quarta-feira, 23 de julho de 2025

TENTANDO JUSTIFICAR MAIS UMA VIAGEM, PREFEITO ANUNCIA VLT E MERGULHÃO EM INOÃ

 “Prefeito que fica sentado quer cidade pobre”, diz Quaquá ao anunciar VLT e ZPE


O prefeito de Maricá, Washington Siqueira (o Quaquá), publicou um vídeo em seu Instagram na quinta-feira (17/07) afirmando que a cidade está avançando em projetos estratégicos em Brasília (quando não está no exterior, o prefeito quase sempre está em Brasília) e que a gestão municipal busca investimentos para transformar a economia local.

Tentando justificar as inúmeras viagens (onde até seus parceiros diretos já estão reclamando) o prefeito declarou que “Prefeito que quer cidade empobrecida e sem desenvolvimento é aquele que fica no traseiro sentado na prefeitura”, durante mais uma visita à Secretaria de Representação e Articulação Institucional de Maricá na capital federal.

De acordo com o prefeito, a cidade está articulando com o governo federal a implantação de uma ZPE - Zona de Processamento de Exportações, o que, segundo ele, “vai gerar milhares de empregos e um desenvolvimento monumental”. 


No entanto, a ZPE depende da instalação do próprio porto de Jaconé, projeto que há mais de 15 anos é anunciado e até o momento não saiu do papel e onde a DTA (a construtora, já afirmou em reunião com moradores, que o projeto irá gerar poucos empregos diretos e indiretos https://obaraoj.blogspot.com/2025/05/exclusivo-dta-desmente-que-porto-criara.html).

PROMESSA NÃO CUMPRIDA DESDE 2014

Outro projeto citado é a proposta de construção de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), ligando Inoã ao Centro de Maricá, que estaria sendo discutida em reunião com a gerência do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), mas que foi prometida em 2014 (segundo governo, e apresentada na Europa, em feira de turismo na França), ou seja, será que sai?

Viemos agora de uma reunião no Ministério do Desenvolvimento, lá com o vice-presidente Alckmin, pra discutir, por exemplo, uma zona de processamento de exportações em Maricá. Tudo isso aqui é feito pela Ivana e pela equipe dela aqui em Brasília. Aqui a gente não tem gasto, aqui a gente tem investimento. Quem investe em qualidade, colhe frutos. E os frutos são desenvolvimento e projetos pra Maricá”, afirmou Quaquá.

Os inúmeros projetos anunciados por Quaquá, o mergulhão de Inoã causa arrepios

A Prefeitura (e/ou o prefeito) ainda não divulgou prazos ou detalhes técnicos sobre as propostas mencionadas. Esses projetos se somam a outros anunciados em vídeo institucional em janeiro de 2025 durante cerimônia de posse de Quaquá.

Mas, recentemente, o prefeito voltou a falar do mergulhão em Inoã, revitalizando o bairro. Segundo informações preliminares o mergulhão custará algo em torno de R$ 750 milhões e o prefeito em coletiva de imprensa no dia 02 de janeiro, disse que as obras começariam no primeiro semestre de 2025, promessa não cumprida.

Alguns questionamentos dos envolvidos diretamente nesta obra faraônica estão vindo à pauta e alguns já falam em audiência pública para discutir sobre o assunto:

- o mergulhão terá bombas para sucção de água em períodos de chuvas?

- o intenso fluxo de trânsito da RJ 106 será transferido para qual local, Risca Faca? E os moradores da região, como pegarão ônibus para o centro de Maricá, Niterói, Rio e outras cidades?

- o comércio local irá resistir no período das obras?

- quais incentivos e garantias serão oferecidas?

- quanto tempo irá demorar a obra?

Ah, que saudade da nossa Maricá...






CIDADE DAS UTOPIAS: EM MARICÁ, ATÉ OS CORPOS SOMEM DO CEMITÉRIO !!!???!!!)

