizar a ajuda necessária.
“Em nome da Casa e em nome dos vereadores aqui presentes, que tenho certeza que não vão se ocultar diante dessa causa tão importante, vamos fazer requerimento em conjunto e vamos enviar. Vou passar para o Procurador para ver se há legalmente algo que possamos fazer. E pode ter certeza que essa Casa será solidária a você. Estaremos juntos contigo nessa luta; nosso vereador foi feliz em abraçar essa causa e tenho certeza que todos abraçarão”, comentou Aldair.

O veredor Dr. Richard sugeriu que o Poder Executivo crie um Centro de Referência de Combate ao Câncer.  Ele informou que solicitará à Comissão de Saúde uma conversa com a Secretaria responsável para viabilizar a criação desse departamento.
“Mediante não só à situação do Guilherme. Claro que não vamos medir esforço, mas acho que devemos pensar em termo de Maricá ter um Centro de Referência do Combate ao Câncer. A gente sabe que o paciente que tem essa doença sofre duplamente, pela doença e pela dificuldade de conseguir tratamento e medicação. Queria solicitar à Comissão de Saúde para pleitearmos isso. Para que município tenha isso como grande valia. Estamos juntos no caso do Guilherme”, explicou.

O vereador Ricardinho Netuno sugeriu que a Presidência da Câmara busque uma maneira legal, através de medida judicial, para conseguir ajuda contínua ao jovem Guilherme.
“Tenho certeza que vamos ajudar. Acho que precisa ver com a Procuradoria, em caráter definitivo, porque acho que ele precisará de uma ajuda muito maior depois. Queria ver se o presidente pode pedir à Procuradoria da Casa alguma medida judicial para o Estado, União ou Município para que a gente consiga que ele tenha ajuda”.  

Os vereadores Chiquinho, Robgol, Rony Peterson e Ismael breve também usaram a palavra e se propuseram em ajudar.
 “Pode contar com o vereador Chiquinho. Se Deus quiser vamos resolver algo para te ajudar”, disse Chiquinho.
“Vereador, pode contar comigo”, disse Robgol.
“Tive o prazer de participar na Igreja Sal da Terra e vi a alegria das pessoas e desse rapaz. É uma alegria tamanha e eu disse para ele que Deus irá abençoá-lo”, comentou Ismael Breve.
“Quero dizer que é uma grande oportunidade de nós realmente colocarmos em prática a multiplicação e liderança que temos. Guilherme me coloco à disposição para a reunião. Não podemos jogar fora a rede social, vamos fazer campanha para compartilhar em cada perfil a conta. Não tenho dúvida e acho importante essa questão de a gente buscar junto ao prefeito startar esse centro de referência”, disse Rony.

As doações podem ser feitas por meio de uma Conta Bancária no Itaú.
 Agência: 8906
Conta: 08659-3
Guilherme Augusto Andrade di Stasio.

CHIQUINHO ENTREGA MOÇÃO A PATRICIA SILVA, COORDENADORA DO ESPAÇO ROSA



O vereador Valdevino Costa da Silva (Chiquinho), entregou ao final da sessão plenária da quarta feira 23 de agosto, Moção de Congratulações e Aplausos a Sra. Patrícia Silva.
Patrícia que é contadora, técnica de radiologia e estudante de direito, tem duas filhas e desde os 16 anos atua na área da saúde e do social.
Começou a trabalhar muito cedo e aos 16 anos foi Conselheira do Orçamento Participativo de São Gonçalo. Com apenas 18 anos, foi candidata a vereadora por São Gonçalo, sendo a mais nova concorrente ao pleito.
Aos 20anos, foi convidada a coordenar o NEMP (Núcleo de Estudos da Mulher Política). Aos 21 anos, foi candidata a Deputada Estadual e aos 23 anos coordenou o grupo de mulheres na campanha da prefeita Aparecida Panisset.
Aos 24 anos, foi candidata a Deputada Federal e aos 27 anos, foi a candidata mais jovem à prefeitura de São Gonçalo. Com 29 anos, passou a ser a presidente do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e trabalhou na secretaria de administração da gestão do prefeito Neilton Mulim.
Desenvolveu uma série de trabalhos sociais direcionados a criança, juventude e ao idoso. Participou também do projeto “Quem Ama Divide” realizando uma série de eventos em instituições como o abrigo Casa do Lar Adonai, AMAS, Abrigo Cristo Redentor, trabalhos com moradores de rua, nas enchentes que acontecem nos municípios de São Gonçalo e nos municípios vizinhos.
Hoje, é coordenadora do Espaço Rosa, desde fevereiro de 2017, com mais de 6 mil mulheres atendidas nas especialidades de mamografia, ultrassonografia, preventivos, e atendimento com mastologia e ginecologia entre outros.
Por todos estes motivos, o vereador Chiquinho concedeu a Patrícia Silva por relevantes serviços prestados a sociedade por trabalhar com imenso amor no coração e respeito ao ser humano.

