31 de maio de 2023
quarta-feira, 31 de maio de 2023
BARÃO DE INOHAN 243 - 31 de maio de 2023
31 de maio de 2023
ÁGUAS DO RIO "INAUGURA" CHAFARIZ ENTRE PONTA NEGRA E CORDEIRINHO
A empresa Águas do Rio, inaugurou na quarta feira 31 de maio, um "chafariz" na avenida Maysa entre as ruas 155 e 156, na divisa de Cordeirinho com Ponta Negra, obviamente pensando nos moradores dos dois distritos. Mas ao que parece, moradores e motoristas que passam pelo local não gostaram muito da "instalação do chafariz" no meio da avenida, que neste trecho é em mão dupla conforme podemos ver no vídeo do líder comunitário Robinson Assis.
terça-feira, 30 de maio de 2023
SÉRGIO CAMPELO É ENCONTRADO NO RIO E ESTÁ BEM, EM TRATAMENTO
Final feliz. Sérgio Campelo que estava desaparecido desde o início da manha do domingo 28 de maio (https://obaraoj.blogspot.com/2023/05/familiares-e-amigos-procuram-por-sergio.html), devido a surto psicótico, foi encontrado no Rio de Janeiro e está junto com sua irmã, em bom estado e sendo devidamente medicado, para estabilizar seu quadro de saúde.
Márcia, irmã de Sérgio Campelo entrou em contato com a redação do jornal Barão de Inohan informando do aparecimento e dos cuidados com Sérgio. Márcia informou que a pedido do próprio Sérgio ele ficará algum tempo sem atender ninguém, seja por telefone ou whatsapp para poder descansar e se tranquilizar.
Márcia e a mãe de Sérgio (que mora em Maricá) agradecem à todos a preocupação, orações e cuidados na procura incessante ao grande amigo (que a tantos ajudou e ajuda em Maricá, em um trabalho de excelência que sempre fez à frente da Pestalozzi de Maricá, do CMDCA, da Assistência Social e de todos os locais por passou, atuou e atua.
"Sérgio está bem, o enorme susto passou. Está tranquilo aqui comigo, ontem já saímos para juntos comer uma pizza e agora ele só precisa descansar e ser devidamente cuidado, fato que neste primeiro momento ficará sob minha responsabilidade. Agradeço ao carinho de todos e ao jornal Barão de Inohan", informou Márcia.
FINALMENTE: Prefeitura assina convênio para custear combustível da PM que atua na cidade
Pedido do CCS Maricá (Conselho Comunitário de Segurança) desde 2015 visa evitar o gasto e o desgaste com tempo e deslocamento das viaturas para abastecer na sede do Batalhão de Niterói
Finalmente o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, assinou na segunda-feira (29/05) convênio com a Secretaria Estadual da Polícia Militar para garantir o abastecimento das viaturas que são utilizadas pela corporação nas ações de prevenção à prática de delitos na cidade. O combustível será integralmente custeado pela Prefeitura e possibilitará maior segurança no município, evitando o deslocamento dos veículos até a sede do 12º Batalhão da Polícia Militar, em Niterói. O abastecimento será feito na Coordenadoria de Abastecimento ao lado dos Bombeiros nas Colinas, no km 29,5 da RJ 106 (sentido Saquarema).
Desde 2015 que nas reuniões do CCS Maricá o assunto é discutido com representantes do 12º BPM através da 6ª Cia e da prefeitura de Maricá para garantir mais tempo de presença dos praças em Maricá.
A assinatura aconteceu no Quartel General da Polícia Militar, no Centro do Rio de Janeiro, e contou com a presença do secretário da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires; do subsecretário de gestão administrativa, coronel Neto; dos secretário municipais de Governo, João Maurício de Freitas; e de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Julio Cesar Veras; além do comandante do 4º Comando de Policiamento de Área (CPA), coronel Sylvio Guerra; e do comandante do 12º BPM (Niterói/Maricá), tenente-coronel Aristheu Lopes.
A parceria tem por objetivo evitar que as viaturas tenham que se deslocar até a unidade policial em Niterói para poder abastecer, além de gerar menos desgaste dos veículos e principalmente de tempo, ficando Maricá desguarnecida da viatura e dos policiais. Com isso, a previsão é da melhoria na eficiência do planejamento de segurança da 6ª Companhia (Maricá) e do 12° Batalhão de Polícia Militar (Niterói).
