quinta-feira, 30 de junho de 2022

BARÃO DE INOHAN 232 - 30 de junho de 2022

BARÃO DE INOHAN 232
30 de junho de 2022


- MÊS DE MUITA VIOLÊNCIA E CONFUSÕES EM MARICÁ
Brigas em colégios, em praças públicas, dentro de ônibus, mortes em acidentes de trânsito, mulher que queima com ferro de passar filho da namorada, pessoas assassinadas em Itaipuaçu, moradora do Espraiado encontrada morta sem roupas em praia de Saquarema, morador de Inoã esquartejado em Araçatiba, abusadores, pedófilos, pichadores, invasores, morte por afogamentos...
Este, com certeza foi o mês mais violento da história de Maricá. O que está acontecendo com as pessoas, com o mundo???
- Lari Chagas - Musa Plus Size de Maricá 2022 é a Gata do Barão de junho
- Confusão de brigas no Joana Benedicta Rangel. Diretora geral do Joana põe ordem na casa e enquadra todos. Alunos baderneiros foram afastados.
- Corpo esquartejado encontrado em Araçatiba é do morador de Inoã.
- Caso de polícia: meninas brigam em praças públicas e ruas.
- Família dilacerada: jovem moradora do Espraiado é encontrada morta e sem roupas em praia de Saquarema
- Menino de 15 anos, filho de ex-vereador de Niterói, morre em grave acidente de trânsito na orla de Itaipuaçu, provocado pelos três menores.
- Maricá terá programa de alfabetização em parceria com o MST
- Mesmo com graves problemas na saúde, secretária viaja para Cuba com o vice-prefeito Diego Zeidan
- População se mobiliza para manter centenas de empregos diretos e indiretos nos quiosques da orla de Maricá
- Aluno problemático invade colégio Anísio Teixeira e faz pichações. Diretora já tomou providências.
- Depois de ajuda do Barão, finalmente CHAP recebe valores devido desde 2020.
- 14ª Campanha do Agasalho recebe e entrega doações.
Tudo isso e muito mais na edição de 30 de junho do jornal Barão de Inohan, já circulando nas versões on line e revista eletrônica.











Acidente de quadriciclo em Itaipuaçu mata filho de 15 anos de ex-vereador


 Um acidente gravíssimo entre um quadriciclo ocupado por três adolescentes, moradores de Itaipu em Niterói contra um SUV no distrito de Itaipuaçu, na confluência da rua 1 com a orla, matou um adolescente de 15 anos e deixou outros dois jovens feridos, na noite da terça-feira (28). A vítima fatal é Lorenzo Martins Rocha, filho do ex-padre e ex-vereador Wilde Ricardo Rocha, e morador de Camboinhas, na Região Oceânica de Niterói. O jornal Barão de Inohan foi o primeiro a relatar a triste notícia (https://obaraoj.blogspot.com/2022/06/acidente-gravissimo-na-orla-de.html).

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acionamento foi feito às 21:03 h, na Rua 1. A corporação removeu Lorenzo, que estava com traumatismo craniano e em parada cardiorrespiratória, ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal (HMCML). No entanto, a vítima morreu 40 minutos após o socorro.

Os outros dois menores de idade, que não tiveram a identidade revelada, foram socorridos pelo Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU). Eles estão internados no Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), em São Gonçalo. Um deles possui quadro de saúde considerado grave.

O corpo de Lorenzo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Niterói. Na manhã desta quarta-feira (29), o pai esteve no local para realizar os trâmites de liberação para o sepultamento. De acordo com Ricardo, relatos de testemunhas afirmaram que o quadriciclo perdeu o controle após passar por um quebra-molas.

“Os elogios que eu faço são aqueles que nós ouvimos. O Lorenzo era muito educado, bondoso, todos gostavam dele. Há dois dias ele havia pedido a menina que ele gostava em namoro. Ele era uma liderança, muito querido por todos”, disse Ricardo, o pai, que também afirmou que Lorenzo não estava na condução do quadriciclo.