SUSPEITA DE IRREGULARIDADES NA ADMINISTRAÇÃO DO CEMITÉRIO MUNICIPAL



Uma moradora de Maricá relatou ao LSM,  suspeitas de irregularidades na administração do Cemitério Municipal localizado na Rua Ari Spindola, no centro da cidade. A denúncia aponta para o desaparecimento do corpo de um ente querido e a falta de justificativa da gestão, mesmo após o pagamento pela locação da gaveta onde o sepultamento teria ocorrido.

De acordo com informações, a moradora compareceu ao cemitério municipal para acompanhar uma exumação do corpo do padrasto. Durante o procedimento, constatou que o corpo não estava na gaveta, local onde deveria estar sepultado. Além disso, havia outro corpo na mesma gaveta, o que levantou dúvidas sobre a correta organização do espaço.

A comunicante relatou que, ao questionar a administração do cemitério, foi informada que os responsáveis pela gestão no momento solicitaram abrir as gavetas vizinhas para tentar localizar o corpo do padrasto. No entanto, o corpo não foi achado.

A testemunha diz que a administração do cemitério teria justificado o ocorrido alegando que funcionários anteriores (governo Fabiano Horta) foram demitidos por falhas na organização dos sepultamentos, e que o atual corpo administrativo ainda não tinha informações precisas sobre o paradeiro dos corpos (???).

A moradora permanece aguardando uma resposta oficial da Coordenação do Cemitério. A mesma fez um boletim de ocorrência na 82ª Delegacia de Polícia, e a Polícia Civil dará sequência às investigações para esclarecer o caso e apurar possíveis irregularidades.

Na bilionária cidade das utopias, nem os mortos tem paz!!!

baseado em matéria do LSM



UMA TRAGÉDIA QUE PODERIA SER EVITADA. COMO CUIDAR DO SEU CÃO??? Fabiano Novaes explica.


"A equipe da Rede Globo fez contato comigo para analisar este caso que chocou Saquarema no início de junho. Nesta matéria, pude contribuir com informações relevantes para ajudar a população. Ficam aqui os meus sentimentos para os familiares e amigos. Espero ter contribuído com a matéria e deixo aqui a reflexão de que é necessário investir tempo para aprender mais sobre os cães. Mais importante do que adotar um cão motivado por discursos emocionais é ter a consciência de que eles exigem dedicação de tempo, recursos e uma cultura melhor para que eles tenham dignidade e vivam em harmonia com a nossa família e a sociedade. Quando estive responsável pela Secretaria de Proteção Animal aqui em Maricá, criamos o programa SOCIALIZACÃO. O objetivo era melhorar o convívio das pessoas com seus cães utilizando técnicas e conhecimentos de comportamento animal. Iniciativas como esta deveriam ser implantadas em todas as cidades, assim preparamos pessoas e animais para a vida e conseguimos evitar problemas com este e promover bem estar Animal.

Sou grato a Deus pela oportunidade de mais uma vez ajudar a sociedade compartilhando o conhecimento que adquiri ao longo da vida pela graça de Divina e esforço pessoal e familiar" declarou o adestrador e ex-vereador Fabiano Novaes.






terça-feira, 22 de julho de 2025

MENINA ESTUPRADA NO JOANA: Após reportagem, mãe e aluna vítima recebem assistência do município

 Após reportagem do jornal Folha do Leste dar voz a uma mãe que denunciou à polícia e ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) o estupro cometido contra sua filha de 13 anos na Escola Municipal Joana Benedicta Rangel, em Maricá, agentes públicos da Prefeitura do município entraram em contato com ela para, enfim, oferecer o apoio que ela e a filha há tanto tempo aguardavam e necessitam.


Ela apontou um funcionário da instituição de ensino como autor do estupro, que teve início quando a menina ainda tinha 12 anos. Segundo X – nome fictício para da mãe – a secretaria da Mulher entrou em contato para lhe informar que uma equipe multidisciplinar do município estava indo à sua casa.

