A cidade de Maricá, esteve presente em uma das maiores Feiras de Turismo do mundo, a FITUR. Nesta edição 2025, que acontece em Madri (Espanha), o prefeito Washington Siqueira (o Quaquá), além de apresentar Maricá para outros expositores, empreendedores e visitantes, assinou uma carta de intenções com o PUY DU FOU, um grande parque temático, diferente dos demais, pois neste, a história do mundo e do país onde está instalado é contada de uma forma jamais vista. Uma grande aula de história com muita diversão.
"Estamos em Madri, apresentando nossa cidade ao mundo e destacando o papel de Maricá e do Brasil no cenário global do turismo. A Fitur é uma das maiores feiras do setor, conectando destinos a grandes oportunidades de investimentos e parcerias estratégicas.
Durante o evento, assinamos uma carta de intenções com o Puy Du Fou para trazer um parque temático que contará a história do Brasil de forma mágica. Esse projeto representa muito mais do que entretenimento: é geração de empregos, atração de investimentos e a consolidação de Maricá como um destino de destaque no turismo internacional.
O futuro já começou!" afirmou o prefeito.
O parque temático Puy du Fou
Por mais incrível que possa parecer, a França possui uma série de parques de diversões temáticos. Além da super famosa Disneyland Paris, há também o Parque Asterix, o Parque do Pequeno Príncipe, o Futuroscope e o France Miniature. Um parque pouco conhecido e cuja proposta é um pouco diferente é o Puy du Fou.
Origens do Parque Puy du Fou
Em 1977, Philippe de Villiers descobriu na região de Vendée, oeste da França, as ruínas do castelo Puy du Fou. Apaixonado pela descoberta, ele decidiu criar um espetáculo contando parte da história da região.
O musical, chamado La Cinéscénie, estreiou em 16 de junho de 1978 e traçava a história de Vendée através de cenas do cotidiano de uma família de camponeses da Idade Média ao século XX.
No seu 1° ano, o espetáculo fez um enorme sucesso, atraindo cerca de 80.000 pessoas, o que fez com que Philippe decidisse ampliar o negócio e transformá-lo em um parque temático.
O Parque Puy du Fou atual
Ao longo desses 40 anos de existência o Puy du Fou foi aumentando de tamanho e criando novos espetáculos e atrações, sempre com o foco na representação e recriação do passado.
Esses espetáculos e atrações cobrem vários períodos da história da humanidade: desde o tempo dos romanos até a 1ª guerra mundial, passando pela Idade Média, pelos Vikings, pela Renascença Francesa e pela Belle Époque.
Há espetáculos diurnos (internos e externos), 2 espetáculos noturnos, espetáculos para crianças e espetáculos no meio da floresta.
Há também reconstituições de cidades antigas e seus habitantes: um forte do ano 1000, uma cidade medieval, um vilarejo do século XVIII e uma cidade dos anos 1900.
Espetáculo noturno Les Noces de Feu
O espetáculo noturno “Les Noces de Feu” apresenta o equilíbrio entre água e fogo, o íntimo e o majestoso, o subaquático e o aéreo, a delicadeza dos figurinos eletroluminescentes e a imensidão da decoração que se ergue das profundezas do lago.
O espetáculo conta a apaixonante história de amor entre a musa Violinista e o Pianista e oferece uma viagem poética ao coração do romântico século XIX.
Para criar este sonho noturno, 30 atores e dublês se apresentam em um palco de 7.000 m². Enormes cenários subaquáticos e 80 figurinos eletroluminescentes dão vida ao mundo romântico e mágico deste espetáculo. Cada apresentação dura cerca de 30 minutos.