Por fim, o Ricardo resgatou sua experiência no sacerdócio, usando a fé para suportar a dor da perda de seu filho.

“Deus me deu, Deus me tirou. Lorenzo está nas mãos d’Ele. Isso que me conforta”, completou o pai. O sepultamento de Lorenzo será amanhã (30), ao meio-dia, no Cemitério Parque da Colina, no Cantagalo, Região de Pendotiba, em Niterói.

PREFEITO DE NITERÓI SE MANIFESTA

O prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), por meio de suas redes sociais, lamentou a perda de Lorenzo e prestou condolências à família.

“Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do jovem Lorenzo, filho do querido amigo Wilde Ricardo. Deixo aqui toda minha solidariedade e carinho aos familiares. Minhas condolências”, disse o prefeito.

INFORMAÇÕES CONTRADIZEM O PAIS DO MENINO

Apesar do relato dado pelo pai do menino vítima desta tragédia, várias informações dão conta que eles vinham por várias noites correr pela orla de Itaipuaçu ou pela areia da praia, colocando suas vidas e as vidas de muitas pessoas em risco, e que este quadriciclo dado pelo pai do menino quando este completou 15 anos (isso é presente para um menor?), estaria sim, sendo conduzido pelo jovem.

O caso será investigado pela Polícia Civil, a fim de determinar as causas do acidente. Relatos de testemunhas nas redes sociais afirmam que o quadriciclo estava em alta velocidade antes do acidente. Uma perícia foi realizada e o laudo deverá ficar pronto nos próximos dias.




quarta-feira, 29 de junho de 2022

MARICÁ TERÁ PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO EM PARCERIA COM MST


Vice-prefeito Diego Zeidan afirma que Maricá irá erradicar o analfabetismo com o programa "Sim, Eu Posso".

Em Julho, Maricá irá lançar o "Sim, Eu Posso", um programa de alfabetização de jovens e adultos que usa um método cubano inspirado em Paulo Freire e que será feito em Maricá junto com o MST. 

O fato de uma parceria com o MST (Movimento dos Sem Terra) combatido e até mesmo temido por parte da população que associa o movimento a invasão de terras, a princípio causou espanto em parte da população.

"Cuba ficou conhecida por zerar o analfabetismo no país e dar dignidade e oportunidade de educação pra toda a população. Em breve será a vez de Maricá. A pesquisa social feita pela Prefeitura, pelo Instituto Darcy Ribeiro e pela ONU identificou mais de 7 mil pessoas que não sabem ler nem escrever em Maricá. O objetivo do programa é alfabetizar a todos, inserindo elas posteriormente nos Prés-Populares e no Passaporte Universitário.

Milhões de pessoas não sabem ler nem escrever pelo mundo. Em breve, nenhuma delas será maricaense", explicou, tranquilizou e garantiu o vice-prefeito.







MESMO COM GRAVES PROBLEMAS NA SAÚDE, SECRETÁRIA VIAJA PARA CUBA COM VICE-PREFEITO

 Comitiva de Maricá é recebida pelo presidente de Cuba


A comitiva de Maricá composta pelo vice-prefeito Diego Zeidan, pelo presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM) e pela secretária de Saúde Solange Oliveira, foi recebida na segunda-feira (27) pelo presidente de Cuba, Miguel Diaz Cánel.

A visita da comitiva tem como intuito buscar parcerias para projetos envolvendo educação, saúde e tecnologia. A comitiva tenta alinhar a implantação de um centro de fabricação de medicamentos cubanos para Maricá, através de uma parceria com a "empreza biofarmaceutica cubana".