Quero agradecer ao Folha do Leste pela reportagem e pelo carinho que tiveram em cuidar com excelência em cada detalhe da matéria que vocês fizeram. Hoje (segunda-feira, 21 de julho de 2025), pela primeira vez estou sendo procurada pelos equipamentos da Prefeitura de Maricá, que estão vindo aqui na minha casa. Está vindo aqui o Conselho Tutelar, a Casa da Mulher, parece que estão vindo alguns outros que nem sei ainda porque não chegaram, mas a gente está aqui na espera”, disse.

Escola Joana Benedicta Rangel, onde os episódios de estupros ocorreram, conforme denúncia da mãe | Eleven Gouvêa/Prefeitura de Maricá

Conselho Tutelar aparece de verdade

Posteriormente, uma conselheira tutelar de Maricá, também fez contato com 'X'. Disse que estava à procura dela há alguns dias, mas “somente na segunda-feira (21)” conseguiu contato. Coincidentemente, após a ampla repercussão da reportagem. Apesar disso, a agente pública disse à Donna que ninguém acionou o Conselho Tutelar, situação em que se inclui a escola, o próprio município, a Polícia Civil e o MPRJ.

O próprio município de Maricá chegou a afirmar, em nota, que “o Conselho Tutelar acompanhava o caso em consenso com a mãe da criança”. Imediatamente, no mesmo instante que recebemos tal resposta, procuramos a mãe da criança, que desmentiu a nota.

Apoio da Prefeitura de Maricá demorou 19 dias

Além disso, a mãe da vítima (Donna) afirma que o apoio do poder público está chegando a elas pela primeira vez em 19 dias. O relato inicial da filha à direção da escola ocorreu em 02 de julho. Contudo, em nota, a secretaria de Comunicação da Prefeitura de Maricá disse ao Folha do Leste que, segundo a secretaria de Educação, “a criança recebeu atendimento psicológico nos dias 02 e 03 de julho”, fato negado pela mãe.

'X' atribui a movimentação do município na segunda-feira à repercussão da reportagem produzida pelo Folha do Leste sobre as denúncias feita por ela na Polícia e no Ministério Público, publicada no sábado (19). Na matéria, a mãe da vítima acusa a direção da escola de omissão no suporte à sua filha, assim como apontou um funcionário como autor da violência sexual.

Menina aponta autor do estupro em carta feita à próprio punho

'M' – nome fictício da vítima – relatou em carta à mãe, escrita de próprio punho, que o agressor se tratava do enfermeiro.  Ele atendia a menina de porta fechada sempre que ela chegava à enfermaria desacompanhada, e mantinha o celular ligado para “cronometrar o atendimento”. Por várias vezes, segundo Dina, ele a desnudou e a tocou, a pretexto de ser “estudante de medicina em Vassouras”.

Segundo a Prefeitura de Maricá, o funcionário está afastado do trabalho. Já a Polícia Civil diz que o inquérito está em fase de conclusão. O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) atua no caso através do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Investigação Penal.

De qualquer forma, eu quero deixar meus agradecimentos porque é a primeira vez que nos procuram e agora sim eu acredito que minha filha vai ter o atendimento psicológico por conta da repercussão e por conta de vocês terem realmente dado publicidade a uma situação tão grave e que poucos tiveram empatia na ocasião. Eu quero agradecer muito, muito mesmo. Obrigada a toda equipe do Folha do Leste”, disse.

Esperamos que de fato as vítimas sejam devidamente atendidas, em especial a jovem 'M' e o que meliante seja punido.

baseado em matéria do jornal FOLHA DO LESTE





MILHÕES NO LIXO DA UTÓPICA CIDADE BIOLIONÁRIA


A Bilionária Cidade das Utopias ou a Utópica cidade bilionária, escancara mais um problema e desperdiço de dinheiro público, desta vez nos quiosques (centenas) que iriam abrigar trabalhadores informais (a maioria da área de gastronomia) e espalhou por vários pontos da cidade.