“Avançamos com esse convênio firmado hoje com a Polícia Militar, garantindo que o abastecimento será realizado na cidade de Maricá e evitando o translado que os policiais tinham que realizar até Niterói. Com isso, garantimos mais policiais nas ruas, uma capacidade de trabalho maior e acima de tudo reforçamos os laços entre a municipalidade e o Governo do Estado, no sentido de fortalecer a segurança pública em Maricá. Hoje foi um dia de muita vitória, após muitos embates administrativos”, destacou o prefeito Fabiano Horta.
O chefe do executivo municipal ainda ressaltou que o convênio servirá de modelo para que outros municípios possam realizar a mesma dinâmica. O secretário da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, afirmou que esse é um grande benefício para Polícia Militar e a cidade de Maricá e destacou que o valor economizado com o combustível poderá ser direcionado a outras áreas da corporação.
“Essa é uma integração entre o Governo do Estado, por meio da Polícia Militar e a cidade de Maricá. O convênio irá garantir a ostensividade na cidade. O deslocamento entre as cidades de Maricá e Niterói se perde um tempo muito grande. Com o abastecimento na cidade, iremos reduzir essa perda de tempo e garantiremos a presença do policiamento na cidade, mantendo as viaturas na cidade rodando, que é muito importante.
A celebração deste convênio em Maricá, abre uma possibilidade para que outros municípios nos procurem para realizarem a mesma construção”, disse o secretário.
Foto: Katito Carvalho
segunda-feira, 29 de maio de 2023
MARICÁ 209 ANOS: SHOWS FORAM UM SUCESSO, MAS QUANDO MARICÁ TERÁ UM PARQUE DE EXPOSÍÇÕES?
Xamã encerra shows de aniversário pelos 209 anos de Maricá. Público adorou, moradores do entorno sofreram!!!
O rapper Xamã encerrou as comemorações dos 209 anos de Maricá no domingo (28/05) com ‘chave de ouro’ na orla da Barra de Maricá. As celebrações começaram no dia (19/05) e o público pode curtir shows de diversos artistas, como Xanddy Harmonia, Chiclete com Banana, Baby do Cavaco, Xande de Pilares, Thalles Roberto, Raça Negra, Belo, além de artistas locais. As apresentações aconteceram em circuito de trio elétrico e palco na Avenida Benvindo Taques Horta, em Itaipuaçu, entre os dias 19 e 21 de maio. Já na Barra de Maricá o palco foi montado na Avenida João Saldanha para desespero dos moradores do entorno que só conseguiram dormir por volta das 3 da madrugada, quando o grande público já tinha saído do local. O palco da Barra teve apresentações do dia 25 a 28 de maio.
Além do show do Xamã, a programação de domingo contou também com o pagode dos grupos Os Mulekes e Akatu. A apresentação ficou por conta da Deborah Duarte, da ex-panicat Nicole Bahls e do digital influencer Tokinho, que trouxeram muita animação para o público.
O secretário de Turismo, Robson Dutra, agradeceu ao público presente, que prestigiou os 209 anos de Maricá: "As comemorações todo ano são cada vez mais surpreendentes e esse ano trouxemos um pouco do carnaval baiano, com direito a trio elétrico. Procuramos ouvir a população para saber quais artistas trazer e conseguimos agradar dos jovens a melhor idade. Quero agradecer aos maricaenses e turistas que vieram prestigiar os dias de festa, que foi um sucesso. Agora é nos prepararmos para os próximos”, destacou.
Público aprovou os shows, mas moradores lamentaram, dos shows até a desmontagem
O grande público que se dirigiu aos shows, tanto em Itaipuaçu como na Barra, aprovaram os artistas, a segurança, a organização e o transporte, que funcionaram se não perfeitamente, a contento sem maiores problemas.
Mas embora o local dos shows em Itaipuaçu não tenha trazido maiores problemas para os moradores, na Barra de Maricá os moradores sofreram e só conseguiram dormir depois das três da manhã em todos os quatro dias de shows e ainda tiveram uma desagradável surpresa quando na madrugada do dia 29, às 4 horas da manhã, foram surpreendidos pela empresa que fez a desmontagem do palco e estruturas do evento, executando os serviços com enorme barulho, ou seja, só conseguiram dormir uma hora na madrugada de 29/05 (confira o vídeo abaixo enviado por um leitor).
Além do problema de enorme barulho e fluxo de pessoas incompatível com o local, houveram várias mudanças no trânsito (tornando a avenida Maysa mão dupla entre a zero e a ponte), extremamentes perigosos, além de mudanças no itinerário das linhas de ônibus e vans que servem o bairro.