“Cuba é vanguarda em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia biomédica. Por isso queremos fazer uma parceria pra trazer uma fábrica de medicamentos cubanos pra Maricá pra também fazermos ensino e pesquisa em nossa cidade, gerar receitas para o município através da comercialização desses medicamento e quem sabe, no futuro até mesmo desenvolver medicamentos próprios para nossas doenças tropicais em parceria com os cubanos. O encontro com o Presidente foi muito positivo por que nos deu a chancela pra que essas negociações possam acontecer”, disse o vice-prefeito Diego Zeidan.

O grupo foi bem recebido pelo presidente que mostrou empolgação sobre o intercâmbio de informações e das pesquisas em conjunto.

“A delegação de Maricá tem se deparado com um clima muito amistoso e positivo por parte do governo cubano. Ser recebido pelo presidente Diaz-Canel foi uma grande honra e tenho a certeza que avançaremos em acordos de cooperação mútua que trará ganhos para Maricá e Cuba”, informou Celso Pansera, presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).

Maricá busca parceria com Cuba para fabricação de medicamentos

O vice-prefeito de Maricá Diego Zeidan, a secretária de Saúde Solange Oliveira, o presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM) Celso Pansera estiveram na segunda-feira (27) visitando alguns centros de fabricação de medicamentos cubanos. A ideia da visita é alinhar uma parceria para implantar um centro de fabricação de medicamentos cubanos em Maricá.

“De fundamental importância a parceria e cooperação técnica de Maricá com a tecnologia cubana. Cuba prioriza os investimentos em tecnologia e desenvolve pesquisas pioneiras sobre fármacos e vacinas para os principais agravos em saúde pública. Temos a possibilidade de participarmos das pesquisas e fabricação dos medicamentos para condições como a artrite reumatoide e vários tipos de câncer”, informou Solange Oliveira, secretaria de saúde, que passa por diversas críticas de má gestão em Maricá, com várias reclamações e denúncias dos péssimos serviços em todos os setores da saúde no município, em especial na atenção básica, o que faz com que o hospital Conde Modesto Leal e a UPA fiquem sempre lotados.

A intenção é que os remédios sejam fabricados em Maricá usando a tecnologia cubana, além disso, os medicamentos serão enviados para todo o Brasil após aprovação.

Os medicamentos são para tratamento de câncer de pulmão e de pele, artrite, artrose e outras doenças que possuem tratamentos com medicamentos específicos. Cuba é uma referência mundial na fabricação desses medicamentos, principalmente no tratamento de câncer.

Com um centro de fabricação de medicamentos em Maricá, a cidade contará com mais oferta de medicamentos, além de criar uma receita para a fase pós-royalties.

Pesquisas também serão realizadas no laboratório para a elaboração de novos medicamentos utilizando profissionais e estudantes de Maricá.

Melhorias na atenção básica de Maricá

A comitiva também esteve com membros do Ministério de Saúde cubano para conhecer o modelo cubano de atenção básica, que é reconhecido no mundo todo como um dos melhores.

Durante a reunião, foram debatidas alguns métodos usados pelo Ministério de Saúde de Cuba, que serão aplicados em Maricá, reformulando a rede de atenção básica do município que passa por graves problemas, na verdade hoje, um verdadeiro caos.

A ideia é tornar o modelo de atenção básica de Maricá uma referência mundial nos próximos anos.

baseado em matérias da MaricáJá








terça-feira, 28 de junho de 2022

Acidente gravíssimo na Orla de Itaipuaçu deixa um morto e dois feridos, todos jovens de Itaipu


 Um acidente gravíssimo provocado aparentemente por jovens que dirigiam um quadriciclo pela orla de Itaipuaçu em alta velocidade, na confluência da rua 1, colidiram com um SUV, deixando um morto e dois feridos. O motorista do SUV e os outros dois ocupantes tiveram ferimentos leves, ficando com grandes prejuízos materiais. A Guarda Municipal está no local e já pediu atendimento de socorro médico.

Todos os jovens, segundo informações são de Itaipu e menores de idade.