Bom, o que vemos hoje são muitos destes quiosques abandonados, e grande maioria não servindo á ninguém, se deteriorando e deixando de dar oportunidades àqueles que se inscreveram e se credenciaram para ocupar estes espaços.

Os únicos que estão funcionando plenamente são os localizados nos terminais rodoviários do centro e de Itaipuaçu e nos demais lugares, poucos estão ocupados e funcionando plenamente.


Como a prefeitura, através da secretaria de economia popular e empreendimento poderão atuar dando as reais oportunidades aos permissionários, aos trabalhadores informais, aos ambulantes???

E agora, para aumentar o problema, com o fim do CECOP, todos os cerca de 50 boxes que existiam dentro do centro de comércio popular, foram para as ruas, sem banheiros, sem ar condicionado, sem marquises (contra o sol e chuva) e em boa parte da cidade, limitando o espaço físico de calçadas, acabando com acessibilidade e até mesmo com o livre direito de ir e vir (circulação) dos pedestres. Mais um tiro no pé?

QUANDO HAVERÁ PLANEJAMENTO na utópica cidade bilionária?

Enquanto isso, o povo sofre!!!

foto: Hermínio Lopes









PASSEIO AO SANTUÁRIO DE N. S. DE APARECIDA


Vem ai uma maravilhosa excursão no santuário de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil. Organizado por Jéssica Fernandes , a excursão acontecerá em outubro, com saída do centro de Maricá às 21 horas do dia 18, com retorno no dia 19 e chegada prevista em Maricá entre 21 e 22 horas.

As condições de pagamento do passeio estão informadas no banner abaixo e o pagamento pode ser por pix para Jéssica Fernandes (21 96778-3456), banco Neon.


Venham participar de um passeio e um dia abençoado e cheio de fé na catedral do Brasil!





segunda-feira, 21 de julho de 2025

PREFEITURA DE MARICÁ FINANCIA FUNCIONÁRIO DE SECRETARIA DO RIO???

 Mais uma matéria denúncia da TVC (TV Copacabana) contra Quaquá escancara o uso político da Prefeitura de Maricá.


Prefeito favorece assessor ligado ao filho secretário e à ex-esposa deputada; articulações revelam projeto de poder familiar enquanto população amarga desemprego.

Mais uma matéria denúncia onde a TVC revela os bastidores sórdidos de uma gestão marcada por favorecimentos, articulações pessoais e possível desvio de finalidade do poder público.

Segunda a matéria da TVC, a nova revelação envolve novamente o nome do prefeito de Maricá, Washington Siqueira (o Quaquá), e agora escancara o que seria parte de um projeto de poder político familiar.

Em vídeo divulgado nas redes sociais (confira abaixo), o vereador Ricardinho Netuno denuncia a nomeação de Edvaldo Vicente Gomes Júnior, conhecido como “Júnior da Mangueira” (foto acima), como assessor de Diego Zeidan, atual Secretário de Habitação da cidade do Rio de Janeiro e filho de Quaquá.

Mas o que isso tem de tão grave? Qual seria o problema?

O problema é que Júnior também figura como nomeado em um cargo comissionado na Prefeitura de Maricá sob a gestão direta do pai de seu chefe com um salário de R$ 18.000,00 (dezoito mil reais), valor inalcançável para a gigantesca maioria da população local, que hoje enfrenta uma grave crise de desemprego.

A denúncia levanta questões sérias sobre a legalidade da nomeação, a qual pode configurar improbidade administrativa e acumulação indevida de cargos, práticas vedadas pela Constituição, especialmente em cargos comissionados, que exigem dedicação exclusiva.

Segundo especialistas consultados pela TVC, a única possibilidade de acúmulo seria entre funções específicas (como saúde ou educação), e ainda assim com compatibilidade de horários o que, neste caso, não se aplica.

