Várias denúncias estão chegando à redação do jornal Barão de Inohan sobre a empresa Gmap Supermarket de Maricá (localizada no centro da cidade) que estaria agindo de forma abusiva com seus funcionários.
Segundo informações recebidas, apuradas e confirmadas pela reportagem do jornal Barão de Inohan, a empresa dava uma cesta básica para seus funcionários, mas a cerca de alguns meses atrás, a empresa mudou para o modo "ticket" da empresa Ticket Alimentação (a mesma que a prefeitura de Maricá usa), num valor abaixo do valor da cesta básica anteriormente entregue (R$ 80,00) sendo que a cesta básica que vendida pelo supermercado está na ordem de R$ 90,00 a R$ 100,00
Não bastasse isso, a empresa estaria obrigando seus funcionários a só usar o cartão alimentação dentro da própria empresa, chegando a dar advertência e/ou suspensão como nos foi informado de vários casos dentro da loja.
No mês de maio (2022) adotaram o mesmo procedimento com uma premiação dada aos funcionários (que a empresa alega não ser obrigada a dar esta premiação, o que acreditamos realmente não ser uma obrigação), onde a premiação é paga com o tickey alimentação e existindo a exigência de ser usada dentro da loja.
Em face destes procedimentos, alguns funcionários se mostram receosos de que seus vencimentos acabem sendo pagos também com ticket alimentação, o que, convenhamos, é absurdo e inconstitucional, na verdade, uma preocupação descabida.
"Alguns funcionários já estão chamando o pagamento com o nome irônico de salário comida. Esse é um desabafo de um pai de família em meio à vários pais e mães de família", disse um os funcionários da empresa que pediu obviamente para não ser identificado.
Outra denúncia enviada por funcionários é sobre a higiene da loja, onde gatos e baratas perambulando por dentro da loja, onde baratas mortas segundo estes funcionários, são encontradas em cima dos produtos de laticínios e de um gato ferido em cima da caixa de bacalhau.
CPF NA NOTA
Além desses abusos relatados acima e da falta de higiene no interior da loja que ainda passa por grande reforma, os funcionários informam que estão sendo obrigados a pedir para o cliente colocar CPF na nota, onde também segundo as denúncias, existe a ameaça de os operadores de caixa receberem advertência caso o fato não se concretize e com isso acabem perdendo a cesta básica no final do mês.
Ainda segundo os diversos funcionários que nos procuraram, todos os que vão questionar o problema com a gerência da loja recebem como resposta: "está insatisfeito pede a conta". E ainda como "castigo" mudam o funcionário de setor, de horário ou até prejudicam as vendas dos funcionários se por exemplo sejam operadores de caixa.
A redação do jornal Barão de Inohan cede o espaço que for necessário para a gerência e direção da loja GMAP SUPERMARKET do centro de Maricá se pronunciar e esclarecer os fatos e as denúncias apresentadas nesta matéria.