Os dois feridos foram levados para o Hospital Municipal Conde Modesto Leal no centro de Maricá, um deles em estado muito grave.

A Polícia Militar ainda se encontra no local isolando a cena do acidente.

Matéria em atualização 





Vacinação contra gripe para toda população. Doses de reforço da covid também são aplicadas.

 Imunização acontece em todas as Unidades de Saúde da Família, das 8 às 17h, a partir da segunda (27/06), voltada a pessoas com mais de 6 meses de idade, enquanto durarem os estoques


A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, prorrogou a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe), com uma novidade: a partir da segunda-feira (27/06), toda a população com mais de 6 meses de idade pode receber a dose, disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), das 8 às 17h, enquanto as doses estiverem disponíveis em estoque. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade com foto e, no caso das crianças, também é preciso levar a caderneta de vacinação. A ampliação da campanha busca aumentar a proteção dos moradores, evitando, principalmente, quadros graves de síndrome gripal, que se intensifica nas estações do ano com temperaturas mais amenas, como o inverno. Mais de 37 mil maricaenses receberam a dose anual.

É importante reforçar que os grupos prioritários da campanha que ainda não receberam a sua dose devem procurar uma das USF o quanto antes, para regularizar a situação vacinal. O público-alvo da campanha inclui idosos; trabalhadores de saúde; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades ou deficiência permanente; crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (mães que tiveram filhos nos últimos 45 dias); caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; além de funcionários do sistema de privação de liberdade.

“Essa ação é fundamental em um período marcado pelo avanço das síndromes gripais e respiratórias. A vacina é nossa principal ferramenta de combate à gripe, principalmente nos mais vulneráveis, e precisamos que todos se conscientizem do seu papel para garantir segurança e evitar o desenvolvimento de quadros mais graves. Por isso vamos nos unir nessa luta e procurar o polo mais próximo o quanto antes para receber a dose”, destacou.

Endereços das Unidades de Saúde da Família de Maricá:
- USF Bairro da Amizade: Rua 53, lote 31, Quadra 91.
- USF Bambuí: Avenida do Contorno, s/n.
- USF Barra: Rua 04, Lt 03, Qd 0.
- USF Barroco: Rua Getúlio Vargas (antiga Rua 2), lote 13, quadra 4, casa 2.
- USF Chácara de Inoã: Rodovia Amaral Peixoto, km 16 (ao lado do Polo Mania), Inoã.
- USF Carlos Marighella: Rua Austria, s/n, Residencial Carlos Marighella (Condomínio Minha Casa Minha Vida de Itaipuaçu).
- USF Central:  Rua Clímaco Pereira, 241, Centro.
- USF Espraiado: Rua Golberto Batista de Macedo, s/n.
- USF Guaratiba: Est. Beira da Lagoa, s/n.
- USF Inoã I: Travessa Caio Figueiredo s/n.
- USF Inoã II: Rodovia Amaral Peixoto, km 14 (Ao lado do DPO).
- USF Jardim Atlântico: Rua 36, lote 01, quadra 206, Itaipuaçu.
- USF Mumbuca: Rua Hipólito de Abreu Rangel, s/nº.
- USF Marinelândia: Rua Nove, Quadra 15, Cordeirinho.
- USF Ponta Grossa: Rua Irineu Ferreira Pinto, s/nº.
- USF Ponta Negra: Rua Alcebíades Teodoro Pereira, s/nº, Ponta Negra.
- USF Retiro: Estrada do Retiro, s/nº.
- USF Recanto: Rua Dirceu Fernandes Pinto, 215.
- USF São José I: Rua 10, Jardim Ouro Mar.
- USF São José II: Estrada da Cachoeira, s/nº.
- USF Santa Paula: Condomínio Sítio Santa Paula A, s/nº.
- USF Ubatiba: Avenida Niterói, s/nº.