terça-feira, 22 de agosto de 2017

VEREADOR MARCINHO FALA DO PÉSSIMO ESTADO NA RJ 106

Péssimo estado de conservação da rodovia continua preocupando vereadores


O estado de calamidade da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) tem preocupado vereadores de Maricá. O trecho que compreende a cidade está comprometido com muitos buracos. No último sábado uma jovem sofreu um acidente de moto devido o péssimo estado da rodovia. O vereador Marcinho da Construção (DEM) pediu atenção do Poder Executivo para o problema, mesmo não sendo sua atribuição. A manutenção das rodovias estaduais é de responsabilidade do Governo do Estado, através do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). O assunto foi debatido durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Maricá nesta segunda-feira (21).

“Mais uma vez estamos sofrendo com o descaso do DER. A Amaral Peixoto está totalmente esburacada. Tivemos acidente grave no sábado e uma moça ficou muito ferida. Vivemos em um tempo em que ou governo municipal assume a responsabilidade ou vamos perder vidas, teremos muitos custos na saúde com pessoas adentrando o hospital”, disse.

Marcinho afirmou entender que Prefeitura de Maricá tem trabalhado em prol da população assumindo funções estaduais, mas ainda assim, pede que o Executivo realize a Operação Tapa Buraco na via em caráter emergencial. O líder do Governo Fabrício Bittencourt (PTB), explicou que toda a rodovia receberá sinalização e que a iluminação da pista passará por manutenção.

“Já está em execução o projeto de sinalização de toda a rodovia. A liberação do DER já foi liberado. O secretário Adelso está preparando iluminação moderna com led para toda a extensão de Maricá, desde a entrada até os outros limites. Já que o Estado não realiza, o município vai realizar”.

VEREADORES TAMBÉM FARÃO GOVERNO ITINERANTE

Governo Itinerante também será estendido para Câmara de Vereadores
Foto: Elsson Campos
O lançamento do Governo Itinerante da Secretaria Geral de Governo, ocorrido no dia 19 de agosto em Ponta Negra, foi um sucesso e agradou muito aos vereadores de Maricá. Muitos deles conferiram de perto o projeto que visa aproximar a prefeitura e seus secretários da população. Estiveram no evento os vereadores Dr. Richard; Marcus Bambam; Tatai; Ismael Breve; Fabrício Bittencourt; Frank Costa; Marcinho da Construção; além do prefeito, Fabiano Horta; a primeira-dama, Rosana Horta e diversos secretários. O Governo Itinerante aconteceu na Praça de Ponta Negra. 
 
Foto: MaricaInfo
Na sessão ordinária ocorrida na segunda-feira 21 de agosto, os vereadores explicaram que o evento é uma ótima iniciativa para aproximar a população do Poder Legislativo. O vereador Ademilton Diniz (PTB), o Tatai, sugeriu a implantação da Câmara Itinerante. 
Segundo o vereador Frank Costa que presidiu a sessão, o presidente da Casa, Aldair de Linda (PT), já tem esse projeto em mente que deverá ser colocado em prática em breve. A meta é levar a Câmara Itinerante nos quatro distritos de Maricá.  
 
Foto: LSM
"É um dos objetivos dessa presidência aproximar o povo da Câmara. Muitas pessoas não conseguem vir até a Câmara pela distância. É dever do vereador ouvir a população e conhecer de perto sua real necessidade. Temos muito interesse em criar a Câmara Itinerante e estamos trabalhando para isso", explicou o presidente da Câmara, Aldair de Linda. em entrevista feita na manhã da terça feira 22 de agosto.
 

