domingo, 2 de julho de 2023

Continuam as obras das 10 novas creches da prefeitura de Maricá

 Ao todo, as dez novas unidades vão oferecer 2,4 mil vagas na educação infantil até final do primeiro semestre  de 2024


Continuam as obras das 10 novas creches que prefeitura de Maricá está construindo através da SOMAR (autarquia de obras do município) em vários bairros da cidade. No início de junho, mais precisamente no dia 07, o 
prefeito Fabiano Horta vistoriou as obra de duas das seis novas creches que estão sendo construídas na cidade, neste ano, com previsão de entrega até dezembro. De acordo com a Secretaria de Educação de Maricá, ao todo, 10 novas unidades infantis serão inauguradas até o fim de junho de 2024, o que representa a abertura de 2.400 novas vagas na educação infantil (que corresponde a crianças de quatro meses até cinco anos de idade). Cada uma das unidades comporta 240 alunos. Entre os bairros que receberão as novas unidades escolares estão: Condado (foto acima), Itaipuaçu, Inoã, Pindobal, Ponta Negra, Manu Manuela (foto abaixo), Ubatiba e São José do Imbassaí. 

No Condado (foto abaixo), Fabiano Horta visitou a creche que está sendo construída na Rua Babaçu (antiga Rua 2) com Rua Bétula (antiga rua 21), que terá no total seis salas e dois berçários. 

Já em Itaipuaçu (foto abaixo), o prefeito vistoriou a unidade infantil localizada na Rua Gutemberg Cabral Francisco, antiga rua 73. Essa unidade também contará com seis salas e dois berçários.

“Essas construções são importantes para ampliar a oferta de vagas para crianças na cidade. Isso é muito importante para o crescimento de Maricá e da nossa rede de educação. No total, serão mais 2.400 vagas disponibilizadas, o que vai dar tranquilidade a pais e mães que verão seus filhos usufruindo desse espaço garantido para a educação”, afirmou Fabiano Horta.

Na época da visita a então secretária de Educação, Adriana Costa, falou da expectativa com as novas vagas para as crianças: “Acredito que, em breve, vamos acabar com a demanda de educação infantil na cidade. Isso nos incomoda muito pois sabemos como é importante para o desenvolvimento das crianças a convivência com outras em idades próximas. Assim, elas conseguem desenvolver, por exemplo, sua autonomia”, disse a ex-secretária, que foi para a secretaria de ciência e tecnologia e no seu lugar assumiu Márcio Jardim (ex-secretário de comunicação).

Estrutura das unidades

Todas as escolas serão equipadas com jardim, pátio coberto, berçário com fraldário e lactário, salas de aula, cozinha, refeitório e salas de recursos. Ao todo, 28 salas serão destinadas para berçário em tempo integral; 68 salas serão atribuídas para os alunos do Maternal I, Maternal II, Pré-I e Pré-II de tempo integral e 68 salas designadas para Maternal I, Maternal II, Pré-I e Pré-II de tempo parcial. Além disso, outras 38 salas serão reservadas para berçário em tempo integral, 158 salas para Maternal I, Maternal II, Pré-I e Pré-II de tempo integral e 158 salas para Maternal I, Maternal II, Pré-I e Pré-II de tempo parcial.