sexta-feira, 4 de abril de 2025

Prefeito de Maricá anuncia instalação de montadora de jipes 4×4


 O prefeito Washington Siqueira (o Quaquá), anunciou na quinta-feira (03/04) a instalação da montadora de veículos CAB Motors, fabricante do jipe brasileiro Stark (modelo off-road 4×4), e da empresa de videomonitoramento Ativa System, no Parque Tecnológico de Ubatiba.

Com investimento de R$ 400 milhões nas duas fábricas, a expectativa do empresário Antônio Ferreira de Souza (foto) é de gerar cinco mil empregos.

A montadora se destaca no mercado automotivo 4×4 e oferece toda a linha Stark de peças genuínas e acessórios, bem como as facilidades de serviços automotivos e financiamentos de carros.

VIDEOMONITORAMENTO

Já a empresa de videomonitoramento é especializada em segurança eletrônica.

“Vamos produzir no município automóveis nacionais e a indústria de câmeras de inteligência artificial, de altíssima tecnologia, além de gerar empregos e fazer de Maricá uma cidade de tecnologia para o mundo”, destacou o prefeito.

O empresário Antônio Souza enfatizou que a os jeeps Stark são os únicos no mundo com suspensão nas quatro rodas e dois amortecedores, além de possuir um modelo elétrico produzido totalmente no Brasil.

“Nossos veículos atravessam rios, sobem em paredes e chegam em locais de difícil acesso. Também vamos abastecer o país daqui de Maricá na prestação de serviços, na venda e fabricação de equipamentos eletrônicos totalmente nacionais”, ressaltou o empresário.

PARQUE TECNOLÓGICO DE MARICÁ

A CODEMAR - Companhia de Desenvolvimento de Maricá prevê para junho de 2025 a entrega da primeira parte do futuro Parque Tecnológico de Maricá, que está sendo construído no bairro de Ubatiba.

Lançado em 2023, o parque promete ser um grande ambiente de inovação, promovendo a ciência, tecnologia e o empreendedorismo para o desenvolvimento econômico e social da cidade.




COMEÇA A MANUTENÇÃO NA PRAÇA ORLANDO DE BARROS PIMENTL

 


Uma semana depois de matéria do jornal Barão de Inohan denunciando sobre o abandono da praça Orlando de Barros Pimentel, após os absurdos inúmeros shows e eventos que aconteceram no final do ano na principal paraça da cidade (https://obaraoj.blogspot.com/2025/03/praca-orlando-de-barros-pimentel-suja.html), a SOMAR colocou várias empresas terceirizadas começando um mutirão de manutenção e limpeza na praça.

A equipe de jardinagem começou a recuperação e replantio das plantas e flores que foram estragadas e pisoteadas durante os show e com a colocação desordenada de barracas em cima dos jardins (um verdadeiro absurdo).

O piso que estava imundo, começou a ser lavado e recuperado (ainda não está bom, pois estava muito encardido), mas já melhorou bastante.

Os canteiros revestidos de granito e mármores que estavam bastante pichados, começaram a ser limpos e lavados, com polimento nas pedras.

Os aparelhos públicos que estavam danificados, começaram a ser recuperados e o parque com brinquedos infantis, com grama sintética (toda desgastada e rasgada) foi todo retirado e novos brinquedos serão colocados no local, na recuperação das praças com brinquedos que a SOMAR começou a fazer.

Infelizmente, a presença de moradores em situação de rua que tem afastado famílias e estudantes da praça, continuam trazendo problema, brigas e muita sujeira, além do consumo de bebidas alcóolicas, sexo à noite e segundo informações, consumo também de drogas.


VAZAMENTO

Uma das empresas que cuida da manutenção da praça, informou que existe um vazamento de água localizado próximo a uma das árvores, mas este vazamento deverá ser reparado pela SANEMAR.

Mas a denúncia do jornal Barão de Inohan, mais uma vez ajudou a municipalidade em começar a resolver um problema que enfeia nossa cidade e a principal praça do município.





FEIRA AGROFAMILIAR E BALDINHO DO BEM, SÁBADO 05/04 EM ARAÇATIBA


Faça chuva ou faça sol, sábado é dia de Feira Agrofamiliar e neste sábado, 05 de abril, a Feira de Agricultura Familiar acontece das 8 às 14 horas, em Araçatiba e quando acontece em Araçatiba, é porque também tem o projeto Baldinho do Bem!