PARQUE DE EXPOSIÇÕES
E ai mais uma vez voltamos ao assunto, quando a cidade bilionária, que tantos investimentos faz em praticamente todos os setores da sociedade civil, irá construir um GRANDE PARQUE DE EXPOSIÇÕES para abrigar os grandes show, eventos, exposições diversas, feiras, em local de fácil acesso (preferencialmente às margens da RJ 106), com amplo local de estacionamento, longe de residências ou pelo menos de aglomerados residências (e ai vai como sugestão a fazenda do Sr. Machado na entrada do Espraiado, ou na enorme fazenda em frente a entrada/saída do Vale da Figueira (sentido Niterói), onde moradores de Maricá servidos pelas linhas de ônibus locais teriam um pequeno terminal rodoviário no parque de exposições e os visitantes de todos os municípios vizinhos, viriam de carro ou de ônibus com fácil mobilidade, sem causar transtornos à ninguém.
O mais triste, é ver cidades vizinhas com orçamentos bem menores do que o de Maricá, terem um ou mais parques de exposições, enquanto aqui, na cidade bilionária, temos que conviver com reclamações de moradores, barulho, e locais inapropriados para vários tipos de evento (pelo menos já tiraram os grandes eventos do centro. ATÉ QUANDO???
Fiscalização
Nos dias de evento, fiscais de posturas realizaram de forma educativa e preventiva a conscientização do público sobre o uso de garrafas de vidro e seus riscos para os frequentadores dos shows. A ação contou com centenas de fiscais e funcionários de apoio distribuídos pelos locais de festa.
Estrutura
Os locais de show ainda contaram com uma vasta praça de alimentação com gastronomia e muitas variedades de alimentos e bebidas, além de postos médicos com ambulâncias localizadas em pontos estratégicos do evento que realizaram atendimento do público presente. Além disso, o evento dispôs de área destinada para Pessoas com Deficiência (PCD) e mais de 200 banheiros químicos.
Equipes da Secretaria de Assistência Social e Conselho Tutelar atuaram na identificação de crianças, com a utilização de pulseiras, contendo nome e telefone do responsável. Telões também foram espalhados por todo evento para proporcionar melhor visão do palco para todo o público.
Segurança
Ao todo, mais de 950 agentes de segurança atuaram nos dias de festejos. A ação foi planejada para que maricaenses e turistas possam aproveitar os shows e eventos que vão acontecer no município com tranquilidade.
Uma base móvel, equipada com quatro câmeras de monitoramento, também foi instalada na Barra de Maricá, para garantir a segurança do evento e contou com agentes da Guarda Municipal, Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional e policiais militares que fazem parte do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). A Polícia Militar também atuou no local das festas.
POLÍCIA PRENDE SUPOSTO ASSASSINO DE DANIELA ROSA
Policiais da 6ª Cia prenderam no início da manhã da segunda feira 29/05, o possível assassino da jovem Daniela Rosa do Amparo (28), que foi morta com tiros e facadas na noite do sábado 27/05 e seu corpo deixado nas dependências do Hospital Conde Modesto Leal.
COMO FOI O CASO
Uma jovem foi encontrada sem vida com vários tiros e facadas pelo corpo dentro de um veículo modelo Ford Fiesta nas dependências do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no sábado (27/5).
De acordo com testemunhas por volta das 22 horas, dois homens teriam abandonado o corpo da vítima no interior do automóvel e fugiram, deixando o veículo. Socorristas do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que atuam na unidade hospitalar foram até o veículo constatando o óbito da mulher.
Segundo informações ela seria teria sido morta por ex-companheiro que não aceitava o fim do relacionamento e este teria alvejado a jovem além de esfaqueá-la diversas vezes.
Identificada por Daniela Rosa do Amparo (28) a vítima teria sido alvejada por disparos de arma de fogo na comunidade do Cantinho, no Boqueirão.
Segundo relatos, após matar a vítima, o ex-companheiro teria tentado sumir com o corpo de Daniela, mas acabou sendo impedido por traficantes da região. O corpo de Daniela foi colocado dentro de um carro e deixado por dois homens dentro das dependências do Hospital Conde Modesto Leal.
Agentes da DHNSGI - Divisão de Homicídios de Niterói e São Gonçalo foram acionadas e realizaram a perícia no corpo que foi removido para o Instituto Médico Legal do Barreto, em Niterói.