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

PREFEITURA LANÇA GOVERNO ITINERANTE

Maricá ‘Mais Perto de Você’ sábado em Ponta Negra

A Secretaria Geral e de Governo de Maricá inicia neste sábado (19/08) o projeto Governo Itinerante, que vai levar toda a administração municipal ao alcance da população dos quatro distritos. A primeira ação será em Ponta Negra, onde a praça central será ocupada por tendas com as secretarias e órgãos públicos, que irão disponibilizar diferentes serviços como IPTU, retirada de carteiras de trabalho e cadastro de benefícios como o Cartão Mumbuca, entre outros.
Além disso, será feita uma prestação de contas dos primeiros seis meses da atual gestão municipal e também serão apresentados projetos a serem implantados. O secretário Renato Machado antecipou que, entre os anúncios, estão a dragagem e a construção da nova ponte sobre o canal de Ponta Negra, a nova orla da Barra de Maricá e a parceria com os municípios de Tanguá e Rio Bonito para captação de água em um dos rios da região para abastecer a cidade.
Haverá ainda a apresentação dos novos ônibus e itinerários da Empresa Pública de Transportes (EPT), distribuição de mudas de espécies da mata atlântica, através do programa Maricá+Verde, e uma programação cultural que inclui shows musicais. O evento começa às 8h com um café da manhã oferecido aos moradores e o atendimento vai até às 17h.
Ainda segundo Renato Machado, todo o secretariado estará presente e o prefeito Fabiano Horta fará o discurso de abertura. “A ideia do evento é reforçar nosso propósito de proximidade com a população, ouvindo o nosso munícipe. O slogan do governo é ‘Mais Perto de Você’ e é isso que queremos consolidar com esse projeto, que o morador sinta o governo próximo dele para esclarecer suas dúvidas e não fugir de nenhum assunto”, frisou o secretário, antecipando ainda que a próxima edição está prevista para ocorrer em Itaipuaçu, numa data ainda a ser definida.

 

Rio reduz de 65 para 60 anos idade que dá direito a estacionamento grátis

Requisição do cartão de gratuidade poderá ser feita em postos da Secretaria Municipal de Transportes. Saiba onde ficam. 

Agora, pessoas com 60 anos ou mais terão direito a estacionamento grátis no Rio. A nova regulamentação válida no município reduziu em cinco anos a concessão do benefício e foi publicada nesta segunda-feira (10) no Diário Oficial. A requisição do cartão pode ser feita em qualquer um dos postos de atendimentos da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).

Para solicitar a emissão o cartão, é necessário que o beneficiário leve aos postos cópia de carteira de identidade com foto e assinatura em nome do idoso. É preciso que conste o número do CPF. Além disso, uma cópia simples de comprovante de residência atualizada também em nome do beneficiário.

O cartão terá validade de cinco anos e, após o prazo expirar, poderá ser requerido novamente. Cartões que já foram autorizados e emitidos vão permanecer válidos até a data de vencimento. Caso o beneficiário perca ou seja roubado, poderá ser solicitada 2ª via do cartão de gratuidade.

Saiba onde há postos da SMTR


Rua do Riachuelo, nº 257 – Centro – CEP: 20230-011;

Av. Bartolomeu Mitre, nº 1.297 – Leblon – CEP: 22431-100;

Rua Visconde de Santa Isabel, nº 34 – Vila Isabel – CEP: 20560-120;

Rua Vinte e Quatro de Maio, nº 931 – Fundos – Engenho Novo – CEP: 20950-092;

Rua Orçadas, nº 435 - Acesso pela Rua Escritora Eneida de Moraes – Ilha do Governador – CEP: 21920-257

Av. Monsenhor Félix, nº 512 – Irajá – CEP: 21235-110;

Av. Ayrton Senna, nº 2.001 – Barra da Tijuca – CEP: 22775-002;

Rua Fonseca, nº 240 – Shopping Bangu - 2º Piso – Bangu – CEP: 21820-005;

Rua Dom Pedrito, nº 1 – Campo Grande – CEP: 23070-170;

Rua Fernanda, nº 155 - Sala 08 – Santa Cruz – CEP: 23515-121

 

 

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

EXPRESSO DA AMPARO JÁ CIRCULA NORMALMENTE PARA O CASTELO


Já estão circulando normalmente os cinco ônibus rodoviários (Tarifa A) da Viação Nossa Senhora do Amparo fazendo a ligação Maricá x Castelo e Castelo x Maricá.
Já apelidados de LARANJINHAS, os ônibus com ar condicionado, poltronas reclináveis, wifi 4G e porta USB para total conectividade do passageiro durante sua viagem, são diferenciados não apenas pela cor de sua identidade visual, mas pelo fato de serem EXPRESSO e só pararem em apenas 10 pontos antes de chegar ao Rio de Janeiro, onde faz apenas uma parada antes do ponto final.
Saindo do terminal rodoviário no centro de Maricá, o EXPRESSO LARANJINHA faz sua primeira parada na praça 5 no bairro do Flamengo (próximo a loja PRIMORE), parando a seguir, no ponto em frente a Maminha de Ouro (ao lado da passarela do km 28).