Mas o mais preocupante está nas entrelinhas da denúncia: os verdadeiros objetivos por trás dessas articulações.

Para além da ilegalidade, o movimento pode fazer parte de uma estratégia orquestrada por Quaquá para eleger seu filho Diego a um cargo majoritário futuro e garantir a reeleição da ex-esposa, a deputada estadual Rosângela Zeidan, mãe do secretário envolvido.

Ou seja: enquanto centenas de trabalhadores de Maricá perdem seus empregos e a cidade vê o comércio encolher, fechando suas portas, desempregando e com empresários literalmente 'chorando' por não conseguirem mais honrar seus compromissos,  Quaquá estaria usando a máquina pública para fortalecer seu próprio clã político.

A reportagem da TVC relembra que dezenas de denúncias semelhantes já foram protocoladas junto ao Ministério Público, sem que nenhuma ação concreta tenha sido tomada (porque???)

O resultado é uma população cada vez mais revoltada com a ausência de respostas e com a sensação de impunidade diante de uma administração que parece governar para si mesma e não para o povo.

Como se não bastasse, em meio à nova denúncia, o prefeito Washington Quaquá celebra seu aniversário de casamento, ignorando os apelos de justiça e a dura realidade enfrentada por milhares de maricaenses.

A TVC e o jornal Barão de Inohan, seguirão firmes nas apurações dos fatos e na cobrança das autoridades, reafirmando seus compromissos com a verdade, com o povo e com o futuro de Maricá.










Caso Nicolly: vítima de 15 anos pode ter sido morta por namorado e outra adolescente!

 Nicolly Fernanda Pogere estava desaparecida desde 12 de julho. Corpo foi encontrado em lagoa na sexta (18/7), esquartejado, enrolado em lençóis e parcialmente na água.


A Polícia Civil aponta que a adolescente Nicolly Fernanda Pogere (15), pode ter sido morta pelo namorado e outra adolescente. Além disso, investiga se houve ajuda para fuga dos suspeitos. O corpo da adolescente foi encontrado esquartejado, em uma lagoa pela Guarda Municipal na tarde da sexta-feira (18), em Hortolândia (SP), com "sinais evidentes de violência extrema", de acordo com a polícia.

A menina estava desaparecida desde o dia 12 de julho. Os suspeitos não foram encontrados até a última atualização desta reportagem.

A Polícia Civil também investiga se houve a participação de outras pessoas na execução do feminicídio ou no auxílio para a fuga dos suspeitos.

Investigações

O adolescente, de 17 anos, era namorado de Nicolly, mas também mantinha um relacionamento com a outra adolescente, de 14 anos. Esse fato, segundo o delegado Dr. Regino, do 2º Distrito Policial de Hortolândia, reforça a possibilidade de feminicídio.

Na casa do suspeito, foram encontradas manchas de sangue. A Polícia Civil segue em diligências e apura se houve envolvimento de outras pessoas no crime, tanto na execução do feminicídio quanto no auxílio à fuga dos envolvidos.

Condição do corpo e iniciais de facção

Um cão farejador da Guarda Municipal de Hortolândia encontrou o corpo de Nicolly enquanto faziam as buscas pela vítima em um lago, no bairro Jardim Amanda I.

"O avô da menina trouxe algumas roupas dela e os profissionais do Canil fizeram o reconhecimento do faro com o cachorro Thor. Foram para o local e fizeram um trabalho de praticamente 3 horas e meia, que culminou em encontrarem o corpo dessa menina", disse o secretário de Segurança Pública de Hortolândia, Joldemar Nunes Corrêa.

A Polícia Civil informou que a menina foi esquartejada. O corpo estava enrolado em dois lençóis e em uma lona azul, parcialmente na água. Segundo a GM, o pai do namorado de Nicolly reconheceu os lençóis e a lona como dele.

