Sexta feira 10 de junho, 10:15h da manhã. Apesar do frio e da chuva fina, pessoas caminham e correm pela orla de Araçatiba. De repente uma cena chocante (para a maioria): dois rapazes (provavelmente um casal), param atrás do pequeno mirante do padre José de Anchieta (aonde está a estátua) e um deles faz sexo oral no outro e após pouco menos de cinco minutos, saem sem cerimônias.
O Barão de Inohan já fez duas matérias sobre o assunto e até agora, nada aconteceu. Apesar do local não ser ermo e muitas pessoas passam por ali, passeando ou fazendo exercícios, casais hetero e homossexuais praticam sexo ao ar livre sem cerimônia e a qualquer hora do dia.
Na nossa primeira reportagem feita após denúncias de comércios próximos ao local, dava conta que casais hetero e homossexuais de jovens estudantes, estariam usando o local como motel a céu aberto, muitos, uniformizados e pelo horário, matando aula. Muitos poderiam dizer: "é coisa de adolescente, quem nunca fez isso?"
Mas na segunda matéria, falamos de casais de todas as idades praticando ato sexuais sem nenhum constrangimento. A SEOP (secretaria de segurança pública de Maricá) tem ciência do assunto, tanto pelas nossas matérias, como por reclamações enviadas pela atual presidente do CCS Maricá.
O local, que há mais de três anos está sem a estátua de José de Anchieta danificada após ato de vandalismo e até hoje não trocada apesar de confirmação do secretário de cultura Sady Bianchin que seria feito em 2021 (só mais uma promessa do secretário), ainda é usado como mirante para fotos de ensaios fotográficos e por casais e fotógrafos amadores que param no local para registrar a bela vista da lagoa de Araçatiba e principalmente o por do sol.
Há menos de 300 metros da Defensoria Pública, em frente ao GAM (Grupo de Artistas de Maricá), a 50 metros de vários comércios de alimentos e a menos de 500 metros do Ministério Público, Fórum Municipal e OAB Maricá, o local está largado e além do MOTEL AO AR LIVRE, leitores enviaram fotos de um furgão que quase todos os dias entrega gelo para os pescadores que ficam próximo do local, danificando o gramado.
Quando estes problemas serão resolvidos? Vai precisar algo mais sério acontecer para que providências sejam tomadas?