Sua parada seguinte será no condomínio Elisa e posteriormente no condomínio Bosque de Itapeba.
A quinta parada do expresso acontece no Marine (km 22), em frente ao pardal eletrônico,  parando depois apenas na passarela de São José.
A penúltima parada acontece em frente ao Manu Manuela parando depois na passarela de Inoã (ponto mais próximo da UPA - em frente ao Habib's). A última parada em Maricá é feita na entrada do SPAR.
Todas as paradas em Maricá,estão identificadas com uma placa com a foto do LARANJINHA EXPRESSO, e nesta fase de implantação, fiscais da empresa estão nestes pontos para a devida orientação.
Depois destas paradas, o expresso laranjinha só irá parar já no Rio de Janeiro, no ponto em frente ao Aeroporto Santos Dumont e depois, no ponto final do Terminal Menezes Cortes.
No sentido inverso (direção à Maricá), as paradas acontecem nos mesmo locais.
Com isso, a previsão é que a viagem fique cerca de 30 minutos mais rápida.

Segundo o gerente de controle operacional, Sr. Marcelo Alves, as viagens acontecem de segunda a sexta nos seguintes horários:
Saídas de Maricá: 05:00 h, 06:00 h, 07:00 h, 08:00 h, 09:00 h, 11:00 h, 13:00 h, 15:00 h, 16:00 h, 17:00 h, 18:30 h e 19:30 h.
Saídas do Castelo: 07:00 h, 08:30 h, 09:30 h, 11:00 h, 13:00 h, 15:00 h, 16:00 h, 17:00 h, 18:00 h, 19:00 h, 20:10 h e 21:10 h
Marcelo lembra também que o serviço não funciona nos sábados, domingos e feriados.
O valor da passagem é o mesmo no Tarifa A regular - R$ 20,00.

BARÃO DE INOHAN FAZ TESTE NA MANHÃ DA SEXTA FEIRA 18 DE AGOSTO

Na manhã da sexta feira 18 de agosto, nossa reportagem utilizou os serviços do EXPRESSO LARANJINHA, pegando o ônibus no ponto da Praça 5 no Flamengo (próximo a loja PRIMORE).
O ônibus, conduzido por uma motorista, chegou ao ponto às 9:05h e fez as paradas conforme informação da empresa.
Às 9:50 h, o ônibus de número 108 (o mesmo da foto acima), entrou na Alameda e mesmo com o congestionamento normal do horário, demorou pouco mais de 15 minutos para cruzar toda a extensão da via.
Sem que ninguém pedisse, este não fez a parada no Aeroporto Santos Dumont, já no Rio e às 10:20 h, chegou no ponto final no terminal Menezes Cortes, depois de apenas uma hora e vinte minutos de viagem.
Conversando com a passageira Janaína moradora de Itaipuaçu, que pegou o ônibus no ponto da passarela de Inoã, ela disse que perdeu o ônibus que normalmente pega em Itaipuaçu às 9 horas e resolveu pegar um outro ônibus urbano até Inoã e pegar o EXPRESSO LARANJINHA para fazer um teste. Ela informou que estava muito satisfeita, pois mesmo saindo atrasada de Itaipuaçu, chegou quase meia hora mais cedo do que normalmente chegaria nos dias normais.

Hemorio volta a Maricá dia 18, em dois locais

Foto: LSM
Em julho o caminhão do Hemorio estacionou em Maricá para a coleta de bolsas de sangue que foram doadas para hospitais no Estado. O sucesso da iniciativa trará o veículo novamente à cidade nesta sexta-feira (18). Os profissionais farão a coleta no Centro Infantil Valéria Passos, na Rua 8, em Itaipuaçu e no CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro, das 10h às 15 horas.
“O Hemorio estará novamente em nossa cidade. Quero agradecer ao Luiz Amorim, diretor do Hemorio, ao prefeito e à primeira-dama, Rosana Horta por apoiarem o projeto”, comentou o vereador Rony Peterson (PR) que fez o pedido ao Hemorio para trazer o caminhão de coleta à cidade.

O parlamentar aproveitou sua oportunidade à tribuna para pedir apoio da população às policias civil e militar. Ele se demonstrou preocupado com o alto número de policiais mortos este ano no Rio. Já passa de 100 o número de militares assassinados. Ele ainda afirmou ser a favor de uma revisão no Código Penal.
O presidente da Casa, Aldair de Linda (PT) apoiou a iniciativa de Rony Peterson quanto à doação.
“Só quem já passou por isso sabe que uma doação de sangue pode salvar vidas”.