Maricá aplica segunda dose de reforço na população com 40 anos ou mais

Nova etapa de vacinação da faixa etária de 49 e 48 anos começa em pessoas que receberam o primeiro reforço há, pelo menos, quatro meses

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, ressaltou o papel do segundo reforço para fortalecer o sistema imunológico, permitindo que mantenhamos nossa rotina diária com segurança, evitando quadros graves da Covid-19.

"A chegada do segundo reforço à população na faixa etária de 40 anos é essencial, trazendo mais proteção e tranquilidade a esse público. É importante que as pessoas confiram o seu comprovante de vacinação, verifiquem se já está no prazo de receber a segunda dose de reforço e não percam essa oportunidade de fortalecer o sistema imunológico para enfrentar a Covid-19. Seguimos juntos nessa mobilização para combater a doença e manter nossa rotina com segurança, vamos nos vacinar!", convocou.

Pessoas que iniciaram a vacinação com a Janssen podem receber novo reforço

A população de 18 a 49 anos que iniciou o esquema vacinal com o imunizante da Janssen deve procurar um dos polos para receber a segunda dose de reforço. A dose é destinada a quem recebeu o primeiro reforço há, pelo menos, quatro meses. Aqueles que ainda não receberam o primeiro reforço da Janssen, devem procurar um dos polos o quanto antes para regularizar a imunização. Lembrando que o intervalo entre a dose inicial e o reforço dessa vacina foi reduzido para dois meses.

Além disso, seguindo orientações do Ministério da Saúde, a população de 40 anos ou mais que iniciou o esquema primário de imunização com a dose única da Janssen deve receber um terceiro reforço, que será administrado quatro meses após a segunda dose de reforço.

Outros grupos também devem se vacinar

A vacinação também continua para outras faixas etárias. No momento, as pessoas com 50 anos ou mais e os trabalhadores da saúde podem receber a segunda dose de reforço, após quatro meses do primeiro reforço. Os adolescentes de 12 a 17 anos, incluindo os imunossuprimidos, já podem receber a primeira dose de reforço, com intervalo de, no mínimo, quatro meses da segunda dose. Em relação às crianças de 5 a 11 anos, a vacinação segue em repescagem permanente, aplicando a primeira e a segunda dose, com intervalo de 28 dias para CoronaVac e oito semanas para Pfizer pediátrica nas USF Central, Inoã II, Barroco e Bambuí.


Covid-19: 30% das crianças precisam retornar aos polos de vacinação para receber a segunda dose

Faixa etária de 5 a 11 anos deve receber a dose nas Unidades de Saúde da Família Central, Inoã II, Barroco ou Bambuí, com intervalo de 28 dias para CoronaVac e oito semanas para Pfizer pediátrica

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, segue mobilizada na vacinação infantil contra a covid-19, que permanece em repescagem permanente, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h, nas Unidades de Saúde da Família (USF) Central, Inoã II, Barroco e Bambuí. Até o momento, cerca de 30% das crianças vacinadas com a primeira dose no município não retornaram a um dos polos para receber a segunda dose, ação fundamental para fortalecer o sistema imunológico no combate à doença, evitar o desenvolvimento de quadros graves e garantir segurança para a realização das atividades do dia a dia. A segunda dose pediátrica é destinada ao grupo de 5 a 11 anos, com intervalo de 28 dias para CoronaVac e oito semanas para Pfizer pediátrica. No momento da vacinação, o responsável legal deve apresentar a caderneta de vacinação, além de um documento de identidade ou certidão de nascimento da criança.

Além disso, 20% do público infantil ainda não recebeu a primeira dose pediátrica, o que equivale a mais de 3 mil pessoas na faixa etária de 5 a 11 anos. Por essa razão, é essencial que os pais ou responsáveis se conscientizem e levem essas crianças a um dos polos o quanto antes, para regularizarem a situação vacinal.