O corpo tinha perfurações por arma branca e, nas costas da vítima, havia uma inscrição com as iniciais "PCC". De acordo com o Dr. Regino, delegado do 2º Distrito Policial de Hortolândia, a inscrição aponta para uma "tentativa deliberada de disfarçar a motivação real do crime, simulando possível relação com organização criminosa".

O delegado também informou que, no interior dos lençóis, foram encontradas pedras usadas para manter o corpo submerso na lagoa, caracterizando esforço de ocultação do cadáver.

"Fazer um crime desse tamanho, com requinte de crueldade, aparentemente planejado, é difícil a sociedade absorver uma situação dessas", afirmou o secretário Côrrea.

A perícia foi acionada e o corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML). As manchas de sangue encontradas na casa do suspeito estão sendo analisadas. O caso foi registrado como feminicídio e segue em investigação.

"A Polícia Civil de Hortolândia segue com diligências ininterruptas para localizar os adolescentes suspeitos e apurar o eventual envolvimento de terceiros, tanto na execução do feminicídio quanto no auxílio à fuga dos envolvidos", informou o delegado.

Confira abaixo o depoimento da mãe de Nicolly:


Enterro do corpo de jovem assassinada tem protesto e homenagens no interior de SP

Com protesto pedindo justiça e homenagens, o corpo da adolescente Nicolly Fernanda Pogere, que foi assassinada em Hortolândia (SP), foi enterrado na manhã do domingo (20/7), no Cemitério Municipal de Mococa.


A adolescente de 15 anos estava desaparecida desde segunda (14) e foi encontrada esquartejada, na sexta (18).

O principal suspeito do feminicídio é o namorado da vítima, de 17 anos, que teria cometido o crime com a participação de outra adolescente, de 14 anos, com quem também mantinha um relacionamento. Eles foram apreendidos em Cornélio Procópio (PR) no domingo (20).

Não foi realizado velório. Antes do enterro, parentes e amigos se reuniram em um protesto pelo assassinato da jovem. Com cartazes e bexigas brancas, eles pediram por justiça e acompanharam um cortejo com o corpo de Nicolly. Também foram levados cartazes com fotos dos menores suspeitos do assassinato.


Bastante emocionada, a mãe de Nicolly, Priscila Magrin (foto abaixo), precisou ser amparada por parentes. Ela levou uma foto da formatura do nono ano da filha e um ursinho dela. "A última foto que minha filha me mandou foi uma foto sorrindo na quinta, antes do desaparecimento. Ela me perguntou: 'mãe estou bonita?' Ela ia ver o moço", disse.

Os familiares também cantaram a música 'Um anjo do céu', de Maskavo, que a mãe cantava quando estava grávida da jovem. Antes corpo ser enterrado, eles ainda fizeram a oração do Pai Nosso.

No sábado, a mãe fez uma postagem em homenagem à filha e pediu por justiça. "A pior dor que uma mãe pode passar", escreveu.


QUEM ERA NICOLLY
 
Nicolly era conhecida por ser uma jovem educada, amorosa e dedicada aos estudos. Segundo familiares, Nicolly levava uma vida normal de adolescente, com rotina na escola e passeios com parentes e amigos. A jovem era desenhista e muito querida em Mococa.

'Assassinato com requinte de crueldade'

De acordo com o padrasto de Nicolly, Felipe Espanha, os dois se conheciam desde a infância e e chegaram a estudar juntos, até a família da jovem se mudar para Mococa (SP). 

Eles começaram um relacionamento à distância e, no dia 29 de junho, ela foi a Hortolândia visitar o avô e encontrar o namorado.


Ela ficou dois dias na casa do suspeito e voltaria para a casa do avô no dia 14 de julho, uma segunda-feira. A família, porém, não conseguiu contato com Nicolly.

A família chegou a ligar para o rapaz (foto abaixo com a outra namorada e suspeita do crime), mas ele disse que teria terminado o relacionamento com Nicolly e que ela teria ido embora no dia 12 de julho. 

O avô registrou boletim de ocorrência.