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

EPT RECEBE SETE NOVOS VERMELHINHOS

O primeiro dos sete novos ônibus já chegou em Maricá

A prefeitura de Maricá, através da Empresa Pública de Transportes (EPT) adquiriu sete novos ônibus para reforçar a frota, que assumiu as linhas da Viação Costa Leste.

A EPT enfrenta problemas como a precariedade dos ônibus, reclamações de usuários pela falta de limpeza e pela baixa periodicidade em determinadas linhas, como Espraiado e Silvado. Passageiros também reclamam que a viagem está mais demorada, devido ao trajeto ser maior do que os ônibus que circulavam da ‘Costa Leste’.

O primeiro Vermelhinho chegou nesta segunda-feira (14). Os novos veículos vão possibilitar a diminuição dos intervalos das viagens nas linhas já existentes e, também, a criação de novos trajetos. Os outros seis coletivos estão programados para chegar até quarta-feira (16).

Fonte: MaricáInfo

Quase metade dos municípios fluminenses não informaram dados fiscais de 2016. Maricá está entre eles.

São 41 os municípios fluminenses que não declararam como foi utilizado o dinheiro do contribuinte em 2016, em um nível de falta de transparência fiscal nunca antes observado no estado do Rio. Como fator agravante, essas cidades, que representam 44% do total do estado do Rio, estão em situação de ilegalidade por descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), aponta a nova versão do Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF).

“É muito ruim não saber como está a gestão fiscal dos municípios, especialmente num período de crise econômica. Isso porque sem o mínimo de transparência, fica difícil atrair indústrias para essas localidades. Para o empresário, é importante saber de que forma o dinheiro que se paga em impostos está sendo aplicado pelo setor público”, explica Jonathas Goulart, coordenador de Estudos Econômicos do Sistema FIRJAN.

Segundo ele, esse cenário pode ser explicado por questões como a baixa capacidade técnica nas administrações municipais ou falta de comprometimento com a transparência fiscal: “A negligência dos municípios em relação à informação dos dados fiscais é um problema crescente no estado do Rio” complementa o coordenador.

IFGF no estado do Rio

A cidade de Niterói foi a mais bem colocada no IFGF 2017, sendo a única do estado com conceito excelente de gestão fiscal.  O município se destacou nos investimentos e com uma boa capacidade de geração de receita própria, o que permitiu que atingisse nota máxima nas duas variáveis. Somente quatro municípios tiveram administração dos recursos públicos classificada como boa. A maior parte, 57,3%, foi avaliada em situação difícil.

No topo do ranking em anos anteriores, a capital fluminense ocupa a segunda colocação, após ter reduzido investimentos e aumentado os gastos com pagamento de pessoal. Também constam entre os dez municípios com melhor avaliação Armação de Búzios, Barra do Piraí, Campos dos Goytacazes, Paraty, Angra dos Reis, Itatiaia, Conceição de Macabu e Itaperuna.

Na outra ponta, todas as dez cidades com pior gestão fiscal destinaram menos de 8% de suas receitas em investimentos, tendo cinco delas fechado o ano de 2016 com menos recursos em caixa do que restos a pagar. Outros sete municípios também desrespeitaram a legislação ao ultrapassar mais de 60% das despesas com pagamento de pessoal.

Última colocada no estado do Rio, Cordeiro tirou nota zero em três indicadores: gastos com pessoal, investimentos e liquidez. Estão ainda entre as piores gestões Engenheiro Paulo de Frontin, Macuco, Santa Maria Madalena, Porto Real, Cachoeiras do Macacu, Rio das Flores, Paty do Alferes, Duque de Caxias e Cantagalo.