“A vacinação infantil é uma ferramenta importante para evitarmos que as crianças desenvolvam quadros graves da covid-19, principalmente em um momento que as atividades presenciais foram retomadas. A imunização do grupo de 5 a 11 anos auxilia a reduzir a transmissão comunitária da doença e contribui para uma permanência segura nas escolas, espaço essencial para o desenvolvimento intelectual e sociabilidade desse público. Pais e responsáveis precisam ter consciência e verificar a caderneta de vacinação dos pequenos e, no caso de faltar alguma dose, se dirigir ao polo de vacinação mais próximo da sua casa. Dessa forma, vamos continuar ganhando essa batalha contra a covid-19”, afirmou a secretária de Saúde, Solange Oliveira.

Pessoas de todas as idades devem se vacinar

A vacinação contra a covid-19 no município está disponível para diversos grupos. As pessoas com 50 anos ou mais devem receber a segunda dose de reforço,  quatro meses após o primeiro reforço. A população na faixa etária de 40 anos também pode receber o segundo reforço, que está na idade de 46 e 47 anos e chega a 44 e 45 anos nesta terça-feira (28/06), seguindo para 42 e 43 anos (30/06 e 01/07) e alcançando 40 e 41 anos no dia 04/07. Os adultos e idosos que ainda não receberam o reforço inicial, a primeira ou a segunda dose, devem regularizar a situação vacinal em um dos polos.

Em relação aos adolescentes, o reforço está disponível para o público de 12 a 17 anos em geral ou imunossuprimidos (com baixa imunidade), voltado àqueles que receberam a segunda dose há, pelo menos, quatro meses. Esse grupo pode se vacinar na Unidade Móvel de Saúde — localizada na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro —, e nas USF Chácara de Inoã, Jardim Atlântico e Marinelândia.

Confira os polos de vacinação atualizados:

Crianças
– USF Central: Rua Clímaco Pereira, 241, Centro.
– USF Inoã II: Rodovia Amaral Peixoto, km 14, s/n, (ao lado do DPO).
– USF Barroco: Rua Getúlio Vargas (antiga Rua 2), lote 13, quadra 4, casa 2, Itaipuaçu.
– USF Bambuí: Av. do Contorno, s/n°.

Adolescentes
– Unidade Móvel de Saúde: Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.
– USF Marinelândia: Rua Nove, Quadra 15, Cordeirinho.
– USF Chácaras de Inoã: Rodovia Amaral Peixoto, km 16 (ao lado do Polo Mania), Inoã.
– USF Jardim Atlântico: Rua 36, lote 01, quadra 206, Itaipuaçu.

Adultos e idosos
– Unidade Móvel de Saúde: Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.
– USF Jardim Atlântico: Rua 36, lote 01, quadra 206, Itaipuaçu.
– USF São José 2: Estrada da Cachoeira, s/n.
– USF Chácara de Inoã: Rodovia Amaral Peixoto, km 16 (ao lado do Polo Mania), Inoã.
– USF Marinelândia: Rua Nove, Quadra 15, Cordeirinho).




CORPO ESQUARTEJADO EM ARAÇATIBA É DE MORADOR DE INOÃ

 


A Polícia Civil, através de perícia realizada após análises das impressões digitais no Porto Regional de Polícia Técnico Científica (PRPTC), chegou na identificação do corpo 
esquartejado e embalado em sacos plásticos encontrado no início da manhã da segunda feira 27 no bairro Araçatiba, entre a praça Agroecológica e a OAB Maricá, próximo ao local onde em junho de 2019, o jornalista Romário Barros foi assassinado com diversos tiros (https://obaraoj.blogspot.com/2022/06/mais-um-crime-barbaro-corpo.html).

A vítima foi identificada como Caio Molina Tavares (29). Segundo familiares, a vítima tinha problemas psiquiátricos e já havia desaparecido em outras ocasiões. Ele estava sumido desde a terça-feira (21/6), quando foi visto pela última vez na comunidade do Risca Faca, em Inoã.