COMUNIDADE REVOLTADA E PRISÃO
Desde o triste episódio, que moradores da comunidade do Cantinho no Boqueirão, ficaram revoltados com a situação, pois segundo informações, Daniela seria muito querida por todos, e teriam denunciado os passos do suposto assassino. No início da manhã da segunda feira foi preso Manoel Messias Trigueiro após troca de tiros na estrada do Boqueirão por policiais da 6ª Cia, sendo levado para a 82 DP.
Em rede social, amigos de Daniela lamentaram o triste fato:
"Descansa em paz Dani, meu coração dói, ainda mais porque sei que vc não é a primeira e infelizmente não será a última. Seu sorriso está guardado nas minhas lembranças." A.L.
"O feminicídio íntimo é um contínuo de violência. Antes de ser assassinada a mulher já passou por todo o ciclo de violência, na maior parte das vezes, e já vinha sofrendo muito tempo antes. A maioria dos crimes ocorre quando a mulher quer deixar o relacionamento e o homem não aceita a sua não subserviência. Pra sempre vamos te amar. Dani sempre viva no coração de quem te ama! Nossa estrelinha" V.A.
"Daniele as vezes eu te carregava no colo quando você era Bebê pois quando você era minha vizinha é inacreditável, sinto muito." C.R.
"Diga não um feminicídio. Respeitem, aceitem e vivam suas vidas com dignidade e superação nos momentos difíceis. É triste ver alguns destruindo vidas, sonhos, famílias, por não aceitarem um término de um relacionamento. Descansa em Paz" C.M.
N. R.: Até quando? O jornal Barão de Inohan lamenta mais um fato lamentável de feminicídio em terras maricaenses, perguntando às autoridades, até quando nossas mulheres terão que suportar tais abusos?
Nossos sentimentos aos amigos e familiares.
JOVEM DE 28 ANOS É ENCONTRADA MORTA COM TIROS E FACADAS EM VEÍCULO NO CONDE MODESTO LEAL
De acordo com testemunhas por volta das 22 horas, dois homens teriam abandonado o corpo da vítima no interior do automóvel e fugiram, deixando o veículo. Socorristas do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que atuam na unidade hospitalar foram até o veículo constatando o óbito da mulher.
Segundo informações ela seria teria sido morta por ex-companheiro que não aceitava o fim do relacionamento e este teria alvejado a jovem além de esfaqueá-la diversas vezes.
Identificada por Daniela Rosa do Amparo (28) a vítima teria sido alvejada por disparos de arma de fogo na comunidade do Cantinho, no Boqueirão.
Segundo relatos, após matar a vítima, o ex-companheiro teria tentado sumir com o corpo de Daniela, mas acabou sendo impedido por traficantes da região. O corpo de Daniela foi colocado dentro de um carro e deixado por dois homens dentro das dependências do Hospital Conde Modesto Leal.
Agentes da DHNSGI - Divisão de Homicídios de Niterói e São Gonçalo foram acionadas e realizaram a perícia no corpo que foi removido para o Instituto Médico Legal do Barreto, em Niterói.
domingo, 28 de maio de 2023
FAMILIARES E AMIGOS PROCURAM POR SÉRGIO CAMPELO
Familiares e amigos estão desde a manhã do domingo 28/5 pedindo informações que possam ajudar a encontrar SÉRGIO CAMPELO. Em postagens nas redes sociais Sérgio teria saído de casa no início da manhã e não tem dado mais nenhum sinal aos conhecidos e familiares que estão muito preocupados.
EPT INAUGURA LINHA E01A CENTRO X PONTA NEGRA via Vale da Figueira 2
A EPT - Empresa Pública de Transportes já colocou em circulação para a população maricaense mais uma linha dos Vermelhinhos, a E01A – Centro x Ponta Negra (via Vale da Figueira 2).
Confira o itinerário da nova linha:
IDA: Rodoviária; Av. Roberto Silveira; RJ 106 (sentido Saquarema); Rua Vinte; Rua Quinze; Estrada Sampaio Corrêa Jaconé; Rua São Pedro Apóstolo; Praça de Ponta Negra.
VOLTA: Praça de Ponta Negra; Av. Prefeito Arturzinho Rangel; Rua São Pedro Apóstolo – Estrada Sampaio Corrêa Jaconé; RJ 106 (sentido Saquarema); Rua Vinte; Rua Quinze; Estrada Sampaio Corrêa Jaconé; RJ 106 (sentido Saquarema); Retorno; RJ 106 (sentido Niterói); Retorno km 30; RJ 106 (sentido Saquarema); Av. Roberto Silveira – Rodoviária.