Veja abaixo, lista dos 41 municípios que não declararam seus gastos ou apresentaram dados inconsistentes em 2016

Aperibé Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Araruama Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Arraial do Cabo Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Bom Jardim Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Cabo Frio Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Carapebus Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Comendador Levy Gasparian Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Carmo Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Cordeiro Município apresentou dados inconsistentes
Duas Barras Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Guapimirim Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Iguaba Grande Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Itaguaí Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Itaocara Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Laje do Muriaé Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Magé Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Maricá Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Mendes Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Mesquita Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Miguel Pereira Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Miracema Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Nova Friburgo Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Paraíba do Sul Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Porciúncula Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Rio Bonito Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Santo Antônio de Pádua Município não divulgou dados na base da Secr. do Tesouro Nacional (STN)
São Francisco de Itabapoana Município não divulgou dados na base da Secr. do Tes. Nacional (STN)
São Fidélis Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
São Gonçalo Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
São João da Barra Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
São João de Meriti Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
São José de Ubá Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
São José do Vale do Rio Preto Município não divulgou dados na base da Secr. do Tes. Nac. (STN)
São Sebastião do Alto Município não divulgou dados na base da Secr. do Tesouro Nacional (STN)
Sapucaia Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Saquarema Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Seropédica Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Silva Jardim Município apresentou dados inconsistentes
Trajano de Morais Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Três Rios Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Volta Redonda Município não divulgou dados na base da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)

sábado, 12 de agosto de 2017

Prefeitura inaugura “Varal Solidário” na rodoviária


“Varal Solidário” é o mais novo projeto social da Prefeitura de Maricá realizado através da Empresa Pública de Transportes (EPT), e que teve o seu lançamento na tarde da última sexta-feira (04/08), na Rodoviária de Maricá, no Centro. O objetivo da ação é receber todo tipo de doação, como roupas, agasalhos, tênis, utensílios domésticos, entre outros, e repassar gratuitamente para quem realmente precisa.
Com direito a shows de mágica e bichos feitos de balão, que alegrou a criançada, a inauguração do “Varal Solidário” foi um sucesso, devido principalmente a quantidade de pessoas que doaram e retiraram doações. O evento contou com a participação do presidente da EPT, Fabiano Filho, e sua diretoria e teve ainda a presença da primeira dama Rosana Horta, que fez questão de fazer sua contribuição.
“A principal intenção do Varal Solidário é recolher doações. Tudo o que você tiver em casa e não estiver mais utilizando, você pode trazer que será repassado para quem realmente precisa”, afirmou Fabiano Filho. “Mas para termos continuidade nesta ação precisamos receber mais doações. Se você tem uma roupa ou um tênis que você não usa, traga para cá e deixe aqui para que outra pessoa possa usar”, completou. “Queremos semear em cada cidadão de Maricá o espirito da solidariedade. Nós estamos em um país que está passando por muitas dificuldades e esse tipo de atitude pode nos ajudar a superar isso. Esse varal não é da EPT é de todo povo de Maricá”, finalizou o presidente.
As doações podem ser entregues na rodoviária (Avenida Roberto Silveira, s/nº, Centro). A empresa que é fruto de uma política social responsável afirma que esse projeto social é permanente, pois segundo sua diretoria “a solidariedade nunca sai de moda”.

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

BARÃO DE INOHAN 142 - 11 de agosto de 2017











Agentes encontram mala cheia de dinheiro na casa do ex-prefeito de São Gonçalo preso nesta quinta em Maricá

Neilton Mulim é suspeito de fraude de R$ 40 milhões na iluminação pública do município, segundo o Ministério Público.



O ex-prefeito de São Gonçalo Neilton Mulim foi preso em sua casa em Maricá, na manhã desta quinta-feira, durante uma operação para combater fraude em licitação. A ação cumpriu 11 mandados de prisão e 26 de busca e apreensão contra políticos e empresários de São Gonçalo envolvidos no crime. O ex-secretário de Infraestrutura e Urbanismo do município, Francisco José Rangel de Moraes, também foi preso.

A operação foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI), ambos do Ministério Público do Rio (MPRJ), além da Polícia Militar e da Superintendência de Inteligência do Sistema Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro (Sispen/Seap).

Segundo as investigações, o esquema teria desviado R$ 40 milhões desde 2012. O grupo é acusado de irregularidades no processo de licitação para a contratação por parte do município da empresa Compillar Entretenimento Prestadora de Serviços Eireli.

O contrato foi feito para fornecimento de uma gestão informatizada de manutenção da iluminação pública, no valor de R$ 15,5 milhões um salto de 200% se comparado com o de R$ 5,8 milhões do contrato anterior. O acordo, de 12 meses, foi renovado por duas vezes. 

Um dos funcionários responsáveis por fiscalizar o serviço admitiu que não tinha conhecimento técnico e apenas assinava papéis. Um segundo fiscal ouvido admitiu que a empresa não cumpriu sequer o projeto básico.

"A empresa não executou o serviço para o qual ela foi contratada", disse a promotora Karine Cuesta. 
De acordo com ela, os investigadores estranharam o fato do municipio ter 65 mil pontos de iluminação, mas o contato previa a compra de 70 mil lâmpadas, que representa 107% a mais do que a capacidade dos postes de São Gonçalo. Só com esse esquema os investigadores estimam superfaturamento de R$ 6 milhões por ano.