É isso mesmo!  A SECAP - Secretaria de Agricultura e Pecuária, convida a população de Maricá para prestigiar as Feiras da Agricultura Familiar que acontecerão em abril em Araçatiba e Itaipuaçu. Essa é a oportunidade perfeita para garantir alimentos frescos, direto do produtor, apoiando a agricultura familiar local, os produtores artesanais e os artesãos de nossa cidade.

As feiras oferecem uma grande variedade de produtos agroecológicos, como frutas, legumes, verduras, cogumelos, plantas frutíferas e ornamentais além de produtos artesanais tais como pães, queijos, mel, geleias, embutidos, cachaças e licores e o mais fino artesanato local. Além de ser uma excelente opção para quem busca alimentação saudável e sustentável, é uma excelente oportunidade para adquirir algo novo, sustentável com muitas opções de presentes para quem você ama.

No mês de abril, uma programação mais do que especial, começando com a tradicional Feira na praça agroecológica de Araçatiba (comemorando o mês da Páscoa) além de mais uma edição do Baldinho do Bem, onde você leva seus resíduos orgânicos e troca por mudas e sementes para sua residência ficar mais bonita. Você também pode levar resíduos eletrônicos, embalagens pet e tetrapak e óleo usado, retirando estes produtos altamente nocivos para a natureza para o descarte correto e consciente.

Na segunda semana e na quarta semana (dias 12 e 26, a Feira Agrofamiliar será no novo endereço, na Rua das Mimosas, ao lado da praça de alimentação no Zanuto, à 500 metros do Barroco.

Confira a programação:

- 05/04 – Feira da Agricultura Familiar - Araçatiba 
Evento em comemoração à Páscoa (Centro)
Das 8 às 14 horas

- 05/04 – Baldinho do Bem - Araçatiba
Das 09 às 11 horas
📍 Local: Praça Emilton Santos (Praça Agroecológica), Araçatiba.

Esperamos por vocês, repletos de novidades!!!




MORRE IVAN 'AMENDOIM', O AMBULANTE 'GENTLEMAN'!


 Morreu na quinta-feira (03/04), Ivan Oliveira da Silva (66), conhecido como Ivan Amendoim, vítima de câncer. 

Todos os dias, a partir das 18 horas, Ivan saia de uma casa no bairro do Flamengo, indo em direção ao centro de Maricá, com sua lata cromada para vender seus amendoins, devidamente e cuidadosamente preparados nos cones. Ivan oferecia seus vários sabores (comum, sem casca, com bacon e iguarias) e sempre chegava com a maior educação e sempre impecável, às vezes de terno e gravata, outras vezes com um impecável colete, calças brancas e o indefectível sapato de 'bom malandro' de duas cores, além do chapéu de Panamá.

Ivan também era cantor, e se apresentou em alguns bares da cidade e do projeto 'Sob o céu e sob o sol de Maricá'.

Há mais de 25 anos no mercado, às vezes chegava com um crachá da Rede Globo, dizendo que fazia parte da administração da emissora carioca. Literalmente uma figuraça, onde não tinha tempo ruim para ele. Mas 'Amendoim', como muitos o chamavam, também era grande defensor das coisas corretas e da melhor qualidade de vida em Maricá, terra que amava muito.

Seu principal ponto de venda era o Degrau (que depois virou Lúpulo do Gato), onde iniciava sua jornada a cada noite.

Ele trabalhava nas noites do comércio de rua de Maricá entrando livremente nos bares e restaurantes oferecendo os vários sabores do seu amendoim virando não só uma figura folclórica de Maricá, mas um verdadeiro patrimônio da cidade que lhe rendeu título de Cidadão Maricaense.

O velório de Ivan começou às 8 horas da sexta feira 04/4, no cemitério municipal de Maricá e o sepultamento aconteceu às 15 horas com uma legião de amigos.

Maricá está menos alegre!






quinta-feira, 3 de abril de 2025

DONA DE CLÍNICA DE ESTÉTICA É MORTA POR DÍVIDA

Polícia prende suspeita de esfaquear e matar biomédica em Nova Iguaçu


Suspeita foi presa em Duque de Caxias, já o crime aconteceu em Nova Iguaçu. Segundo a polícia, a motivação teria sido a uma dívida que a vítima teria com terceiros.