Confira os horários:
Saídas da Rodoviária:
00:15; 05:15; 06:15; 07:15; 09:25; 11:05; 13:15; 17:30; 19:05; 22:20
Saídas do Bairro:
00:55; 05:55; 06:55; 07:55; 10:05; 11:45; 13:55; 18:10; 19:45; 23:00
"A nova linha E01A – Ponta Negra (via Vale da Figueira 2) visa atender regulamentação efetuada pela Secretaria Municipal de Transportes bem como solicitações registradas na Ouvidoria da EPT, permitindo assim que o transporte público alcance ainda mais regiões e cumpra com eficiência o objetivo social do transporte de Tarifa Zero para todos e todas em nossa Cidade”, informou o presidente da EPT, Celso Haddad.
sábado, 27 de maio de 2023
MARICÁ 209 anos: Prefeitura e Águas do Rio entregam obras de ampliação da ETA Ponta Negra
Sistema vai beneficiar 60 mil moradores de 20 bairros da região do Centro da cidade. Prefeito Fabiano Horta assina protocolo com concessionária para estudo sobre dessalinização
A Prefeitura de Maricá e a Concessionária Águas do Rio entregaram na sexta-feira (26/05) a obra de ampliação da capacidade da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Ponta Negra, que vai triplicar o fornecimento de água na cidade, beneficiando 60 mil moradores de 20 bairros da região do Centro. O projeto de ampliação foi elaborado pela Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) e executado pela concessionária com um investimento de R$ 40 milhões na obra.
Localizada às margens da (RJ-118), rodovia que liga Maricá a Saquarema, a ETA de Ponta Negra foi ampliada e o fornecimento passou de 40 para 120 litros por segundo. Com um ano de duração, as obras contaram com a instalação de um novo módulo de tratamento, estação elevatória, implantação de uma adutora com 11 quilômetros de extensão interligando as ETAs Ponta Negra e Maricá, localizada no Flamengo.
“Essa inauguração está no centro da nossa alegria festiva neste dia em que comemoramos os 209 anos da cidade. O passo que foi dado hoje guarda o senso de realização. O desenvolvimento econômico e social, a inclusão de uma dinâmica muito própria de transformação de uma cidade produtiva e inclusiva passa centralmente pelo ato que fazemos aqui hoje. A ETA Ponta Negra triplicada significa mais água para a população. E o nosso desafio logístico, junto com a Águas do Rio, é expandir para São José do Imbassaí e Manu Manuela com a maior brevidade possível”, afirmou o prefeito Fabiano Horta.
Segundo o superintendente da concessionária na região de Maricá, Pedro Freitas, essa obra de grande porte é um marco no abastecimento da região.
“Nosso objetivo é levar mais saúde, dignidade e qualidade de vida para as pessoas através dos nossos serviços. A entrega dessa ampliação é um marco no abastecimento da região que sempre teve problemas históricos. Foi um grande desafio, acompanhado de perto pelo governo municipal, e demandou um ano de trabalho intenso. Já estamos vendo os resultados na ponta, com água regular e segura nas torneiras. Agora vamos seguir com a manutenção contínua e promover outras melhorias no município”, disse Pedro.
Com a ampliação do fornecimento da Estação Ponta Negra, 20 bairros serão beneficiados: Mumbuca, Centro, Araçatiba, Marquês, Ubatiba, Itapeba, Parque Eldorado, Parque Nanci, Boqueirão, Barra de Maricá, Jacaroá, Caxito, Parque da Cidade, Nova Maricá, Flamengo, Colinas, Pedreiras, Bairro da Amizade, Zacarias e Condado.
“Essa obra foi muito abraçada desde o início e tenho certeza que vai trazer muitos benefícios à população. É muito importante somarmos forças com a Águas do Rio para que a possamos trazer ainda mais água para Maricá”, destacou Rita Rocha, presidente da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar).
Durante a cerimônia, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, e o diretor-superintendente da Águas do Rio, Pedro Freitas; e a presidente da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), assinaram protocolo de intenções para elaboração de estudo sobre dessalinização na busca da universalização do abastecimento de água para a cidade por meio de parceria público-privada.
Também estiveram presentes à cerimônia a vice-ministro de Relações Institucionais Olavo Noleto, o secretário de governo Joãozinho, o deputado estadual Renato Machado (sem o vistoso terno vermelho usado no aeroporto no dia 25), vereadores, funcionários da Sanemar e da Águas do Rio e convidados.