A prisão do ex-prefeito foi realizada em sua residência no condomínio de luxo Bosque de Itapeba, antes das 7h. A casa foi comprada por R$ 1,5 milhão. Os agentes do MP e a polícia ficaram dentro da casa residência por quase três horas. Uma equipe foi deslocada para a casa dos pais do político, onde foi encontrada uma mala com R$ 267 mil em dinheiro escondida em sacos plásticos velhos, ao lado de uma churrasqueira.

O ex-prefeito prestou depoimento na 82ª DP (Maricá) e pelo menos quatro advogados o acompanharam. Os defensores de Mulim entrarão com um habeas corpus ainda nesta quinta-feira para tentar soltar o ex-prefeito.

Titular da 82ª DP, o delegado Carlos Henrique Machado destacou que a delegacia deu apoio na operação e disse que, após as formalidades, o ex-prefeito e o ex-secretário vão ser transferidos para a unidade prisional, em Benfica. "Eles vão ser levados ainda para fazer o exame de corpo de delito. Estamos agilizando o processo para que eles sejam logo transferidos e não pernoitem aqui", completou. Os mandados foram concedidos pela juíza Myriam Therezinha Simen Rangel Cury, da 5ª Vara Criminal de São Gonçalo.


Por volta das 14h20, o ex-prefeito esperava a transferência para a prisão em uma cela, na própria delegacia. O espaço cabe dez pessoas, mas apenas Mulim e Moraes ficaram no local. Segundo inspetores, o ex-prefeito comeu bananas, biscoito e bebeu água. Antes das 15h, Mulim foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) para fazer o exame de corpo de delito. A defesa disse que não vai se pronunciar porque ainda não teve acesso ao processo.

Com reportagem do estagiário Rafael Nascimento - O DIA

Comissão da reforma política aprova 'distritão' para eleições de 2018 e de 2020

Modelo foi aprovado após votação do texto-base da reforma. 'Distritão' divide estados e municípios em distritos e põe fim ao quociente eleitoral; entenda.



Após aprovar o texto-base da reforma política, a comissão da Câmara que discute mudanças no sistema eleitoral aprovou, na madrugada desta quinta-feira (10), por 17 votos a 15, uma emenda que estabelece o "distritão" para as eleições de 2018 e de 2020 na escolha de deputados federais, deputados estaduais e vereadores.

Pelas regras atuais, deputados federais, estaduais e vereadores são eleitos no modelo proporcional com lista aberta. A eleição passa por um cálculo que leva em conta os votos válidos no candidato e no partido, o quociente eleitoral. O modelo permite que os partidos se juntem em coligações. Pelo cálculo do quociente, é definido o número de vagas que cada coligação terá a direito, elegendo-se, portanto, os mais votados das coligações.
No "distritão", cada estado vira um distrito eleitoral e são eleitos os candidatos mais votados, sem levar em conta os votos para o partido ou a coligação. Ou seja, torna-se uma eleição majoritária, como já acontece atualmente na escolha de presidente da República, governador, prefeito e senador.
Pelo parecer do relator, Vicente Cândido (PT-SP), aprovado inicialmente pela comissão nesta quarta (9), não haveria mudança no modelo em 2018 e em 2020.

PEC da reforma política
O projeto de reforma política é uma Proposta de Emenda à Constituição. Concluída a análise na comissão, o pacote seguirá para o plenário da Câmara, onde será submetido a duas votações antes de ser enviado ao Senado. Para ser aprovada, a PEC precisa do apoio mínimo de 308 dos 513 deputados.
Mesmo com a aprovação da emenda do "distritão", a comissão não concluiu a análise da reforma, isso porque os deputados ainda precisam analisar mais destaques, ou seja, mais sugestões de alteração ao texto de Vicente Cândido. Uma nova sessão foi marcada para as 10h desta quinta.
O "distritão" já foi rejeitado pelo plenário da Câmara, em 2015, quando a Casa era comandada por Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Nos últimos dias, porém, o sistema ganhou força entre parlamentares e lideranças partidárias.
O sistema é criticado por PT, PR, PSB, PRB, PDT, PCdoB, PPS, PHS, Rede, PV, PEN e PSOL, que argumentam que esse formato enfraquece as legendas. Os partidos dizem entender que a medida vai encarecer as campanhas individuais e somente os candidatos mais conhecidos conseguirão se eleger, dificultando o surgimento de novos nomes na política.
Partidos que defendem o "distritão" alegam, porém, que o modelo acabará com os chamados "puxadores de votos", candidatos bem votados que garantem vagas para outros inteegrantes da coligação, mesmo que os "puxados" não tenham recebido muitos votos.