A primeira linha de investigação dá conta que Caio teria se desentendido com traficantes não se sabe de qual região.

O caso foi registrado na 82ª DP (Maricá). O corpo de Caio foi encontrado dividido em partes em uma lixeira residencial no bairro Araçatiba na manhã da segunda-feira (27).



segunda-feira, 27 de junho de 2022

Guarda Municipal faz café da manhã junino

 Morador de Jacaroá e admirador mirim, o pequeno Heitor, de apenas 4 anos, foi o convidado especial da comemoração

 


A Guarda Municipal de Maricá "não é bicho papão não" e por estar cada vez  mais integrada ao dia a dia da população, realizou na sexta-feira (24/06) um café da manhã com temática de festa junina para receber a visita do pequeno Heitor, de apenas 4 anos, morador de Jacaroá e admirador mirim da corporação. Bastante tímido e com um brilho de felicidade no olhar, Heitor sorria discretamente e pedia para tirar fotos no carro, na moto e no quadriciclo da Guarda Municipal. Ao lado dos pais, o menino conheceu cada setor do órgão, os integrantes e um pouco das tarefas e ações dos agentes no dia a dia. O pequeno conversou pelo rádio com outros profissionais e foi levado para um passeio na van da corporação pelo bairro de Araçatiba.

Mãe do pequeno, Mariana Nogueira, 35 anos disse que o filho é apaixonado pelos “guardas que usam a farda azul” e não se cansa de tirar fotos com eles. “Toda vez que ele vê um guarda municipal, quando está saindo da escola ou em qualquer outro lugar, ele me faz parar para tirar foto. Eu sempre falo da questão de andar de cinto e na cadeirinha e lembro que precisa usar porque o guarda pode chamar a atenção. Eu ensino a ele que os guardas são bons e que fazem isso porque cuidam da gente e do trânsito”, explicou.


Com a ajuda de uma amiga, a mãe conseguiu realizar o sonho do filho

As fotos postadas por Mariana nas redes sociais, do filho com guardas municipais, chamaram a atenção de uma amiga com quem havia trabalhado há algum tempo, a Lauany, que é filha de uma guarda municipal da cidade. Ela contou a história de Heitor para sua mãe, que relatou tudo que ouviu para o comandante da corporação, Jean Medeiros. Então, Samantha, que trabalha na Ouvidoria da Guarda, foi orientada a entrar em contato com a família, convidando o pequeno para o encontro especial.

“A Samantha marcou o dia e nós viemos. Ele ficou ansioso a semana inteira, porque eu falei que ele só viria hoje, se ficasse comportado. Acordou às 5:30h perguntando se já estava na hora de ir para a Guarda. Heitor tinha o sonho de conhecer os guardas e sempre que eu puder, vou fazer tudo para realizar os sonhos do meu filho. Só gratidão mesmo por esse dia”, revelou a mãe do menino, agradecida pela oportunidade.  

Guarda Municipal não é bicho papão

Ao saber da existência de um admirador mirim, o comandante da Guarda Municipal de Maricá, Jean Medeiros, organizou tudo para que a data ficasse guardada na memória do pequeno maricaense. Heitor foi presenteado com algumas lembranças: um boné, dois brevês (sendo um da Guarda e o outro da Ronda Escolar) e um distintivo.

“Muitas vezes nós somos chamados para botar medo nas crianças. Não é essa a nossa intenção. Nós somos amigos deles e queremos, junto com eles, construir um futuro melhor. A presença do Heitor aqui é exatamente para mostrar esse tipo de visão, sobre a imagem da instituição. Nós trabalhamos segurança pública, mas queremos mostrar que as crianças podem chegar perto da gente e não precisam sentir medo. Muito pelo contrário, elas devem se sentir seguras, porque nós estamos aqui para defendê-las. Não só a elas, como todo cidadão”, explicou o comandante.