A Polícia Civil prendeu temporariamente, na terça-feira (01/04), uma mulher suspeita de esfaquear e matar uma biomédica. Ela confessou o crime, ocorrido em 27 de março, em Nova Iguaçu. A prisão foi realizada em Duque de Caxias, também na Baixada Fluminense.

Segundo a DHBF - Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense, Catarina Silva de Carvalho (foto acima) esfaqueou Denise Ramaciote Calasans na porta de sua casa. A motivação seria uma dívida que a vítima tinha com um casal amigo da suspeita.

Catarina afirmou à polícia que não conhecia a vítima e que o casal Marcelo e Lívia prometeu uma parte do valor da cobrança para executar o crime. 

Ela estava foragida e foi encontrada no bairro Corte 8, em Duque de Caxias.

O crime ocorreu no bairro Jardim Iguaçu, Nova Iguaçu. As investigações indicam que Catarina e o casal foram até a casa da vítima para cobrar a dívida.

Em depoimento, Catarina alegou que Lívia passou a tarde em sua casa consumindo álcool e drogas. Ela disse à polícia que Lívia ameaçava a vítima por áudios e afirmou que o casal premeditou incriminá-la, oferecendo substâncias para encorajá-la a cometer o crime.

Segundo a polícia, houve uma confusão proposital em frente à casa da vítima. Catarina esfaqueou Denise com uma faca escondida em seu sutiã, acertando seu tórax.

A vítima foi socorrida pelo próprio casal, a pedido do irmão dela, ao Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Catarina será encaminhada à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap-RJ), onde ficará presa durante o prazo da prisão temporária. A DHBF afirma que continua investigando o caso para efetuar a prisão do casal de suspeitos.






SUCESSO TOTAL: FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR EM NOVO ENDEREÇO NO BARROCO


 Quando todos pareciam preocupados e tristes por terem que sair do antigo endereço da Feira de Agricultura Familiar na rua dos Lírios no Barroco, por solicitação dos comerciantes que depois de dois anos informaram que estavam tendo prejuízos nos dias da feira (https://obaraoj.blogspot.com/2025/03/comerciantes-da-rua-dos-lirios-pediram.html), a SECAP (secretaria de agricultura e pesca) em reunião com a secretaria de postura e secretaria de trânsito escolheram o novo local, na Rua das Mimosas ao lado da praça de alimentação do Zanuto e para surpresa e alegria de TODOS, a feira foi um sucesso absoluto.

Sem atrapalhar o trânsito, sem atrapalhar qualquer comerciante estabelecido (muito pelo contrário, vários de lojas e cursos no entorno foram até a feira para aproveitar e divulgar seus negócios), trazendo o antigo e um novo público para a feira, dando um ótimo resultado para os participantes da feira (produtores rurais, produtores artesanais e artesãos), e como facilidade no estacionamento para os feirantes e visitantes, a FEIRA FOI UM SUCESSO ABSOLUTO, APROVADÍSSIMA.

A supervisora comercial do curso YES (localizado em frente a feira), disse que foi uma ótima surpresa a feira no sábado, onde ela pode fazer uma excelente divulgação do curso de idiomas e espera que mais edições aconteçam.

O diretor geral da rede CNA em Maricá, também esteve no final da feira e conversando com o jornalista Pery (jornal Barão de Inohan), disse que a feira só veio a agregar e trazer vida nova aos sábados para a rua, onde o trecho utilizado era sempre 'morto', sem utilidade. O CNA fica ao lado de uma das entradas da feira, na rua das Mimosas.

SOMAR FAZ DIVULGAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO

Colaboradores da SOMAR (autarquia de obras de Maricá) estiveram durante a feira entregando folhetos e explicando os trabalhos que a SOMAR vem realizando no município, dando ênfase na limpeza das praias e na conscientização do descarte correto do lixo.

Uma equipe da Vigilância Sanitária mais uma vez esteve presente visitando e orientando os produtores rurais e produtores artesanais que produzem seus produtos a partir de plantios e manufaturação dos mesmos em suas residências e/ou locais específicos para tal. Os vigilantes conferiram documentos, cuidados com o acondicionamento e limpeza dos produtos.

Com o sucesso da feira, o espaço se consolida e a próxima edição no local será no sábado 12 de abril, lembrando que no sábado 05/04 acontecerá mais uma edição da feira de agricultura familiar em Araçatiba, das 8 às 14 horas e do Baldinho do Bem das 9 às 11 horas (com distribuição de mudas, sementes e palestras).