O aumento de casos de covid em todo país está diretamente ligado a sub-variante B A 2 da ômicron que chegou ao Brasil no final de 2021. A informação é UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Uma análise feita pelos pesquisadores da instituição, mostrou que ela já é dominante em algumas cidades do estado.
Em Maricá e na cidade do Rio de Janeiro, a subvariante já está presente em 100% das amostras sequenciadas pela UFRJ.
Segundo o professor do departamento de genética da universidade - André Felipe dos Santos, esse dado causou surpresa na equipe de pesquisadores, pois eles imaginavam identificar ainda a subvariante B A 1.
Os pesquisadores alertam que os novos casos de infecção, são muito maiores dos que os notificados pela secretaria estadual de saúde, uma vez que muitas pessoas estão fazendo o auto teste em casa, o que confirma uma 4ª onda de covid no estado e em boa parte do Brasil.
No estudo os pesquisadores realizaram o sequenciamento dos genomas completos do coronavirus em vários pacientes e todos estavam com a cepa da nova variante B A 2.
O boletim Infogripe-Fiocruz, mostra que a curva nacional da covid-19 continua em crescimento e o coronavirus responde por 59,6% dos casos de SARS - Síndrome Respiratória Aguda Grave.