Eleições de 2022
Em 2022, conforme o relatório de Vicente Cândido, será adotado o sistema "distrital misto" nas eleições para deputado federal, deputado estadual e vereador nos municípios com mais de 200 mil eleitores. O modelo é uma mistura dos sistemas proporcional e majoritário.
No "distrital misto", para escolher deputados federais, por exemplo, o eleitor votará duas vezes: uma nos candidatos do distrito e outra na lista fechada pelos partidos. A metade das vagas, portanto, irá para os candidatos mais bem votados. A outra metade será preenchida pelos candidatos da lista partidária.
No caso de municípios de até 200 mil eleitores, será adotado o sistema eleitoral de lista preordenada nas eleições para vereador.

Ponto a ponto
Saiba abaixo o que prevê a reforma política aprovada até agora na comissão:

Fundo de campanha
Ao apresentar o parecer, o relator Vicente Cândido (PT-SP) dobrou o valor previsto de recursos públicos que serão usados para financiar campanhas eleitorais.
O projeto institui o Fundo Especial de Financiamento da Democracia, que será mantido com recursos públicos, previstos no orçamento. Na versão anterior do relatório, Cândido havia estabelecido que 0,25% da receita corrente líquida do governo em 12 meses seria destinada a financiar campanhas.
Havia uma exceção somente para as eleições de 2018, com o valor do fundo em 0,5% da Receita Corrente Líquida, o que corresponderá a cerca de R$ 3,6 bilhões.
No novo parecer, Vicente Cândido tornou a exceção uma regra. Pelo texto reformulado, o valor do fundo será de 0,5% da receita corrente líquida em 12 meses, de maneira permanente.

Extinção do cargo de vice
O relatório aprovado nesta quarta extingue da política brasileira as figuras de vice-presidente da República, vice-governador e vice-prefeito.

Vacância da presidência
No caso de vacância do cargo de presidente da República, será feita eleição 90 dias após a vaga aberta. Se a vacância ocorrer no último ano do mandato presidencial, será feita eleição indireta, pelo Congresso, até 30 dias após a abertura da vaga.
A regra também valerá para governadores e prefeitos.

Mandato nos tribunais
O texto define que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal de Contas da União (TCU) e de tribunais superiores serão nomeados para mandatos de dez anos.
A mesma regra valerá para os membros de tribunais de contas dos estados e dos municípios, tribunais regionais federais e dos estados. Os juízes dos tribunais eleitorais terão mandato de quatro anos.

Posse
As datas das posses dos eleitos passarão a ser as seguintes:
6 de janeiro: governadores e prefeitos;
7 de janeiro: presidente da República;
1º de fevereiro: deputados e vereadores.

Suplente de senador
A proposta reduz o número de suplentes de senadores, de dois suplentes para um. Em caso de morte ou renúncia do titular, será feita nova eleição para o cargo, na eleição subsequente. Esse substituto terá mandato somente até o término do mandato do antecessor.
O texto define, ainda, que o suplente de senador será o candidato a deputado federal que ocupar o primeiro lugar na lista preordenada do partido do titular do mandato.

Imunidade do presidente da República
Inicialmente, Vicente Cândido chegou a propor estender aos presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF) a imunidade garantida ao presidente da República.
Pela Constituição, o presidente não pode ser investigado por crime cometido fora do mandato. Diante da reação negativa de diversos integrantes da comissão, o relator informou que retiraria a proposta do parecer.

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

SUPERMARKET INAUGURA NOVA FILIAL EM MARICÁ


Foi na noite da segunda feira 07 de agosto o coquetel de inauguração da nova lja da rede SUPERMARKET em Maricá.
Esta é a segunda loja da rede no município, a outra está localizada em São José do Imbassai.
Com a presença de várias autoridades, imprensa local e inúmeros amigos e convidados, fornecedores apresentaram seus produtos que serão comercializados na nova filial, tornado a noite de confraternização num imenso e sortido buffet, atendendo à todos os gostos.


A nova filial fica localizada na Rua Barão de Inohan, com entrada também pela vereador Sabino da Costa, próximo a ponte da Mumbuca.
Durante toda esta semana, inúmeras promoções estarão acontecendo no supermercado.