Com a presença das maiores autoridades de segurança de Maricá, o CCS (Conselho Comunitário de Segurança), realizou sua primeira reunião de 2020 no auditório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Maricá, em Araçatiba na quinta feira 23 de janeiro.
|
Dra. Renata Scarpa ao lado de Anna Maria Quintanilha, presidente do CCS Maricá |
Participaram da mesa diretora dos trabalhos, a presidente do CCS Maricá - Anna Maria Quintanilha, o delegado titular da 82 DP - Julio Cesar Mulatinho, Dra. Renata Scarpa (procudora do Ministério Público Estadual), Tenente Coronel Veras (secretário de segurança e ordem pública de Maricá), Capitão Thiago Hilário (comandante da 6ª Cia - Maricá - do 12º BPM), José Alexandre (secretário de turismo) e Eduardo Carlos (presidente da OAB Maricá).
A reunião teve início às 17 horas e contou com um grande público que lotou o auditório da OAB Maricá. O tema do mês foi a segurança pública e o ordenamento municipal para o Carnaval 2020. Anna Maria Quintanilha abriu os trabalhos saudando todos os presentes e passando a palavra para todos os componentes da mesa diretora. Após a fala dos participantes e alguns esclarecimentos, foi aberto ao público presente, a possibilidade de falar e arguir os representantes da segurança pública e do executivo municipal presentes à reunião.
O primeiro a falar e pedir esclarecimentos sobre fatos lamentáveis que acontecem na RJ 106 - principalmente no bairro de São José do Imbassai, foi o artista plástico Paulo Miguez. O Tenente Lobato, representando a 5ª Cia do BPRV (Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual), disse que assumiu o posto na quarta feira 22/01, um dia antes da reunião do CCS e se desculpando, disse não ter informações dos problemas, mas que de pronto estaria se reiterando para iniciar ações na rodovia que corta Maricá.
O vereador Fabiano Novaes (Presidente da Comissão de Segurança da Câmara de Maricá) - único vereador presente à reunião, questionou tanto o delegado tiutlar da 82 DP quanto secretário de segurança e ordem pública e o comandante da 6ª Cia, que em suas falas disseram que a segurança de Maricá "VAI MUITO BEM OBRIGADO". "De que cidade estamos falando?" questionou o vereador dizendo dos graves problemas que acontecem em Maricá e sugerindo soluções e pedindo ações tanto para a secretaria de segurança, quanto para as policia civil e militar, em especial para o carnaval, quando o município receberá número quase três vezes maior do que a população fixa.
O terceiro a falar foi o jornalista Pery Salgado (jornal Barão de Inohan), que após saudar a mesa e em especial a procuradora do estado Renata Scarpa, quis saber da veracidade ou não das informações que dão conta de que em função das obras na praça Orlando de Barros Pimentel (no centro da cidade), o carnaval seria deslocado para a Araçatiba, o que estaria deixando em pânico os moradores do local que vem sofrendo com os grandes eventos que agora acontecem na orla da lagoa, o que tem desvalorizado sobremaneira os imóveis no local. Dando como exemplo o bloco da Gabriela (hoje o mais importante da cidade) que arrasta mais de 30 mil pessoas, quis saber qual o plano de trabalho e contigências, além de rotas de fuga em caso de pânico, uma vez que a orla de Araçatiba é uma única rua, onde a fuga no contra fluxo do bloco seria impossível e que apenas a saída na direção do Boqueirão seria a solução, a não ser (em tom jocoso) que os foliões pulassem para dentro da lagoa.
Também perguntou sobre o trajeto dos grandes blocos em vias de grande circulação de veiculos e ônibus, lembrando que muitos trabalham nos dias de folia e que aqueles que não trabalham e não querem participar dos blocos, tem o sagrado direito de ir e vir, e deu como exemplo os blocos no Recanto de Itaipuaçu, que impedem o livre acesso das diversas linhas de ônibus que fazem ponto final no local, além do tradicional mega bloco TROMBA NERVOSA que desfila na estrada de Itaipuaçu causando sérios transtornos e depredações em veículos e ônibus que passam pelo local.
Respondendo ao questionamento do jornalista, o secretário de turismo desmentiu o fato do carnaval ser transferido para Araçatiba, garantindo que no local, assim como em 2019, aconteceráo carnaval da família, com eventos voltados para crianças com término às 19 horas. Falou que dos 86 blocos de Maricá mapeados, nem todos conseguiram cumprir as exeigências de lei estadual de 2014 e muitos não desfilarão. Falando dos megas blocos, disse que até a terça feira 28 de janeiro, acontecerá na sede da secretaria de turrismo, uma reunião com representantes da Viação Nossa Senhora do Amparo e da EPT, para discutirem problemas e trajetos dos blocos, com a possiblidade que retirá-los dos principais eixos viários de Maricá para que o fluxo de veículos não seja prejudicado.
O presidente do GAM (Grupo de Artistas de Maricá) - Yosseff Carvalho, aproveitando a presença da procuradora Renata Scarpa e das demais autoridades, falou das dificuldades pelas quais passa o GAM (que não tem o devido reconhecimento do executivo e legislativo municipal) e aproveitou para falar dos demandos e absurdo que acontecem no BAR DECK 06 de propriedade de Bruno Bener que já foi motivo de várias matérias do Barão de Inohan, e que continua infernizando a vida de moradores do local. O secretário de segurança e ordem pública de Maricá, Cel. Veras, afirmou que em muito breve boas notícias acontecerão para acabar com a desordem pública no local.
Presente à reunião, o quarto a falar foi o Coronel Márcio Rocha (ex comandante do 12º BPM), seguido de Renato comandante da Guarda Municipal de Maricá, que pediu que a população auxilie denunciando fatos ilegais e que apoiem as ações que a Guarda e as policias militar e civil realizando no municipio.
Falaram também, o Sargento Bombeiro Peçanha, o Tenente Lobato, o advogado Hélio (morador de Araçatiba) que pediu auxilio das autoridades para o crescente uso das ruas laterais em Araçatiba para consumo de drogas e como banheiro público, devido a excassez de banheiros nos eventos.
Adriana, moradora de Itaipuaçu e César Augusto do Movimento EmDireita Maricá, também fizeram uso da palavra, com o professor Gilson Paixão encerrando as falas populares, parabenizando o jornalista Pery e a imprensa presente à reunião (Barão de Inohan, Itaipuaçu Site e Maroicá Total), pelo trabalho de trazer a verdade à tona, para o conhecimento maciço dos munícipes maricaenses.
Participaram da reunião, a Sra. Silvia, representante da Assistência Social em Maricá, o sub-secretário de segurança e Ordem Pública - Ronald Bueno, a vice-presidente do CCS Maricá - Vera Braz e a advogada Márcia Braz.
Confira as fotos da reunião, acessando:
https://www.facebook.com/BARAODEINOHAN/media_set?set=a.799635120506014&type=3